Família Moniz Barreto

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família Moniz Barreto

#23124 | Maggie | 19 Jun 2002 09:47

Família Moniz Barreto

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23140 | doria_gen | 19 Jun 2002 13:18 | In reply to: #23124

Bom dia, Margarida. Sua mensagem não apareceu. Como estão suas pesquisas?

Lembranças do Brasil, Francisco Antonio

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23141 | Maggie | 19 Jun 2002 13:35 | In reply to: #23140

Boa tarde Francisco, as minhas pesquisas por agora estão paradas até meados de Julho, estou com exames. Já tenho uma boa base de dados Moniz Barreto mas ainda faltam descobrir mais ramos Moniz Barreto. Assim que tiver mais tempo, darei mais pormenores do que eu quero descobrir do Moniz Barreto.

Lembranças de Portugal Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23198 | doria_gen | 20 Jun 2002 12:31 | In reply to: #23141

Margarida:

E' sempre um prazer corresponder-me com você. Por que você não posta algo do que já sabe, na medida de sua disponibilidade?

Aproveito para comunicar a você que vem aí mais uma descendente dos Monizes Barretos: Leila, mulher de meu filho Pedro, está grávida de uma menina.

Lembranças do Brasil, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23323 | arezdasilva | 23 Jun 2002 16:38 | In reply to: #23141

Margarida,
Já tem os ramos da Índia dos Monizes Barreto? Parte são meus primos.
Um abraço,
Jorge
utilize jorge_arez@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23364 | Maggie | 24 Jun 2002 17:39 | In reply to: #23198

Olá Francisco,

Muitos Parabéns!!! Vou começar por si, quando é que o seu filho casou e como se chama a mulher?

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23394 | doria_gen | 25 Jun 2002 14:15 | In reply to: #23364

Obrigado, Margarida. O nome da mulher de Pedro é Leila Sterenberg. Ela é apresentadora de um de nossos canais a cabo noticiosos, a Globo News.

A filha deles - o nome já está escolhido, Laura - nasce agora em julho.

Tudo de bom para você e os seus, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23440 | rmfrp | 26 Jun 2002 15:35 | In reply to: #23124

Cara Margarida:

As minhas desculpas pela intromissão neste tópico, mas verifiquei que alguns Moniz Barreto que constam na base de dados do GP são meus parentes por descenderem da família Robalo do lugar do Porto de Balsa (Fajão - Pampilhosa da Serra).

Caso tenha interesse nesta família Robalo, poderei dar mais informações.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23574 | Maggie | 29 Jun 2002 11:00 | In reply to: #23440

Caro Rui,

Só tive oportunidade de ver agora a mensagem, com o acesso restrito ao fim do dia, não posso ver as mensagens. Sim, estou em interessada em saber mais informações da família Robalo. Ficarei a aguardar por mais notícias.

Cumprimentos,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23600 | rmfrp | 29 Jun 2002 17:12 | In reply to: #23574

Cara Margarida:

Muito obrigado pela sua resposta.

O que sei da origem dos Robalos do Porto de Balsa é o mesmo que provavelmente já sabe: descendem de Francisco João Robalo e Águeda Francisca. Não encontrei o registo deste casamento nos livros paroquiais do Fajão.

Quanto à descendência, creio ter novidades.

Francisco João Robalo (pai) e Águeda Francisca tiveram, entre outros filhos, Francisco João Robalo (filho), baptizado em 23.11.1705 no Porto de Balsa, e que casou em 24.02.1732 em Casegas (Covilhã) com Maria Vaz Freire, filha do Cap. Paulo de Carvalho e de Ana Vaz Freire, desta localidade. A sua descendência inclui muitas pessoas de apelido Robalo.

Maria Vaz Freire enviuvou e voltou a casar em 07.05.1744 com Miguel Antunes, de Casegas. Constatei recentemente que alguns descendentes deste casamento adoptaram também o apelido Robalo, embora sejam "falsos" Robalos pois não descendem de Francisco João Robalo, que foi, segundo creio, o primeiro deste apelido que viveu em Casegas.

Eu descendo de ambos os casamentos de Maria Vaz Freire, e portanto também de Francisco João Robalo.

Esta família Robalo já tem sido discutida no Fórum. Veja por exemplo:

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=2839

Alguns destes Robalos até já estavam na base de dados do GP (por lapso, Francisco João Robalo (pai) está apenas como "João Robalo"):

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=35287

Cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23631 | Maggie | 30 Jun 2002 11:17 | In reply to: #23600

Olá primo,

Francisco João Roballo e Águeda Francisca são meus antepassados há 9 gerações. Os meus dados desta família estão no site como Francisco João Roballo e com dois "l". Eu descendo da Maria Francisca e de Felipe Madeira, que por sua vez tiveram João Madeira Roballo, casado com Maria Nunes. Filha: Maria Nunes Inês casada com José Martins Carvalho. Filha: Josefa de Jesus, casada com José Maria da Rocha. Filho: Antónia Maria da Rocha casado com Maria dos Prazeres. Filho: António Maria da Rocha casado com Quitéria de Jesus Carvalho. Filha Violeta Alves Rocha, casada com Mário Mendes Delgado. Filha: Maria Virgínia e por último Margarida, que sou eu.

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23632 | Maggie | 30 Jun 2002 12:19 | In reply to: #23394

Olá Francisco,

Gostaria de saber por acaso sabe a descendência de Nicolau de Carvalho Pinheiro e de Teresa Moniz Barreto? Este Nicolau é filho de Maria de Aragão e de Nicolau de Carvalho Pinheiro, ele nasceu em 1681. E se sabe de quem é filha a Teresa Moniz Barreto?

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23639 | doria_gen | 30 Jun 2002 16:35 | In reply to: #23632

Esse devo saber, porque são colaterais próximos a mim. Um dos Carvalhos Pinheiros, Antonio Pinheiro de Carvalho, foi acusado de judaizante num documento de 1635; sem consequências.

Nicolau (II) casou com Teresa Moniz Barreto, filha de Jerônimo MB e de D. Maria de Sousa; casaram em Mataripe, engenho da família, em 13.10.1706.

Filhos conhecidos:

- D. Maria Moniz de Aragão.

- Jerônimo Moniz Barreto.

- D. Catarina de aragão, c.c. Pedro Merelo de Cerqueira, s.g.

- D. Angela Moniz de Aragão.

Fonte: Jaboatão, tto. Carvalhos Pinheiros.

Nicolau (II) era irmão de D. Isabel de Aragão, mãe de minha 6a. avó D. Antonia de Aragão Pereira, casada em 1716 com Gonçalo Barbosa de Mendonça, † 1737, meu 6o. avô agnata. (Seus netos reverteram para o nome Costa Doria.)

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23650 | rmfrp | 30 Jun 2002 18:40 | In reply to: #23631

Cara Margarida:

Eu sou duas vezes oitavo neto de Francisco João Robalo (pai) e Águeda Francisca, uma vez que o casal Joaquim Giraldes dos Santos e Maria Dias Robalo, meus trisavós, eram ambos bisnetos de Maria Francisca, filha de Francisco João Robalo (filho) e Maria Vaz Freire.

Maria Dias Robalo, a minha última antepassada de apelido Robalo, era filha de Faustino Dias Robalo e Brízida Dias de Carvalho, que estão no GP, e irmã da Rosária Dias Robalo a que se refere o tópico que anteriormente lhe indiquei.

Sou ainda descendente do segundo casamento de Maria Vaz Freire, com Miguel Antunes.

Cumprimentos do primo,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23786 | Maggie | 03 Jul 2002 08:49 | In reply to: #23639

Olá Francisco,

Houve descendência de Maria Moniz de Aragão, Jerónimo Moniz Barreto e Ângela Moniz de Aragão, filhos de Nicolau e Teresa?


O Egas Moniz, filho de Duarte Moniz Barreto e de Helena de Melo, neto paterno de Egas Moniz Barreto e Maria. Casou? Teve descendência?

Até breve,

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23803 | doria_gen | 03 Jul 2002 13:09 | In reply to: #23786

Margarida,

Para vermos a descendência desse pessoal no primeiro parágrafo, teremos que fazer uma busca nos inventários que estão guardados no Arquivo Público da Bahia. Não sei de nada.

Sobre o segundo caso: são os herdeiros da alcaidaria da Vila Velha, e tiveram o sobrenome de Barreto de Mello. Mas entre os filhos de Duarte e Helena não vejo nenhum Egas. Onde você o encontrou?

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23805 | Maggie | 03 Jul 2002 13:28 | In reply to: #23803

Francisco,

Eu tinha uma indicação de um Egas Moniz que vem no Nobiliário do Noronha das famílias da Madeira, pode ser um engano da parte dele.

Queria saber os descendentes Joana de Melo, filha de Luiz de Melo e Vasconcelos e de Leonor Varela, casada com João Cássares de Amorim.

E da irmã dela a Feliciana de Melo, casada com Gonçalo de Amorim.

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23806 | Maggie | 03 Jul 2002 13:31 | In reply to: #23805

Queria dizer Ana de Melo Varela e não a Feliciana de Melo.

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23808 | Maggie | 03 Jul 2002 13:44 | In reply to: #23124

Francisco,

Tenho uma Maria da Conceição Menezes, filha de Jorge Barreto de Vasconcelos e de Apolónia Teles de Menezes. Ela casou com um António Moniz Barreto, de quem é ele filho? E houve descendência desse ramo?

Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23825 | doria_gen | 03 Jul 2002 16:33 | In reply to: #23805

Margarida,

Vou olhar aqui se há alguma referência a tal personagem. O casamento Duarte - Helena deixou descendência, sim.

Gdes abcs, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#23983 | doria_gen | 06 Jul 2002 13:52 | In reply to: #23808

Era filho de Diogo Moniz, o Gordo, e de sua sobrinha Mécia de Aragão de Meneses. Tiveram descendência, sim.

Vc já tem a genealogia dos Monizes baianos?

Desculpe, só vi sua pergunta agora. Forte abraço, fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#24024 | Maggie | 07 Jul 2002 11:23 | In reply to: #23983

Olá Francisco,

Não sei se tenho a família dos baianos, eu não consigo identificar nos meus dados quais são as famílias do lado dos baianos, até posso ter mas para isso preciso de uma indicação.


Margarida

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#24035 | doria_gen | 07 Jul 2002 13:01 | In reply to: #24024

Bom dia, Margarida,

Entre em contacto comigo, e mando a vc em pvt o material, que está espalhado em vários sites na rede.

Meu e-mail é:

doria_gen@yahoo.com.br

Bom domigo para você e os seus,

fa

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#24871 | Carlotto54 | 27 Jul 2002 15:49 | In reply to: #23124

Maggie
Passei por aqui e reparei nos Moniz Barreto
Será que tem algo a ver com os Açores,pois tenho um parente casado com uma sra.Moniz Barreto em 1842,passo a transcrever:
Hyton Augusto Serpa tenente coronel de infantaria nasc.em Angra do Hiroísmo em 9/9/1817 e casou na Madalena do pico em 2/1/1842 com marquesa Guilhermina Pamplona Corte-Real Moniz Barreto que nasceu em Angra do Hiroísmo em 30/4/1882 e morreu em 17/9/1889 em Ponta Delgada Açores e tiveram
Frederico-Angra 14/4/1884 -24/3/1845
Frederico Augusto
Amaro Augusto
Pedro Augusto
Acaso estes dados lhe digam algo ,gostaria de saber um pouco mais .
Os meus cumprimentos
Carlos Rebelo

Reply

Direct link:

RE: Família Moniz Barreto

#24878 | Maggie | 28 Jul 2002 11:39 | In reply to: #24871

Carlos,

Em princípio a Guilhermina liga à família dos Moniz Barreto nos Açores, é uma grande família, mas não encontrei-a. Sabe dizer-me quem eram os pais dela, talvez por aí consiga descobrir a ligação à minha base de dados. Por aí talvez já saiba dizer a ascendência dela.
A Guilhermina nasceu quando? Não foi em 1882, se fosse assim não poderia ter casado com o Hyton.

Os meus cumprimentos,

Margarida

Dado a minha limitação de ver as mensagens durante a semana devido ao acesso restrito, deixo aqui o meu mail: margarida8@netcabo.pt

Reply

Direct link:

Família Moniz Barreto

#426891 | Rita Barreto | 02 Sep 2020 22:42 | In reply to: #23140

Boa noite Margarida! Sou a Rita Barreto e tenho interesse em obter informações sobre meus antepassados. Meu avô se chamava Gabriel Muniz Barreto Filho.

Reply

Direct link:

Família Moniz Barreto

#426892 | Rita Barreto | 02 Sep 2020 22:45 | In reply to: #24035

Doria, Boa noite! Mande material para mim tbm, por favor. Meu e-mail é
ritabarreto1208@hotmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Jun 2024, 06:04

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen