Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24124 | artur41 | 09 Jul 2002 17:28

Caros colegas

Gostaria, se possível, se me esclarecessem sobre a ligação de Gonçalo Dias de Barros com Isabel de Castro: quem foi esta minha antepassada, e que a que ramo dos Castro pertencia?
Desta ligação nasceu Lopo de Barros que se casou com Maria Álvares Raposo. Onde posso arranjar dados sobre estes Raposos?

Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24129 | jpcmt | 09 Jul 2002 18:15 | In reply to: #24124

Caro Artur Camisão Soares:

As minhas notas não correspondem exactamente ao que diz. Com efeito, segundo elas:

- Gonçalo Dias de Barros, casou com sua prima Ana de Azevedo, filha de Martim Martins de Barros e, depois de viúvo foi abade de Calvelo.

Alguns genealogistas dão-lhe por pai Nuno Fernandes de Barros, mas não é certo. Este teve, de sua mulher Brites de Azevedo, entre outros, Gonçalo Nunes de Barros, que foi cavaleiro e comendador da Ordem de S. João de Jerusalém e muito estimado d’El-Rei D. João I, que lhe deu o senhorio das terras de Entre-Homem e Cávado, como consta da carta da mesma mercê, feita a 25/4/1388, de que também consta ser o mesmo fidalgo senhor de Castro d’Aire, com suas rendas, desde 8/6/1384 (livro 1º da Chancelaria). Foi também, como seu pai, senhor do préstimo de Perozelo. Teve, legitimado, entre outros

- Gonçalo Nunes de Barros, segundo do nome, que sucedeu na casa de seu pai e casou com Dona Isabel de Castro e Vasconcelos.

Desta D. Isabel de Castro, julgo que a ascendência é a seguinte

1- Isabel de Castro e Vasconcelos
2- Gonçalo Mendes de Vasconcelos, “O Velho”
3- Tareja Rodrigues de Vasconcelos (4ª mulher)
4- Dom Mem Rodrigues de Vasconcelos
5- Maria Martins Zote
6- Ruy Vasques Ribeiro
7- Maria Gonçalves de Briteiros (2ª mulher)
8- Etc. (se precisar de mais para trás, diga sff)

Tenho mais elementos (também descendo desta gente) que, com tempo e se estiver interessado, lhe posso enviar para o seu e-mail.

Um abraço do
João de Castro e Mello trovissuqeira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24130 | jpcmt | 09 Jul 2002 18:21 | In reply to: #24124

Caro Artur:
Com a minha habilidade dactilográfica, arranjei outro apelido... as minhas desculpas.
João

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24141 | Vasco Jácome | 09 Jul 2002 21:14 | In reply to: #24129

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

O assunto da origem dos Barros também é do meu interesse. Já em tempos troquei impressões com o Artur Camisão Soares no tópico “Violante de Barros- ascendência” expondo mesmo a versão de Manuel de Souza da Silva na mensagem:

http://www.geneall.net/forum/msg.php?id=19578#lista

Interessa-me também em particular a questão da ligação de Barros a Vasconcelos, que não encontro nas “Linhagens Medievais” de José Pizarro, pois este a Gonçalo Mendes de Vasconcelos e Teresa Ribeiro só reconhece os três filhos varões João, Rui e Mem (Vol. 2, pg. 248). Aí vejo indicada como bibliografia sobre os filhos de Gonçalo Mendes “Os Brazões da Sala de Sintra” de Anselmo Braamcamp Freire, Vol. I. pg. 345 e seguintes, que eu não tenho.

Será que me pode adiantar mais alguma coisa?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24149 | jpcmt | 10 Jul 2002 07:56 | In reply to: #24141

Caro Vasco Jácome:
Também eu estou interessado na sua autorizada opinião sobre o assunto. Os elementos que tenho sobre o tema, em grande parte baseados nas notas de meu avô materno, o escritor D. João de Castro, não estão digitalizados, mas dentro de um dia ou dois tratarei de resolver o problema e ficarão à sua disposição.
Entretanto fui ver o que diz Braamcamp:
"Filhos varões de Gonçalo Mendes de Vasconcelos nomeiam os nobiliários os três seguintes: Joane Mendes de Vasconcelos, 2º senhor do julgado de Soalhães e 4º administrador deste vínculo, seguirá; Rui Mendes de Vasconcelos 1º senhor de Figueiró e e Pedrógão, ocupará o capítulo III; e Mem Rodrigues de Vasconcelos. Nomeio-os por esta ordem por que se encontram no "Nobiliário Quinhentista", entendendo-se deverem ser todos filhos de D. Teresa Rodrigues Ribeira, por ter o mais velho sucedido tanto no senhorio do pai, como no morgado da mãe."
Resta-me também a dúvida se Isabel de Castro Vasconcelos seria filha natural ou do matrimónio de Gonçalo Mendes.
Quando tiver a transcrição feita, mandá-la-ei para o seu e-mail e para o do Artur Camisão.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24161 | jpcmt | 10 Jul 2002 14:54 | In reply to: #24141

Caros Vasco Jácome e Artur Camisão:
Seguiram agora, para os vossos e-mail boxes, os prometidos elementos. Espero que os endereços ainda estejam correctos.
Cumprimentos do
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24162 | artur41 | 10 Jul 2002 14:55 | In reply to: #24149

Caro João


É sempre com enorme apreço que leio as suas respostas. Para não variar, esta é uma delas: como o Vasco Jácome disse, e bem, eu e ele trocámos alguns e-mail versando os Barros (vide o tópico "Violante de Barros- ascendência"); no tópico também intervieram o Genea e o Manuel Maria Magalhães.

Aguardo, com muito interesse, o seu e-mail!



Um abraço

Artur João

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo Dias de Barros- Abade de Calvelo

#24165 | artur41 | 10 Jul 2002 15:08 | In reply to: #24161

Caro João


Acabei de receber o seu e-mail: estou a analisar, cuidadosamente, as informações nele contidas.


Reiterado abraço

Artur João

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 11:01

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen