Apelidos" esquisitos"
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Apelidos" esquisitos"
Amigos e parentes
Tenho encontrado,algumas vezes,e até referido a um avô(B.xo Alentejo)o apelido-
MIDEYRO.Suponho que seja o apelido-MEDEIROS.
Será ?!De facto,este apelido aparece muito no Algarve.
Cumprimentos
Rafael Carvalho
E,já agora,alguém sabe sobre o apelido:PICOYTO(Picoito ou Picouto)?E sobre-BARREGÃO?
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caro Rafael :
De facto os Medeiros ou Medeiras (como tb aparece) têm um ramo no Algarve existindo actualmente várias famílias com este apelido naquela zona. A sua origem não estará nesta zona. ( tenho idéia de haver um estudo sobre esta família onde mencionavam precisamente isto, mas não me recordo onde o vi). Picoitos já os encontrei no séc. XVII na zona de Loulé, Faro e tb Lagoa. Não o posso ajudar pois n tenho dados nenhuns, apenas sei que já me passaram pelas mãos registos com estes apelidos.
Um abraço
Miguel
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caro Confrade:
O apelido Mideiro,que deve ser Medeiros,aparece em Serpa e o Dr.António Assis,morador nessa linda terra,tem muita coisa sobre estes.Creio que o deverá contactar para o efeito.
Cumprimentos
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caro primo Miguel e prezado confrade Conde
Espero que não levem a mal agradecer a ambos,numa mesma mensagem.Mas,quanto a mim,o Forum reveste aspectos práticos e quase imediatos que dispensam formalismos,desde que haja boa educação.
Sendo assim,informo-os que o apelido -Mideyro-e Madeira;o primeiro,encontro-o em liv.ºs paroquiais de Almodôvar do 1º quartel do séc.XVI e,posteriormente,na freg. de que sou natural e na de São Barnabé e,muitos no Algarve,que talvez passassem aos Açores e Madeira e para a zona de Mértola,mas apresentam já o apelido-Medeiros-e foi para me certificar melhor,do que tenho por certo,que vos pedi tal informação.
Abraços.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caros Confrades:
De facto também encontrei Mideiro, Mideira, Medeiros, Medeiras e "de Medeiros" em Martim Longo, Alcoutim, Faro, sendo alguns meus antepassados. Que se trata de homónimos, parece deduzir-se, entre outras razões, porque também encontrei "Guirreiros" por Guerreiros, na mesma freguesia.
Com os melhores cumprimentos,
António Bivar
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caros Confrades
Esclareço que a forma Mideira ou Medeira que encontrei(apenas em senhoras) era claramente o feminino de Mideiro, Medeiro ou Medeiros; de facto nunca vi "Medeiras", como apelido singular, apenas o tendo usado como plural na mensagem anterior, o que pode ter causado confusão!
Fiquei interessado na última mensagem do confrade Rafael Carvalho, no que respeita à identificação Mideira - Madeira; gostaria de saber mais alguma coisa acerca deste assunto! como escrevi atrás, em Martim Longo fiquei convencido que Mideira e Medeira era apenas um feminino (não encontrei nenhum homem com esta forma do apelido).
Também fiquei curioso por existirem paroquiais de Almodôvar tão antigos; consultei alguns há muitos anos, por ter antepassados Guerreiros de Sta. Clara, Almodôvar, mas nesta freguesia julgo que acabam muito mais tarde. Gostaria de saber se alguém tem informações mais recuadas acerca de Guerreiros existentes em Santa Clara no séc. XVII (com ligações a Varelas, Mestres, Revezes, etc.).
Com os melhores cumprimentos,
António Bivar
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caro António Bivar
Como tenho bastantes antepassados da freg. de Santa Clara-a-Nova;São Sebastião de Gomes Aires;São Barnabé;e Santa Cruz,terei muito gosto,e interesse também,em lhe enviar alguma informação,sobre apelidos que menciona e outros de relevo.Mas,será melhor por e-mail.
De Almodôvar tenho algumas fotocópias desde 1585;,mas,em Beja existem registos a partir de 1582.Os de Santa Clara são muito posteriores,mas de São Sebastião são a partir de 1597.
Sobre-Madeira-esqueci-me de referir que o mencionei com identidade própria e não terá nada a ver com -Medeiros-a não ser,obviamente,por ligações familiares.Há-Madeiras-por ex:na freg. de Alte.na de São Barnabé e na de São Bart. de Messines,se não me engano e surgem também noutros lugares do Algarve e B.xo Alentejo.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Apelidos" esquisitos"
Caro Rafael Carvalho:
Obrigado pela sua disponibilidade; o meu e-mail é abivar@sapo.pt. Se me mandar o seu, poderei transmitir-lhe o que tenho acerca dos meus Guerreiros e veremos se há elementos que se completam.
Um abraço,
António Bivar
Direct link:
Guerreiros
Caros confrades,
Tenho nos meus costados dois ramos de Guerreiros.
Um corresponde aos antepassados de Manuel Mendes Guerreiro nascido em Alfeição, São Clemente de Loulé em 30-07-1712. Era filho de José Gonçalves e Maria Martins. Maria Martins nasceu em Rosário, Almodôvar em 05-09-1684 e era filha de Sebastião Guerreiro e Maria da Conceição. Não disponho do casamento destes.
O outro ramo de Guerreiros corresponde aos antepassados de João Guerreiro nascido em 15-11-1694 em Santa Bárbara de Nexe, Faro, e filho de Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira, esta nascida em Apra, São Clemente de Loulé, em 20-08-1635. Era filha de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira. Não disponho do casamento destes.
O casal Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira faz parte dos costados do Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Se algum dos confrades tiver informação sobre as pessoas mencionadas, agradeceria qualquer achega.
E estou à disposição para qualquer esclarecimento complementar.
Melhores cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Guerreiros
Caro JLiberato
Li agora a sua mensagem que me despertou interesse,em virtude de eu ser dos-Guerreiro-alentejanos,mas também dos do concelho de Silves,e de Loulé,particularmente da freg. de São Bartolomeu de Messines,Alte e Benafim e tenho-Guerreiro Contreiras,na freg. de São Barnabé-Almodôvar e outros -Guerreiros- espalhados pelo concelho de Almodôvar e de Ourique,meu concelho.
Se me enviar contacto enviar-lhe-ei o meu mail.
Já agora:os meus avós-Roiz Guerreiro e um tio-avô-Guerreiro Aboim-de Alte e de Benafim etc.estão ligados aos meus avós daqui-Martins Cavaco-cujo panteão é a ermida de Nossa Senhora da Glória,em Benafim,fundada pela família.São,de facto,dos -Cavaco-a que pertence o Senhor Prof.Cavaco Silva
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Guerreiros
Caro JLiberato
Também,poderá consultar no Forum o tópico-Ramos familiares(mesmo tronco)-de facto,devia ter posto,pelo menos,um ponto de interrogação e ter escrito -(mesmo tronco !?!);porque,apelidos iguais,obviamente,não correspondem,quase sempre,às mesmas famílias;mas isso nota-se que foi descuido meu e não ignorância e que não emendei;todavia,com os defeitos que enferma,encontrará muita informação que,suponho,lhe será útil.
O tópico precisa de "afinação":correcções,no que respeita à origem espanhola e emendar alguma informação incorrecta que me deram;introduzirei daqui a algum tempo,talvez faça,também,alguns aditamentos e farei umas pequenas actualizaçõesa no que me diz,directamente,respeito.
Será colocado,no tópico respectivo,em data que julgue mais oportuna.
Uma boa noite.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Guerreiros
Caro JLiberato:
O segundo ramo Guerreiro que refere, de Santa Bárbara de Nexe e Apra, terá talvez ligação com Francisca Guerreiro, de Santa Bárbara, que foi a primeira mulher do meu antepassado Tomé Martins Faísca, natural de Apra (casaram em Loulé a 30.04.1698).
Francisca Guerreiro era filha de Francisco Pinho e Margarida Guerreiro, cuja ascendência não investiguei.
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Guerreiros
Caro Rui Pereira,
Nas suas investigações por S. Barbara de Nexe - Faro, encontrou por voltas de 1790/1800, alguma Ana Guerreira casada com Manuel Viegas Valente?. Estes meus avós estão ligados à minha família naquela zona de apelido Cavaco ou Martins Cavaco?
Cumprimentos,
José Cabecinha
Direct link:
RE: Guerreiros
Mau caro,
Infelizmente os nomes que menciona não constam das minhas notas. Tenho uma Francisca Guerreiro mas casou com Pedro Martins em Salir em 07-02-1717 e tem outros pais, pelo que não é a mesma.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Guerreiros
Meu caro Rafael Carvalho,
Consultei o tópico que referiu e não obstante algumas "aproximações", penso que dificilmente poderei ligar aos meus. Felicito-o pelo enorme trabalho de recolha que fez sobre os Guerreiros.
Quanto a Contreiras, procuro há muito tempo o casamento dos pais de Maria Guerreira nascida em Apra, São Clemente de Loulé em 20-08-1635. Trata-se de Manuel Afonso Contreiras e Isabel Guerreira.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Guerreiros
Caro José Cabecinha:
Não disponho infelizmente de qualquer informação sobre as pessoas que referiu.
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Guerreiros
Por acaso alguem me saberá dizer se tem algum parentesco estes Guerreiro com os Guerreiro da Agua Velhinha Sao Marcos da Serra
Cumprimentos
Joaquim Reis
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 23 Jan 2025, 14:10