Processos da Inquisição

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Arquivos

Processos da Inquisição

#24700 | ex0tic | 20 Jul 2002 15:02

Boa tarde;
Alguém me poderia dizer se, apelido Laranjeira aparece nos processos do santo oficio na zona do Minho, mais propriamente ponte de lima, Arcos de Valdevez e Forjães??
Agradeço qq informação
Obrigada
marisa R.

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#45034 | joao | 15 Jul 2003 01:39 | In reply to: #24700

ao navegar por estas bandas,reparei neste tópico muito importante e de grande interesse para o pessoal que gosta da genealogia, por isso venho propor assuntos relacionados com este tema, a inquisição e a pide venha o diabo e escolha,mas é preciso seguir em frente e escrever aqui umas coisas sobre o assunto.
j.monteiro

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#45195 | regueiras | 17 Jul 2003 10:14 | In reply to: #24700

Marisa:

Numa pesquisa à base de dados de Inquirições de Génere do ADB não foi encntrado qualquer registo em nome de Laranjeira.

Graça Regueiras

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#49067 | joao | 03 Oct 2003 20:28 | In reply to: #45034

Martinho Almeida - natural de Portalegre, religioso espulso da ordem de são francisco; preso a 26/2/1614, com 28 anos de idade.
crime:falsidade, exercia falsamente o sacerdócio e celebrando missas sem que tivesse ordens para isso depois de ter sido espulso da ordem de são francico.
condenação:abjuração pública, degredo por toda a vida para as galés onde servirá ao remo e sem soldo, suspensão perpétua das ordens.
(inq.evora, nº1058, nº10742)

Maria de Alegria - filha de Gonçalo Garcia e Isabel Gomes, solteira, natural de Portalegre, presa a 12/7/1630, saiu no auto da fé a 28/3/1632.
Crime:judaismo, heresia, apostasia.
Condenação:confiscação de todos os bens, abjuração pública, cárcere e hábito penetencial perpétuo,40 anos de idade.Começou a confessar as culpas a 29/10/1631 mas por não ter confessado completamente, foi desfrajada dos sentidos, sentada no escabuto(?) e atada com a 1ªcorreia, neste momento começou a querer continuar a confessar, mas logo de seguida disse nada ter a confessar e por isso foi atada completamente e começada a levantar, sofrendo o tormento.Entre os denunciantes sua irmã paterna Graça Fernandes.
(inq.evora, nº505, nº4836)

j.m.

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#49068 | Pedro França | 03 Oct 2003 22:25 | In reply to: #24700

Cara Marisa:

Não sei se esse caso lhe diz directamente respeito mas é curioso o facto de eu ter nos meus ascendentes do Campo de Coimbra (Meãs do Campo/Montemor-o-Vº), desde primórdios do séc. XVII, o apelido Reis Laranjeiro (que ainda hoje existe por lá), mas nunca foram perseguidos pelo Santo Ofício.
Inseri-me aqui dada a semelhança dos apelidos Laranjeiro//Laranjeira.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#49069 | Pedro França | 03 Oct 2003 22:27 | In reply to: #24700

Cara Marisa:

Não sei se esse caso lhe diz directamente respeito mas é curioso o facto de eu ter nos meus ascendentes do Campo de Coimbra (Meãs do Campo/Montemor-o-Vº), desde primórdios do séc. XVII, o apelido Reis Laranjeiro (que ainda hoje existe por lá), mas nunca foram perseguidos pelo Santo Ofício.
Inseri-me aqui dada a semelhança dos apelidos Laranjeiro//Laranjeira.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#49127 | ex0tic | 05 Oct 2003 18:13 | In reply to: #49069

Obrigada por tdas as respostas, desculpem ñ ter respondido mais cedo mas ha mto que ñ "andava por estas bandas" !

Cumprimentos a tdos

marisa

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#49130 | Txispa | 05 Oct 2003 18:56 | In reply to: #24700

Olà,
Eu também tenho interese sobre este tópico. Ei sou do sul da Galiza e o meu apelido é muito usual da Beira Baixa, onde existirom muitos criptojudeus. Alguém sabe de Judeus ou semelhantes com o apelido MILHEIRO?
Obrigado.
Um saudo desde Pontevedra (Galiza)
Celso Milleiro

Reply

Direct link:

RE: Laranjeiras das inq.

#51154 | Carlos Silva | 06 Nov 2003 16:57 | In reply to: #24700

Seguem as referencias aos Laranjeiras nas Inquiriçoes de genere do A.D.B.
Note que sem Embargos de purga.

processo: 12302
Nome: Antonio Joaquim Duarte
Pai: Antonio Fernandes Laranjeira
Mãe: Maria Angelica Rodrigues
Data: 1824-09-13 Freguesia: PIAS,SANTIAGO Concelho: MONCAO
Observações: Doc.danificado. Manuel Jose Rodrigues,Tio Materno. Proc. 10476. Manuel Fernandes Laranjeira,Primo Paterno.

Processo: 27891
Nome: Gregorio Antonio Lourenco Laranjeira Pai: Joaquim Lourenco Laranjeira Mãe: Mariana Alves Fieis Data: 1879-03-02 Freguesia: ARGELA,SANTA MARINHA
Concelho: CAMINHA

Processo: 29001
Nome: Francisco Goncalves
Pai: Francisco Goncalves Laranjeira
Mãe: Domingas Rodrigues
Data: 1730-06-03
Freguesia: PROZELO,SANTA MARINHA
Concelho: ARCOS VALDEVEZ

Processo: 29521
Nome: Francisco Pires Laranjeira
Pai: Domingos Pires Laranjeira
Mãe: Maria Francisca
Data: 1743-11-01
Freguesia: ANTAS,SAO PAIO
Concelho: ESPOSENDE

Reply

Direct link:

RE: Processos da Inquisição

#51237 | Fonseca74 | 07 Nov 2003 16:41 | In reply to: #49130

Caro Celso pesquise aqui a familia milhaço e verá que o brasão de armas possui um pé de milho a familia Milheiro também usa este mesmo elemento; pode não ser nada mas vale uma investigação.
cumprimentos;
Daniel da Fonseca Monteiro

Reply

Direct link:

Milhaço

#51293 | Txispa | 09 Nov 2003 07:56 | In reply to: #51237

Caro Daniel,
É uma coisa para ter em conta. O apelido Milheiro ja data do século XIII e XIV no Norte de Portugal e no XVI encontra-se os primeiros dados no Distrito de Castelo Branco, embora é possível que não tenham relação umas famílias com as outras. Pode ser que Milhaço seja uma alteração do apelido Milheiro.
Obrigadinho.
Um abraço Galaico-Português
Celso Milleiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 12 May 2024, 17:10

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen