hierarquia nos brasões de armas
This topic is classified in the following rooms Heráldica
hierarquia nos brasões de armas
carissimos,
surgiume esta dúvida possivelmente sem razão de ser , mas devido aos vários formatos dos brasões (partido, em campo, esquartelado,etc.), haverá alguma hirarquia de valor entre eles, evidenciando assim a importancia de uma familia em relação a outras ou os brasões tem todos o mesmo grau hierarquico independentemente do formato?
Cumprimentos;
Daniel da Fonseca Monteiro.
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Há mesmo.Se as armas reais,por privilégio passam para o 1ºquartel,então é o mais importante.Por via de regra é o primeiro quartel que dá o timbre.E a ordenação de armas de apelidos diferentes provenientes de costados também diferentes, deve ser disposta por ordem de afastamento da varonia,começando pelo mais próximo desta no 1º quartel,salvo a excepção das armas reais,e sucessivamente pela mesma regra cabendo ao 4º as mais distantes da varonia.É claro que durante a decadência heráldica da Monarquia, oficialmente falando, só por milagre é que se encontram ordenações de armas correctamente dispostas.Portugal no seu melhor...
Cumprimentos.
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
E já agora,que me desculpe o nosso confrade Conde,pela achega que dou,embora sucinta.
O metal do elmo(se é de ouro,para o Rei e de frente)e para a nobreza de prata e forrado(cujas cores variam,não sei se por livre arbítrio do iluminador,ou conforme as armas do armigerado)e a disposição do elmo:de perfil,a 3/4 e,por vezes,os canteiros copiavam dos anéis e sinetes e as armas figuravam,"ao contrário").O estudo das pedras-de-armas reveste-se de grande importância,para descoberta de ramos ignorados ou desconhecidos,pelas-diferenças-que neles figuram.
Cordiais cumprimentos.
E,por curiosidade refiro que houve casos de "armas infamadas"-assunto que foge ao âmbito do tópico.Em Portugal(salvo erro ou confusão minha)houve um caso destes,nas armas de uma vila.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Rafael
Por vezes o elmo era de prata e guarnecido de ouro.
Por outro lado, o elmo também poderia aparecer virado para a dextra: isso acontecia quando eram armas atribuídas a pessoas de nobreza recente, salvo erro até 2 gerações.
Espero, também, ter dado uma achega. Desculpem a intromissão.
Um abraço
Artur João
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
E, que me perdoem os meus caríssimos confrades, em vez do elmo poderemos ainda ter as coroas, que se diversificam na hierarquia titular de Rei, a Barão.
Um abraço para todos,
Vasco Corrêa Martins
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Vou tentar dar o meu humilde contributo dizendo-lhe que formato do brasão é um factor diferente de partição do escudo (ou do campo do Brasão), que me parece ser a sua dívida. Existem várias formas de "partir" ou dividir o campo do brasão. Se o brasão for "cortado ao alto" chama-se pura e simplesmente partido, daí dar o nome de "partição" às áreas resultantes. Se for "cortado horizontalmente" chama-se cortado, a utilização dos dois "cortes" chama-se esquartelado e assim por diante. Depois existe o crítério de importância das partições e no terceiro caso chamados "quartéis" que deverão ser carregados com as armas mais importantes do da esquerda para a direita e de cima para baixo (isto visto do observador e não do portador). Sei que parece confuso mas a visita de qualquer site honesto de heráldica mostra toda a questão das partições. Para começar deve chegar...
Cumprimentos do "Reyno do Algarve"
Miguel Angelo M. Boto
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
... já agora um pequeno acréscimo: o formato dos brasões é menos importante que as partições propriamente ditas. Estas dão-nos informações heráldicas e até genealógicas enquanto que os formatos sofrem de "modas". No entanto deverá considerar-se, para nós portugueses, o formato ibérico, ou seja, com o contra-chefe (limite inferior em semi-círculo) ou ainda o formato clássico (com o contra-chefe em ojiva).
Mais uma vez. Obrigado.
Miguel Boto
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
... já agora alguém me pode explicar o significado de um "quadrado" (?) no canto superior esquerdo do primeiro quartel
Neste brasão, por exemplo,
http://natura.di.uminho.pt/~tfp/brasao.jpg
Obrigado, melhores cumprimentos
Tiago Pedroso
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Tiago Pedroso
Esse "quadrado" é uma diferença. Significa que o armigerado não é o chefe da linhagem já que apenas este pode usar armas não diferençadas.
No caso presente, embora não se veja muito bem, parece ser uma brica, mas isso apenas se poderá assegurar vendo melhor a imagem.
Em teoria, conforme a diferença usada, assim se poderia dizer como chegam as armas ao armigerado. Infelizmente nem sempre as regras foram seguidas.
As principais diferenças são a brica, a maia brica e o cochim podendo cada uma destas ser carregada com um móvel (os mais frequentes são estrelas, flor-de-liz, farpão, uma letra, etc). A estes acresce o banco de pinchar que é a diferença exclusiva da Casa Real em Portugal
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
PS: Existem outras formas de diferençar
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Miguel Boto: (pedindo desculpa pela intromissão neste tópico)
Tendo eu o mesmo apelido - Boto/Botto (a grafia tem variado ao longo dos tempos) - e sendo este nome relativamente raro, não resisto à curiosidade de saber se teremos um tronco comum. Os meus ascendentes deslocaram-se no séc. XVI de Évora para Torres Vedras, embora persistam ligações a outros locais. Será que tem alguma informação sobre o assunto?
Vasco Botto Pimentel Galvão
(v.galvao@netcabo.pt)
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Tiago,
Cumprimentos e saudações. Assi, à primeira vista, o pequeno quadrado a que se refere, no canto superior esquerdo (do observador) ou no canto superior direito (no caso do guerreiro portador do escudo), como sabe a discrição heráldica das posições no campo descreve-se predominantemente de forma inversa, é aquilo a que chamamos de "BRICA" e que nos informa que aquele que tem direito a estas armas específicas, as herdou pelo lado da avó materna, isto segundo o método das diferenças implementado no reinado de D. Manuel I. Se fossem herdadas pelo lado do avô materno usaria como diferença a meia-BRICA. e assim por diante...
Espero ter contribuído.
Do Reyno do Algarve
Miguel Angelo Boto
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Não sendo um especialista em heráldica, julgo que a meia-brica corresponde à diferença usada por quem tem direito a armas por avó paterna.
No entanto o meu parente João Cordovil Cardoso, grande conhecedor destas matérias, poderá talvez confirmar ou negar o que afirmo.
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Bernardo
Tem razão naquilo que afirma.
Melhores cumprimentos
Artur João
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Barahona
Eu também não sou um especialista e heráldica, estudo umas coisas, faço outras, aplico e experimento outras tantas referenteas à Heráldica. E pelo que interpreto no que tenho lido, o sistema de diferenciação pelo lado paterno é feito por peças (as memsas de carregar nas bricas)respeitando a regra fundamental do metal/cor directamente sobre o centro do chefe (quando são herdadas por avô paterno) ou sobre o cantão esquerdo do chefe (quando são herdadas por avó paterna) mas pode ser que hajam outras regras sobre as quais não aprofundei o estudo.
Cumprimentos do "Reyno do Algarve"
Miguel Angelo Boto
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caros Confrades
Penso que o Bernardo tem razão embora não possa confirmá-lo neste momento. Logo mais o farei.
Gostaria, todavia, de chamar a atenção para o facto de me parecer impossível, com base na fotografia, deteminar se se trata de uma brica ou de meia brica bem como se existe alguma peça nela...
Quanto à referência a carregar sobre o centro do chefe não consigo entender o que diz.
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Daniel Fonseca Monteiro
Já existem muitas mensagens neste tema mas creio que não terá havido uma resposta directa às suas questões.
Se bem entendi a sua dúvida era a seguinte:
Poderemos ajuizar da importância de uma família olhando para as suas armas? As eventuais partições têm alguma significado neste contexto?
Se é esta a questão vou tentar dar-lhe algumas ideias.
A primeira, e talvez uma das mais importantes, é que as armas são individuais e não de uma família. É certo que na atribuição (carta de armas) se dá o direito de as transmitir aos descendentes. Todavia as armas atribuidas a cada descendente serão sempre diferentes das do chefe da linhagem (aquela que as recebeu ou os que lhe forem sucedendo). Inclusivamente o filho primogénito do chefe apenas usará as armas de chefe após a morte do pai devendo, até lá, usá-las com as diferenças que lhe competirem.
Por outro lado o facto de um indivíduo usar brasão não terá sido, à partida, equivalente a afirmar que era nobre. De facto nas Ordenações (não me recordo quais, Afonsinas??) estabelece-se que só os nobres poderão usar metais nas suas armas. Logo se pode concluir que os não nobres também poderiam usar armas.
É certo que esta prática terá caído em desuso e até apareceu a figura de Fidalgo de Cota de Armas...
Posto esta introdução vamos ao que interessa.
O primeiro óbice a uma resposta à sua questão prende-se com o signficado da frase "importância de uma família". Creio poder afirmar que, ao longo dos 800 anos da nossa história a importância relativa das várias famílias foi-se alterando. Logo uma família da maior importância no séc. XV poderia ter decaído e ser de menor importância no XVIII. Por outro lado o que é "importância"? Poderio económico? Proximidade da Corte? Relacionamento, pelo sangue, com a família real? Não creio ser fácil uma resposta única.
Finalmente a questão heráldica:
Há famílias cujas armas têm partições, alguma delas esquarteladas com as armas de Portugal, demonstrando a sua aliança com esta, e outras, de famílias bem menos conhecidas, que sempre as tiveram inteiras.
Outra questão parece ser o uso de armas compostas em que são representadas todas as armas dos antepassados. Esta "moda" em Portugal não teve grande significado, ao que julgo. No entanto, no Reino Unido, é frequente. Em minha opinião pretende-se, com este uso, demonstrar uma "maior" nobreza do armigerado demonstrando, de uma forma bem visível, que todos (ou muitos) os seus antepassados eram armigerados.
Resumindo: salvaguardando melhor opinião não me parece que se possa concluir sobre a importância de uma família (indivíduo) apenas pelo facto das suas armas terem ou não partições.
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro João,
nessas ordenações que referiu (Afonsinas???), ao falar-se em uso de armas por não nobres, poderia estar-se a falar de heráldica não familiar? Estou a pensar na heráldica eclesiástica, na municipal ou na corporativa. Já existiriam à data?
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caros colegas
Uma precisão:
- Quando refiro a dextra, quero significar a sinistra na óptica de quem o usava.
Bastas vezes era sinal de bastardia.
Melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Confrade,
Sabe dizer-me algum site onde se possa criar um brasão? Conhece algum site de Heráldica ou algum programa de Heráldica que se possa "descarregar" da Internet de forma gratuita?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Luís GMG,
As últimas intervenções neste tópico datam de 2003, exceptuando as suas 8 (oito), que são todas de 31.07.2009.
Não me leve a mal, mas não sei se esta é a melhor maneira de conseguir ajuda ou se, pelo contrário, não será a melhor maneira de "conseguir" que ninguém o ajude e que não lhe respondam aos posts...
Cumprimentos,
João Pombo
PS: Li algures, num dos vários tópicos por si "ressuscitados", a sugestão de um confrade de encomendar o brasão que pretende a um artista e depois digitalizá-lo.
Que lhe parece? A mim parece-me bem melhor que ir a um dos inúmeros sites que devem existir na net, para criar brasões...
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Não conheço mas há, pois ofereceram-me um (o meu) assim feito.
Cumprimentos.
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro João Pombo,
Acho que tem toda a razão!
Desculpe - e utilizando a sua expressão - «os vários tópicos por si "ressuscitados"», se o incomodaram!
Respeitosamente,
Luís GMG
Direct link:
RE: hierarquia nos brasões de armas
Caro Luís:
Não tem por que pedir desculpa; só quis dar o meu contributo e espero que não me tenha levado a mal por isso!
Cumprimentos,
João Pombo
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Nov 2024, 22:51