Principes de Thurn und Taxis
This topic is classified in the following rooms Títulos | Famílias
Principes de Thurn und Taxis
Gostaria de saber as origens dos Princepes de Thurn und Taxis.
Já me explicaram que eles foram os percussores dos actuais correios que exitem em todo o mundo.
E que foi a aprtir daí que ficaram conhecidos e deu origem à atribuição de um título.
Se alguém me poder ajudar ficava grato.
Sou um curioso nestas matérias
Direct link:
RE: Principes de Thurn und Taxis
Caro Confrade:
A família Thurn und Taxis é oriunda de Cornello, terra próxima de Bergamo, no Norte de Itália, contando entre os seus antepassados o poeta Tasso. Em 1490 Franz von Taxis (1459-1517) recebeu do Imp. Maximiliano a incumbência de criar entre Innsbruck, no Tirol, e Mechelen, perto de Bruxelas, uma linha postal. A descendência actual provém de um irmão de Franz, Roger von Taxis (c.1445-c. 1514). Aos descendentes, foram-lhes dados, sucessivamente, os título de Barão (Freiherr), Conde (Graf) e, a partir de 1695, Príncipe do Império (Erbprinz). Ainda no século XVI, o serviço prestado pela família Taxis foi elevado à categoria de Correio Imperial.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
Boa Noite
J. de Castro e Mello Trovisqueira.
Tendo estado de cama (maldita gripe) só hoje consegui ter disposição para aceder a esta página, que é o meu vício!
Fiquei deliciado ao saber que já me haviam respondido.
Assim, com esta sua informação, que corrobora a de um amigo, confirmo a origem daquela família.
Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra
PS: Por acaso a sua família não é de Famalicão?
Direct link:
Caro Luís Serra Moura:
Espero que esteja já restabelecido da arreliadora gripe.
O meu bisavô paterno, o Barão de Trovisqueira, era de VN Famalicão, e foi aí Presidente da Câmara Municipal durante 5 mandatos (entre 1868 e 1881). Eu nasci em Lisboa.
Cumprimentos,
Direct link:
Caro Luís Moura Serra
As minhas desculpas pela troca dos seus apelidos na mensagem anterior...
jpcmt
Direct link:
Viva
Como vai?
Fiquei a achar que era descendente do Sr. Barão da Trovisqueira. Acho que posso enviar-lhe uma brochura que saiu em Famalicão sobre o Sr. Barão e família. Não sei se já a terá.
Por outro lado, não sou de Famalicão, mas descendo de quatro famílias, de proprietários rurais, do recém-criado concelho da Trofa.
Não sei se será meu atrevimento perguntar se faz o estudo da sua árvore genealogica?
Com os melhores cumprimentos.
Luis Moura Serra
Direct link:
Caro Luís Moura Serra:
Agradeço, mas presumo que a publicação a que se refere seja uma das que foram recentemente
editadas, quando se inaugurou uma exposição sobre o meu bisavô no palacete que ele fez construir em VNF (hoje Museu Bernardino Machado). Colaborei intensamente nesta exposição.
Tenho vários sites na net sobre a minha ascendência (não lhe posso dar aqui os endereços!)mas se procurar "Barão de
(e não, "da") Trovisqueira", encontrará nesta
página links para outras...
Um abraço,
Direct link:
Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira
A publicação é mesmo essa.
Desculpe a troca do "de" pelo "da".
Também faço o estudo da minha árvore, chegando em alguns casos a ter 15 gerações atrás de mim, noutros estou muito aquém disso. Já ando nesta história há decadas e ainda não atingi os meus objectivos. ( :-( )
Abraço
Luis Moura Serra
PS: Decerto conhece a Trofa e VN de Famalicão.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 05:42