No documento de outorga da freguesia da Mouta,aos 8-12-1502,que,actualmente,pertence ao concelho de Castanheira de Pera, aparece como primeiro nome nessa outorga-Pedro Alvares, da mesma Mouta e no respectivo compromisso da fundação,cerca de um mês antes (11-11-1502)aparece assim-Pedro Alvarenga.
Suponho que se tratará da mesma pessoa,e que o apelido Alvarenga tivesse sido registado depois como Alvares, e assim passado à posteridade. Creio, porque tal pessoa foi certamente importante, ter sido homem nobre,ou tanto um como o outro se foram pessoas diferentes.
O meu interesse é devido à minha 5.ªavó Luisa Álvares Águeda( ou Luzia Maria Águeda)que nasceu na mesma Mouta aos 3-7-1773,filha dos meus avós: alferes Manuel Francisco Pereira, da referida Mouta, e de Agda Maria Alvares.
Usaram não só o apelido-ALVARES-, mas foram nat. do referido lugar da Mouta e provavelmente das pessoas principais daí.
Assim sendo,é natural serem descendentes ou da família do referido Pedro Alvarenga/Alvares. http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=51387
Gostaria de saber a vossa opinião acerca da possibilidade, que me parece plausível,do Pedro Alvarenga ser o Pedro Alvares e que o apelido Alvarenga fosse depois registado como Alvares que passou à posteridade.
Se assim for, mais um caso da deturpação de um apelido original que passou a ter outra grafia e para investigar os ascendentes deste Pedro terá de ser nos-Alvarenga e não nos Alvares. Que vos parece ?
( v/Monog. do concelho de Castanheira de Pera por K.Barreto-1989).
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho