Soares de Albergaria na ilha S. Miguel - ajuda
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Soares de Albergaria na ilha S. Miguel - ajuda
Caros confrades,
Espero que estejam todos bem!
Estou atualmente à procura dos pais de Francisca Soares de Albergaria (c. 1580, Achada, Ribeira Grande, São Miguel, Açores, Portugal? não sei, mas o marido e os filhos estiveram sempre lá, ao que parece) que foi casada com Sebastião Rebelo Leitão (ambos estão no livro Genealogias de São Miguel e Santa Maria, cap. 240).
Há muitas possibilidades, mas Soares de Albergaria não era um apelido assim tão comum naquela zona dos Açores e todos descendiam da mesma linhagem principal que surgiu nas ilhas não há muito tempo (não estou a falar de João Soares de Albergaria, 2º Capitão-donatário, pois está demonstrado que não tem qualquer ligação à família Soares de Albergaria - nem sequer aparece na sua Carta de Brasão de Armas e nenhum documento da época escrito por ele ou por pessoas próximas o menciona como tendo tal nome - todos o referem apenas como Soares, mas nunca como Albergaria apesar de já existirem na altura e seria de esperar que fosse mencionado na sua Carta de Brasão de Armas se tal ligação existisse devido à ilustre família que já era).
Isto levanta a questão de quem poderá ser o pai de Francisca.
Eu tenho uma hipótese que é a seguinte:
Cristóvão Soares de Albergaria (c. 1550, Portugal) cc Isabel Tavares de Tângere
O alegado pai estava na mesma ilha em que ela vivia, na altura em que esta Francisca Soares de Albergaria era viva e nasceu. Existem muito poucos Soares de Albergaria e era tudo menos um apelido comum, o que sugere que ela é, de facto, sua posivel filha. Também, o Cristóvão Soares de Albergaria casou com Isabel Tavares e os filhos de Francisca usaram o apelido Tavares, que não lhes foi transmitido pelo pai ou pelos avós paternos, que não tinham esse apelido.
É muito possível que isto esteja completamente errado, mas também pode ser uma possibilidade.
Não consigo encontrar nada sobre os pais dela em lado nenhum, por mais que procure.
Alguém sabe mais sobre este assunto?
Muito obrigado,
Cumprimentos,
Joshua P.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Nov 2024, 20:34