Ajuda sobre a família Árias de Aguirre da Bahia século XVII

This topic is classified in the following rooms Brasil | Famílias | Pessoas

Ajuda sobre a família Árias de Aguirre da Bahia século XVII

#455813 | Domingos Rios | 19 Sep 2024 11:28

Caros Confrades,

Bom dia!

Estou em busca de fontes sobre a filiação de Margarida de Aguirre casada com o José Pereira Mascarenhas. Eles foram pais de um ancestral meu, o Cristóvão Pereira Mascarenhas, batizado em Santiago de Iguape, em 09/10/1709, foram padrinhos: Cristóvão da Rocha Pita e Ana Pereira. Infelizmente não localizei o registro de casamento de Margarida de Aguirre e não tenho os nomes dos pais da mesma. A família Árias Aguirre é citada na obra de Frei Jaboatão, eles eram moradores em Salvador, Bahia, Brasil, desde o final do século XVI, e descendem de Pedro Árias de Aguirre, primeiro capitão do forte de São Felipe (atual forte de Monserrat, em Salvador), casado com Catarina Quaresma. Este casal tiveram alguns filhos, entre eles o Bernardo de Aguirre, capitão de infantaria da cidade de Salvador, nascido nesta cidade, por volta de 1600, e casado, por volta de 1620, com Maria de Aguiar Daltro. Eles foram pais de Francisco Árias de Aguirre, nascido por volta de 1630 em Salvador. Em um blog sobre a família Aguirre, o Francisco é citado como casado com Filipa Ferreira, irmã do padre Gavião (porém sem as fontes). Recentemente eu descobri nos Documentos Históricos do Arquivo Nacional Brasileiro, numa correspondência de 1705, enviada pelo governador Rodrigo da Costa para o Coronel de Santiago do Iguape, Bernardino Cavalcante de Albuquerque, onde ele intercede a favor de Francisco Árias de Aguirre, que havia sido mandado ser preso pelo coronel, devido a não prestação de contas de uma finta de 25 alqueires de farinha (tudo indica que o Francisco Árias de Aguirre era um dos capitães do regimento do coronel Bernardino, e responsável pela cobrança de fintas de farinhas dos produtores locais). Acredito que este capitão Francisco Árias de Aguirre, devido ao apelido e local onde foi capitão, teria sido o pai de minha ancestral Margarida de Aguirre, casada com José Pereira Mascarenhas, também capitão de infantaria de ordenanças de Santiago de Iguape (patente de 24/11/1721, no Arquivo Histórico Ultramarino). Alguém teria alguma informação sobre esta família que pudesse me ajudar a comprovar a filiação de Margarida de Aguirre?

Cordiais saudações,

Domingos Rios

Reply

Direct link:

Ajuda sobre a família Árias de Aguirre da Bahia século XVII

#455816 | ruifaria3 | 19 Sep 2024 14:20 | In reply to: #455813

Em árvore genealógica setecentista extraída de processo do Santo Ofício por fama de cristã novice, são dadas apenas duas filhas ao capitão Francisco Aires de Aguirre: Dona Maria Madalena e uma Dona Inês de Santa Margarida.
Cumprimentos,
Rui Faria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 13:48

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen