Registos da 10ª
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Registos da 10ª
Será que alguém me pode informar onde se encontram estes registos?
Em que consistem?
Obrigada.
Maria
Direct link:
RE: Registos da 10ª
Cara Maria
A "décima" foi um dos muitos impostos que os nossos antepassados tiveram que pagar. Determinado nas Cortes de 1641 e fixado em 4,5% pelo Decreto de 5 de Setembro de 1641, foi posteriormente suspenso; restabelecido em 26 de Setembro de 1762 com a taxa de 10% (daí a décima), incidia sobre o rendimento dos imóveis e era pago ao Estado pelos proprietários.
A "décima eclesiástica" era também de 10% sobre os produtas da terra e dos animais. Era recebida pelo clero regular e secular, pelas ordens militares e por alguns indivíduos.
A "décima dos juros" incidia sobre o rendimento do dinheiro emprestado.
Na Torre do Tombo (IDD 510) há cerca de 7300 livros de Impostos, que incluem a "décima", e no Arquivo Histórico e Biblioteca do Tribunal de Contas há também cerca de 7300 livros (outros) da décima de Lisboa e Estremadura.
No Tribunal de Contas informaram-me que há muitos mais livros da "décima" dispersos por Arquivos Distritais e Municipais, incluindo o de Lisboa, o que não tive ainda oportunidade de confirmar.
Aqui fica o pouco que sei sobre o assunto.
Cumprimentos
António
Direct link:
RE: Registos da 10ª
Caro António Forjó
Na Igreja Católica a dizima não foi revogada ou suspensa. Ainda faz parte do mandamentos da Santa Madre Igreja, que uma grande parte não cumpre...
Aqui há tempos um determinado casal queixava-se amargamente do Prior da respectiva freguesia lhes ter cobrado emolumentos pelo casamento duma filha e, a um outro casal deles conhecido, nada cobrara, e ainda por cima tinham bem mais alto poder económico! Caíram das nuvens quando lhes explicaram que o segundo casal tinha o seu pagamento de dízima regularizado, como "boons vezinhos e parochianos que eram". Nem sabiam o que isso era, tal como eu q. não relacioei agora a 10ª com a velha dízima...
cmptos.
M.Magalhães
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Nov 2024, 21:50