Condes de Pliégue
This topic is classified in the following rooms Títulos | Património
Condes de Pliégue
Caros participantes,
Ao consultar a Base de Dados dos Monumentos Nacionais, e pesquisando, nomeadamente, sobre a Torre de São Julão da Silva, verifiquei que o edifício ostenta um brasão. A descrição da torre refere que se trata dos Condes de Pliégue. Procurei na Base de Dados da Genealogia e não encontrei qualquer referência a estes titulares.
Agradeço a quem me puder ajudar com informações acerca deste título. São eles os proprietários da dita torre?
Obrigado.
Direct link:
RE: Condes de Pliégue
Caro Confrade:
São os condes de Priègue (e não, Pliégue)
O título foi concedido por Filipe IV de Espanha em 24.8.1643 a Baltasar de Sequeiros Sottomayor Zuñiga y Silva, Mestre de Campo de Infantaria, Capitão-General de Cavalaria, Senhor da Casa e Morgado de Santhomé (Freixeiro, Vigo), Torre de Silva e Vila de Priege (Pontevedra). Era tetraneto do português
João de Sequeiros, senhor da Torre e Paço de Sequeiros, em Gondufe, Ponte de Lima (ainda hoje na posse dos descendentes dos Sequeiros) que casou com Maria Sánchez de Sottomayor, filha do célebre Pedro Madruga.
O brasão que usavam era um esquartelado de Sequeiros / Sottomayor /Zuñiga e Silva, com um sobretodo de Ozores; timbre uma torre de ouro e, sainte dela, um busto de guerreiro, armado, tocando uma trompa, também de ouro.
Tenho mais informações que, se estiver interessado, lhe poderei disponibilizar.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
RE: Condes de Pliégue
A título de curiosidade: é actual Conde de Priegue Don Javier Osores Marchesi, productor cinematográfico, n. em 1942 e encartado no título em 19-11-1971.
LCM
Direct link:
RE: Condes de Pliégue
Caro Mello Trovisqueira,
Deixei-me enganar por uma gralha no site dos Monumentos Nacionais. Reconheço o erro, deveria ter sido mais astucioso.
Pelo que entendi a Torre de Silva está em posse de espanhóis desde finais do séc. XV. Ou seja, este baluarte raiano, que teve papel fundamental na emancipação do Condado Portucalense de Castela, caiu, por contratos matrimoniais entre os dois países, nas mãos do velho inimigo!
Cumprimentos
Cristiano Cardoso
Direct link:
RE: Condes de Pliégue
Caro Cristiano Cardoso:
Foi, de facto, D. Rodrigo de Sequeiros Benevides Sottomayor, bisavô do 1º conde de Priegue, que casou com D. Briolanja Pereira da Silva, senhora da Torre de Silva. Era filha de João Pereira do Lago e neta de Ruy Somes da Silva e de D. Branca da Silva (esta irmã do 1º conde de Portalegre.) D. Rodrigo e D. Briolanja instituiram o Morgado de Santhomé em 1543 e tiveram 12 filhos.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
Condes de Priégue
Boas!
Sou descendente Baltazar de Sequeiros Benevides y Sotomayor da Silva e as informaçães que vou recolhendo baseiam-se nas pesquisas que faço na Net. Podia-me, por favor, enviar por email alguma informação/documentação que tenha sobre a familia Sotomayor?
Recentemente, encomendei um livro o livro, ''Siqueiros e Pereiras'', onde vou encontrar com certeza mais infromaçoes dos nossos antepassados.
Desde já, Muito Obrigado!
Direct link:
Condes de Pliégue
Dice Mello Trovisqueira
"...emancipação do Condado Portucalense de Castela..."
¿No era el Condado feudatario del Reino de León?
Direct link:
Condes de Pliégue
Sim, sim, claro!
O Condado Portucalense fazia parte do Reino de Leão. Tanto assim que em termos linguísticos a proximidade do Português, considerando o Galaico-Português uma só língua, se faz com o Leonês (Asturo-Leonês) e só depois com o Castelhano.
Cumprimentos.
AC
Direct link:
Condes de Pliégue
O brasão que se encontra na Torre da Silva é de colocação recente (relativamente).
Há uma fotografia da Torre no excelente livro do Dr. Carlos de Azevedo, Solares Portugueses, Edição Livros Horizonte, onde não figura qualquer brasão.
AC
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Dec 2024, 19:23