Onde pára o arquivo do antigo Bispado de Leiria?

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Onde pára o arquivo do antigo Bispado de Leiria?

#19475 | Paulo | 09 Apr 2002 12:04

Caros colegas,

O Bispado de Leiria, criado no século XVI foi extinto na década de 80 do século XIX e só foi reactivado em 1918.

Durante este periodo Leiria esteve integrada no Bispado de Coimbra, no entanto, do Arquivo da antiga Diocese de Leiria não há conhecimento nos Arquivos Distritais de Leiria e Coimbra. Resta-me ter esperanças que possam estar no Arquivo da Diocese de Coimbra.

Alguém saberá informar-me sobre o paradeiro do Arquivo do antigo Bispado de Leiria?

Obrigado

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

RE: Onde pára o arquivo do antigo Bispado de Leiria?

#19520 | António Forjó | 10 Apr 2002 01:43 | In reply to: #19475

Caro Paulo

Estará provavelmente em Coimbra.
Com a Diocese de Aveiro aconteceu o mesmo: foi extinta em 1882 e só instalada de novo em 1938.
A documentação foi enviada para Coimbra e está actualmente no Arquivo da Universidade, mas estão misturadas as documentações das duas Dioceses.
Estive a consultar processos matrimoniais em Coimbra e confirmei que nos mesmos maços de documentos havia processos de Aveiro e Coimbra mas o maço não estava como tal identificado.
Cumprimentos

António

Reply

Direct link:

RE: Onde pára o arquivo do antigo Bispado de Leiria?

#19527 | JCC | 10 Apr 2002 09:47 | In reply to: #19475

Caro Paulo

Não tenho conhecimento da localização desse arquivo todavia não vejo razão para que um arquivo diocesano tivesse sido integrado emarquivos públicos (claro que não me refiro aos paroquiais já que esses, por força da lei, foram neles integrados).

Assim, a minha ideia é que os arquivos estarão junto dos arquivos da cúria diocesana de Coimbra.

Um abraço

João Cordovil CArdoso

Reply

Direct link:

RE: Onde pára o arquivo do antigo Bispado de Leiria?

#19693 | Paulo | 15 Apr 2002 11:43 | In reply to: #19520

Caro António Forjó,

A minha questão vem precisamente a propósito dos sumários matrimoniais (em Coimbra chamam-lhes processos de casamento...), do antigo Bispado de Leiria.

Acontece que de uma leitura exaustiva aos paroquais de Santarém, encontrei menções a diversas dispensas por consanguinidade passadas por Leiria, as quais não se encontram em Coimbra pois datam do século XVII e, como sabe, em Coimbra só existe um maço desse
período.

Do arquivo Distrital de Leiria remeteram-me para a Diocese de Coimbra, mas de lá a resposta foi negativa e remetem-me também para o Arquivo Distrital de Coimbra!

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

RE: Onde pára o arquivo do antigo Bispado de Leiria?

#19700 | Paulo | 15 Apr 2002 14:17 | In reply to: #19527

Caro João Cordovil Cardoso,

Em resposta ao nosso colega António Forjó já fiz referência à resposta que me deram os serviços da Diocese de Coimbra.

Com efeito por força da lei, não só os arquivos paroquiais como muitos outros foram integrados nos Arquivos públicos, resultando deste facto a existência, nestes, de núcleos como as habilitações de genere ou os supracitados sumários matrimoniais entre outros.

No entanto sei também que a Igreja conseguiu preservar nos seus arquivos muita documentação, nomeadamente os livros de Rol dos confessados e outros.

Julgo também que algumas entidades detentoras de documentos que em devido tempo deveriam, por força da lei, ter sido integrados nos Arquivos Públicos, omitem hoje a posse dos mesmos com receio da possível actualidade da dita "lei".

No meio desta questão quem paga é o investigador. De qualquer forma vou continuar à procura do Arquivo do antigo Bispado de Leiria, quem sabe se ignorado no depósito de algum Arquivo ou perdido nos escombros de algum Edifício Religioso deste País.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 02:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen