Apelido Afra

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Apelido Afra

#26965 | amtf | 19 Sep 2002 22:07

Caros Senhores,

Procuro informações acerca da família de uma senhora, de nome Mariana Afra, que terá nascido em Ponte de Lima no 1º quartel do séc. XIX.
Grato por eventual auxílio, cumprimento,

António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#27033 | mtavares | 20 Sep 2002 18:00 | In reply to: #26965

Caro António Fevereiro:
Se bem q esta intervenção nada tenha a ver com a sua questão específica, chamou-me a atenção, visto eu ter uma trisavó com este apelido...pelo que procurei, em newsgoups de genealogia, particularmente italiana (dado os relatos orais na minha fam.aí terem conduzido) tendo as respostas conduzido inexoravelmente à conclusão que Afra um nome próprio derivado da martir sª Afra, o que não invalida que não exista como apelido. Não me saberá dizer mais a este respeito?
a despropósito, vc andou no Liceu Pedro Nunes, julgo que vi uma intervenção nesse sentido.
cprtºs
luis

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#27049 | amtf | 20 Sep 2002 23:00 | In reply to: #27033

Caro Luís,

Obrigado por sua mensagem.
A senhora cujo nome acima menciono é minha trisavó. Nada sei acerca dela, excepto o nome de seu marido, Luís Francisco Rebelo Cortez de Sampaio, oficial do exército de D. Miguel, e, naturalmente, sua descendência. Foi através de uma consulta recente ao processo individual de um seu filho, no Arquivo Militar, que a identifiquei.
Procurei na base de dados de GP e nem nas mais de 19.000 famílias aqui identificadas encontrei este apelido, embora "Afra" apareça como nome próprio.
No 118net estão uma dúzia de pessoas com este nome de família (e outras tantas de nome próprio), mas não tenho "lata" para lhes telefonar e perguntar pelos seus ascendentes.
Pode ser que aqui no Forúm surja alguém que nos possa dizer mais sobre esta gente.

Andei, ou melhor, fui andando, no Pedro Nunes desde 64 até ao início dos anos 70.
Pela sua pergunta posso deduzir que também lá esteve? Será que fomos contemporâneos?

Cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#27054 | mtavares | 21 Sep 2002 02:03 | In reply to: #27049

caro António:
ainda relativamente ao apelido Afra, a minha avó materna, nascida ainda no século 19, referia-o, como lhe afirmei sendo de origem italiana. com pessoas italianas que contactei noutros foruns em italia, todos sustentaram que este nome é de baptismo, embora num site, e, francamente, mesmo que quizesse, não lhe saberia dizer qual, pois não me lembro, encontrei-o como apelido na zona de Roma, entre outras (muito poucas) e com diminutas ocorrências.
Conheci uma pessoa que usava este apelido, o Escultor João Afra, prof da Escola de Belas Artes, embora praticamente de vista.
Portanto o apelido existe...
Andei no Pedro Nunes até 1969, (e nos 2 primeiros anos no «Texas»). O colega q é mais notável da minha turma, é sem dúvida o Guilherme Oliveira Martins, quecreio vc conhecerá pessoalmente, pelo que percebi.
cruzamo-nos milhões de vezes...
Cprtºs
Luis
vb79276a@vizzavi.pt

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#27055 | mtavares | 21 Sep 2002 02:03 | In reply to: #27049

caro António:
ainda relativamente ao apelido Afra, a minha avó materna, nascida ainda no século 19, referia-o, como lhe afirmei sendo de origem italiana. com pessoas italianas que contactei noutros foruns em italia, todos sustentaram que este nome é de baptismo, embora num site, e, francamente, mesmo que quizesse, não lhe saberia dizer qual, pois não me lembro, encontrei-o como apelido na zona de Roma, entre outras (muito poucas) e com diminutas ocorrências.
Conheci uma pessoa que usava este apelido, o Escultor João Afra, prof da Escola de Belas Artes, embora praticamente de vista.
Portanto o apelido existe...
Andei no Pedro Nunes até 1969, (e nos 2 primeiros anos no «Texas»). O colega q é mais notável da minha turma, é sem dúvida o Guilherme Oliveira Martins, quecreio vc conhecerá pessoalmente, pelo que percebi.
cruzamo-nos milhões de vezes...
Cprtºs
Luis
vb79276a@vizzavi.pt

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#27061 | amtf | 21 Sep 2002 14:47 | In reply to: #27055

Caro Luís,

Também os meus dois primeiros anos foram passados na Secção da Rua da Bela Vista, à Lapa, o "Texas". Só depois fui para a Pedro Álvares Cabral e pude beneficiar das excelentes instalações e do notável corpo docente (sinceramente, sem qualquer ironia), gerido pelo temível reitor, Professor Leote. E, claro, das sessões de ginástica matinal do prof. Mariano (oito e quarenta, bom dia!), de que certamente não se esqueceu.
Cruzámo-nos, concerteza, inúmeras vezes. À época o Liceu não teria mais que 400 alunos e, pelo menos de vista, conheciamo-nos todos.
Agora, se vc foi condiscípulo do Guilherme deverá ser uns dois anos mais velho que eu. Nesse tempo fazia diferença e os mais novos, geralmente, não eram merecedores da atenção dos mais velhos, salvo para lhes ministrarem o habitual "carolo", única praxe de que me lembro naqueles tempos.

Voltando aos "nossos" Afra. Estou a tentar localizar a freguesia de nascimento de minha Avó. Pode ser que a partir daí consiga saber mais qualquer coisa. Do que fôr descobrindo dar-lhe-ei conhecimento, se tiver interesse.

Um abraço,
António Maria Fevereiro
fevereiros@netcabo.pt

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#29091 | amtf | 19 Oct 2002 14:39 | In reply to: #27033

Caro Luís Tavares,

Na base de dados de Registos Paroquiais do Clube Guarda-Mór consta o casamento de uma D. Mariana Afra Camelo com o Tenente José de Sousa Lau, em 1810. Será dos seus Afras ?

Um abraço

A. Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#29093 | mtavares | 19 Oct 2002 15:30 | In reply to: #29091

Caro António:
Já tinha visto num post seu a referência à sua busca, nos arquivos do guarda-mor.
Não consegui descobrir em que freguesia (suponho q de Lisboa)nasceu a minha trisavó Emília Afra.
Tenho de lhe responder ao seu email, mas nestes últimos dias tenho tido o PC ocupado pelo meu filho.
Um abraço
Luis

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#29094 | JMBMSS | 19 Oct 2002 15:42 | In reply to: #26965

António Maria Fevereiro,

Diversos membros da família Zuzarte de Mendonça, dos quais faço parte, estando a tentar escrever um livro sobre a família, procuramos dados a respeito de uma senhora chamada Sofia Renoit Coelho Zuzarte de Mendonça
que casou com Alfredo Álvaro Simões Affra, egenheiro da Marinha Mercante, pois ignoramos
a sua descendência. Será dos seus Affra?

Cumprimentos
José Seabra

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#29095 | amtf | 19 Oct 2002 16:46 | In reply to: #26965

Desconheço tudo acerca deste apelido "Afra". Como escrevi acima, quem o possuiu foi uma trisavó, que, em apontamentos da família, usaria o apelido Bravo. Só topei com Afra numa pesquisa que fiz no AH Militar ao processo individual de um seu filho, meu bisavô (n. Lx., em 1862). O apelido não teve continuação na minha família.

Cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Reply

Direct link:

RE: Apelido Afra

#188217 | FBM | 13 Mar 2008 21:17 | In reply to: #29095

Caro Antonio,

Infelizmente so agora li esta mensagem porque na minha familia penso que existe uma grande incidencia deste apelido.

A minha Bisavo, Maria Adelaide Afra, tinha uma irma, Maria Antonia Afra que casou com um senhor Affra. Podera obter mais informaçoes deste senhor visto ter sido embaixador Russia.

O que se sabe sobre os Afras, e que este ano era o seu verdadeiro apelido, o afra foi utilizado por separaçao entre um antepassado meu e o resto da familia, e adoptou o afra como nome. Provavelmente isto nao o ajuda de nada, mas visto esse senhor ser meu tetra-avô, a sua longevidade pode ser util.

Cumprimentos

Frederico Barreiros M.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 12:30

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen