cargos municipais
This topic is classified in the following rooms Cargos
cargos municipais
Caros participantes,
Sou apenas uma principiante em genealogia, que agradecia um pouco de ajuda. Nas minhas pesquiças encontrei alguns cargos municipais, e gostaria que me dessem mais informações sobre eles. Por exemplo se era preciso estudos ou critérios especias para os obter, quais são exactamente suas funções, etc. :
regedores, louvados das águas, louvados da décima e/ou da contribuição, guarda-campos ou guardas rurais, louvados ou informadores da Côngrua, cobradores da Sisa, da décima e outras contribuições, informadores para a reforma das Matrizes.
Uma vez mais obrigada pelas respostas.
Cumprimentos, Sandra Moreira de Carvalho, França
Direct link:
RE: cargos municipais
Bemvinda Sandra,
Vou tentar dar-lhe algumas explicações sobre estes cargos.
Os louvados eram pessoas, à partida de boa reputação na comunidade, que fazia (e ainda hoje fazem em alguns locais) repartições, avaliações de terrenos, atribuindo-lhes um valor normalmente aceite por todos. No caso dos louvados das águas, da décima e da côngrua, são indivíduos de têem a seu cargo o ordenamento fiscal e económico da paróquia/freguesia, nomeadamente ao nível da divisão das águas pelos campos (no primeiro caso), e da cobrança de impostos -a décima para o Estado, e a côngrua para mantimento do Padre-. Os cobradores da Sisa, bem vê que recolhiam a devida percentagem deste imposto ainda hoje existente em portugal (e que tanta discussão tem causado!).
Os informadores para a reforma das matrizes, são já uma criação das reformas pós-liberais do século XIX e tinham, não quero enganá-la, mais ou menos esta função: a de inventariar, em cada paróquia, as propriedades a serem inscritas nas novos livros de registo de propriedade dos cartórios.
Sobre os guarda-campos ou guarda-rurais, tenho algumas dúvidas, vou tentar descobrir alguma coisa sobre eles e posso dizer-lhe mais tarde.
De qualquer forma qualquer uma destas personagens tinha, de uma maneira ou de outra, uma certa importância na comunidade, dependendo do sítio e do tempo em que se inserem.
Se precisar de mais alguma informação, disponha
Nuno de Resende Mendes
Direct link:
Caro Nuno,
Obrigada pela sua gentileza, agradeço-lhe imenso suas explicações
Cumprimentos, Sandra Carvalho, França
Direct link:
Sobre Regedores deve ler o tema deste forum "A figura do Regedor".
Cump
Carlos Patricio
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 07:45