P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergipana
This topic is classified in the following rooms Pessoas
P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergipana
Caro Dr. Dória ( e visitantes):
Saudações ! Estive relendo o Dicionário Biobibligráfico Sergipano, de Armindo Guaraná, e encontrei na página 153 um personagem que talvez interesse ao Sr. É Joaquim Maurício Cardoso, mas, conhecido como Absalão Dória, fº de Pedro Gordo da Cruz e Inês Cardoso, nascido em Estância, Sergipe (12-02-1876). Ele esteve na Escola Militar, em 1893, e participou de revoluções como "florianista". Foi telegrafista em Buquim. Escreveu várias peças teatrais.
Estou procurando uma ligação entre estes Cardosos, os Amados, os Dantas e os Valadares.
Obrigado
Paulo Valadares
Direct link:
RE: P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergi
Paulo, desculpe, só agora vi esta mensagem. Meu avô paterno, Raul Moitinho da Costa Doria, era nascido em Estância, mas o pai, Diocleciano da Costa Doria, era baiano de Itapicuru.
Absalão, nunca ouvi falar. Mas sei de um primo Aarão Doria, filho de Manuel Mendes da Costa Doria, irmão mais velho de meu bisavô, que passou a Ilhéus, onde se fixou, segundo me contaram.
Parentes outros, com sangue Doria também, vale citar Mons. Olympio de Campos, filho de José Vicente de Souza, que representou N. Sra. no batismo de meu bisavô, e que era, que eu saiba, tio materno do mesmo.
Forte abraço; meu e-mail pvt é doria_gen@yahoo.com.br
fa
Direct link:
P/ Dr. Dória (e visitantes) : Genealogia Sergipana
Prezado Paulo Valadares,
Ignez Cardoso é natural de Estância, e, irmã do Prof. Brício Maurício de Azevedo Cardoso, antigo diretor do Atheneu sergipense, deputado e autor do selo do estado de Sergipe. Consequentemente, é tia do Senador e Deputado sergipano Graccho Cardoso, filho desse professor.
Desconheço que seu filho Joaquim Maurício Cardoso tenha o pseudônimo de Absalão Dória.
Esse ramo da família Cardoso é oriunda do sul de Sergipe, mais precisamente da cidade e região de Estância.
Na verdade, esse ramo familiar chama-se Azevedo Cardoso, que é oriundo da junção do baiano Prof. Joaquim Maurício Cardoso, chegado em Estância em 1826, oriundo da Bahia, com o casamento com a sergipana Joana Baptista de Azevedo, do ramo dos Azevedo. Esses, por sua vez, são proprietários de terras e de engenhos em Estância e redondezas.
Os Azevedo Cardoso, juntamente com os Amado e os Calazans são ramos familiares da cidade de Estância.
Particularmente, desconheço alguma ligação marital entre esses ramos com os Azevedo Cardoso.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Dec 2024, 10:11