Maria Peres de Enxara- ascendência
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias
Maria Peres de Enxara- ascendência
Caros colegas
Venho tocar numa questão: qual seria a ascendência de Maria Peres de Enxara?.
Lembremo-nos da importância histórica de semelhante personagem: da sua ligação amorosa com D. Afonso III, nasceu D. Afonso Dinis. Este, ao casar com D. Maria Pais Ribeira, senhora da Casa de Sousa, deu origem ao ramo dito de "Arronches", por terem tido o senhorio desta vila!
Com os melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Maria Peres de Enxara- ascendência
Caro artur:
Peço que caso descubra qual a ascendência da dita Marina Peres de Enxara o comunique a este site, já que a dúvida que tem também eu a tenho, pois a minha família pelo casamento havido entre João d'Abreu Falcão e D. Branca de Sousa, filha do mestre da ordem de cristo D. Lopo Dias de Sousa é descendente da dita senhora.
Desde já agradecido, subscrevo-me com os melhores cumprimentos
Nuno d'Almeida Falcão
Direct link:
Caro artur:
Peço que caso descubra qual a ascendência da dita Marina Peres de Enxara o comunique a este site, já que a dúvida que tem também eu a tenho, pois a minha família pelo casamento havido entre João d'Abreu Falcão e D. Branca de Sousa, filha do mestre da ordem de cristo D. Lopo Dias de Sousa é descendente da dita senhora.
Nuno d'Almeida Falcão
Direct link:
Caro artur:
Nuno d'Almeida Falcão
Direct link:
Uma hipótese: seu neto D. Diogo Afonso de Sousa era Senhor de Enxara dos Cavaleiros. Donde provinha este Senhorio? Dado o nome ser o mesmo (Enxara), não estria na família de Maria Enxara, ou provinha dos Sousa?
Assina
Outro descendente
Direct link:
Meus caros colegas
É uma hipótese, a ter em conta: a de Enxara dos Cavaleiros!
Ao certo, não consigo ter certezas sobre a ascendência de Maria Peres de Enxara (também chamada: "Marina Peres de Enxara").
Segundo alguns autores, ela teria casado com D. Afonso III.
Melhores cumprimentos
Artur João
Direct link:
Caro Alexandre,
Desculpe, mas o que quer significar com " O Enxarês"?
Refere-se ao "suposto" casamento com Maria Peres??
Várias ligações amorosas?:)
O meu amigo, por vezes, sai-se com umas...!
Grande abraço
Artur João
Direct link:
Amigo Artur João,
Pois se diz que alguns autores dizem que terá casado com Maria Peres de Enxara, e da mulher que se lhe conhece veio-lhe o cognome de "O Bolonhês", logo, mutatis mutandis...
Um abraço
Alexandre
PS Consultei o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, e dele não consta a palavra "enxara". Fico assim na ignorância do significado da palavra. Resta-me procurar um Dicionário da Língua Portuguesa Arcaica.
Direct link:
Caríssimo Alexandre,
Agora a sério: introduza o nome "Maria Peres de Enxara" e faça o "search"; vai se deparar com essa possibilidade...!
Vou-lhe enviar um mail.
Um abraço
Artur
Direct link:
Meu Caro Artur:
Enxara=Charneca
Um abraço,
João
Direct link:
Meu caro João