silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

This topic is classified in the following rooms Heráldica | Famílias | Regiões

silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#2090 | rafael mião | 06 Feb 2001 16:58

Em carta recebida do notável heraldista Dr. Francisco de Simas Alves de Azevedo,comunica-me que o Brasão referido por mim "Em Acerca de Um Brasão",neste Forum,aos 27-1-2001,é de facto de Dona Violante Henriques(Álcáçovas)e que devia lá figurar nesta igreja manuelina,da aldeia de Santa Cruz,do concelho de Almodôvar(Beja),as de seu marido D.Fernão Martins Mascarenhas,o célebre Capitão dos Ginetes de El~Rei D. João II e do Conselho também de D.Manuel que lhe deu a tença de Conde ,o uso de bandeira quadrada(dos príncipes)e o título de Dom.etc.O seu brasão nesta igreja deve ter o reboco por cima como se vê actualmente e daqui a mais tempo nada restará se não houver cuidado.Pode-se consultar"Sepulturas do Espinheiro de Anselmo Braancamp Freire e Inventário Artístico de Portugal -de Túlio Espanca,onde vêm reproduzidos,porque se encontram na campa destes fidalgos no Convento de Nossa Senhora do Espinheiro-arredores de Évora.

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9429 | Avintes | 20 Sep 2001 11:39 | In reply to: #2090

Caro Rafael Carvalho,

Tenho o maior interesse nesse D.Fernão Martins Mascarenhas, cuja representação e a dos Condes de Santa Cruz seus descendentes, vem a cair na Casa Avintes-Lavradio.

No "Portugal Antigo e Moderno" de Pinho Leal, a descrição do brazão que refere (perto de Evora?) é esquartelado 1º e 4º Mascarenhas, 2º e 3º de Leão mantelado de Castela. Este último é obviamente Henriques. Penso que a semelhança das armas dos Silveiras às dos Mascarenhas poderá ter levado a Pinho Leal ao engano. No entanto ele só faz referência a um brazão de armas e não a dois.

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9456 | rafael mião | 20 Sep 2001 20:02 | In reply to: #9429

Caro Avintes
Remeto-o para o m/Tópico -Acerca de um brasão e também - Famílias Algarvias.

Sabia da existência de um brasão na igreja de Santa Cruz(igreja antiga)freguesia do concelho de Almodôvar e como tenho casa relativamente próxima lá fui várias vezes e a minha admiração por ver as armas esgravitadas na referida igreja -o brasão de D.Violante Henriques(Alcáçovas) -Silveiras e Henriques ,de D.Violante Henriques 2.ª mulher do célebre valido de D.João II- Fernando Martins Mascarenhas-Capitão dos Ginetes,etc,etc.mais tarde por D.Manuel I e do seu Conselho tomou o nome de D.Fernão Martins Mascarenhas com a tença de Conde,bandeira quadrada,etc.meus presumíveis antepassados pelo ramo -MYAM ou MIÃO.
Como o marido foi Comendador de Almodôvar,naturalmente Santa Cruz,aqui referida lhe pertenceria.E como o título de Conde de Vila da Horta foi mudado para Conde Santa Cruz na pessoa de D.Francisco Mascarenhas(não usavam -de)por mercê de Filipe I(II)de Portugal, da vila de Santa Cruz das Flores acho interessante a freguesia referida no B.xo Alentejo ter o nome do mencionado titular.O nome de Santa Cruz da aldeia seria dado pela Família aqui mencionada?! e mais: devia de figurar na referida igreja as armas de D.Fernão Miz Mascarenhas seu marido.Mas como está quase tudo sob reboco não consegui descobrir.
Alertei os serviços competentes, na devida altura que fizeram a respectiva correcção e no item -Santa Cruz corrigiram e puseram ref.as ao Convento de Nossa Senhora do Espinheiro-Évora, onde o referido casal está sepultado e à Matriz de Alcáçovas.Pode consultar http://www.monumentos.pt/ e em Património Artístico ,na Base de Dados Ipa introduza Área Geográfica-Almodôvar-Igreja de Santa Cruz.Também é imprescindível consultar a obra de Braancamp Freire-As sepulturas do Espinheiro.
Desculpe não escrever mais ,estou à pressa,mas fico ao dispôr e não quis deixar para mais tarde esta informação.
Com os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9489 | Avintes | 21 Sep 2001 02:21 | In reply to: #9456

Caro Rafael Carvalho

Isto já é muita areia para a minha pequena e inexperiente camioneta! Embora conheça bem estes nossos antepassados, detalhes sobre a referida aldeia de Santa Cruz não os sei - mas a sua teoria é mais que provável. De qualquer forma, vou rever os arquivos da Casa.

Sei, no entanto, que a família já tinha uma grande herdade em Évora, que foi coutada a Martin Vz Mascarenhas, bisavô de D.Fernão Mz Mascarenhas, por volta de 1370, onde este instituio o morgado da Capitôa, que incluia bens de um morgado instituido por Gonçalo Anes Lobo e sua mulher em 1362.

Outro Martin Vz Mascarenhas, neto do primeiro e pai de D.Fernão, instituiu um morgado em Alcácer do Sal.

Em relação ao uso (ou não) do "de" - na nossa família nunca foi usado, mesmo aquando do uso pelos Marquezes de Lavradio dos vários apelidos pela representação de determinados morgadios ou outra Casas nobres (e.g. o nome do 3º Marquez, ao mesmo tempo 9º e 10º neto de D.Fernão Mz Mascarenhas, e seu representante: D.António Máximo d'Almeida Portugal Soares de Alarcão Mello de Castro Ataíde Eça Mascarenhas Silva e Lancastre.

Os meus agradecimentos pelas suas informações e pelas valiosas dicas!

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9498 | rafael mião | 21 Sep 2001 11:23 | In reply to: #9489

Caro Avintes
Eu tenho um apontamento sobre -o vínculo:morgadio e depois condado de Palma-próximo de Alcácer do Sal e mais uma nota de interesse,quando encontrar e me for possível irá.D.Fernão Martins Mascarenhas nasceu em Álcácer,segundo a Senhora Profª Doutora Maria Manuela de Mendonça(num artigo de um periódico de Alcácer do Sal,em 1992,não sei onde tenho ,agora ,o recorte)e como sabe ele foi seu Alcaide-Mor e na Capela das Onze Mil Virgens,em Alcácer há panteão dos Mascarenhas e encontra-se lá a pedra de armas ,na resp.ª campa,de D.Pedro Mascarenhas,armas de Mascarenhas diferenciadas e notáveis em heráldica.No Mosteiro do Espinheiro-Évora na campa de D.Fernão e de D.Violante Henriques,estão juntos,enorme campa ,figuram as armas plenas -Mascarenhas e no outro escudo(esquartelado),por baixo ,as de Silveiras(do Coudel-Mor e Escrivão de Puridade) e Henriques(Alcáçovas/Trastâmara).Infelizmente,ou felizmente para não ser pisada,a campa está debaixo de uma alcatifa e sobre ela é rezada missa todos os meses em dia e hora que de momento não me recordo e das vezes que lá tenho ido tive a sorte de poder tirar fotografias.Se quiser enviar-lhe-ei se souber a sua morada,fotografia do brasão na igreja de Santa Cruz.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho
bdodegusmao@mail.telepac.pt

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9523 | rafael mião | 21 Sep 2001 19:26 | In reply to: #9489

Meu Caro Luís (Avintes)
Recebi o mail.Conto enviar na próxima semana.
Com consideração os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9970 | marsousa | 29 Sep 2001 09:56 | In reply to: #9489

Caro Senhor

Peço desculpa pela intromissão neste tema .

Acontece que o título me chamou a atenção visto que descendo da Família Mascarenhas. Tenho a ascendência confirmada (registos paroquiais, mercês e outro documentos "insuspeitos") até Gaspar de Figueiredo Mascarenhas (n. em Faro em 1629), referido na GEPB e que foi valoroso militar, Meirinho da Alfândega e Almadravas da Cidade de Faro e que casou com D. Mariana do Vale e Sousa. Este casal teve vários filhos entre os quais D. Luísa Maria de Figueiredo Mascarenhas e D. Josefa Teresa Mascarenhas de Figueiredo antepassadas de minha 6ª avó D. Maria Antónia Lampreia de Figueiredo.

No livro "Famílias Nobres do Algarve" de Sanches de Baena, é possível seguir a linha da varonia do referido Gaspar de Figueiredo Mascarenhas até Martim Vaz Mascarenhas (da Capitoa), passando por Fernão Martins Mascarenhas, de quem D. Fernão Martins Mascarenhas era neto.
Tenho procurado obter a confirmação da ligação de Gaspar de Figueiredo Mascarenhas aos mais antigos por outas fontes, nomeadamente nobiliários, mas até agora ainda não consegui.

Agradeço portanto qualquer ajuda nesse sentido.

Com os meus cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Reply

Direct link:

RE: silveira-henriques(Alcáçovas)-martins mascarenhas/

#9975 | rafael mião | 29 Sep 2001 12:03 | In reply to: #9970

Cara Senhora
Acabo de ler a mensagem em epígrafe.Por acaso ,tenho alguns apontamentos e outros que precisam de ordenação adequada inerentes a este tópico que,para mim,também é deveras aliciante.De momento ,e por sair de viagem,não será provável muito breve dar realização ao pretendido.
Com os meus melhores cumprmentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jun 2024, 18:40

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen