revista veduta nº 18 - casa da memória guimarães
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Eventos | Famílias | Regiões
Foi ontem publicado o n.º 18 da revista Veduta, editada pela Casa da Memória de Guimarães. A revista documenta o produto de três interessantes mesas redondas integradas na edição anual da programação da Casa da Memória. A primeira mesa redonda foi subordinada ao tema, “Apelidos de Guimarães”; a segunda, ao tema “Democratização da Genealogia” e a terceira às “Comunidades à margem”.
Como resultado produziram-se os seguintes artigos:
· Os “verdadeiros” Guimarães;
· “A propriedade e as redes de parentesco como fator determinante para a fixação do apelido Abreu em Guimarães”;
· Democratizar a Genealogia: desvendando o projecto “Genealogia sem segredos”
· “A democratização da Genealogia e o papel das redes de contacto online: o caso particular do GenealogiaFB”;
· “Arquivo Municipal Alfredo Pimenta: Histórias e Memórias Familiares”; “Ser cristão-novo em Portugal: entre a memória e o esquecimento”;
· “História dos Ciganos em Portugal: novos caminhos para uma leitura mais diversa do passado”;
· “Os escravos em Guimarães: achegas para o seu estudo” em https://veduta.aoficina.pt/18
Direct link:
Muito obrigado pela partilha Dr Rui Faria
Muito interessante!
Encontrei um João de Abreu nascido * Guimarães, Selho (São Jorge), 13.08.1733, não sei se tem ligação aos de S Martinho de Candoso.
Entretanto, penso q se recorda, vi a habilitação de genere de António Gomes de Barros * 08.03.1711 ( filho de Amaro Gomes) mas do que li não encontrei o tal indicio de ascendência africana. Não sei se seria através de outra fonte.
Obrigado,
Um Abraço
Pedro Machado
Direct link:
Caro Pedro,
João de Abreu é filho de Francisca de Abreu e neta materna de António de Abreu e de sua mulher Isabel de Oliveira recebidos em Candoso (São Martinho), a 10-maio-1671, ele filho de António de Abreu e de Catarina Lopes, solteira. Estou em crer que este António de Abreu, será o sendeiro, almocreve, tronco ilegítimo dos Abreus do Outeiro. Relativamente ao Gomes de Barros, não me estou a recordar de que linha se trata. Envie-me um email.
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Caro Rui,
Agradeço muito por ter compartilhado o artigo sobre o apelido Abreu em Guimarães. A história que retrata é fascinante e, especialmente, as imagens da Casa do Outeiro trouxeram uma nova dimensão ao texto, permitindo-nos apreciar ainda mais a riqueza do tema.
cumprimentos,
Vicente Sebastião
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Dec 2024, 06:53