Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

This topic is classified in the following rooms Famílias

Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19911 | magalp | 22 Apr 2002 13:33

Meus caros,

muito em especial para os Vascos a quem isto interessará.

Em confusos manuscritos da Casa do Poço, freguesia da Sé, Lamego, datados de 1730, é referido sem qualquer dúvida e com muita pompa e circunstancia, que os Cyrne Rebello, bem como os Soares de Alvergaria, entroncam em D. Payo Delgado, o fundador do albergue no Poço de Borratem, uma espécie de administrador daquela famosas águas que curavam difíceis maleitas na pele.
Em relação aos Soares de Alvergaria, ou Albergaria, não haverá dúvidas, foi e é assunto por demais estudado, posto q. não seja tão pacífico entroncar todos estes numa única família. Mas isso é outra questão q. não vem ao caso.
Agora a minha dúvida reside no rigor dos tais manuscritos, cheios de interessantíssima informação.
Mas, todos sabemos que estes manuscritos tem sempre algum exagero, fantasias e imprecisões, que nem por muito repetidas, se transformam em documentação rigorosa.
Vasculhei, sem êxito, o "Portugaliae Monumenta Historica", o "Nobiliário" de M. Souza da Silva. Tentei a "Monarchia Lusitana" e foi um desastre, tal como com F. Gayo, onde manobro igualmente mal...
Alguém tem boa informação do assunto?
Muito grato desde já.
Manuel Maria Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19930 | Vasco Jácome | 22 Apr 2002 22:15 | In reply to: #19911

Caro Manuel Maria Magalhães

Parece-me que há aqui uma confusão entre a Casa do Poço e Cirnes (a menos que eu não tenha atingido tudo, o que tb pode acontecer...): é que só há ligação entre Carvalhos Rebelos, do Poço, com Cirnes Madureira em meados do séc. XIX com o casamento de Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes, sr. da Casa do Poço, com D. Maria da Purificação de Sousa Cirne de Madureira Alcoforado, Srª do Paço de Guminhães, como pode ver na pg. 69 do Vol. I das “Últimas Gerações”.

Os Carvalhos Rebelos estão no Gayo no ttº de Carvalhos §15. Aí é mencionado o casamento de Branca Lourenço de Carvalho com Rui Lopes Rebelo, fº de Lopo Dias Rebelo, Sr. da Honra de Rebelo, no ttº de Rebelos §1 N8. Ora os Rebelos são descendentes de D. Payo Delgado (pelo menos, até vir por aí algum desmentido...)!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

PS- à equipa do GP: andam aqui uma série de Rebelos “desentroncados” e talvez repetidos. Julgo que seria boa ideia dar uma “arrumadela” aos membros desta linhagem!

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19933 | magalp | 22 Apr 2002 22:45 | In reply to: #19930

Vasco, grande Vasco!

Já estava em cuidado...
Mas não. A mulher do Tio António Carvalho era já prima dele. No Poço era assim, quase incestuosoa até a velha casa caír. No mínimo, para ter concessão de casamento era preciso ser parente em 3º grau!!! Os Cyrne no Poço são tanto ou mais velhos do que os Carvalho. Sei pouco disso, mas creio eram Cyrne Rabello, pois uma célebre espada com copos de prata e bronze q. foi parar a um antiquário há já mais de 60 anos, tinha um belo brasão para Carvallho, Rabello, Sousa e Cyrne, mto. embora o dono dela ser Diogo Lopes de Carvalho de seu nome, o tal que tinha direito a andar debaixo do páleo - não sei se de mão dada com o prelado... de resto a Fábrica e o Poço das Patas foram sempre próximos parentes e mto. estimados, da defunta Casa do Poço.
Pelo q. me diz a ligação a Borratem é por Rabello. Vou então virar-me a isso. Pensei ser mais uma fantasia...
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19966 | vbriteiros | 23 Apr 2002 16:51 | In reply to: #19911

Serei eu Senhor?
Vasco (o de Briteiros)

Estou a ver que tenho de ir comprar atal foto do Casal Cyrne-Mesquita-Rebello, com as duas cyrnezinhas sentadas ao lado e datado de 1902.
Poderei trocar a foto por uma Flasche do tintol de Mesão-Frio???
Um abração,
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19969 | vbriteiros | 23 Apr 2002 17:15 | In reply to: #19966

Caro Manuel Maria.
A minha atenção sobre a Família Cyrne advem do facto de terem sido donos da Casa e terrenos designados por " Poço das Patas", hoje Campo 24 de Agôsto. Ora segundo o Dr Eugénio Cunha e Freitas , na Toponímia Portuense , pág. 244, vivía alí em 1837 D. Maria Margarida de Guimarães Ribeiro, a viúva do Murta, viúva de Boaventura José Vaz.
Ora esta Senhora era irmã da minha 4ª Avó Teresa Ermelinda de Guimarães Ribeiro, que vivia em Braga na Rua Nova. Efectivamente nos assentos dizem que ela é natural da Sé -Porto, mas eu ainda não encontrei nada.
Como a dita Tia Margarida tinha ali Casa e terrenos, procuro sempre nas notícias sobre Poço das Patas alusões a "Vizinhanças" da Murta . Foi muito simpática pois ainda herdei um bom pedaço da biblioteca do dito Dr Boaventura, que até pelo que diz o Dr. Eugénio terá dado o nome à rua onde viveu,Rua da Murta, hoje Rua Morgado de Mateus.
Um abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19976 | Vasco Jácome | 23 Apr 2002 19:55 | In reply to: #19933

Caro Manuel Maria Magalhães e Vasco de Sousa Cyrne

Diogos Lopes de Carvalho existem vários no tal ttº de Carvalhos §15. Mas continuo na mesma: não encontro qualquer ligação entre Casa do Poço e Cirnes além da referida na minha mensagem anterior. Nem nesse título, nem na árvore de costados 117 do Costados III e respeitante a esta casa de Lamego. Não haverá confusão com a ligação entre Carvalhos e Rebelos? Aí já encontro várias. As armas da espada não terão sido acrescentadas posteriormente, depois do tal casamento de Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes e D. Maria da Purificação de Sousa Cirne de Madureira Alcoforado?

Um Abraço,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19978 | magalp | 23 Apr 2002 20:05 | In reply to: #19966

Vasco, Monseigneur à Gámá!

por mim não valerá a pena tal esforço e despesa. Já tenho fotografias q. cheguem por identificar.
Descobri há dias aqui nesta palhota maluca em q. vivemos, uma caixa por abrir, duma pomada da minha diocese!! Portanto, e sem fotografia nenhuma volto a convidar-te para bebermos um copo, ou mesmo dois e três...
Um abração/Manel

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19980 | magalp | 23 Apr 2002 20:21 | In reply to: #19976

Sábio Vasco

Não sei. Sinceramente não sei se assim terá acontecido com a tal espada. Uma coisa é certa, não tenho a menor hipótese de ver a dita espada...
Já encontrei a ligação dos Rabellos do Poço ao Paio Delgado. Nunca supuz que fossem tantos os ditos, por outro lado acreditava que fossem os mesmos da Casa do Campo, parece não serem. O parentesco mais próximo é realmente por Teixeira.
Vou vasculhar os Cirnes do Porto e a tal ligação com Lamego. Esses costados q. citou, são do Cannaes? Viu no D. Tivisco? O meu grande problema é andar à procura duma coisa e encontrar 20 que acabam por me distrair...
Ainda manuseio estes manuais como quem pega no Camilo!
Um abração muito obrigado.
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19981 | vbriteiros | 23 Apr 2002 20:34 | In reply to: #19978

Caro Manel
Fico muito grato pelo convite. Quando ?
Um abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19985 | Vasco Jácome | 23 Apr 2002 21:42 | In reply to: #19980

Caro Manuel Maria Magalhães

Os costados de que falo são mesmo do Gayo. Como sabe, os 2 últimos volumes são de costados. Se tiver a edição dos “Carvalhos de Basto”, no vol. XII pg. 192 encontra a tal árvore dos Carvalhos, de Lamego.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19998 | magalp | 24 Apr 2002 02:02 | In reply to: #19981

Vasco

E que tal na próxima 5ª Feira uma ranchada à moda da tropa?
Não precisa de krawatte e o cravo compraremos na baixa... Vale?
Grande abraço
Manel

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#19999 | magalp | 24 Apr 2002 02:25 | In reply to: #19985

Caro Vasco

Claro q. é essa q. tenho. A 1ª nunca cheguei a juntar a nota para ela, estava sempre a subir!
Como está mesmo por cima do meunariz, melhor, dos óculos, vou já espreitar.
Ora vejamos. Tb. por aqui os Rabellos são aos pontapés... será o da IV Ger. ref.8 Diogo Lopes de Carvalho Rabello x 9 D. Luiza de Souza de Sottomayor? Não me palpita. Tenho uma vaga idéia de que a tal espada é dos finais do séc. XVI, mas sem a ver não posso garantir que as armas são da mesma época, para além de poder ser enganado pela qualidade da gravação... de qualquer forma acho que o dito brasão está no museu da Sé, talhado em pedra. Talvez que Correia Azevedo faça referencia ao mesmo, mas este não costuma datar as suas mostras. En Guminhães tb. haverá informação...
Este seu querido Gayo tem uma letra ainda mais miúda do que a da 1ª edição!
Muito obrigado por mais esta ajuda. Estes costados são realmente bonitos e primorosos. Nunca os tinha visto... espero bem que a certeza corresponda à beleza.
Mais abraços
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#20018 | vbriteiros | 24 Apr 2002 18:41 | In reply to: #19998

Caro Manel
Tudo bem para amanhã, mas a que horas.
Posso levar uma vazilha do meu Morgadio, escurito e com uns 12,5?
Um abraço
Vasco Briteiros
P.S. -Acabei de falar ao telefone com o Vasco de Sousa Cyrne, mas o que ele queria era o teu contacto: e-mail ou telefone . Fica o recado dado.

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#28952 | nrleite | 17 Oct 2002 15:50 | In reply to: #19930

Caro Vasco Jácome

Ando às voltas com um Filipe Rebelo, "descendente dos Rebelos da vila de Caria, que tirou carta de brasão de armas em 1543 e nesse ano com sua mulher D. Guiomar Cardoso, descendente dos Cardosos de S. Martinho de Mouros, instituiram na vila de Cedovim, onde o primeiro era Capitão-Mor, o Morgado de Nossa Senhora da Conceição, com capela na Igreja Matriz da dita vila.

Diz-se que as armas que estão no portal de acesso exterior ao quintal da Casa Grande de Cedovim (de Rebelo (pleno) são as de Felipe Rebello.

Sabe dizer-me se estes Rebellos são os mesmos que refere?

Obrigado
Nuno Rocha Leite

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29087 | Vasco Jácome | 19 Oct 2002 11:46 | In reply to: #28952

Caro Nuno Rocha Leite

Não encontro exactamente os que refere. O mais próximo que localizei foi no ttº de Rebelos §55, intitulado “Rabellos, de Cevadim” (adaptando a linguagem):

N9 LOPO DIAS REBELO fº de de Lopo Dias Rebelo N8 do §1 c. c. ...
10 Inês Dias Rebelo, que segue
10 João Rebelo foi a quem o Imperador Carlos V acrescentou as Armas dos Rebelos por Provisão passada a 28-11-1545 firmada por sua própria mão; na dita Provisão concederam-lhe outras honras e o fez Cav. da Ordem Militar chamando-lhe o Magnífico, muito amado e familiar de sua Casa e de seu irmão D. João, dizendo que o dito João Rebelo vinha de bom sangue e que tinha muitos dons e virtudes. Consta por tradição fora enviado à China cujos negócios a que foi acabou.

N10 INÊS DIAS REBELO fª de Lopo Dias Rebelo N9 c. c. Pedro Lopes Rebelo
11 Filipe Rebelo, que segue
11 Francisco Rebelo, Vigário da Igreja da Conceição de Lisboa e depois Abade de Cevadim tirão Brasão de Armas dos Rebelos em 13-04-1538 no qual provou vir sem infecção e bastardia desta família

N11 FILIPE REBELO fº de Inês Dias Rebelo N10 tirou brasão dos Teixeiras e Rebelos em 1604 c. c. ..............

12 FRANCISCO REBELO fº de Filipe Rebelo N11 foi Capitão-mór da Vila de Cevadim onde morou. C. c. Filipa Gomes fª de Álvaro Pires e sua m.er Ana Gomes Rebelo fª de Simão Gomes Rebelo e Joana Mz; Simão Gomes Rebelo era fº de João Gomes Rebelo Franco.
13 D. Catarina Rebelo que casou e teve
14 D. Guiomar Rebelo, que segue

N14 D. GUIOMAR REBELO c. c. Diogo Cardoso de Almeida fº de Ana Cardoso e seu marido Afonso Rz Guerra C.G. no ttº de Cardoso §25 N10


A Carta de Armas de Francisco Rebelo, acima com o nº 11, está no Sanches de Baena com o Nº 853, pg. 214:

FRANCISCO REBELO, abade de Cedain e Vigário da Conceição desta cidade de Lisboa; filho de Pedro Lopes Teixeira e de Inês Dias Rebelo; neto de Lopo Dias Rebelo, que foi fidalgo muito honrado e do tronco desta geração.

Tem as armas dos Rebelos e por diferença uma brica de prata e nela um R de preto. Dada em Lisboa a 13-04-1538. Registado na Chancelaria de D. João III, liv. XLIV, fl. 47v.

Serão estes que procura?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29101 | vbriteiros | 19 Oct 2002 22:32 | In reply to: #29087

Caro Vasco Jácome.
Aproveito este tópico, porque tem algo que gostava de saber.
Nas NCP de António Lambert Pereira da Silva, vol IV, págs. 221-228, vem estudada a Casa de Nossa Senhora da Conceição em Cedovim ,Concelho de Vila Nova de Foz Côa.
O autor cita como primeiro Senhor a Diogo Cardoso de Almeida, depois sua filha D. Guiomar Cardoso, depois sua neta D. Ana Almeida Cardoso, depois seu bisneto José Teixeira Rebelo Cardoso de Aguilar.
José vai casar em Braga em 1706 com D. Maria Pereira Bravo de Meneses, Senhora das Casas dos Bravos e Grãos em Braga.
Sabe explicar-me onde ficam ou ficavam estas Casas.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
P.S. A descrição da Casa de Cedovim refere só uma pedra de armas na frontaria do edificio, esquartelada 1º de Aguilares,2º (?),3º rebelos,4º Pachecos, com contrachefe um sobre todo de Teixeiras.
O autor não identifica o 2º, mas no desenho que acompanha o texto vê-se nitidamente uma torre.

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29110 | Vasco Jácome | 19 Oct 2002 23:42 | In reply to: #29101

Caro Vasco Briteiros

Dessas casas todas, só sei que a dos Bravo é na Rua Visconde de Pindela, com pedra de armas de Bravos, plenas: uma torre, com um leão rampante a investir contra ela (resumidamente). Curiosamente, não vejo estas armas descritas, nem aqui no GP, nem no Armorial Lusitano.

Pelo que vejo da Casa de Cedovim nos “Solares Portugueses” e em www.monumentos.pt, são precisamente estas as armas do 2º quartel da sua pedra de armas.

Quanto a Grãs, não tenho ideia que ainda haja qualquer casa. Talvez uma pedra de armas numa capela na Sé (ou claustros), cabeça de um vínculo instituído por esta família. Mas estou a falar de memória. Convinha verificar nas “Pedras de Armas” ou no trabalho de Domingos de Araújo Affonso. Por favor, veja a minha resposta ao tópico “Pereira Bravo de Menezes - Braga e Castro d'Aire”.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29113 | vbriteiros | 20 Oct 2002 00:01 | In reply to: #29110

Caro Vasco Jácome
Obrigado pela resposta.
Parece-me que nessa Casa mora o meu amigo Dr Aguilar, que tambem tem uma Quinta na Aveleda e trabalhava no Riopele. Agora recordo umas histórias curiosas que ele me contou sobre a "Cruz de Pedra". Curioso que nunca o relacionei com Cedovim. Já há mais de dez anos que não o vejo. Será ainda vivo?
Ele foi o herdeiro universal das Senhoras Matos da Estação , que conheci muito bem!

Sabe que me parece serem essas armas de Bravos, as que se encontram no portão principal da Quinta da Naia?. Lá estão sobrepostas por um chapeu eclesiastico e os simbolos Torre e Leão com representação estranha em forma dimensão e posição.

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29115 | Vasco Jácome | 20 Oct 2002 00:18 | In reply to: #29113

Caro Vasco Briteiros

Julgo que é exactamente essa a pessoa. Mas não conheço pessoalmente.

Quanto à Naia, a questão é encontrar ligação genealógica. Além disso, Vaz Osório, já deve ter meditado nessa hipótese, mas...

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29119 | vbriteiros | 20 Oct 2002 02:50 | In reply to: #29115

O texto de Vaz Osorio relativo a Naia é muito confuso. Logo que oportuno vou rever isso na BPP. Tambem tenho umas escrituras de 1796 com confrontações com Naia e creio que os proprietarios de raiz são a Igreja e/ou Abade de Maximinos. Vou estudar isso.
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29122 | jpcmt | 20 Oct 2002 10:07 | In reply to: #29101

Caros Vasco Briteiros e Vasco Jácome

Em tempos e por interesse de uma amiga e vizinha, actual co-proprietária da Casa Grande de Cedovim, andei a “cheirar” o assunto. O que, na altura, encontrei foi o seguinte:

(C) C. de Cedovim, (B) C. dos Bravos, (G) C. dos Grans (ou Grãas, ou Grãos)

1.Francisco Teixeira de Aguilar e Noronha, n. 22.6.1850 (C,B,G)
2.António Lemos Teixeira Pacheco de Aguilar, par do Reino, FCCR (Alvará de 18.12.1822), n. 22.5.1794 (C,B,G), casou 23.8.1849
3.D. Bárbara Maria José Cristina Nazareno Pedro Regalado do Pé da Cruz da Silva Telo de Noronha (uff!) , filha dos 3.os Marqueses de Vagos, n. 24.7.1823.
4. Francisco Teixeira Rebelo Bravo Cardoso Pacheco de Aguilar, FCCR, n. 16.7.1758, f. 26.6.1829 (C,B,G)
5.D. Maria Ludovina de Lemos Alvim e Carvalho (da casa do Ladário-Sàtão), n. 14.4.1722, f. 2.4.1858.

8.Francisco Xavier Teixeira, FCR, C.O. Xto. (C,B,G)
9.D. Joana Josefa de Azevedo Leite
10.Mariano de Lemos Carvalho e Meneses
11.D. Maria José Beltrão Pita Osório

16.José Teixeira Rebelo Cardoso de Aguilar, FSO, C.O.Xto.
17.D. Ana Maria Pereira Bravo de Meneses.
18. Carlos de Azevedo Leite (n. Guimarães)
19. D. Luísa Pereira (n. Quintão)

32. Francisco Saraiva de Sousa, sr. da Casa de Falachos (Trancoso)
33. D. Ana Maria de Almeida Cardoso (C)
34. Lourenço de Carvalho
35. D. Filipa de Meneses (ou de Sousa) (B,G)

64. Francisco Saraiva de Aguilar, FCR
65. D. Maria de Almeida
66. Francisco Teixeira Cabral Rebelo
67. D. Guiomar Cardoso

70 Diogo Bravo de Meneses (B,G)
71. D. Maria de Sottomayor

134.Diogo Cardoso de Almeida (C)
135.D. Guiomar Rebelo

140. Leão Bravo (B)
141. D. Ana de Azevedo (G)
142. Miguel Resende de Sottomayor
143. D. Ana Ferreira

268. Afonso Rodrigues da Guerra
269. D. Ana Cardoso (C)

280. Diogo Bravo (B)
281. Maria Pereira
282. Bernardo Carvalho de Azevedo
283. D. Madalena do Gran Barbosa (G)
284. Cristóvão de Resende
285. D. Ana de Sotomayor

538. Diogo Cardoso de Almeida
539. D. Joana Teives

Francisco Teixeira de Aguilar e Noronha (nº 1, acima), Sr. das Casas de Cedovim, Castro Daire e dos Bravos e Grãas (Braga), n. a 21-6-1850 e f. no Porto, no estado de solteiro.
Teve de D. Joana Augusta Pinto Ribeiro -- filha de Francisco Pinto Ribeiro e de sua mulher Ana Joaquina,-- que f. com 84 anos, em Cedovim, a 1-4-1932, os seguintes filhos, que perfilhou:

2. José Teixeira de Aguilar Pacheco Rebelo, Senhor das Casas de Cedovim, Castro Daire, e dos Bravos e Grãas., c. g. ilegítima.
2. Jorge Teixeira de Aguilar, que f. solteiro e s.g.
2. Francisco Bravo Teixeira de Aguilar, proprietário, que f. solteiro, mas teve de Laura Mariano, natural de Cedovim, os filhos seguintes:


3. D. Elisa Mariano de Aguilar Teixeira, casada com…………… c.g.
3. Francisco Mariano Teixeira de Aguilar
3. Ilídio Mariano Teixeira de Aguilar (+2002)
3. D. Edite Mariano Teixeira de Aguilar
3. D. Cecília Mariano Teixeira de Aguilar, cega, surda e muda.

Quanto às pedras de armas, a da fachada é de facto um esquartelado de Aguilar (de Córdova), Bravo, Rebelo e Pacheco, com Teixeiras em ponta. As armas dos Bravos: Julgo que pretendem ser as dos Bravos de Espanha), mas estão “simplificadas” , dada a sua complexidade. Deviam ser: II – BRAVO (de Espanha) : De blau, um castelo enchequetado de oiro e goles, iluminado de sable, sobre ondas de blau e prata; na porta, um leão rompante de oiro, e por cima dela, sobrecarregando o castelo, um escudete de blau com três flores-de-lis de ouro; as torres laterais do castelo são sobre-montadas por duas águias volantes de sable, afrontadas.

No muro há outra pedra com as armas dos Rebelos, plenas, postas “au balon”.

No site da DGEMN e no da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Coa há fotografias da casa.
Esta Câmara também editou um livro sobre a casa de Cedovim, que já vi, mas não tenho.

Um abraço para ambos,
João

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29127 | vbriteiros | 20 Oct 2002 14:25 | In reply to: #29122

Caro João
Obrigado pela sua douta intervenção.
Fico agora curioso por saber como entronca o meu amigo e actual residente na casa dos Bravos , nesta família.
Sei que durante anos esta Casa dos Bravos foi um colégio onde estudaram os meus Tios, talvez 1900-1915? .
A propósito das Armas dos Bravos que muito bem descreveu, elas aparecem na Rua das Flores ,aqui no Porto, na grande Casa dos Ferrazes.
Cumprientos do
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29173 | nrleite | 21 Oct 2002 09:57 | In reply to: #29087

Caro Vasco Jácome

Bingo!!!!
Muito obrigado.

Cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29175 | nrleite | 21 Oct 2002 10:11 | In reply to: #29122

Caro "jpcmt"

O livro é "Cedovim - Memórias da Terra e das Gentes (Subsídios para a sua História", Francisco de Jesus Fego, Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Coa, 1995.

A C.M. de Vila Nova de Foz Coa envia à cobrança.

Nos agradecimentos, o autor diz ter recebido uma "História dos Aguilares", compilada pelo Conde de Avilez, de onde supostamente são retiradas as genealogias que transcreve.

Tenho, no caso de estar interessado, um estudo da descendência (mais desenvolvida nalguns ramos) de Francisco Teixeira Rebelo Bravo Cardoso Pacheco de Aguilar e D. Maria Ludovina de Lemos Alvim e Carvalho.

Cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29194 | jpcmt | 21 Oct 2002 13:54 | In reply to: #29175

Caro Nuno Rocha Leite:
Muito obrigado pelas suas informações e amável oferta de elementos sobre Cedovim.
Não tenho um interesse directo sobre esta casa, pois como disse, apenas coligi alguns dados para satisfazer a curiosidade de uma minha vizinha de Oeiras (de apelido Leite-será sua parente?) que está ligada à família.
Mas estou certo que ela gostará de ver o seu trabalho (e eu também!)
Se mo quizer enviar para o meu mailbox (iniciais acima (at) netcabo.pt), fico-lhe muito grato.
Cumprimentos,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29197 | nrleite | 21 Oct 2002 14:20 | In reply to: #29194

Envio-lhe, com todo o gosto, o capítulo que contem os dados respeitantes a Cedovim.

Em Oeiras, poderá ser uma das minhas tias - Maria Antónia ou Maria Inês.

Muitos cumprimentos do
Nuno Rocha Leite

Reply

Direct link:

RE: Cyrne Rebello, eventualmente Souza Cyrne e Cyrne

#29402 | jpcmt | 24 Oct 2002 13:48 | In reply to: #29197

Caro Nuno Rocha Leite:
Aguardo, com interesse os dados e, desde já fico-lhe muito agradecido. A pessoa de que falei não é nenhuma das Senhoras suas Tias.
Quando tiver o seu e-mail lhe darei mais informações.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Jun 2024, 02:13

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen