Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias

Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#36966 | artur41 | 02 Mar 2003 21:44

Meus caros colegas


Gostaria que me esclarecessem a respeito da ascendência de Gil Vaz de Pina Themudo, casado com Antónia Freire. Tiveram
com filho Martim Vaz de Pina de Parada.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58566 | FSA | 23 Feb 2004 12:24 | In reply to: #36966

Caro Senhor,
Só agora lhe respondo, após ter consultado a minha papelada, muito pouco organizada.
Infelizmente, para os que como eu são naturais da região centro, não existem genealogista tidos em consideração. O Gaio, tão apreciado, não andou pelo centro, e o Manso de Lima ou o Bernardo Pimenta do Avelar Portocarrero, naturais da Sertã e Abrantes não são, aparentemente, muito apreciados.

Quanto a Gil Vaz de Pina, sei que foi Juiz dos Órfãos da Vila do Sardoal, creio que no início do Séc. XVII e está ligado aos Cordes de Brandão e Athaíde, Paradas, Themudos, famílias da Qta. do Pouchão, termo da Vila do Sardoal.
Durante a consulta que nomeei no início, não encontrei as referências genealógicas que solicita, contudo, essa pessoa deve estar profusamente documentada, tanto no Arquivo da Câmara do Sardoal (o que resta dele) bem como no Tombo da dita Quinta. Vou fazer algumas perguntas a uns amigos e depois volto, talvez com informações mais interessantes.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58597 | A.Godinho | 23 Feb 2004 20:07 | In reply to: #36966

Caro Artur

Aqui vão alguns apontamentos dispersos que consegui apurar do muito que existe no inventário dos títulos e papéis do cartório de D.Maria José Cordes Brandão, que se fez em virtude da Portaria de 21 de Julho de 1853 (este inventário é um vol. manuscrito com 229 folhas, propriedade de minha sogra):

Frei Leonel de Parada, da Ordem de S. João do Hospital de Jerusalém.Fez testamento em 25.1.1520 deixando por herdeira sua filha Catarina de Parado c.c. Afonso Lopes Branqueiro(?)

Em 1560 Gil Vaz era casado com Catarina de Parada ( será filha ou neta daquela, ou um 2º casamento da mesma?) que testou em 13.9.1580, e foi mãe do Pe. António Vaz de Parada, que testou em 31.10.1600 e foi pai de Diogo Vaz e Parada e de Catarina de Parada.


Numa escritura de 1571 eram orfãos de Diogo Vaz de Parada : Gil e Catarina, que eram netos de de Gil Vaz Temudo.

Francisco de Parada Temudo, fez testamento em 28.8.1599. Foi casado 1º com Brites Fradique e 2ª com Brites de Mendanha ( fº de Jorge Pina do Lago e de Catarina Chorra Caldeira9 de quem teve: Gil Vaz de Pina e Maria de Pina.

Gil Vaz de Pina (será o Gil fº do Dioga Vaz de Parada ou o fº de Francisco de Parada Temudo ?) Foi casado – dotado por sua mãe em 2.1.1604- 1º com Margarida Mansa Temudo (testou em 5.2.1618), viúva de António Rodrigues d´Avis, e 2ª com Antónia Soeira ( de que se fez inventº em 6.12.1631). Teve ( não sei de qual penso que da 2ª): Martim Vaz de Pina e Parada c.c. D.Joana de Almeida.


Para decifrar:
à margem 1659 29 Maio “ Certidão a requerimeno de Martim Vaz de Pina, das verbas do Testamento de seu Pae, Gil Vaz de Pina, por onde consta deixar-lhe uma fazenda em capella, e juntamente em como lhe renunciou o prazo de Malta de São Lourenço, e o Morgado de seu tio, Jorge de Pina do Lago; e juntamente a verba que faz menção de ter dotado a sua filha Dona Sebstianna do Lago, a sua Quinta do Pouchão, com toda a sua fazenda que constava do seu dote, e igualmente está junta huma certidão do Escrivão e Secretário da Ordem de Cristo, por onde consta que o Padre Freire Francisco de Parada em capítulo, diussera que deixava a sua legítima a suas duas irmãs Brites de Mendanha e Dona Sebastiana de Lagos, feita em vinte e oito de Maio de mil seicentos e quarenta e trez.”

À margem . 1656 4 Agosto : “ Escriptura de Dote que fez, Gil Vaz de Pina, a sua mulher digo sua filha Dona Sebastiana do Lago e Pina, para haver de casar com António de Azevedo…”


Em 1658 Bristes Maria da Trindade , Freira Mostº da Esperança, de Abrantes, renuncia aos seus bens de raiz a favor de seu irmão Martim Vaz de Pina…

Espero que sejam de alguma utilidade.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58599 | A.Godinho | 23 Feb 2004 20:22 | In reply to: #58566

Caro Fernando

Antecipei-me ...?

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58621 | JMBM | 24 Feb 2004 11:24 | In reply to: #36966

Caro Artur
numas memórias genealógicas de Themudos ( que me deu o meu primo Francisco Serpa Brandão )escritas por Agostinho Pacheco Telles , natural da Vila de Vouga , onde nasceu em 1692 , tenho :
- Gil Vaz Themudo e seu irmão Diogo Lopes Themudo, dos principais homens que viviam em Abrantes . Gil Vaz Themudo c.c. Carolina ou Catarina de Parada , filha de Leonel de Parada que teve o hábito de Malta e com ele umas abadias daquela religião e teve entre outros:
- Francisco de Parada c.c. Beatriz de Mendanha e tiveram Gil Vaz de Pina e Carolina de Parada , freira.
Este Gil Vaz de Pina c.c. em 1620 com Margarida Manso com títulos de Lameiras s.g. casou 2ª vez com Isabel Freire da Cortiçada filha de António Freire e de Maria de Meirelles Freire e tiveram :
- Martim Vaz e Pina que viveu no Sardoal e casou com Joana de Almeida filha de João Álvares de Almeida e de Maria de Almeida filha de João Soares Galhardo .
e tiveram .....
espero que ajude nalguma coisa !
um abraço . José Manuel Bela Morais .

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58733 | artur41 | 25 Feb 2004 17:17 | In reply to: #58621

Caríssimos Fernando, António, Zé Manel,


Duma "penada" (numa mensagem, claro) respondo-vos: muito obrigado pelas valiosas informações que forneceram. Ainda por cima, complementares!

Sempre ao dispor.


Grande abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58853 | A.Godinho | 26 Feb 2004 15:54 | In reply to: #58733

Caro Artur

Descobri no livro citado na minha msg. anterior:

"Certidão autentica a requerimento de gil vaz de Pina, da escritura de dote e casamento feita dos onze de Junho de mil seiscentos e vinte, que lhe fizeram António Freire da Fonseca, e sua mulher Maria de Meirelles, para elle suplicante casar com sua filha;..."
(Proença a Nova)
Não é referido, no extracto óbviamente, o nome da fª de António Freire da Fonseca e Maria de Meirelles.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58867 | artur41 | 26 Feb 2004 17:18 | In reply to: #58853

Caríssimo António,


A referência à certidão é preciosa dado que indica o local e a data em que ela se realizou.
Vou tentar saber mais sobre Maria de Meirelles: estou em crer que o Manuel Maria poderá fornecer alguns dados.
Os meus renovados agradecimentos!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58954 | FSA | 27 Feb 2004 13:16 | In reply to: #58599

Caro Dr. António Godinho,

Era mesmo em si que estava apensar.
Estive ausente os últimos dias. Já actualizei a situação do forum. Surgiram informações que me interessam em Themudos e Paradas. Creio que poderei contribuir com algo de interesse sobre os Paradas de Carvalho que, segundo creio, entroncam nesses Paradas, nomeadamente o Grande Paulo de Parada. Vou consultar o manuscrito do meu 6º Avô, Jacinto Serrão da Motta, onde existe uma descrição genealógica que, espero, seja útil ao nosso amigo Artur41.

Espero que estaja melhor, cumprimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58976 | FSA | 27 Feb 2004 14:51 | In reply to: #58621

Ex.mos Senhores,
Talvez me possam indicar algum esclarecimento a respeito destes meus antepassados Themudos e Freires:
Juzarte Soares Galhardo n. 1628 e casou c/ Joanna Themudo de Almeida filha de António Juzarte Themudo e de Maria do Araújo Almeida. Neta paterna de João Lopes Themudo e de Maria Rosa Freire. Este João Lopes Themudo era filho de Pedro Lopes e de Catarina Themudo Moucha ou Mansa (?)... neto paterno de João Lopes Toledano e de Constança Anes Caldeira.
Deduzo que talvez o Sr. José Manuel Bela Morais, nomeadamente, me possa dar alguma informação.

Grato,
Fernando Serrão d´ Andrade

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#58994 | José | 27 Feb 2004 17:33 | In reply to: #36966

Caro Confrade
Há tempos procurei saber algo mais da família de meu Avô materno, Coronel José Bernardo de Almeida Themudo, n. Elvas 22.4.1882-f.Lisboa 9.10.1965.
Tem pistas que levem a que este Gil Vaz Themudo possa estar ligado ao meu Avô ?
Antecipadamente agradeço a resposta
JSPinto

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59084 | JMBM | 28 Feb 2004 16:16 | In reply to: #58976

Caro Fernando d'Andrade
Presto-lhe as informações todas que puder !
Eu também sou Themudo pelo lado da minha mãe .
Como sabe existem Themudos de Aveiro , de Abrantes , de Oliveira do Conde , do Alentejo , do Carregal , de Óbidos , etc.... Pelo meu lado chego a uma determinada geração e não consigo entroncar os város Themudos !
Com tempo e calma vamos conseguindo juntar as diferentes peças de um puzzle muito complicado.
Estas memórias de Themudos que tenho , bastante antgas não consigo entroncá-las no meu ramo.
Chego a Maria Themudo de Oliveira do Conde , que é minha 10ª avó! Os seus descendentes fixaram-se em Aveiro , na Quintã do Loureiro , Cacia!
Fico á sua disposição .um abraço .
José Manuel Bela Morais .

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59287 | FSA | 01 Mar 2004 15:28 | In reply to: #58733

Ex.mo Sr. Artur Camisão Soares

Em relação a Leonel de Parada, posso transmitir o que escreveu o meu sexto Avô, Jacinto Serrão da Motta que nasceu no Sardoal a 28-03-1705, casado com D. Antónia Themudo Soares Galhardo Caldeira de Almeida, filho de Sebastião Serrão da Motta e de Maria Sanches de Faria da Vila de Niza. Foi Juiz do Geral no Sardoal, escreveu várias obras;
- Poesias Sérias e Jocosas.
- Delicta Juventutis Mea.
- Destroços (acerca da tempestade de 15/10/1733, que assolou o Reino Portugal).
- Filosofia Política, Moral e Economia.
- Memórias Restauradas do Sardoal entre 1753/71 (Manuscrito).

Das Memórias Restauradas do Sardoal, envio-lhe o seguinte:

"Francisco de Parada, Tio do grande Paulo de Parada, natural que foi desta Vila, depois de militar 13 anos contínuos no Estado da Índia, sendo despachado pelo Capitão-Mór D. Vasco da Gama, para a corte de Madrid, morreu nessa corte antes de lhe ser feita mercê alguma e ali fez sua herdeira de seus serviços a sua irmã Maria Fraioa, a qual os renunciou em seu sobrinho Paulo de Parada Fraião, por ele ser macebo nobre e bem disposto, o qual determinava naquele tempo (era o ano de 1623) ir servir S. M. nas partes da Índia com os quais serviços lhe foram entregues duas cartas que vieram da Índia para S.M..
Partiu o dito Paulo de Parada para Madrid a despachar os ditos serviços e não nos consta que naquele ano fosse para a Índia, nem em qualquer outro. Sabe-se que se deu ao serviço de S. M. nas guerras da Flandres onde por seus grandes merecimentos, crescera muito em honras e se fizera celebrar. Cuido que morreu em Espanha, pois me não consta que tornasse a este Reino. Mas como falamos de um herói, que mereceu o título de Grande, daremos aqui de sua origem aquela relação de que nos informa o assento de onde tiramos a nota supra e outros de que tratam nossos palimpsestos; também para livrar ao engano os que o fazem natural do Alentejo, especialmente Francisco Soares Toscano em seu "Paralelo dos Príncipes", onde até o faz de humilde nascimento, qual Mário, com quem paraleliza, do que se não deve tornar culpa a este autor, senão a quem o informara sem circunspecta certeza de que um judicioso exame, por falta do que havemos tantas notícias erradas.
O Grande Paulo de Parada, que pelo seu merecimento chegou ao posto de Mestre de Campo General, que era só um no exército, como o mesmo autor refere, foi natural desta Vila e aqui baptizado, filho de Francisco de Parada Estaço, de Marvão e de Maria Tavares. Seu Avô, Leonel de Parada, também foi desta Vila, de nobre geração. Casou na de Marvão na família dos Farias Estaços. O Avô materno de Paulo de Parada foi Paulo Roiz Fraião e sua Avó Maria Tavares.

Baronia de Paulo de Parada, natural desta Vila do Sardoal:
Foi Paulo de Parada por linha paterna, filho de Francisco de Parada Estaço, natural de Marvão, o qual casou nesta Vila aonde viveu e morreu. Serviu cargos nobres e teve foros de nobreza daqueles tempos.
Foi neto de Leonel de Prada, que casou em Marvão, o qual aqui serviu os cargos de nobreza e Cavaleiro-Fidalgo. Foi bisneto de Rodrigo de Parada, que viveu alguns anos na Vila da Sertã e depois nesta Vila, casado com Isabel Diniz, irmã de António Roiz Diniz, Cavaleiro-Fidalgo.
(Nota do Autor: Daqui em diante segue-se um erro que virá corrigido mais adiante.)
Foi 3º neto de Rui Lourenço de Parada que viveu em Portalegre, onde casou nobremente.
Foi 4º neto de Maria Anes de Parada que casou em Portalegre com Gonçalo Lourenço de Gomide, pessoa das principais daquela cidade, que foi Escrivão da Puridade do Rei D. João I e outro matrimónio foi progenitor dos Albuquerques, Senhores de Vila Verde, de quem procedem os Marqueses de Anjeja e de Marialva e Condes de S. Lourenço, de cujas casas há-de constar a ascendência do dito Gonçalo Lourenço de Gomide, 4º Avô de Paulo de Parada.
Foi 5º neto de João Gonçalves de Parada, natural do reino da Galiza, o qual passou a Portugal no reinado de D. Fernando e tendo descendência, justificou seu filho Rodrigues Anes de Parada, governando o Rei D. João I, em como seu Pai João Gonçalves de Parada, era homem bem fidalgo de linhagem, pelo que o dito Rei mandou passar carta de nobreza e fidalguia em 23 de Dezembro de 1439, fazendo-o fidalgo de solar conhecido, concedendo-lhe grandes previlégios e franquezas. teve foro de vassalo que era o melhor daquele tempo. Casou em Portalegre e dele procedem os Mouzinhos e os Malheiros.
Foi irmão de Soeiro Anes de Parada, de que procedem os Castros de Torrão, Comendador-Mór da Ordem de Santiago e Senhor da Várzea de Moura. D. Martim Anes de Parada, foi sobrinho de da sobredita D. Maria Anes, 4ª Avó de Paulo de Parada, por ser irmã de Soeiro Anes de Parada e de Rodrigo Anes de Parada, todos três filhos do dito João Gonçalves de Parada.
Este apelido e família teve seu solar no lugar de Parada, junto à Vila da Corunha, na Galiza, de que usaram seus descendentes. Outros mais deste apelido se passaram a este Reino de que faz menção o Conde D. Pedro, esquecendo-se de João de Parada, que foi Reposteiro-Mór de D. Afonso III e Durão Martins de Parada, que foi mui conhecido no tempo do Rei D. Dinis.
De Paulo de Parada, o Velho, Tio de Francisco de Parada Estaço, se dirá em outro lugar"

"SUPLEMENTO `AS MEMÓRIAS DO GRANDE PAULO DE PARADA"

"Suposto que a página 93 e seguintes levamos a Baronia de Paulo de Parada, natural desta Vila, faço declaração que ali não vai com erro, mas com toda a verdade, bem que contra a opinião de Montarroyo, que faz Paulo de Parada, 3º neto de Álvaro Roiz de Parada, não o sendo, mas sim do seu irmão Francisco Leonel de Parada, Cavaleiro de Malta, Bailio de Acre, filho de Rui Lourenço de Parada e suposto que nas memórias restauradas do dito Paulo de Parada pareça aprovar este erro declarando-o 3º neto de Álvaro Roiz de Parada e à pág. 93 o meto no escuro dizendo 3º neto de Rui Lourenço, declaro ingenuamente e debaixo da verdade, segundo ciência certa que tenho por papéis que vi e logo citarei que de Gonçalo Lourenço de Gomide e de Maria Anes de Parada, nasceu Rui Lourenço de Parada, deste Álvaro Roiz de Parada e o dito F. Leonel de Parada, o qual teve Rodrigo de Parada, pai de Leonel de Parada, o Velho, que casou em Marvão com Violante de Faria ou Ana de Faria Estaço e desse e de Maria Tavares do Sardoal, nasceu Paulo de Parada e seus irmãos. E se na nas memórias restauradas vou com a opinião de Montarroyo e por modéstia de não expôr ao público uma bastardia, posto que tão honrada e me aproveito de uma opinão tão autorizada e recebida como a de José Freire de Monterroyo Mascarenhas a quem fiz esta mesma declaração para poder emendar seus livros nesta parte. Consta o referido de uma árvore de família que denota mais de 200 anos que vi no arquivo de Bento Manuel de Moura, (...) que dá Álvaro Roiz de Parada, o qual não consta que tivesse filho chamado Rodrigo, mas sim o dito seu irmão F. Leonel, como fica declarado. E pela antiguidade que denota a dita árvore, mostra foi feita em tempo que o referido se sabia e constava, sem outra controvérsia."

-Há outros apontamentes sobre Paradas de Carvalho, nomeadamente:
"... o Dr. António de Carvalho de Parada, nasceu no Sardoal no ano de 1595, estou na Universidade de Coimbra, onde se doutorou na Sagrada Teologia e foi douto em e outro Direito."

- Foi, entre outros elevadíssimos cargos, Guarda-Mór da Torre do Tombo e faleceu a 12 de Dezembro de 1655.

Com os meus cumprimentos e desejos de poder ter sido útil,

Fernando Serrão d´Andrade

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59293 | artur41 | 01 Mar 2004 16:14 | In reply to: #59287

Caro Fernando Serrão d'Andrade,


Agradeço-lhe, desde já, a deferência e amabilidade como me trata. Por favor, esteja à vontade para ser menos formal se assim o desejar.

Bom...posto o intróito e dada a quantidade e qualidade da informação... só me resta enquadrá-la e estudá-la!

Sempre ao dispor.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59297 | FSA | 01 Mar 2004 17:25 | In reply to: #59084

Ex.mo Sr. José Manuel Bela Morais,

Obrigado pela sua disponibilidade em trocar informações comigo sobre Themudos.
Tenho alguns apontamentos com interesse, também para si decerto, que poderei disponibilizar. São retirados de uma árvore de costados que me ofereceram, feita muito recentemente (nos anos noventa do Séc. XX), mas com referências ao Séc. XVIII e andando dois ou três Sécs, para trás. A Zona a que se refere é a Abrantes, Sardoal e Alvega. Tenho também um traslado do título de Themudos de Manso de Lima.

Com os meus cumprimentos e ao dispôr,
Fernando Serrão d´Andrade

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59303 | JMBM | 01 Mar 2004 18:45 | In reply to: #59297

Caro Fernando Serrão d'Andrade
Teria muito interesse em ter esses elementos que fala na sua mensagem.
O que tenho de Themudos , posso-lhe enviar por correio ou outro modo qualquer, é só dizer-me.
O meu e-mail , para mais fácil contacto , pode pedir ao Genea , pois parece-me que não podemos colocá-los aqui.
um abraço . José Manuel Bela Morais.

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59324 | Ricardo de Oliveira | 02 Mar 2004 03:47 | In reply to: #36966

Caros colegas

Aqui está mais um a procurar Temudos. Tenho um 8° avô com o seguinte batismo em São Lourenço do Douro : Gualter, 20 de julho de 1690 (L2, 37v). Filho de Manoel Themudo Rasquilho, abade de Espadanedo e de Maria, filha de Pedro Enriques e de Maria, da vila (não entendi), concelho (?) da Maia.
Qualquer notícia é comigo !

Obrigado e cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59366 | FSA | 02 Mar 2004 16:52 | In reply to: #59303

Caro José Manuel Bela Morais,
Creio que se pode dar o endereço electrónico se o "soletrarmos". Vamos ver. Aqui tem o meu endereço e-mail: fernandoandradearrobainter-futuro.pt

Espero que resulte. Depois, entre em contacto comigo por essa via.

Um abraço,
F.Serrão d´ Andrade

Reply

Direct link:

RE: Gil Vaz de Pina Themudo- ascendência

#59764 | José | 07 Mar 2004 17:21 | In reply to: #58994

.......
JSPinto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 03:50

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen