Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã
This topic is classified in the following rooms
Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã
Por erro chamei de Lamaçães mas o nome correcto é o agora indicado.Penso que esta Quintã esteve ligada aos Cardosos e que a confundiam com a do mesmo nome, mas ligada aos Almeidas.
Agradecia qualquer informação histórica sobre a mesma.
Francisco Álvares de Carvalho
Direct link:
RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã
Caro Francisco
Penso que se deve estar a referir à Quinta dos Lamaçais, sita no concelho de belmonte ou Sabugal, distrito da Guarda.
Desconheço as ligações a essa família, sabendo apenas a localização e qual a situação actual.
Cumprimentos
Anabela Adónis
Direct link:
Cara Anabela
O meu interesse reside no facto de na certdão de partilhas entre um meu avô e sua irmã,cerca de 1820,se referem aos bens por partilhar e na Quintã dos Lamassaes.Esta ra a grafia usada no documento.
É evidente que não são os bens que me interessam,mas sim,porque tal significa que algum ascendente era de lá.
Quem eram ?
Se tiver alguma informação sobre o assunto agradecia.
Cumprimrntos
Direct link:
Caro Francisco
Eu apenas conheço razoavelmente a região e sei que a Quinta dos Lamaçais é um zona que está, salvo erro, actualmente sob o domínio do Estado. A localização dos chamados Lamaçais é no concelho de Belmonte - distrito de Castelo Branco e está situada entre a localidade Terreiro das Bruxas e a freguesia das Inguias, perto de Caria (junto à Covilhã).
Apenas conheço algumas pessoas já de alguma idade nas freguesias de Belmonte, das Inguias e de Caria que poderão porventura ter alguma informação sobre os seus laços familiares.
Caso necessite de alguma ajuda, poderei perguntar a essas pessoas se conhecem os seus antepassados.
Cumprimentos
Anabela Adónis
Direct link:
Cara Anabela
Desde já os meus agradecimentos pela sua atenção.
O problema é que nada sei quem possam ser esses ascendentes.
Estes meus avós eram de Casegas junto á Covilhã de apelidos Vaz de Carvalho(Casegas ?),Vaz Freire(Casegas),Dias Campos de Carvalho (Casegas)Fernandes Giraldes(não sei de onde),Fernandes de Carvalho(Dornélas do Zêzere),Fernandes Álvares Pereira de Carvalho(Unhais o Velho),etc.
Apenas posso constatar que foi alguem ,homem ou mulher que era dessa Quinta e foi parar a Casegas.
De Caria tinha um trisavô de nome Manuel Rodrigues Martins cc Rosa Luisa ,de que deve haver familiares, e que gostava de saber, mas era de outro ramo.
Sei que ao meu Pai uma vez lhe contaram de certa forma admirados, que era da família a quem a dita Quinta pertencia antes de ser do Estado.
O que tenho é pouco,apenas a dita certidão de partilhas o confirma.
Cumprimrntos
Direct link:
Caro Primo:
Não sei se esta informação é nova para si, mas ao consultar um mapa reparei que na estrada (N 18-3) que liga o Teixoso a Caria, mais ou menos a meio caminho entre estas duas localidades, está assinalado um lugar chamado "Lamaçais". A quinta dos seus familiares deve ser aí.
Rui Pereira
Direct link:
Caro Primo Rui
Já me tinham informado que seria no Sabugal-Caria.
Vou tentar saber mais alguma informação no ADCB.
Um abraço,
Francisco.
Direct link:
Caro Francisco
Segundo as últimas informações que obtive actualmente a Quinta dos Lamaçais está sob domínio do Estado, mais concretamente na posse do Ministério da Agricultura.
Sugiro-lhe que consulte também os dados que eventualmente aqueles serviços possuam em Castelo Branco.
Cumprimentos
Anabela Adónis
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 05 Nov 2024, 16:37