Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#41336 | JMSA | 09 May 2003 19:48

Caros Confrades
Alguém tem noticia do Capitão António José d'Azevedo nascido na cidade do Porto (final do sec.XVII) e barbaramente assassinado em Cuyabá, no Mato Grosso, Brasil, em 30 de Maio de 1834, numa matança célebre feita por indigenas a fazendeiros Portugueses? Foi Capitão do Real Trem e casou com D.Ignês Ferreira da Silva, n.Cuyabá em 1806. Esta Senhora consegui fugir com 4 dos seus filhos, tendo outros 3 sido também assassinados, para o Rio de Janeiro, onde o Imperador pagou do seu bolso o estudo destes filhos, dado que ficaram sem nada do que tinham. Um desses filhos, D.Maria da Glória Ferreira da Silva d'Azevedo casou com António José Monteiro de Amarante, feito 1ºBarão de Amarante pelo Imperador D.Pedro II (assim está no seu jazigo e de sua mulher), embora se desconheça qualquer alusão á concessão deste titulo. AntºJ.M.de Amarante era secretário pessoal do Imperador seu afilhado de casamento e viveram em Petrópolis.
Outro dos filhos do Capitão Antº.José d'Azevedo teve geração na familia Miranda d'Azevedo, que segundo a tradição familiar estavam ligados ao fundador da cidade de Miranda, no Brasil.
Alguém tem mais informações desta familia?
Melhores cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#41385 | JMSA | 10 May 2003 19:12 | In reply to: #41336

Correcção: Obviamente que o Capitão António José d'Azevedo nasceu em finais do sec.XVIII e não do sec.XVII como por lapso foi escrito.
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#46915 | JMSA | 04 Sep 2003 17:49 | In reply to: #41336

Caros Confrades
Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda para qualquer informação que saibam sobre este meu antepassado.
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#55997 | JMSA | 23 Jan 2004 23:26 | In reply to: #46915

?

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#56007 | Ricardo de Oliveira | 24 Jan 2004 03:33 | In reply to: #41336

Caro colega

Deve verificar se a história é verdadeira. Quando isso acontecia as nossas represálias e operações de busca e destruição indígena eram terríveis e muito mais bárbaras do que os índios.
Infelizmente nada encontrei que pudesse ajudá-lo. Talvez alguém possa informar algo ou indicar algum pesquisador para auxiliá-lo no Arquivo Público de Mato Grosso, localizado na Avenida Getúlio Vargas n° 451, centro - Cuiabá/MT.

Cumprimentos
Ricardo Costa de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#56016 | JMSA | 24 Jan 2004 14:12 | In reply to: #56007

Caro Confrade
Antes de mais quero agradecer a sua intervenção neste tópico.
A história que citei foi retirada do livro "A cidade de Mato-Grosso / O rio Guaporé e a sua mais ilustre vitima" do Visconde de Taunay, publicado no Rio de Janeiro em 1891.
Neste livro o autor refere que o Dr.Augusto César de Miranda Azevedo (calculo que seria uma figura de relevo na época) era neto paterno dos citados Capitão António José (há tb.quem o refira como José António)de Azevedo e D.Ignez Ferreira da Silva, filho de António Augusto César de Azevedo (o filho mais novo do dito casal).
Neste livro o autor refere que em 1866 visitou a Vila de Miranda e soube que os doze fazendeiros Portugueses que existiam naquela Vila foram todos assassinados pelos índios, embora segundo refere, a mando de um tal Silva Albuquerque e de um António Luiz Patricío da Silva Manso. Infelizmente só tenho algumas páginas fotocopiadas deste livro e soltas, razão pela qual não entendo que tipo de conspiração existia e quais as razões que os levaram a praticar este massacre.
É tudo o que posso adiantar sobre este caso, mas gostaria muito que os Confrades Brasileiros me dessem uma ajuda, se souberam algo mais.
Melhores cumprimentos
P.S.: Por acaso já ouviu falar neste Dr.Augusto César de Miranda azevedo?

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#65092 | JMSA | 16 May 2004 02:02 | In reply to: #41336

?

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#79787 | JMSA | 20 Dec 2004 01:43 | In reply to: #65092

Caros Confrades Brasileiros
Depois de várias tentativas feitas no Brasil e em Portugal para obter uma resposta do Arquivo de Cuiabá, no Mato Grosso e sem que nenhuma tenha tido qualquer resultado venho mais uma vez apelar aos Confrades Brasileiros para me darem mais alguma pista na descoberta destes meus antepassados Brasileiros.
Pelas informações dadas por Confrades sei que estes meus antepassados vêm referidos na Genealogia Paulista mas que nada adianta em relação ao nome dos Pais, concretamente do Capitão António José de Azevedo e de sua mulher, D.Inês Ferreira da Silva, ambos aqui no Genea.
Agradeço antecipadamente a Vossa atenção.
Melhores cumprimentos
JMSA
PS: D.Inês Ferreira da Silva morreu no RJ, na freguesia das Laranjeiras.

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#120973 | JMSA | 17 Jun 2006 19:29 | In reply to: #79787

Relanço mais uma vez este tópico na esperança na ajuda de um Confrade.
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#147517 | JMSA | 11 Mar 2007 14:16 | In reply to: #120973

Renovação de pedido

Reply

Direct link:

RE: Cap.António José d'Azevedo - Porto/Cuyabá (Brasil)

#208898 | JMSA | 22 Sep 2008 01:10 | In reply to: #147517

Sejane,
Por erro abri outro tópico quando queria chamar a sua atenção para este que abri há algum tempo.
Quanto aos outros Azevedos ainda nada sei mas com o ínicio das nossas novas pesquisas tenho a certeza que em breve aparecerão!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 20:01

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen