Filhos de Lopo Machado de Goes

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Bibliografia | Heráldica | Arquivos

Filhos de Lopo Machado de Goes

#3667 | José Maya | 29 Apr 2001 11:03

Lopo Machado de Goes casou com Brites Vasques da Maya e segundo Manuel de Souza da Silva, Vol I pag 516 §7 10 teve tres filhos a saber: Pero Fernão e Diogo.
Segundo o documento de 1724 de passagem do Brasão de Armas a meu x avô Francisco Machado de Faria e Maya registado no Livro setimo do registo de brazões a folhas 347, diz este que Leonor Machado casou com João Carmona e era filha de Lopo Machado de Goes e de Brites Vasques da Maya.
Aparece assim uma filha de Lopo Machado de Goes, não referida por Souza da Silva.
Esta filha não referida, que casou com João Carmona está na origem da familia Machado de Faria e Maya.
Será que Lopo Machado de Goes teve ainda mais filhos ou filhas?

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3671 | Vasco Jácome | 29 Apr 2001 12:38 | In reply to: #3667

Caro José Maya

Segundo Felgueiras Gayo, a lista completa dos filhos de Lopo Machado (ttº de Machados §1 N18) é:
- Pedro Machado da Maia cc D. Leonor Dias de Vilas-Boas cs.
- João Machado da Maia cc D. Catarina Dias de Vilas-Boas cs.
- Diogo Machado da Maia cc D. Leonor dos Picos cs.
- Isabel Machado da Maia cc Álvaro Barbosa cs.
- Leonor Machado da Maia cc João Carmona cs.
- Rui Machado da Maia cs.
- Álvaro ou Fernão Machado da Maia c em Basto cs.
- Martim Machado da Maia cc Filipa de Barros ss.

Não sei se é já do seu conhecimento, mas no “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”, de António Júlio Limpo Trigueiros, SJ; Eugénio Andrea da Cunha e Freitas; Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda. Edições APPACDM Distrital de Braga. Braga 1998; encontra bastante informação sobre o ramo que menciona.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3674 | fsomr | 29 Apr 2001 12:55 | In reply to: #3671

Comprei ontem na Livraria Férin um livro de Carlos Roma Machado de Faria e Maia "Memórias da Vila Roma" que trás muitas informações sobre a família Machado de Faria e Maia.

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3676 | José Maya | 29 Apr 2001 13:20 | In reply to: #3674

Atenção, este livro escrito por um irmão de meu avô, José Roma Machado de Faria e Maya, é muito interessante, também o tenho dedicado por ele que conheci bem, mas tem muita fantasia, que a pouco e pouco tenho vindo a acertar e corrigir. Ele quando não sabia, inventava, e o livro está cheio de erros!
Se quiser saber algo concrecto sobre algum ramo, tenho muito gosto em lhe fornecer.
A minha arvore tem mais de 3500 entradas.

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3683 | fsomr | 29 Apr 2001 21:00 | In reply to: #3676

meu 5º avô José Alexandre Montanha casou em 1803 com D. Maria Liberata de Santa Rita da Costa Machado de Spínola que era filha de D. Inácia Violante Roberta da Silva, neta de Braz da Silva Ribeiro C.O.Cristo, bisneta de D.Maria Tavares.
Esta D. Maria Tavares era prima direita de António do Rego de Faria cuja filha D.Maria do Canto e Faria era casada com Francisco Machado de Faria e Maia. Era seu antepassado?
Francisco Montanha Rebelo

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3684 | fsomr | 29 Apr 2001 21:34 | In reply to: #3683

D.Maria Tavares era filha do Capitão Duarte Tavares Correia, neta do Capitão Manuel do Rego Cabral que também era pai do Capitão Francisco do Rego de Sá, avô da referida Maria do Canto casada com Francisco Machado de Faria e Maia.
Parte destas informações tirei-as da Habilitação de Braz da Silva Ribeiro (Ordem de Cristo, letra B, maço 1, nº 21, com certidão passada em 14 de Outubro de 1744, em que é testemunha Antº Francº do Rego Botelho e Faria, ajudante de infantaria na Ilha de S.Miguel, de 41 anos, parente do justificante em 5º grau.

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3686 | José Maya | 29 Apr 2001 22:14 | In reply to: #3683

Francisco Cabral de Melo Machado de Faria e Maya, casado em 12 Nov. 1685 em primeiras nupcias com Mariana de Faria Victória , e em segundas com Maria do Canto e Faria, é meu 7º Bisavô, ou 7 great grand father!
O Antonio do Rego de Faria era casado com Catarina Botelho do Canto que morreu em 1689.
E mais não sei!
Cumprimentos,
Jose Faria e Maya

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#3691 | fsomr | 30 Apr 2001 14:58 | In reply to: #3683

Posso concluir que o Capitão Manuel do Rego Cabral é meu 10º avô e seu 9º avô?
Cumprimentos
fsomr

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#112280 | dn9bzye2 | 17 Feb 2006 14:17 | In reply to: #3667

Exmo Senhor José Maya

Agradeço que me informe se tem elementos sobre a filiação de esperança machado de miranda , casada com simão francisco de outeiro de bacorim, em são joão de ponte (Guimarães) ( ~1650)
Os machado de miranda tb são descendentes de lopo machado de goes.
Antecipadamente grato
Cump

Joaquim Filipe Machado

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#112296 | Beatriz Machado | 17 Feb 2006 17:34 | In reply to: #112280

Caro Joaquim,
Existe um livro escrito pelo anterior Reitor da freguesia de S. João de Ponte, Joaquim A. Maciel R. Torres, que fala sobre esta freguesia, das familias que aí viveram, dos lugares, etc...
Na pág. 200, refere que:"Em 27/5/1654 casa Maria Francisca da Freiria com Jerónimo Machado, do Outeiro de Bacorim, desta freguesia. Sucede-lhe o filho, João Machado, nascido a 19/12/1655 e casou com Maria Dias,do Poço de Baixo..., no dia 6/4/1679."
Depois segue com as famílias a quem pertenceu o Casal da Freiria até ao século XX.
Cumprimentos
Beatriz Machado.

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#112298 | dn9bzye2 | 17 Feb 2006 18:11 | In reply to: #112296

Exma Senhora,

Agradeço o seu mail .
Já possuo esse livro que está bastante bom
Precisava de saber a informação sobre a ascendência do jerónimo machado da freiria, filho de esperança machado de miranda.
Por acaso tem alguma ligação a estes machados ou sabe a que familia pertençe este casal?
Cumprimentos
Joaquim Machado

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#112310 | Beatriz Machado | 17 Feb 2006 20:11 | In reply to: #112298

Caro Joaquim
A minha familia paterna e materna é de S. João de Ponte. Contudo nas minhas pesquisas ainda não cheguei tão longe, vivo em Loulé o que torna tudo mais complicado, tive a sorte de ter a ajuda de um confrade que estudou a freguesia de S. João de Ponte e que deu um avanço grande nas minhas pesquisas. Os meus Machados são de S.Torcato.

Boa sorte nas suas pesquisas.
Cumprimentos
Beatriz Machado.

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#112467 | dn9bzye2 | 20 Feb 2006 11:52 | In reply to: #112310

Exma Senhora

Pode indicar-me o contacto desse confrade que estudou a fregusia de são joão de ponte?

Cumprimentos

Joaquim Machado

Reply

Direct link:

RE: Filhos de Lopo Machado de Goes

#112507 | Beatriz Machado | 20 Feb 2006 17:32 | In reply to: #112467

Caro Joaquim,
Não sei o contacto do confrade, sei o nome que é Rui Faria.
Procure aqui no Genea em familias de S.João de Ponte ou S. João de Ponte.
Cumprimentos,
Beatriz Machado.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Jun 2024, 17:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen