Pina e Mello, de Évora e Elvas
This topic is classified in the following rooms
Pina e Mello, de Évora e Elvas
Agradecia o favor de informações sobre os seguintes indivíduos, nascidos em Évora em meados do séc. XVI: o padre Jacinto de Pina e Mello, abade de Nª Sª do Rosário da Torre de Cavaleiros (Évora), e seu irmão António de Pina e Mello.
Deste último foi filha D. Margarida de Pina e Mello, n. na cidade de Évora, onde cc Francisco Fialho, n. ib, armador em Évora e depois juiz e executor do Almoxarifado de Elvas, para onde foram viver. Deste casal foram filhos Manuel de Pina e Mello, capitão de Infantaria do Regimento do Alentejo nas guerras da Restauração, e que antes serviu na Flandres, sg, e Crispim de Pina e Mello, n. em Évora, alferes de Cavalaria do Regimento do Alentejo nas guerras da Restauração e depois capitão de Cavalaria do Regimento de Elvas, onde vivia em 1651 na Rua dos Cavaleiros, cc D. Maria Roiz (que depois de viúva cc o capitão Bernardo Francisco de Figueiredo). Destes últimos foi filho sucessor António Roiz de Pina e Mello, cavaleiro-fidalgo da CR, cavaleiro da Ordem de Cristo (29.6.1696 – já vi o processo, donde retirei a informação supra), capitão da Ordenança, vereador do Senado e tesoureiro da Câmara de Elvas (29.6.1696), cidade onde nasceu em 1668 e que a 16.1.1689 recebeu uma tença de 80.000 reais pelos serviços de seu pai e tio. Cc D. Isabel Tereza de França de Aguillar e Menezes, natural de Elvas, cuja filiação também desconheço. Cg que já estudei. É provável que sobre esta gente se diga alguma coisa no manuscrito «Genealogia de quase todos os apelidos de Portugal» (2 volumes), escrito pelo padre Manuel Fialho (1646-1718), que só existe na Biblioteca de Évora (cód. CXVII/1-7 e bis).
Desde já grato por qualquer informação concreta
Manuel Abranches de Soveral
Direct link:
RE: Pina e Mello, de Évora e Elvas
Caro Manuel
Não tenho informações sobre esta familia mas atrevo-me a sugerir uma correcção: a freguesia de Nª Sª do Rosário deverá ser de Torre de Coelheiros e não de Torre de Cavaleiros. De facto esta freguesia ainda hoje existe (de lá são naturais alguns dos meus ancestrais) e lá fica o Solar dos Cogominhos. Da outra (Torre dos cavaleiros) não ouvi falar.
Um abraço
João Cordovil Cardoso
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 09 Jan 2025, 17:32