Origens da familia "Quá"
This topic is classified in the following rooms Famílias
Origens da familia "Quá"
Bom dia
Quem me dá uma ajuda na procura das origens da minha familia?
Direct link:
RE: Origens da familia "Quá"
Sr Quá,
o seu apelido é deveras interessante e seria interessante saber o seu significado e para começar é preciso chegar há 1ª pessoa a usa-lo.
Consulte os registos paroquiais e o arquivo distrital e veja nas bibliotecas se há livros dsobre estudos de familias na sua região.
Cumprimentos,
D. Monteiro.
Direct link:
Sr. Monteiro
Obrigado pelas pistas, já agora permita-me que lhe pergunte: Será que tenho hipótese de fazer essas pesquisas via "internet"?
Cumprimentos
J. Quá
Direct link:
Poderá fazer uma busca na net pode ser que tenha sorte e já agora não se esqueça que o seu apelido pode ser uma abreviatura de um apelido maior.
Cumprimentos e boa sorte na sua pesquisa,
D. Monteiro.
Direct link:
É uma família do continente europeu ou americano?
Maria
Direct link:
Boa Noite
É uma boa questão, mas em principio será de origem europeia.
Cumprimentos
Direct link:
Caro João Quá:
Não sei se lhe servirá de alguma coisa a informação que lhe vou prestar. De qualquer modo, e dada a curiosidade do apelido em causa, que julgo derivado de alcunha, aqui fica:
Em 1323, entre os "naturais" do Mosteiro de Moreira e S. Simão da Junqueira, aparece a linhagem dos Farizeus - linhagem que julgo extinta ou, pelo menos, o apelido abandonado posteriormente.
Ora entre os desta linhagem, aparece Estêvão Pires Farizeu e sua mulher Inês Pires, com muitos filhos; e Senhorinha Pires e seus filhos, havidos em seu defunto marido (irmão do Estêvão) Lourenço Pires Farizeu, "dito Quã".
A razão de ser desta alcunha, também nunca a averiguei, mas não deixa de ser interessante saber que, provavelmente, poderá ser exactamente dela derivado o apelido que usa. Sendo assim alcunha medieval, da qual derivaria apelido, ainda que pouco conhecido e sem grande utilização futura.
Aceite os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro
Direct link:
Encontrei nos Mormons Qua,e não Quá
Cumprimentos
Maria
Direct link:
Era óptimo se me explicasse como conduziu a sua pesquisa.
Cumprimentos
João Quá
Direct link:
Caro Fernando Monteiro
Foi deveras interessante a sua resposta, permita-me que lhe pergunte se sabe onde fica Mosteiro de Moreira e/ou S. Simão da Junqueira.
Melhores cumprimentos.
João Quá
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Nov 2024, 16:20