Assento de São Pedro da Bahía

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Assento de São Pedro da Bahía

#3176 | GML | 04 Apr 2001 00:55

Preciso de um assento de baptismo da paróquia de São Pedro da Bahía. Alguém me saberá dizer onde me devo dirigir para o obter?

Agradeço antecipadamente,

GML

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#3182 | JCC | 04 Apr 2001 17:25 | In reply to: #3176

Infelizmente parece que o Brasil "não é mole".

Pelo que tenho ouvido a vários confrades as respostas são dificeis de obter. Eu proprio precisava de um registo de Pernambuco e, até agora, nada.

De qq modo o que fiz foi procurar, nos sites das listas brasileiras, alguém de Pernambuco e pedir-lhe ajuda. A resposta foi pronta e o amigo de lá ofereceu-se para me ajudar. Aguardo noticias dele.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso
PS Parece que no Brasil os assentosparoquiais não estão centrlizados.

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#14659 | doria_gen | 25 Dec 2001 07:20 | In reply to: #3182

João:

Não é correta esta sua observação. O arquivo da Curia de Salvador foi recentemente mudado do Palácio do Arcebispo para a Univ. Católica, mas até bem pouco era lugar consultado fácil. Há uma Associação dos Amigos do Arquivo da Curia, presidida pelo advogado Caio Cesar Tourinho Marques, procurador da Univ. Federal da Bahia, e recentemente encartado como Visconde de Tourinho, e esta Associacão está cuidando de disponibilizar os registros - cerca de 45 mil - em CDs.

Feliz Natal,

fa

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#35046 | Samuel de Castro | 07 Feb 2003 10:51 | In reply to: #14659

Estimado Dória,

Já tens alguma notícia sobre a disponibilização em CDs dos registros de Salvador, Bahia?

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#35524 | doria_gen | 14 Feb 2003 11:17 | In reply to: #35046

Nada, infelizmente. Só os mórmons, que, parece, vão começar em breve a digitalizar seus arquivos.

fa

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#35527 | Samuel de Castro | 14 Feb 2003 11:31 | In reply to: #35524

Estimado Dória,

A digitalização dos arquivos dos Mórmons será de forma geral ou apenas de Salvador-BA?

Samuel de Castro - Olímpia-SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#35585 | Fonseca74 | 15 Feb 2003 15:01 | In reply to: #35524

caro doria,
poderia satisfazer-me esta curiosidade se souber é claro: porque razão os mormons se empenham tanto na recolha e estudo de genalogias de familias? E é fácil aceder aos seus arquivos?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca.

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#35618 | aburma | 16 Feb 2003 00:08 | In reply to: #35585

Caro Daniel Fonseca,

A razão do empenho da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (vulgo Mormons)na recolha de dados genealógicos assenta no facto de as "revelações" recebidas pelo seu fundador Joseph Smith apenas terem tido lugar no século XIX, o que obviamente impossibilitou os já falecidos de a elas terem acesso. Com a recolha dos nomes dessas pessoas pretendem os Mormons, creio eu, possibilitar-lhes o baptismo póstumo segundo o seu rito e a sua crença.

Os dados genealógicos dos Mormons são de acesso relativamente fácil. No nosso país existem Bibliotecas Genealógicas (se não é este o nome exacto, é algo parecido) dos Mormons pelo menos em Lisboa e Porto. O que deverá fazer é consultar o site dessa igreja (familysearch salvo erro) e fazer uma busca de modo a tentar apurar se ela dispõe dos microfilmes relativos aos assentos que procura (cada microfilme cobre normalmente vários anos e os relativos ao nosso país estão organizados por concelhos e freguesias). A partir daí terá de dirigir-se a uma dessas bibliotecas e solicitar os microfilmes, os quais em norma demoram alguns meses a chegar. Os Mormons avisá-lo-ão da recepção dos microfilmes que pediu e poderá consultá-los nas tais bibliotecas.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#35635 | doria_gen | 16 Feb 2003 13:11 | In reply to: #35585

No Brasil é bastante fácil ler os microfilmes dos mórmons. Não sei como é o caso em Portugal.

fa

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#36367 | Samuel de Castro | 25 Feb 2003 09:57 | In reply to: #35635

Estimado Dória,

A digitalização dos arquivos dos Mórmons será de forma geral ou apenas de Salvador-BA?

Samuel de Castro - Olímpia-SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#36380 | doria_gen | 25 Feb 2003 11:30 | In reply to: #36367

Parece que vão digitalizar tudo, mas no momento só sei de um projeto similar: digitalização dos registros de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, feita pela Univ. de Rio dos Sinos.

fa

Reply

Direct link:

RE: Assento de São Pedro da Bahía

#181723 | dmbc | 24 Jan 2008 02:17 | In reply to: #36380

A partir de Setembro de 2007, o Memorial da Justiça de Pernambuco recebeu todos os arquivos dos mórmons. Lá constam os registros civis, devidamente digitalizados e com acesso para o público em geral.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 May 2024, 13:32

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen