Correias-Atouguias srs de Bellas

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias

Correias-Atouguias srs de Bellas

#19323 | 1385 | 05 Apr 2002 16:38

Encontro nuna genª do séc XVI
Francisco Correia, sr. de Belas, comendador de Colos, Vila Nova de Mil Fontes , na Ordem de Santiago e senhor dos morgados de seu tio Pêro Correia , c..c. D. Ana de Mendonça, fª de Jorge Furtado de Mendonça , camareiro do senhor Dom Jorge , Mestre de Santiago.
Apesar de tudo não consigo identificar com segurança este Francisco Correia. Alguém, conhecedor da sua ascendência me poderá auxiliar ?
Antecipadamente grato
Manuel Lamas de Mendonça.

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19325 | artur41 | 05 Apr 2002 17:07 | In reply to: #19323

Caro Manuel


O Francisco Correia, que refere, foi meu antepassado. Vou coligir uns dados e já lhe forneço alguns dados sobre sua ascendência!


Cumprimentos

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19328 | Vasco Jácome | 05 Apr 2002 19:07 | In reply to: #19323

Caro Manuel Lamas de Mendonça

Suponho que isto não é novidade para si, mas Francisco Correia está no Gayo ttº de Correias §77 N4.

Manuel de Sousa da Silva também fala dele no seu Nobiliário, no Vol. I pg. 505.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19332 | artur41 | 05 Apr 2002 19:36 | In reply to: #19325

Caro Manuel


Aqui vão os dados. extraidos do NFP de Felgueiras Gayo:


§ 76 de Setúbal, Senhores de Belas


N 1 Pedro Correia vivia em Setúbal, não diz com quem casou, mas teve:

N 2 D. Brites Correia cc Rodrigo Afonso de Ahouguia, filha de Luis Afonso de Athouguia e sua mulher Maria Telles Correia (ttº de Athouguias § 2 N 1; e aqui no GP). Tiveram entre outros:


§ 77

N 3 Cristovão Correia, comendador dos coutos de Alvalade na Ordem de S. Tiago e Vedor da Rainha D. Maria m.er de D. Manuel c. 2ª vez c. D. Catarina de Ataide, fª de Estevão Goes, Acaide-mor de Mértola, e de Isabel de Ataide (ttº de Goes § 10 N 3. Tiveram entre outros:


§ 95

N 4 Francisco Correia, herdou o Morgado de Belas de seu tio Pedro Correia, comendador dos coutos de Alvalade na Ordem de S. Tiago cc D. Ana de Mendonça, filha de Jorge Furtado, comendador de Estradas e Reprezas na Ordem de S. Tiago (ttº de Mendonças Furtados § 1 N 13 e aqui no GP) e de Isabel da Cunha. Tiveram entre outros:

N 5 D. Brites de Mendonça cc D.António de Almeida



Nota- Eu descendo deste último casal: D. Brites de Mendonça, tem no GP, o nome de Brites da Silva (de seus antepassados).



Melhores cumprimentos

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19334 | artur41 | 05 Apr 2002 19:43 | In reply to: #19332

[ERRATA]


§ 77

N 4 Francisco Correia cc D. Ana de Mendonça

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19335 | artur41 | 05 Apr 2002 20:10 | In reply to: #19328

Caro Vasco


Confesso que fui induzido em erro por uma mensagem sua de 15-7-2001:


http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=7070


Devia ter confirmado. Enfim, acontece...!



Um abraço

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19341 | Vasco Jácome | 05 Apr 2002 22:24 | In reply to: #19335

Caro Artur João

Não há erro nenhum. O Francisco em questão é o que eu refiro com o N4 nessa minha outra mensagem. A questão dos § é que ele começa por aparecer no 77 mas depois continua no 95.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19342 | artur41 | 05 Apr 2002 23:09 | In reply to: #19341

Caro Vasco


Entendido. Estava-me a culpabilizar, mas não via maneira de achar o erro.

Um óptimo fim-de-semana para si, e sua família, são os meus desejos.

Por outro lado, gostaria imenso de me encontrar consigo para debatermos certas problemáticas, e para mostrar-lhe documentos sobre a velha questão: os Araújo e Sousa. Novos dados surgiram.
Espero contar com a sua presença no Colóquio de Palmela.


Um abraço amigo

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19350 | 1385 | 06 Apr 2002 00:18 | In reply to: #19342

Caros Artur e Vasco
Muito grato pelo vosso pronto auxílio. Na verdade o problema enquadra-se so seguinte modo:
Gayo parece um pouco inseguro na identificação desse tio Pêro Correia , de quem , segundo Damião de Goes , Francisco Correia , de Belas , teria herdado morgados. Ora parece-me que o Pêro Correia (Farlães) que virá a ser genro de Bartolomeu Perestrelo, efémero capitão de Porto Santo, e capitão da ilha Graciosa , poderá ter tido uma fª beatriz , talvez a casada com o Rodrigo Afonso de Atouguia . Trata-se e uma tentação grande para simplificar os parágrafos de Gaspar Frutuoso com que ele entronca os Furtados de Mendonça de S. Miguel e da Graciosa e que , inclusivamente , me obrigaria a rever todo um trabalho. Razão dobrada para ser cauteloso e evitar a coincicidência , por enquanto apenas conjectural ,dos dois Pêros numa só pessoa que , de uma assentada , esclareceriam a origem dos nobres senhores de Belas e dos obscuros Furtados das ilhas.
E aqui continuo a necessitar do vosso auxílio se tiverem a paciência de me amparar.
Grato, o vosso
MLM

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19352 | artur41 | 06 Apr 2002 00:38 | In reply to: #19350

Caro Manuel


Refere-se a Beatriz ou a Brites Correia. Segundo Felgueiras Gayo, § 76 N 2, Brites Correia casou com Rodrigo Afonso de Athouguia. Se me permite, onde foi buscar o nome Beatriz e como é que lhe surgiu a conjectura formulada?


Abraço

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19360 | 1385 | 06 Apr 2002 02:59 | In reply to: #19352

Meu Caro Artur João
A sua pergunta, como dizem os políticos aos jornalistas , é pertinente. Não li os originais. Num manuscrito fiável da Graciosa existe referência a uma Beatriz, o Gayo fala duma Brites Correia. Convenhamos que os § de Gayo sobre os Correias de Belas parecem confusos e são inconclusivos quanto ao 1º Pedro, perguntará você , Pêro ou Pedro ? Pois também não sei.
O que sei é que Damião de Gois diz taxativamente que ele (Francisco Correia) , herdou o senhorio de Belas do pai e alguns morgados de seu tio (e não bisavô, como quer Gayo) Pº Correa, sem adiantar cujo fosse.
Existem ligações destes Correias , não apenas de Pedro Correia da Cunha , aos Furtados e Mendonças das ilhas , mas Frutuoso dá-as no seu habitual percurso em meandros , que eu tento aplicadamente entender.
Mas isto transcende já , estou em crer , o seu interesse específico pelos Correias das ilhas, certamente Farlães e problematicamente Belas. Receio bem que , como quase tudo o que se refere aos entronques de muitos povoadores ( mesmo quando esses entronques acabam por se tornar claros e de difícil controvérsia, venhamos a necessitar de uma Pedra da Roseta. Como, por exº, qual a ligação entre o perfeitamente contornado Pedro Correia da Cunha,
marido de Iseu Perestrelo de Mendonça, e o seu provavel parente Belas ,também Pedro Correia de quem não encontro pais nem mulher. E nem sequer tenho ainda balizas cronológicas para o segundo, nem estou tão seguro que vivesse em Setúbal. Poderia ter vivido na quinta da Charneca, por exº, e ter bens em setúbal, ou vice versa. Isto porque o Pedro Correia da Cunha teve de vender, ou de algum modo alienar bens no continente para pagar a (relativamente avultada) aquisição da capitania do Porto Santo.
Tudo isto é demasiado vago, bem sei, mas julgo que o que encontramos em Gayo, Goes, Alão e Silva e Sousa não ajuda a entender donde vem o seu Pedro Belas , e ele , não me parece surgido, ex-nihil de uns Correias outros...
Abraço e desculpas pelo nebuloso formular de uma quetão ainda evanescente
Manuel

Reply

Direct link:

RE: Correias-Atouguias srs de Bellas

#19361 | artur41 | 06 Apr 2002 03:29 | In reply to: #19360

Caríssimo Manuel


Estive nss últimas horas a inteirar-me melhor da questão por si proposta.
Parece-me, também evidente que o Pêro (Pedro) Correia, de Belas, terá tido um pai e uma mãe. De qualquer das formas Pêro é a forma arcaica de Pedro: o interessante da questão reside na existência do nome próprio (Pêro) durante bastantes séculos.
Estou a par das mensagens tidas, no Genea, sobre os Furtado, das ilhas (Madeira; Açores- São Miguel e Graciosa); vou-me debruçar sobre a questão: espero assim, contribuir de alguma forma, por infíma que seja, para tão interessante debate.
Logo mais, dou notícias.
Uma curiosidade, caso não saiba, descendo de D.Branca Dias Perestrelo!


Um abraço

Artur João

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 09 Jul 2024, 00:51

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen