Ajuda para encontrar livros paroquiais desaparecidos de várias freguesias dos concelhos da Batalha e

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões

Ajuda para encontrar livros paroquiais desaparecidos de várias freguesias dos concelhos da Batalha e

#458612 | Paulo JF | 15 Feb 2025 02:21

Venho solicitar e desde já agradecer qualquer informação que os membros deste fórum possam ter, uma vez que as minhas pesquisas acabaram por chegar a um beco sem saída.

Com efeito, os livros paroquiais da freguesia do Reguengo do Fetal (concelho da Batalha), apenas estão catalogados no Arquivo Distrital de Leiria desde o final do séc. XVIII / início do séc. XIX, ao contrário do que sucede com a grande maioria das freguesias do distrito de Leiria e outras, que normalmente estão disponíveis desde o início do séc. XVII ou mesmo desde o final do séc. XVI.
Acresce que a situação é exatamente a mesma no que diz respeito a outras freguesias de interesse para mim, dos concelhos da Batalha e de Porto de Mós (como Mira de Aire, Alqueidão da Serra ou São João Baptista – Porto de Mós), ou seja, não aparece registo de nenhum livro anterior ao final do séc. XVIII / início do séc. XIX (por ex., na freguesia da Batalha, os registos de nascimento apenas começam em 1794, mas o próprio livro indica na 1.ª página que se trata da continuação de um livro anterior, que no entanto não está catalogado).

Obviamente contactei o Arquivo Distrital de Leiria, mas apenas me conseguiram dizer que tudo o que têm está catalogado e sugeriram que contactasse a Conservatória do Registo Civil da Batalha ou as paróquias, o que receio não vá resultar.

Por vezes, nesta zona, é levantada a questão das destruições ocorridas durante as invasões francesas, mas tendo em conta que nas freguesias em causa estão disponíveis alguns livros anteriores a 1807/1811, é improvável que a causa tenha sido qualquer destruição maciça. Para além disso, a ser esta a causa, as falhas seriam mais aleatórias e não seguiriam o padrão acima indicado (ou seja, não existe nada anterior ao último quartel do século XVIII).

Tudo leva a crer portanto que os livros mais antigos existem e que não se tratará de extravios pontuais, mas sim de uma situação sistemática, em que, por qualquer motivo, todos os livros mais antigos de alguns concelhos do distrito de Leiria terão tido um destino que não lhes permitiu serem catalogados.

Também já foi aqui referido no fórum que, com a extinção temporária da diocese de Leiria (entre 1882 e 1918), parte da documentação terá sido dispersa pelas dioceses de Coimbra e Lisboa. A descrição do arquivo da Cúria Diocesana de Coimbra indica que têm algum material proveniente de Leiria, mas não dizem qual e o conteúdo também não está tratado arquivisticamente, pelo que por aqui nada se pode concluir.

Neste sentido, gostaria de questionar, em particular no que diz respeito à minha primeira freguesia de interesse, que é o Reguengo do Fetal (concelho da Batalha), se algum membro terá alguma pista sobre onde poderão ser encontrados os livros de batismos (anteriores a 1775), casamentos (anteriores a 1791) e óbitos (anteriores a 1811).

Muito obrigado pela colaboração.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar livros paroquiais desaparecidos de várias freguesias dos concelhos da Batalha e

#458619 | saintclair | 15 Feb 2025 15:40 | In reply to: #458612

-
Caro Confrade;
Sugiro que contacte T. Tombo, talvez lhe possam dar alguma explicação.
https://tombo.pt/f/btl02
Boa sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Feb 2025, 17:07

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen