Famila Pereira e da Conceição
This topic is classified in the following rooms Famílias
Olá,
Sou Miguel Silva, brasileiro, do Rio Grande do Sul.
Ontem descobri que minha vó nasceu no navio vindo para o Brasil. O nome dela era Santina Zeferina da Conceição. Não tenho detalhes de como ela se registrou ao chegar no Brasil.
Meu bisavós, pais dela, eram portugueses. A princípio originários dos Açores. Não sei a ilha e nem em que ano nasceram.
Vou começar uma pesquisa para acha-los. Mas tenho pouca informação. E qualquer ajuda será bem vinda.
Nomes dos bisavós: Martinho Manoel Pereira e Zeferina Maria de Jesus. Mas acho que o nome da minha bisavó esta errado, visto que minha vó era da Conceição.
Obrigado por qualquer ajuda.
Direct link:
Miguel,
Suas informações são insuficientes. [E preciso datas, locais, por exemplo;
Santina é viva? Se faleceu, data e local do óbito.
Casou com quem? Onde e quando?
Nome, data de nascimento de um filho.
Quanto mais dados, melhor sua chance de sucesso.
Direct link:
Família Conceição
-
Caro Confrade Miguel;
Sugiro que faça o possível para se inteirar da origem dos seus familiares. Depois, nos forneça
dados credíveis, caso contrário, andamos todos a perder tempo.
Ficamos na expectativa das suas notícias.
Sc.
Direct link:
Obrigado pessoal pelas respostas.
Eu não sabia direito como esse site funciona. E ainda não sei.
Mas eu tenho essa informações que talvez possam ajudar: https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/G1S7-6KR
Realmente de minha vó eu tenho pouquíssima informação. Não sei o ano de nascimento e nem qual a nacionalidade dela. Também não sei detalhes de falecimento. A informação que tenho é que os pais dela são originais dos Açores.
Tentei consultar passaportes, certidões, etc nos açores, mas as informações são livros digitalizados e não são muito práticos de pesquisar. Ainda mais que não sei a ilha de origem e nem o ano.
Então estou bem no escuro.
Pedi uma certidão de nascimento do meu pai de Turvo/SC. Pedi a mais completa. Vou ver que tipo de informação tem sobre minha vó.
Sigo agradecendo qualquer forma de ajuda.
Direct link:
Acredito que seja seu familiar:
Miguel Manoel da Silva - óbito em porto Alegre
imagem 77
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89LJ-YJYF?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A68MP-Z5S3&action=view&cc=3741255
Consta que casou com Maurilia no 1 cartorio Passo do Sabão - Viamão
Pela idade dos filhos, estima-se que o casamento foi entre 1955/1957.
Direct link:
Veja o óbito de Maria da Silva, filha de Manoel e Santina em 11/02/1943 Criciuma
imagem 142
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X3S9-2VS?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6ZD2-B3X8&action=view&cc=2016197
Leia o óbito com atencão , pois, li Manoel casado e amancebado com...
Direct link:
ruth lopes da Silva - neta
porto alegre 1975
imagem 76
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS1X-JJ3K?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VV3-G7KW&action=view&cc=3741255
Direct link:
A certidão do meu pai não ajudou muito.
"Aos onze dias do mês de maio de mil novecentos e cinquenta e um, nesta cidade de Turvo, comarca de Araranguá, Estado de Santa Catarina, no Cartório do Registro Civil compareceu: MANOEL BENTO DA SILVA, e declarou que em casa paterna, no lugar Jundiá, deste Distrito no dia vinte e nove (29) de setembro de mil novecentos e trinta e oito (1938), às cinco horas nasceu uma criança de cor branca, do sexo masculino que se chama: MIGUEL MANOEL DA SILVA, filho natural dele declarante e de SANTINA ZEFERINO DA CONCEIÇÃO, esta já falecida, naturais deste Estado, respectivamente lavrador e doméstica domiciliado e residente no referido Junidá e que neste ato, reconhece o registrando como seu filho. São avós Bento Manoel da Silva e Maria Vitorino de Jesus, paternos; Martinho Manoel Pereira e Zeferina Maria de Jesus, maternos. O registro foi feito com atestado de pobreza. E para constar faço este termo, que lido e achado conforme vai assinado pelo declarante, e pelas testemunhas, Jovino Manoel Corrêa e Adelino Bento da Silva, ambos lavradores e residentes neste Distrito. E por mim, Oficial do Registro Civil. O registro foi feito mediante despacho do MM Dr Juiz de Direito da Comarca e com dec. nº 13.556 de 1943 e 16.146 de 20/07/1944."
Direct link:
Sim, é. Fui eu que registrei o óbito. Dos meus pais eu sei tudo. Não sei de minha vó por parte de pai. E a partir dos Bisavós, muito pouco.
Já consegui muita informação dos bisavós por parte de mãe.
Obrigado,
Direct link:
Sim, minha prima. Conheço.
Inclusive foi meu tio José que me falou da descendência portuguesa.
E que minha avó, teria nascido no navio vindo dos Açores.
Aí que surgiu minha curiosidade.
Obrigado!!!
Direct link:
O link é um registro de casamento, e não de óbito, conforme seu comentário.
ReplyDirect link:
Opa, dei enviar antes de terminar.
Ainda estou olhando o link que enviaste, mas ainda não consegui ver a relação.
Mas agradeço a ajuda, de qualquer forma.
Obrigado!
Direct link:
Opa... agora consegui achar. Interessante, a minha suposta avó agora está com de Jesus e não da Conceição.
E de Jesus é o sobrenome da mãe dela.
Obrigado!!!
Direct link:
O link é um registro de casamento, e não de óbito, conforme seu comentário.
Certamente não leu o documento, pois, embora apareça casamento em Criciúma, trata-se de óbito.
obito 1530 Maria da Silva filha Manoel e Santina
imagem 142
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-X3S9-2VS?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6ZD2-B3X8&action=view&cc=2016197
Leia o documento onde consta Manoel casado,e, li amancebado. Pena que não encontro o nascimento de Maria onde li Santina solteira.
Direct link:
Sabe quando Santina faleceu/ Onde?
Veja esse óbito n 926 de Antonio Coelho da Silva, em 13/07/1977 - Criciúma, filho de Manoel Bento da Silva e Maria Rita Coelho
imagem 89
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65XQ-R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8BMB-CGMM&action=view&cc=2016197
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 05 Feb 2025, 08:10