Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19597 | magalp | 12 Apr 2002 13:43

VAHIA, ditos de S. João da Pesqueira

Apelido ainda hoje existente nos Países Baixos, Holanda, por via duma senhora N. ... Vahia, natural da Pesqueira e tida como descendente de “cristãos-novos” a qual casara com o flamengo Johanam Maersk, no 1º quartel do séc. 17. Procurados registos deste apelido em S. João da Pesqueira, nesta época, não nos aparecem, só sendo encontrados cerca de 150 anos após.
Diz o muito esclarecido e cuidadoso investigador Doutor Luís de Mello Vaz de São Payo, em “A Varonia e os Apelidos do 1º Visconde de S. João da Pesqueira” (Braga, 1974), pág. 142:

“ Essa família Vahia já existia na Galiza desde o século XIII, mas o seu tronco principal deve ter acabado numa senhora que casou com um membro da antiga linhagem de Bahamonde, transmitindo o apelido e os bens – talvez o senhorio de cinco vilas – à sua posteridade, que continuou a usar as armas da sua varonia. Algum dessa linha, possivelmente descendente de Afonso Vasques de Bahamonde, que teve os direitos reais de Monforte de Rio Livre, Chaves e Montenegro (1372), e também parente, segundo a tradição, da Casa de Monterrey, que nos meados do séc. XV andava em luta com a de Ribadavia, refugiou-se neste Reino; supomos que essa personagem seja a seguinte, a mais antiga desse apelido de que temos notícia em Portugal:
I. Afonso Vahia (* ~1430) escudeiro fidalgo, serviu a Casa de Bragança na sua vila de Chaves, onde foi meirinho (:::1487, 1491...)”

Através de vários pressupostos, deduções lógicas e várias citações respeitáveis, segue o Autor, de Chaves passando por Sta. Maria de Covide, por Coimbra, Vinhais, Braga, Guarda, Vila Pouca de Aguiar, Rio de Janeiro, Vila Meã, arriba finalmente a S. João da Pesqueira onde encontra Francisco José de Sousa Rebelo Vahia de Miranda ( XI-3, em relação ao citado Afonso Vahia) n. a 30.8.1752, em Soutelo, onde m. 10.5.1816. Capitão-mor do concelho de S. João da Pesqueira, administrador dos vínculos de S. José de Soutelo e de Sto. António de Trevões.
Licito será concluir que os Vahia registados anteriormente a este Francisco José, Capitão-mor no concelho de S. João da Pesqueira, serão outros, dificilmente entroncáveis com este. Por aqui a minha pergunta:
----------------------------- Quem são esses Vahia holandeses?
Cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19656 | magalp | 14 Apr 2002 11:00 | In reply to: #19597

Então ninguém me dá uma dica sobre a "limpesa de sangue" dos Vahia?
Não haverá por aqui alguém com uma costeleta Vahia/Bahamonde, ou Vahia/Outros e que tenha notícia em processos de génere?
É curiosa a quantidade de FSO.s que me aparecem na linha de Afonso Vahia, mas tal não prova coisa nenhuma.
cmptos.
M.Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19663 | Vasco Jácome | 14 Apr 2002 15:19 | In reply to: #19597

Caríssimo Manuel Magalhães

O máximo que lhe posso dizer sobre o assunto, é que no ttº de Vahias do Gayo não encontro qualquer referência a Maersk. Sabe mais alguma coisa sobre essa senhora? Nome, filiação, etc?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19666 | vbriteiros | 14 Apr 2002 17:38 | In reply to: #19656

Meu Caro Manel
Se ninguém se acusa é porque estão todos com o sangue envenenado. Olhe que na minha terra havia, mas claro eram Baias.
Faço votos de rápida recuperação da sua " baixa ", pois temos que almoçar brevemente.
Não posso ir a Lisboa, tenho compromissos para aquela data.
Um abraço
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19668 | magalp | 14 Apr 2002 19:14 | In reply to: #19663

Caro Vasco Jácome

Aí está a dificuldade. Não tenho nada q. identifique a senhora senão a notícia do casamento da mesma, cerca de 1630, com o tal flamengo J. Maersk, oficial da marinha mercante cujo bisneto foi um armador forte, em Rotterdam, parceiro da Sociedade Geral de Exportação e Importação, dos Magalhães entre 1820 e 1850. Continuou depois em Lx.- mas já nas mãos do C. de Magalhães, o q. foi ministro no "governo dos cem dias" .
Averiguou-se q. na Holanda ainda existia o apelido, crei q. Vaja ou Vahja, não estou certo. Sei tb. que há 50 ou mais anos houve um casamento na holanda dessa parentela, para o qual foram convidados alguns dos Mellos e Sousa Pinto e Cunha Lima, tidos como mais representativos, ou porque titulares...
É tudo mto. nebuloso, pois o primeiro Vahia q. temos como da Pesqueira, é o citado Francisco José, o qual nasceu já depois do casamento da senhora en questão. Na biblioteca da I. dos Últimos Dias, mormons, encontrei dúzias de senhoras Vahia, dentro da época, mas nada que me indicasse o casamento. Registos de baptismo e nada mais. A minha esperança está nos processos de génere, ou em algum familiar q. conheça melhor a história.
Grande abraço e obrigado pela atenção!
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19670 | magalp | 14 Apr 2002 19:27 | In reply to: #19666

Meu caro Vasco

Pena é não ir a Lisboa, pois deve ser bem simpático e interessante o anunciado grupo. Sábado é dia de casamentos por cá e já ouvi falar em dúzias de casamentos aprazados. Espero q. me não calhe nenhum. Odeio o fraque no verão. Apite, porque posso sair de casa, até devia...
M.M.

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19695 | Mendia | 15 Apr 2002 12:00 | In reply to: #19668

Caro Manuel Magalhães,

Provavelmente, o Eng. José de Sousa Pinto, do Porto, saberá esclarece-lo sobre esses Vahias. Se não sabia quem eram deve ter averiguado na altura do casamento de que fala.

Cumprimentos,

Francisco de Mendia

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19721 | magalp | 15 Apr 2002 22:32 | In reply to: #19695

Caro Francisco Mendia

O Engº Sousa Pinto é efectivamente o irmão chegante do Visconde de S. Jerómimo, um dos três Viscondes convidados para a tal boda.
Completa amanhã 92 anos. De boa saúde, tanto quanto sei, até porque há pouco tempo presenteou o Museu do ACP, com a sua 1ª licença de condução. Não me apetece muito incomodá-lo com estes assuntos. Mas lembrou bem, ainda que com o sobrinho Engº José Manuel, 3º VSJ, filho co Cmdt. Masílio de Sousa Pinto.
cmptos.
M. Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#19732 | Mendia | 16 Apr 2002 08:34 | In reply to: #19721

Já com 92? Realmente é fantástico chegar a essa idade com a cabeça fresca.
Pelos vistos vim ensinar o padre nosso ao vigário, mas realmente pareceu-me a pessoa indicada. Para além de interessado nestes assuntos, como deve saber, é da maior simpatia. Cumprimentos,

FM

Reply

Direct link:

RE: Vahia van Maersk, supostamente da Pesqueira

#208900 | paloma vahias | 22 Sep 2008 01:25 | In reply to: #19597

os "Vahias" podem ser descendentes dos "Vahia"?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Jun 2024, 19:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen