Trigueiros, Andrades e Marrocos
This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Títulos | Património | Regiões
Trigueiros, Andrades e Marrocos
Agradeço todas as respostas à minha solicitação. Ainda não percebi muito bem como se responde às mensagens. Da forma que sei, gostaria de dizer a todos que me responderam que vou tentar seguir até à actualidade as pessoas que em 1860 fizeram o registo dos morgadios que administravam, no Governo Civil de Castelo Branco e que eram entre outros: o Conde de Graciosa que apresenta a certidão de um vínculo instituído por D.Brites Maria de Andrade e Couto a que se anexam outros;António de Pádua Leitão Marrocos, administra o vínculo instituído em 1774 por Leonardo Ferreira Faísca e D. Inês da Cunha Robalo; Jerónimo Trigueiros de Aragão Martel que administra o vínculo instituído por Domingos Ambrósio e D. Maria Marques Gouloa e o de Peroviseu e Chãos.
Além destes outros há que envolvem nomes como os Francos, Frazões, Tavares Osórios, Castelos Brancos, Sarafanas, Tabordas, Caldeiras Valadares...
Estou ao dispor para dar e receber informações.
Cumprimentos
Judite
Direct link:
RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos
Ex.ma Senhora e cara Confrade
Na árvore de costados do Dr.Sidónio Pais,que foi Presidente da República Portuguesa,inserto no boletim da Academia Portuguesa de Ex-Libris -LX.1965 -Abril .n.º 32-Ano X,vem também referido o Padre Manuel António Marrocos,nat. de Lanhelas-Caminha.Este foi F.S.O M.25-1747 e poderá consultar o resp.º processo na TT.Era filho de Santos Domingos da Costa,nat.de Meruge e de Maria Engrácia Guerreiro,nat. de Lanhelas-Caminha e neto pat. de Pedro Domingues da Costa e de Maria Roriz de Azevedo cas. aos 31-5-1694 e neto materno de Manuel Domingues Caldas,nat. de São JOão de Longos Vales e de Isabel Páscoa Guerreiro,e na árvore de costados do Presidente Sidónio Pais,aparece como seus 4.sºavós,por via da avó paterna-Manuel Domingos Marrocos,nat. de Lanhelas e Isabel Páscoa,que devem ser os mesmos ref.os como avós do Pad.Manuel António Marrocos.
Interessei-me muito pela ascendência do Dr.Sidónio Pais,por ser desc. de família de apelido-Guerreiro-pois em Caminha houve e ainda haverá o ramo-Pita Guerreiro.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos
Cara Judite.
Podia-me fornecer todos os elementos na sua posse sobre sobre os vínculos de
“Jerónimo Trigueiros de Aragão Martel que administra o vínculo instituído por Domingos Ambrósio e D. Maria Marques Gouloa e o de Peroviseu e Chãos”.
Muito grato
Joao Trigueiros
Direct link:
RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos
joão
relativamente a pitas e aragão há informação disponível na revista caminiana. tanto a propósito da casa dos pitas de caminha, como num artigo sobre venade, freg deste concelho.
eu não tenho comigo estas revistas, mas a m. mãe tem os nºs todos. a ver se por estes dias vejo o que te possa interessar
abraço
luis t.
Direct link:
RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos
Caro Rafael Carvalho
Já conhece o trabalho do nossso Confrade António Júlio Trigueiros sobre o mesmo tema?
Tenho-o em meu poder em disquete fornecido pelo Autor, dado descender do mesmo Diogo Brandão de Alvelos-Barcelos.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos
Caro Vasco Briteiros
Agradeço a informação,mas não tenho esse trabalho de António Júlio,SJ.Acho que não será indiscrição minha dizer-vos que somos muito amigos e parentes pelos-Guerreiro de Gusmão.E tenho-o em grande consideração,além de amizade.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Trigueiros, Andrades e Marrocos
E como achega genealógica,porque refere uma pessoa de apelido Alvelos,pois a família-Guerreiro de Gusmão esteve e está ligada por laços de consanguinidade e afinidade a Arvelos/Alvelos,de Almodôvar,família nobre alentejana.Apelidos iguais não correspondem,a maioria das vezes,às mesmas famílias,mas tenho sempre bem presente que mercê de circunstâncias diversas,muitos migraram,por numerosas razões e,assim,há apelidos,menos vulgares,que pela sua carga nobiliárquica correspondem frequentemente a ramos familiares(mesmo tronco),por acaso,tenho um tópico com este título(refiro-o apenas,por observar que é muito amigo de António Júlio e lá aparecem notícias que se lhe referem)
Muitas famílias e seus descendentes,com o correr do tempo e gerações obnubilaram o conhecimento das suas origens e proveniência.
Um bom fim de semana.
Rafael Carvalho
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Dec 2024, 01:33