casamentos 2ª metade do séc.XVIII-adenda

This topic is classified in the following rooms Arquivos

casamentos 2ª metade do séc.XVIII-adenda

#19921 | macp | 22 Apr 2002 17:54

De referir que , nesse assento de 1784, diz que contraíram matrimónio "na forma do concílio de Trento e com licença de Ordinário...". Significa alguma coisa? Ou é só uma fórmula habitual na época?
Desculpem. Maria.

Reply

Direct link:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII-adenda

#19922 | magalp | 22 Apr 2002 19:30 | In reply to: #19921

Maria

Por acaso encontro-me numa medonha e fastidiosa tarefa de cópia de documentos quejandos - assentos de baptismo, casamento e falecimento, acontece que o doc. 31 é exactamente um assento de casamento, em 22.1.1733, na "Egreja de Sto. Izidro de Romariz, Comarca da Feira, Bispado do Porto"
Em traços gerais é semelhante ao q. diz o seu, ainda q. de forma mais arcaica - sempre são 50 anos de diferença e além do mais convem lembrar q. a erudição dos padres não era - nem é...- homogénia. Aqui, a fórmula sacramental mais comum, é:

"... feitas as denunciaçoens na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituiçom do Bisppado n'este egreja sem descobrir empedimento algum em minha presença, F.... Abbade d'esta egreja e presentes por testemunhas N... e N... desta feguesia pessoas conhecidas se casaram solennemente por palavras de presente em face da egreja..."

Esta fórmula varia muito pouco nos assentos de casamento já transcritos. Nos assentos de nascimento, a sua redacção é muito simples. Para mim, os piores de transcrever, são os de falecimento, por muitos extensos e com termos q. me obrigam a consultar um velho dicionário q. para aí tenho, o Fonseca, precioso tesouro. Mas, em compensação, serão os mais informativos.
cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Reply

Direct link:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII-adenda

#129332 | Dsousa | 23 Sep 2006 20:25 | In reply to: #19922

Caro Manuel,

Reparei nesta sua mensagem, onde refere que investigou documentos paroquiais de Romariz. Tenho ascendentes dessa freguesia e gostaria de saber, se possível, se tem nomes de pessoas e famílias do século XVIII, de Romariz.
Agradeço desde já a sua atenção.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Sep 2024, 12:56

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen