Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

#31919 | Fonseca74 | 11 Dec 2002 10:48

Ao ler o livro "Os Templários na Formação de Portugal" de Paulo Alexandre Loução; 6º edição, na página 78;li o seguinte"D.Afonso Henriques em paga dos serviços, que, nas conquistas lhe prestara Jahia-aben--Jaish- um dos mais nobres judeus portugueses, descendentes da casa Real de David-concedeu-lhe algumas aldeias e permitiu-lhe usar armas de fidalgo, sendo seu brasão em campo com uma cabeça de mouro ao centro."
Que sabem os senhores acerca disto? Será verdade?
Esse judeu tomou depois algum nome portugues ou foi para a sua terra?
Se calhar temos por aí parentes de "Jesus Cristo"( pois ele também era descendente da casa de David) e não sabemos; dá que pensar não dá!?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Reply

Direct link:

RE: Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

#84184 | Conceicao | 13 Feb 2005 14:40 | In reply to: #31919

Caro Sr. e deveras interessante a sua informacao, embora eu creia ou pelo menos foi escrito que os meus David vieram de Espanha. Ainda hoje nao e um nome muito vulgar, pelo menos usado como nome de familia. Obrigada conceicao

Reply

Direct link:

RE: Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

#84236 | FIGUEIRA | 14 Feb 2005 02:54 | In reply to: #84184

Cara Conceição,

Em Pedrógão Grande David é um apelido normalíssimo.

Nuno Figueira

Reply

Direct link:

RE: Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

#84262 | Conceicao | 14 Feb 2005 13:54 | In reply to: #84236

Ainda mais interessante. Nunca fui a Pedrogao mas hei de ir. Porque Pedrogao?Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

#84269 | FIGUEIRA | 14 Feb 2005 15:16 | In reply to: #84262

Cara Conceição,

A origem lendária do nome de Pedrógão Grande e de Pedrógão Pequeno, vem explicada no livro de Miguel Leitão de Andada, cujo nome não me lembro, ma que é famoso pelas imgaens desenhadas pelo autor da Batalha de Alcacer Quibir, onde ele esteve.
Conheço bem a zona e para aquele lado há muitos David, inclusivé o mais famoso deles todos foi um presidente da Câmara dos fins do século XIX que mandou construir os Paços do Concelho. O apelido David está patente em muitas ruas do concelho. Pedrógão Grande e Pedgógão Pequeno saõ separados pelo rio Zêzere sendo que um pertence à Beira Litoral e outro à Beira Baixa.
Apesar de na Beira baixa ficar Belmonte, não tenho conhecimento naquela zona de judeus, nem de antigas judiarias.

Cumprimentos,

Nuno Figueira

Reply

Direct link:

RE: Quem foi "JAHIA-ABEN-JAISH" da casa real de DAVID

#84290 | Conceicao | 14 Feb 2005 20:50 | In reply to: #84269

Caro Nuno, seria interessante entrevistar alguns desses Davides e saber sobre a sua parentagem. David usado no tempo da Inquisicao seria uma tanta ousadia amais nao??? E por isso que seria interessante saber-se desde ha quantos anos/seculos esse nome e por la usado. tenho uma prima cujo Pai veio do Pedrogao, nao sei se e pequeno ou grande, nao conhecia esses pormenores. Eles sao da familia Cesar Pacheco.
Eu creio que em todas as aldeias dificeis de chegar nas Beiras, e nas bordas com espanha, ha a possiblidade de pessoas pensaram ser bom esconderijo.
Porque nao perguntamos a alguem que seja dessas bandas e o possa fazer? Obrigada Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 23 May 2024, 14:51

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen