Afonso Lopes de Freitas

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Cargos | Regiões

Afonso Lopes de Freitas

#454796 | SGVM | 21 Jul 2024 10:53

Bom dia caros confrades,

Procuro informações sobre um casal, Afonso Lopes de Freitas e a sua esposa Susana da Costa Peixoto.

Sei que Afonso Lopes de Freitas foi Juiz dos Órfãos de Basto, Senhor da Quinta de Fermil , Celorico de Basto, Senhor da Casa de Quintã, mais tarde da Luz em Fornelos , Fafe.( dados do geneall ).

Apesar de saber quem foram os pais deste casal, não encontro nenhum dado sobre a vida, historia , ou informações das suas famílias.

Alguém me consegue orientar?

Obrigado

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454797 | Jorge Resende | 21 Jul 2024 17:00 | In reply to: #454796

NASCEU EM QUE DATA???? EM CELORICO????
AJUDE PARA TENTAR AJUDAR!

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454799 | SGVM | 21 Jul 2024 19:36 | In reply to: #454797

Boa tarde,

Não tenho o local de nascimento , apenas tenho o nome e a data do falecimento da sua filha Catarina da Costa Peixoto, falecida a 11 de Abril de 1639 em Fornelos , Fafe, casada com Gaspar de Castro e que este faleceu a 21 de Janeiro de 1649.
Estes são os dados que tenho.
Obrigado

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454835 | ruifaria3 | 23 Jul 2024 10:44 | In reply to: #454799

Nunca o documentei como juiz dos órfãos de Basto, antes, juiz dos órfãos do concelho de Montelongo, atual Fafe. Assim surge identificado no dote de casamento do filho, António Ribeiro, em 1590, sendo a esta data já falecido. A esposa, Susana da Costa, descende da linhagem fundada pelo poderoso cónego da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, Gil Vasques Peixoto, abade da Igreja de Santa Comba de Fornelos na segunda metade do século XV.
Cumprimentos,
Rui Faria

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454856 | SGVM | 24 Jul 2024 00:14 | In reply to: #454835

Exmº Rui Faria,

Agradeço imenso a sua resposta, que me aguçou ainda mais a minha curiosidade.
Sou descendente directo do Dr Pedro da Costa Peixoto ( filho de Bento da Costa Peixoto e Catarina Pereira da Silva ).
Através da matrícula em medicina,na universidade de Coimbra , descobri que este era neto de Gaspar de Castro casado com Catarina da Costa Peixoto e também neto do Reverendo Diogo Pereira da Silva e Maria Moreira.
A minha questão, sem querer abusar, é como consigo obter as fontes , provas que ligam Susana da Costa Peixoto até ao abade Gil Vasques Peixoto.
Mais uma vez agradeço a sua paciência e a informação partilhada.

Cumprimentos

Gil Vaz

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454870 | ruifaria3 | 25 Jul 2024 09:50 | In reply to: #454856

Entre os manuscritos pertencentes ao antigo cartório da casa da Luz, existiu uma genealogia da família, datada do século XVIII, cujo tronco é Gonçalo Ribeiro, senhor das casas do Assento e Cima de Vila, em Fornelos, com o seguinte título:

“Descendência dos Peixoto do Concelho de Montelongo dos quais procedem os Senhores da Casa de Cima de Vila de Santa Comba de Fornelos”

I - Gonçalo Ribeiro, senhor da casa do Assento de Santa Comba de Fornelos do concelho de Montelongo, juiz dos órfãos de propriedade no mesmo Concelho. Casou com a Senhora Dona Maria Barbosa Peixoto, irmã de António da Costa Peixoto casado em Guimarães e de Gil da Costa Peixoto cónego da Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira da mesma vila, e abade de Santa Comba de Fornelos, legítimos descendentes dos verdadeiros Peixoto; dos quais Gonçalo Ribeiro e sua mulher D. Maria Barbosa Peixoto nasceu
1(II) Fernando Ribeiro Peixoto, abade de Santa Comba
2(II) Catarina da Costa Peixoto, c.g.
3(II) Maria Ribeiro Peixoto, c.g
4(II) Susana da Costa Peixoto, foi senhora da casa do Assento. Casou com Afonso Lopes de Freitas e Fragoso, juiz dos órfãos no mesmo concelho e Padroeiro Insolindum da Abadia de Santa Comba de Fornelos, C.g.
Documentos coevos confirmam todas as referências constantes desta genealogia, ignoro apenas a origem do apleido Fragoso com que se nomeia Afonso Lopes de Freitas.
Cumprimentos,
Rui Faria

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454871 | ruifaria3 | 25 Jul 2024 10:01 | In reply to: #454856

Caro Gil,
Descende da linha legítima do Doutor Pedro da Costa Peixoto com Dona Feliciana Ramos da Silva, pelo seu filho Doutor Ponciano da Silva Peixoto?
Cumprimentos,
Rui Faria

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454872 | SGVM | 25 Jul 2024 12:00 | In reply to: #454871

Exmº Dr Rui Faria ,

Agradeço desde ja toda a informação prestada.
A informação que tenho é que o Dr Pedro da Costa Peixoto teve um filho com Maria Azevedo , não consigo obter informações de casamento ou não.
Sei que tiveram um filho , Manuel da Costa Peixoto , falecido a 22/01/1765, casado com Serafina Domingues , nascida a 12/11/1692 e morreu a 07/04/1755.
Não tenho mais informações acerca deste casal.

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454873 | SGVM | 25 Jul 2024 13:52 | In reply to: #454870

Exmº Dr Rui Faria ,

Peço desculpa questionar , mas Gonçalo Ribeiro não estava casado com Isabel da Costa Peixoto ?
Não encontrei a D. Maria Barbosa Peixoto .

Cumprimentos Gil Vaz

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454874 | ruifaria3 | 25 Jul 2024 19:05 | In reply to: #454873

Caro Gil,
Tem razão, ignore de momento as referências ao manuscrito da casa da Luz, terei que reanalisar a questão.
Cumprimentos,
Rui Faria

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454876 | SGVM | 25 Jul 2024 21:35 | In reply to: #454874

Exmº Dr Rui Faria,

Sem querer abusar , se chegar a uma nova conclusão , seria possível, partilhar?

Grato, cumprimentos,

Gil Vaz

Reply

Direct link:

Afonso Lopes de Freitas

#454879 | SGVM | 25 Jul 2024 23:28 | In reply to: #454874

Exmº Dr Rui faria, desconfio que o Sr Dr está correcto e não eu .
Passo a explicar , o Dr Pedro da Costa Peixoto teve um filho ilegítimo com Maria de Azevedo na qual nasceu na freguesia de Macieira da Lixa e foi casar à freguesia de Travassos, concelho de Fafe no dia 11 05 1719 com Serafina Domingues pelo casamento é referido que é filho do Dr Pedro da Costa Peixoto, licenciado em medicina na universidade de Coimbra e pesquisado os dados da matrícula na universidade localizei que era filho de Bento da Costa Peixoto e Catarina Pereira da Silva , naturais da freguesia Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães, pelo arquivo distrital de Braga verifiquei que Bento da Costa Peixoto , morador na rua das flores , teve 2 filhos padres e que pelas inquirições dos mesmos consegui saber o nome dos avós , Gaspar de Castro e Catarina da Costa Peixoto , casal que Felgueiras Gayo , nomeia sem dar a sua ascendência como senhores da casa de Fermil , a partir deste casal os dados que possuo são aqueles q estão no site do geneall , que tomei por referência , por conseguinte o Dr Rui Faria tem toda a razão nos dados que representa , porque o que está incorrecto é o geneall e não o seu estudo.
Num outro assunto, e abusando , da sua paciência e sapiência , por acaso tem algum conhecimento sobre a família, Rebelo de Macedo de Souto de Santa Maria ?


Sem outro assunto ,

Gil Vaz

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Sep 2024, 00:53

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen