Procura assento batismo em Almacave / Lamego

This topic is classified in the following rooms Arquivos

#455465 | JMSA | 01 Sep 2024 13:31

Caros Confrades,
Procuro um assento de batismo de Maria Maximiana, nascida na freguesia de Almacave, em Lamego, por volta de 1825/1830, filha de Antonio Pinto de Sequeira e de Rosa Teixeira. Sei que casou em 1849.
Muito obrigado.
JMSA

Reply

Direct link:

#455466 | Jorge Resende | 01 Sep 2024 15:07 | In reply to: #455465

https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/18170/255893

1819, casamento dos pais de maximiana, almacave

Reply

Direct link:

#455467 | JMSA | 01 Sep 2024 15:59 | In reply to: #455466

Caro Confrade Jorge Resende, muito obrigado por esta partilha. Já tinha procurado este assento mas sem sucesso…
Melhores cumprimentos
José M. de Souza Araújo

Reply

Direct link:

#455468 | Jorge Resende | 01 Sep 2024 16:25 | In reply to: #455467

O batismo de Maria Max. nada... Talvez tenha sido batizada na Sé de Lamego, depois de 1819....

Reply

Direct link:

#455469 | ADB | 01 Sep 2024 17:07 | In reply to: #455468

Caro Jorge

Veja a possibilidade dela nascer antes do casamento, como filha natural ou exposta.

Filipe

Reply

Direct link:

#455473 | JMSA | 01 Sep 2024 18:51 | In reply to: #455469

Boa tarde, nesse caso ela seria da mesma idade ou mais velha que o marido o que para a época não era comum.

Reply

Direct link:

#455474 | ADB | 01 Sep 2024 20:17 | In reply to: #455473

Caro José, boa tarde

É verdade mas, como sabe, em genealogia as coisas não são assim tão lineares. Não é impossível ela ser da idade dele ou mesmo mais velha.

Por alguma razão ainda não localizaram o batismo dela. Ou por essa situação, de uma filha antes do casamento, ou então foi batizada noutra freguesia.

Voltando ao óbito, já localizou o do marido? Está referenciado no Geneall mas, não especifica a freguesia de Coimbra. Ele já era viúvo ou ainda era casado com ela? Acho que deve tentar localizar o óbito, apesar de poder ser tarefa menos fácil. Porquê Lisboa, algum dos filhos (ou ela) foi residir para lá? E o marido faleceu em Coimbra porquê? Estava lá acidentalmente? Residia lá?

A freguesia de Almacave era muito populosa e não tenho tempo para efetuar pesquisas lá. Talvez o Confrade Jorge o possa fazer.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

#455475 | ADB | 01 Sep 2024 20:57 | In reply to: #455474

Caro José

Que tipo de árvore está a fazer, só com os ascendentes diretos? Ou com os colaterais? Uma árvore que se preze é com os colaterais, localizando os casais e fazendo um apanhado de todos os filhos que tiveram e, se possível, com casamentos e óbitos deles. Dá trabalho mas fica uma coisa em condições.

Se fizer isso em Almacave, terá a relação dos irmãos da Maria Maximiana. Isso também o irá ajudar a ver se há algum hiato entre os nascimentos dos irmãos, onde ela possa encaixar.

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

#455476 | JMSA | 01 Sep 2024 22:20 | In reply to: #455474

Caro Filipe, a data e localidade do óbito do marido foram retirados do Arquivo Militar. Sei que a mulher ainda era viva à data.
Quanto a este ramo pouco ou nada sei porque não consegui encontrar tanto o assento de nascimento como o casamento dos pais. Agora que já tenho o ultimo vai permitir-me com toda a certeza avançar muito mais.
É possível que tenha morrido em Lisboa porque os filhos rapazes aí viviam embora a única filha vivesse em Beja, sendo aqui também uma hipótese.
Também sei que o pai quando se reformou foi viver para Beja não conseguindo perceber a razão de ter morrido em Coimbra.
Aproveito para lhe agradecer também o seu interesse neste assunto.
José SA

Reply

Direct link:

#455492 | ADB | 02 Sep 2024 21:30 | In reply to: #455476

Caro José

Resolvi tirar um tempinho para provar a minha teoria de um nascimento antes de casamento. Apesar de não ser totalmente claro, porque a falta de algumas informações é fundamental, penso ter localizado o batismo dela.

Comecei por procurar o 1º filho havido após o casamento. Foi uma Ana, em 1820, morando eles na Rua da Seara. https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/18111/249313 imagem 172

Procurei, então, o batismo da Maria, na Rua da Seara (na dúvida, também vi as outras) que foi em 1817: https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/18111/249151 imagem 10

Confesso que o nome da mãe me deixou dúvidas e inicialmente parecia-me uma profissão a seguir ao Rosa. Mas, comparando bem com as outras letras, a 1ª deve ser mesmo um "t" minúsculo (foi isso que me enganou), seguido de "eyxeira" (há outros "y" e "x" no texto iguais). Os avós são, claro, incógnitos, tal como consta no casamento. Não fosse isso e, pela filiação dela, teríamos a certeza absoluta. Mas uma Maria, filha de uma Rosa Teixeira, na Rua da Seara, são coincidências a mais.

Não sei qual é a sua opinião. Se tiver dúvidas, tente localizar o óbito dela. Se a idade estiver certa, vai remeter para 1817 ou próximo, confirmando ser ela. Mesmo que não tenha, será sempre interessante ter o óbito da sua antepassada, o que completa mais a árvore. Talvez não seja fácil por haver várias possibilidades mas, eu tentava.

A ser assim, confirma-se o que eu lhe tinha dito: nada na genealogia é linear, sendo perfeitamente possível a mulher ser mais velha do que o homem.

PS: quando à falta do "Maximiana" no nome, como bem saberá muitas crianças não eram batizadas com o nome completo que depois passavam a usar. Para além disso, foi uma coisa engraçada que reparei: as crianças desta freguesia só aparecem com o 1º nome, passei por várias e não me lembro de ter visto alguma com 2 nomes. Curioso ...

Dentro das minhas possibilidades, gosto de ajudar. E estes casos aguçam-me o "apetite" ...

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

#455494 | Jorge Resende | 02 Sep 2024 21:59 | In reply to: #455465

Parabens ao caríssimo Filipe! Tinha andado por 1818,,, nada vira, mas, com os seus engenho e arte, eureka!
Um abraço
Resende

Reply

Direct link:

#455495 | ADB | 02 Sep 2024 22:09 | In reply to: #455494

Caríssimo Jorge

Obrigado!

Andou lá perto ...

Um abraço,

Filipe

Reply

Direct link:

#455509 | JMSA | 03 Sep 2024 01:55 | In reply to: #455492

Caro Filipe, muito obrigado mais uma vez pela sua ajuda, nunca teria encontrado!!!
Fico só na dúvida se esta Maria será a mesma ou uma irmã, mas se diz que nos assentos nunca escreviam o nome próprio todo, a hipótese aumenta. Vou procurar se há outras “Marias”, filhas do mesmo casal em datas posteriores, se não houver é porque é está sem dúvida.
Melhores cumprimentos
José

Reply

Direct link:

#455523 | ADB | 03 Sep 2024 19:58 | In reply to: #455509

Caro José

De nada, foi um prazer deslindar este puzzle!

Pode, de fato, ser uma irmã, também Maria. Mas como não viu mais nenhuma (nem o Jorge), tudo leva a crer que se trata dela. E é verdade, nesta freguesia só se vê 1 nome próprio nos batizados (pelo menos por esta época, já que os filhos dela foram batizados com 2 nomes).

Boas pesquisas!

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Nov 2024, 12:17

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen