Família Brito Sottomayor

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família Brito Sottomayor

#271 | mbp | 27 Sep 2000 16:57

Desejo que me informem acerca das origens de uma família Brito Sottomayor.A minha referência mais antiga é do meu 5º avõ João Rodrigues de Vasconcelos Brito e Sottomayor natural de Chelas,Patriarcado de Lisboa(a referência fala em Celas !!!)por volta de 1750 e que foi casar ao Porto.Era filho de D. Maria José....de Lisboa.

Miguel Brandão Pimenta

Reply

Direct link:

RE: Família Brito Sottomayor

#372 | apsotomayor | 03 Oct 2000 23:32 | In reply to: #271

Miguel.
Cheguei hoje ao Fórum onde estou em "Genealogia dos Sotomayores". Vou ver o que consigo encontrar, mas talvez precise de mais alguns dados concretos.
Até sempre.
António Pedro Sottomayor

Reply

Direct link:

RE: Família Brito Sottomayor

#379 | ajtrigueiros | 04 Oct 2000 16:00 | In reply to: #271

Miguel:

Por curiosidade existe uma família com esses apelidos, em Barcelos, mas não sei se terá alguma ligação aos seus antepassados.

Giraldo de Brito Sotto Mayor e Vasconcelos, baptizado a 5/2/1662, em S. Paio de Carvalhal, Barcelos, foi senhor da Casa de Pereiró, na mesma freguesia e veio a falecer solteiro a 7/5/1730, na cidade do Porto. Deixou uma filha natural reconhecida, havida em Inocência Pinheiro do Rego), de seu nome D. Luísa Josefa de Brito e Sotto Mayor, que viria a ser senhora da Casa de Pereiró, por morte de seus tios e a casar com José de Almeida Bezerra Castelo Branco, poeta, senhor do Morgado de Mareces, em Barcelinhos de quem teve dois filhos que faleceram menores.
Passou a casa para seus parentes Cunha e Melo Sotto Mayor, de Braga (da Casa dos Cunhas, no Campo da Vinha e da Casa do Bairro, em Ferreiros)

Giraldo de Brito Sotto Mayor e Vasconcelos era filho de António Pereira de Teive de Brito, senhor da mesma casa de Pereiró e de sua mulher D. Joana da Cunha Sotto Mayor, da cidade de Braga (casaram a 3/12/1658, em S. Paio de Carvalhal. Era neto paterno de Geraldo de Brito Pereira e Teive, natural de Braga e de sua mulher D. Mariana Soares de Albergaria (casaram a 6/11/1616, na ermida de Nossa Senhora das Preces, junto à Casa de Pereiró, em S. Paio de Carvalhal) e neto materno de Adriano de Teive de Almeida e de sua mulher D. Catarina da Cunha Sotto Mayor, da cidade de Braga (casados a 9/6/1626, na igreja de S. Victor, Braga).

A Casa de Pereiró, muito bem conservada, veio a sair da família em 1896. Ostenta no seu belo portal ameiado,as armas de Sotto Mayor, Albergarias, Vasconcelos e Pereiras. É hoje propriedade do meu caro amigo Dr. José Eduardo Lopes Ferreira Reis, que ali reside.

Não sei se terá alguma coisa a ver com os seus antepassados ?

Cumprimentos amigos

António Júlio Limpo Trigueiros

Reply

Direct link:

RE: Família Brito Sottomayor

#406 | mbp | 06 Oct 2000 10:41 | In reply to: #379

Caro António Júlio
Muito obrigado pelas informações.É possível que os da casa de Pereiró tenham algum parentesco com os meus Sottomayores vindos de Lisboa.Mas também é bem possível que o parentesco seja remoto.Em tempos encontrei no Felgueiras Gayo um Brito Sottomayor do Alentejo mas fiquei sem saber se teria algum parentesco.Estas coisas são por vezes complicadas.Em breve irei à Torre do Tombo colher alguns elementos e tenho esperança que o conjunto de informações me venha a permitir descobrir algo sobre este ramo cujos apelidos morreram na minha avó materna.Entretanto há alguns dias acabei por descobrir um novo Sottomator, Jerónimo da Cunha de Almeida Sotomayor,pai de Ana da Cunha casada com Pantaleão Ribeiro de Barros estes últimos, pais de Ana da Cunha casada com Bento Coelho de Vasconcelos da Casa e Torre da Mota (Póvoa de Lanhoso).Bento Coelho de Vasconcelos viveu nesta casa entre 1661 e 1662.Tenho muita informaçao da Casa e Torre da Mota ,mas dos ascendentes deste Jerónimo Sottomayor nada sei.Terá a haver com os da casa de Pereiró?

Cumprimentos amigos do

Miguel Pimenta


P.S. Um abraço do Henrique

Reply

Direct link:

RE: Família Brito Sottomayor

#59807 | josemariaferreira | 08 Mar 2004 11:22 | In reply to: #406

Caro Miguel Pimenta

Por falar no Alentejo! tem conhecimento de uma familia de apelido Leitão Sottomayor em Ferreira do Alentejo no século XVII donde se destacam nomes como:
1.Pedro Leitão Sottomayor
2.Paulo Leitão Sottomayor
3.D.Isabel Leitão Sottomayor
4.Estevão Leitão Sottomayor,(Prior de Ferreira)
5.D.Maria de Sottomayor,sobrinha de Estevão Leitão Sottomayor que veio do Alentejo morar para S.Sebastião da Pedreira na cidade de Lisboa.
6.D.Inês Maria de Sottomayor,filha da anterior e já nascida em Lisboa.
Agradecia referencias sobre esta família.
Cumprimentos
Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Família Brito Sottomayor

#59845 | mbp | 08 Mar 2004 17:19 | In reply to: #59807

Caro Zé Maria

Os Sottomayores que refere nada tem a ver com os meus, nem nunca ouvi falar deste ramo.Os meus estão ligados a Araújos, Vasconcelos, Garções e a um ramo inglês ( Willougby).Se isto o auxiliar nas suas buscas, posso enviar-lhe os dados que tenho.

Cumprimentos

Miguel Pimenta

Reply

Direct link:

Família Brito Sottomayor

#354474 | c.sotto | 06 Feb 2015 18:53 | In reply to: #379

Caro Doutor António Júlio Trigueiros

Procuro informações sobre os Cunha Sottomayor, com origem em Braga e que depois se espalharam pelo Entre Douro e Minho.

Pode ajudar-me?

Muito obrigado!

Pedro

Reply

Direct link:

Família Brito Sottomayor

#367056 | natrix | 16 Mar 2016 12:23 | In reply to: #59807

Caro José Maria Ferreira,

Deparei-me com uma família com esse apelido - no século XVI, início de XVII - mas em Fornos de Algodres.

Creio tratar-se de uma mera coincidência, mas como nessa altura os apelidos não abundam tanto como no século XVIII e seguintes.............

Trata-se de um casamento, em 1633, de um João Leitão de Souto Maior com uma Catarina de Amaral Abreu na freguesia de Casal Vasco. O noivo e os pais são da Vila de Matança, sendo o nome destes Filipe Leitão Souto Maior e Ana Nunes de Azevedo. O dito João era irmão do Abade de Matança, Manuel de Azevedo.

A grafia nos registos tanto aparece Souto Maior como Sotto Mayor.

Tem mais algumas informações sobre essa família alentejana ?

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

Família Brito Sottomayor

#367284 | natrix | 21 Mar 2016 00:34 | In reply to: #271

Caro José Maria Ferreira,

Renovo o pedido.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 22 Jun 2024, 16:04

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen