O sangue Herédia

This topic is classified in the following rooms Títulos | Famílias

O sangue Herédia

#29455 | filipejardim | 25 Oct 2002 12:00

Peço a colaboração para identificar sangue Herédia em Titulares. Estas são de forma resumida as minhas conclusões, que desde já peço a vossa confirmação:

Visconde da Ribeira Brava
Condessa do Porto Santo (prima do anterior)
Viscondessa de Malanza (prima 2º grau do Visconde da R. B.)
Barão de São Pedro (por Varonia)
Condessa da Calçada (por femea)
Baronesa de Oliveira Lima (por femea)
(estes últimos 3 titulares, ainda são parentes dos anteriores pelo ramo de D. valentina de Herédia e Vasconcelos)

Não confirmados:
Condes da Torre Bela

Morgadios:
representantes na Madeira dos morgadios:

dos Herédias
dos Vilela
Dos brito
Penha d´Aguia

Ainda muito incompleto...

Cumprimentos

Reply

Direct link:

O sangue Herédia

#29459 | Vasconcelosminas | 25 Oct 2002 12:30 | In reply to: #29455

Prezado Filipe Jardim,
Ainda que deslocando o foco do tópico a que propôs, por favor, permita-me fazer-lhe uma pergunta: Você cita uma D. Valentina Herédia e Vasconcelos, cujo apelido me chamou a atenção em razão de estar procurando uma Maria Desidéria Herédia Vasconcelos. Essa Maria Desidéria, pelo muito pouco que sei, viveu em meados do século XVIII, em Minas Gerais, período do apogeu do ciclo do ouro no Brasil. Ela foi casada com um José Francisco de Sales e foram moradores da região de Diamantina. Não consegui localizar a ascendência da dita senhora, a par do incomum apelido Herédia Vasconcelos em Minas Gerais. É possível alguma ligação entre a D. Valentina a que se refere e a D. Maria Desidéria que busco?
Mui cordialmente,
José Roberto Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: O sangue Herédia

#29495 | sapeca | 25 Oct 2002 19:39 | In reply to: #29455

Caro Filipe Jardim:
Faço minhas as interrogações do Bom Amigo e Parente, José Roberto de Vasconcelos Nunes, acerca do possivel parentesco entre D. Desidéria Herédia de Vasconcelos, com a D. Valentina citada pelo Filipe.
Na verdade, esta busca tem sido gentilmente feita pelo José Roberto a meu pedido, dado que do casamento de D. Desidéria nasceu António Lino de Herédia, o qual veio a casar com minha tia-avó D. Maria do Carmo Moreira de Sá, dando origem à família Herédia de Sá, de Campos e Rio de Janeiro.
Coincidência fabulosa: os actuais Herédias de Sá são primos do José Roberto, e foi por intermédio dele que eu vim a recuperar o desenvolvimento deste ramo brasileiro dos Moreiras de Sá.
O que se consegue através da internet!!!´
Ficava-lhe muito grato, caro Filipe, se conseguisse saber alguma coisa acerca desta D. Desidéria Herédia de Vasconcelos e sobre a sua ascendência.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: O sangue Herédia

#29629 | filipejardim | 28 Oct 2002 16:27 | In reply to: #29495

Caros Fernando Monteiro e José Nunes,

Logo após ter lido a 1ª mensagem do dia 25, tentei descobrir o nome de D. Desidéria- não fui bem sucedido.
No entanto, posso adiantar, pelo que tenho podido pesquisar; existem vários ramos Herédias Vasconcelos, cujo tronco (nome composto) não é comum.
A titulo de exemplo: o ramo de valentina H. Vasconcelos surge do enlace de uma Herédia com um morgado Vasconcelos, este em titulo: Dias.
Os morgados da Penha d´águia aparece este mesmo apelido do enlace de uma (Leonor) Herédia (parente próxima da anterior) com um Ornelas e Vasconcelos (do dito Morgadio) permanecendo este apelido em alguns dos seus descendentes. bem como da ligação de Herédias com os Ruas do Porto Santo...

Concluindo; 1º é preciso identificar qual o tronco de D. Desidéria H. Vasconcelos, para passar de seguida ao estudo do parentesco.

Vou estar atento... e espero voltar a este assunto
Cumprimentos,
Filipe

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Jun 2024, 08:00

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen