Família Cabrita
This topic is classified in the following rooms Famílias
Família Cabrita
Todos os livros de Genealogia e Heráldica que consultei são unânimes em dizer desconhecer a origem desta família.
Sabe-se no entanto, que o Livro "Blazones de Portugal" escrito por Pe. Manuel da Purificação Magalhães em 1676 (BNL), indicava existir uma família em Portugal com este apelido, cujas armas estão descritas em vários livros sobre Armaria Portuguesa.
Segundo o livro acima mencionado, no sec. XVII as armas desta família eram usadas com um elmo com as características das famílias nobres com mais de 3 gerações, atirando-nos deste modo para o sec.XVI, presumindo-se deste modo que esta família terá sido autorizada a usar as referidas armas no sec XVI ou mesmo anteriormente.
Parece-nos que a origem desta família estará no Algarve e não no Alentejo como alguns Genealogistas dizem, pois os únicos registos conhecidos são efectivamente de Algarvios :
- António Gomes Cabrita que recebeu o Alvará de escudeiro fidalgo em 6/4/1650, tendo sido armado cavaleiro na Índia pelos seus serviços prestados,
- António Freire Cabrita, cavaleiro fidalgo com Alvará de escudeiro fidalgo emitido em 4/3/1652 assim como os irmãos Diogo da Costa Cabrita e Bartolomeu Fernandes Cabrita
- Francisco Cabrita da Costa, filho de Pedro da Costa Cabrita, recebeu alvará de Cavaleiro Fidalgo da Casa Real em 27/2/1644,
- Francisco de Sousa Cabrita, filho de Sebastião de Sousa Cabrita recebeu de D João IV pelos serviços prestados em Tânger, Alvará de Escudeiro fidalgo da Casa Real em 15/6/1652.
estando a fazer um trabalho de pesquisa sobre esta família, nomeadamente a origem da mesma, e dada a escassez de informação existente relativamente á mesma, agradeço a todas as pessoas toda a informação que me poderem dispensar.
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
Fiquei surpreendida com esta mensagem exactamente por também ter tendado, por mera curiosidade, saber da origem da minha família: Cabrita.
Essencialmente porque sempre tenho ficado com a ideia que todos os Cabritas provêm do mesmo sítio: Algarve. Pelo menos é o que todos referimos quando nos questionamos face ao apelido comum.
No meu caso todos, na família, referem as origens como sendo de S. Bartolomeu de Messines dos meus avós para trás, pois o meu pai já nesceu no Alentejo.
Muito me agradaria ver confirmado que, afinal, os Cabritas são mesmo uma família bem identificada.
Direct link:
RE: Família Cabrita
Cara Lígia :
Tanto quanto procurei/estudei/analisei até hoje por minha própria iniciativa e também com a ajuda de Genealogistas amigos, tudo parece apontar para a origem do apelido estar no Algarve. Houve um ramo que passou ao Alentejo no princípio do séc. XIX,que entroncou com famílias nobres desta região, daí alguns grandes genealogistas portugueses referirem que a origem da família é do Alentejo.
A prova do que estou a dizer substancia-se muito anterior ao periodo atrás indicado: todos os exemplos que dei de pessoas com este apelido que foram nobilitadas eram algarvios (esqueci-me de mencionar isso na mensagem )de diversas zonas : Portimão, Loulé, Lagos, Silves etc. o que prova que já no séc. XVII existiam várias famílias deste apelido no Algarve.
Todas estas pessoas foram identificadas na Chancelaria de D. João IV na Torre do Tombo.
No entanto desconhece-se tanto a origem do apelido, como a nobilitação desta família (quando foi dada) apenas verifiquei de todos os estudos que fiz que terá sido entre o reinado de D. Manuel( que foi o 1º Rei Português que pôs alguma ordem na questão dos direitos de uso de brasão de armas ) e de D. João IV ( entre os séc. XV e XVII), sendo o mais provável o séc XVI.
esta é toda a informação que por enquanto lhe posso dar.
cumprimentos,
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
Fiquei deveras entusiasmado por saber do v/interesse pela família Cabrita à qual também pertenço;todavia,outros ramos familiares têm ocupado o meu tempo,os do alentejo e da Beira ;contudo tenho alguns apontamentos desta minha família,por ex:OS meus avós : Catarina Cabrita que nasceu 11/12/1634 casada com o meu avô João Martins Queimado.Ela irmã do capitão Francisco Cabrita ,das Cortes-São Bartolomeu de Messines e prima de outro capitão de igual nome do Vale de Fuzeiros,da mesma freguesia tenho outros avós desta família na GeNEALOGIA que tenho em preparaçãoe e há outros Cabritas da minha família mencionados em :paginas.teleweb.pt/~lsoveral/meam.htm , da autoria do meu parente arq.Luís Soveral Varella,também desta família,dos de Lagoa e Portimão.O solar desta família era em Porches que também são da m/família e bem assim os Negrões,etc,etc.Com os meus cumprimentos e ao dispor.
ReplyDirect link:
RE: Família Cabrita
Vi a sua mensagem no forum e posso apenas acrescentar-lhe que estou a ultimar um trabalho sobre os Pacheco de Monchique e da ilha de S. Miguel onde precisamente me surgem Cabritas, de Portimão.
Assim: António Pacheco de Souza, n. cerca de 1620, casou 3 vezes. A 1ª em Portimão c. Maria Fernandes de Andrade Cabrita, aí b. a 15.8.1618, fª de Vicente Freire de Andrade, n. em Portimão e b. a 9.11.1593 e de sua 1ª m.er (casados a 9.11.1616) Margarida Nunes Cabrita. Esta Margarida era filha de Francisco Cabrita, CFCR e m.er Maria Fernandes. Deste casal era também filho: Francisco Cabrita Freire «o Moço», CFCR, que do seu casamento a 23.10.1615 em Portimão com Maria Domingues, teve os filhos que refere na sua mensagem (Diogo da Costa Cabrita, Bartolomeu Fernandes Cabrita e António da Costa Cabrita), todos escudeiros fidalgos da Casa Real com a obrigação de ir à Índia (os 2 primeiros por alvará de 5.2.1646 e o 3º por alvará de 4.3.1652) e todos baptizados em Portimão, sendo o 2º e o 3º a 27.8.1621 e 18.5.1624 respectivamente. Tiveram ainda uma irmã, Margarida, b. em Portimão a 21.7.1618.
Direct link:
RE: Família Cabrita
Agradeço a informação,gostaria de saber como chegou a estas informações? que consultas fez? será que me pode informar? era muito importante para o trabalho que estou a realizar.
Com os melhores cumprimentos,
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
fiquei entusiasmado com o trabalho que está a desenvolver, quem sabe poderemos trocar informações de modo a completarmos mais os trabalhos que estamos a realizar.
Posso adiantar-lhe que os meus avós desta família Cabrita, eram igualmente da freguesia de S. Bartolomeu de Messines de vários sítios :
Cortes, Benaciate, Monte Velho e Monte Novo, todos eles são da mesma família que ao longo de várias gerações casaram entre eles e sempre dentro da família.O ramo mais actual da minha família foram os meus bisavós paternos que eram primos direitos com os mesmos apelidos( para além do Cabrita. Gostaria de não perder o seu contacto.
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
Verifiquei uma mensagem deixada pelo Bernardo que afirma que um primo ( Luis S.Varella ) está a fazer um grande trabalho de pesquisa.
Suponho que seja você! será que posso ter acesso a esse trabalho no que toca a esta parte dos Cabritas? tinha muito interesse nisso.
cumprimentos
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
Boa noite.
Não tenho informações para vc.
Mas talvez vc tenha a possibilidade de me ajudar.
Eu gostaria, se possível, conhecer o site dos mormons.
Já me disseram que só assim eu conseguiria continuar com minhas buscas, visto que já tenho elementos de 4 gerações.
Se vc puder ajudar, desde já o meu muito obrigado.
Colibri
Direct link:
RE: Família Cabrita
cheguei a estas informações como naturalmente faço quando investigo uma Família, ou seja, passo «a pente fino» toda a documentação existente sobre o assunto, nomeadamente os Livros Paroquiais (da freguesia donde são naturais, e das adjacentes), Chancelarias Reais na Torre do Tombo, Habilitações para Bacharéis, Santo Ofício e Ordens, Registo Geral de Mercês, Registo Geral Testamentos, etc., etc., etc., bem como toda a bibliografia existente quer impressa quer manuscrita, nomeadamente o nobiliário de Manso de Lima (biblioteca nacional/reservados) quer as genealogias manuscritas da Torre do Tombo, quer as genealogias de Andrade Leitão (biblioteca da Ajuda).
Há ainda um nobiliário (talvez para mim o mais fidedigno) que existe no Arquivo Distrital de Braga da autoria de Luís da Rama Rangel de Quadros e Maia, muito embora ele se dedique particularmente a Famílias da região de Aveiro.
Sugiro-lhe uma leitura atenta dos Livros Paroquiais das freguesias onde encontra esses Cabritas.
Apenas um reparo, estes Cabritas que lhe enviei, «tropecei» neles por acaso, já que são antepassados meus, mas não estou própriamente a estudá-los embora aqui e ali me cruze com um ou outro. Por mim, cada vez que «tropeçar» num posso enviar-lho.
A Família de que faço um estudo aprofundado é a Família Pacheco, e desses sim, tenho muita informação, particularmente inédita e que conto publicar muito em breve.
Por fim, apenas uma opinião minha sobre o assunto, mas apenas uma opinião sem base fundamentada absolutamente nenhuma. Não me custa a aceitar que de facto os Cabrita sejam originários do Algarve, e quem sabe se de origem espanhola e que tenham passado a Portugal no tempo dos Filipes de Espanha. Aconteceu com muitas Famílias algarvias. Resta agora saber se esta Família existe em Espanha.
Posso no entanto acrescentar-lhe que em Tânger surgem alguns Cabrita, mais precisamente 2 nos registos de casamentos da Sé de Tânger entre 1582 e 1678, mais precisamente a 2.6.1640. Nessa data um Francisco de Souza Cabrita, filho de Sebastião Cabrita e de Leonor de Aragão, naturais de Loulé, casa com Isabel de Sequeira, viúva de António Gomes. Celebrou a missa na Sé de Tânger o cura Francisco de Contreiras com autorização de Bartolomeu Roiz Perestrello, vigário geral da dita Sé, sendo testemunhas presentes André Dias da Franca, alcaide-mor de Tânger, D. Alvaro, Pedro Barreto, Jacinto Correia e muito povo.
Disponha sempre
Direct link:
RE: Família Cabrita
encontra o site dos mormons em www.lds.org
pode fazer aqui muitas pesquisas.
boa sorte
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
obrigado pelas dicas...agradeço que sempre que tropeçar num Cabrita me informe.
zmcm
Direct link:
RE: Família Cabrita
Entrei agora pela primeira vez neste fórum sobre genealogia e chamou-me a atenção a família CABRITA, uma vez que eu descendo de JOSÉ DE SOUSA CABRITA (viúvo de Linda Maria) que casou na freguesia de Santana de Gambas-Mértola a 22/8/1725 com Bárbara Martins, filha de Bernardo Fernandes e de Maria da Palma e que foram os pais de Romana Eugénia, natural de Baleizão, que casou com António José Vidigal a 16/10/1748 em Baleizão. Se por acaso tiver alguma informação sobre os antepassados de JOSÉ DE SOUSA CABRITA, agradecia que me comunicasse.
Atenciosamente
ACJM
Direct link:
RE: Família Cabrita
Em resposta à sua mensagem,eu que apareço como Bernardo 2000,o n.º foi lapso meu,pois o meu pseudónimo é Bernardo de Gusmão . Sobre alguns dos meus familiares -Cabrita -consulte: http://paginas.teleweb.pt/~lsoveral/meam.htm
é uma pág.na do meu primo Luís Varella.
Sem prejuizo para o forum envio-lhe o meu email: bdodegusmao@mail.telepac.pt
Amistosos cumprimentos O. Rafael G. Carvalho . Espero que me envie o que possa sobre-Cabritas -da região de São Bartolomeu de Messines e de Porches,etc;além dos mencionados na pág. da Internet atrás referida tenho outros apontamentos desta família,ligada a Negrões,e a outras famílias do concelho de Albufeira,etc.
Direct link:
RE: Família Cabrita
É curioso que tive uma antepassada que nasceu no primeiro quartel do séc. XVII,em Santana de Cambas ou na sua freguesia e usavam o apelido Reis e Pêgas e que vieram fugidos às guerras da fronteira e se fixaram na freg. de São Barnabé concelho de Almodôvar.Vou enviar-lhe o meu email,sem prejuizo do Forum : bdodegusmao@mail.telepac.pt
Figuro no Forum como Bernardo 2000 .
Se quiser mais alguma informação ou tenha para me enviar agradeço muito.
Cumprimentos O. Rafael Guerreiro Carvalho (prof.)
Direct link:
RE: Família Cabrita
O Diccionario Heraldico y Nobiliario de LOS Reinos de España ,de Fernando Gonzalez-Doria,REFERE uma família -Cabreta -Catalán-armas:escudo cuartelado 1.ºy 4.º,en campo de oro una cruz llana de gules ,y 2.º y 3.º ,en campo de gulles,tres palos de oro
ReplyDirect link:
RE: Família Cabrita
Caro primo:
Não sei se estes Cabretas terão alguma coisa a ver com os Cabritas de Portugal, no entanto vou averiguar isso.
Obrigado pela informação.
um abraço amigo
Direct link:
RE: Família Cabrita
Agradeço todas as informações sobre a ascendência e descendência do Cap.ão José Rafael Gago da Silva Cabrita e de sua irmã Maria Martins Coelho Alvaleide de Brito,moradores na vila de Albufeira , parecem-me estes os nomes ,onde figuram como padrinhos a 27-1-1777,na igreja de Nossa Senhora da Guia,em Alfontes-GUIA-Albufeira.
Desde já os meus agradecimentos
O. Rafael G. Carvalho- Envio também o meu e-mail,sem prejuizo da/s resposta/s figurarem no Forum,para utilidade de todos os consulentes.
email: bdodegusmao@mail.telepac.pt
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caros amigos :
Procuro a ascendência e descendência directa de Francisco Cabrita CFCR casado com Maria Fernandes de quem teve entre outros Margarida Nunes Cabrita e Francisco Cabrita Freire (o Moço)CFCR,ambos os filhos com descendência ( desconheço se houve mais filhos deste casal).
Este Francisco Cabrita e sua Mulher Maria Fernandes terão vivido em Portimão ( séc XVI e XVII) já que os filhos foram aí baptizados no XVII.
Qualquer informação sobre a ascendência e descendência directa deste Senhor é preciosa para o trabalho que estou a desenvolver, pelo que desde já agradeço todas as notas recebidas.
José Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro José Miguel Cabrita Matias
Da minha base de dados consta um Francisco Cabrita casado com Maria Fernandes, pais de Margarida Nunes que casou em 9 de Novembro de 1616 com Vicente Freire de Andrade, filho de João Freire de Andrade e de Maria Matosa, todos de Portimão.
Acontece que o referido Vicente Freire de Andrade é meu antepassado, mas pelo seu (2º)casamento em 29 de Março de 1633 com Isabel Jaques de Palma, sendo estes os pais da minha 10ª avó Brites da Palma e Andrada e Sousa.
As testemunhas do casamento de Vicente Freire de Andrade com Isabel Jaques de Palma foram Francisco Cabrita, o Velho, Francisco Vaz e Francisco Cabrita Freire.
Cumprimentos
Maria Manuela
Direct link:
RE: Família Cabrita
Cara Maria Manuela:
Estamos a falar da mesma pessoa, mas nesta fase ando interessado em saber quem foram os antepassados deste Francisco Cabrita de que fala ou dos avós de Margarida Nunes Cabrita.
É engraçado que Francisco Cabrita "O Velho" tenha sido testemunha do 2º casamento do seu ex-genro, assim como Francisco Cabrita Freire que era irmão de Margarida Nunes Cabrita.
Por acaso não tem na sua base de Dados nenhuma Brites Cabrita que foi casada com Bartolomeu Affonso Santos ( Família da Nobreza Civil de Portimão nos séc. XVI e XVII segundo Miguel Corte-Real)e de quem teve 8 filhos, que terá vivido em S. Bartolomeu de Messines pois aqui nasceram todos os seus filhos?
Penso que a Maria Manuela será a mesma pessoa que o meu caro primo Rafael Carvalho me falou dizendo que está aparentada connosco....
cumprimentos,
José Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro José Miguel Cabrita Matias
Também achei curioso, para não dizer estranho, que entre as testemunhas do segundo casamento de Vicente Freire de Andrade estivessem o pai e o irmão da primeira esposa. Até fui confirmar lendo a transcrição do assento de casamento.
Quanto a Cabritas tenho referenciados, para além daqueles que lhe indiquei, os seguintes:
Uma 8ª avó Maria Cabrita, (n. c. 1675) de Castro Marim.
Uma 6ª avó Joana de Sousa Cabrita (n. c. 1710 ) de Santa Bárbara de Nexe que era neta materna de Manuel Nunes Cabrita e Catarina de Sousa. Em relação a estes coloquei mais informações na minha contribuição de 3-9 para o tema Famílias do Algarve acerca da família Sousa Faísca.
E já que refere Portimão, onde tenho numerosos ramos, descendo de várias das famílias indicadas por Miguel Côrte-Real no seu trabalho sobre a Nobreza de Vila Nova de Portimão, como por exemplo Marreiros, Palma, Velez de Morais, Soares Pacheco, Álvares Ribeiro, Freire de Andrade ou Fernandes de Figueiredo. Poderemos efectivamente ser parentes por estas (ou outras) famílias do Algarve.
Cumprimentos
Maria Manuela
Direct link:
RE: Família Cabrita
Cara Maria Manuela :
Por certo seremos concerteza parentes por algumas das várias famílias do Algarve. Na realidade estou a fazer um estudo de algumas destas famílias que descendem de um tronco comum de Cabritas que como sabe é uma família muito antiga no Algarve ( que eu tenha conhecimento já lá existia no príncípio do séc XVI)e de que há numerosa descendência. Por certo não irei investigar todos os ramos de descendentes mas tão só aqueles aos quais estou ligado, e é certo que nos séc XVI e XVII
tenho ligações com algumas das famílias que mencionou.
Qualquer informação que lhe apareça pela frente sobre esta família é bem vinda como deve calcular, pela minha parte estou á disposição para o que conseguir ajudar.
Com os meus cumprimentos,
José Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA BARATA
Rio de Janeiro, 05.09.2001
Não sei se ajudaria, mas existe exte sobrenome no Brasil. Publicamos, eu e o Deputado Cunha Bueno (de São Paulo), um Dicionário das Famílias Brasileiras, em dois Tomos, e quatro volumes. com mais de 5.000 páginas em formato grande. Nele, consta o seguinte:
CABRITA - Sobrenome, primitivamente alcunha. De cabrita, subst. com. (Antenor Nascentes, II, 337). Antiga máquina de guerra, que arremessava pedras (Séguier, 192). Família de origem uruguaia estabelecida no Rio de Janeiro, da qual, originou-se um topônimo carioca: Morro do Cabrita. Teve princípio no tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita [30.12.1820, Montevidéu, Uruguai - 10.04.1866, Ilha de Redenção, Guerra do Paraguai]. Filho do major Francisco de Paula Avelar Cabrita e de Polônia de Villagran. Deixou numerosa descendência de seu cas., em 26.04.1856, no Rio, com Clara Emília de Menezes Drummond, filha do major José de Vasconcellos Menezes Drummond, da importante família Menezes Vasconcelos Drumond (v.s.). Registra-se, ainda, no Rio de Janeiro, o marceneiro Jacinto Pereira Cabrita, cujo nome consta da listagem dos Proprietários de Fábricas, Lojas e Oficinas de Marcenaria, no Rio de Janeiro, no ano de 1876. Oficina localizada à rua da Constituição, n.º 7. Heráldica: um escudo em campo de prata, uma palma verde, entre duas cabras batalhantes, de vermelho, gotadas de negro. Timbre: uma das cabras.
Cau Barata
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro J.Miguel Cabrita Matias
Costumo abrir todos os tópicos,porque há ,geralmente, surpresas agradáveis e naturalmente os que me tocam mais directamente.Achei curiosa a informação dada por Cau Barata e todas as inf. avulsas têm sempre muito valor e,por acaso ,recebi há dois dias da Liv.Ferin o C.D. Sobre as Famílias Brasileiras e espero as instruções para poder corrê-lo,agora com interesse redobrado.
Admiro a sua capacidade de trabalho,porque não só a importância do mesmo mas a sua alta responsabilidade,e conseguir ainda dar-nos notícias,que só um grande gosto e interesse pela Genealogia Familiar o permite.Aliàs,é de salientar também pessoas da nossa família que aqui dão o seu contributo e cujos afazeres profissionais são idênticos,mas que com muito saber e de uma simpatia cativante nos vão ajudando.
Recebi as belas fot.do solar de n/antepassados e o restauro,na minha simples opinião,parece-me feliz.
Um grande abraço do primo muito amigo
Rafael Carvalho
Vai sendo norma minha,quando o assunto pode permitir alguma "achega" a eventuais consulentes a mensagem vir no Forum. R.C.
Direct link:
RE: Família Cabrita
Cau Barata :
Agradeço a sua simpatia por esta informação.
Posso desde já dizer-lhe que a mesma não foi uma surpresa para mim.
Tenho uma obra sobre o Algarve e respectivas famílias nobres onde indica que foram muitos os homens de famílias algarvias que nos reinados dos Filipes de Espanha ( sécs XVI e XVII) se deslocaram para a América central e do Sul, tendo combatido em várias guerras com muita bravura. Esta obra fala principalmente do Uruguai se bem que de outros países também.
Há tempo em conversa amena com um grande genealogista português entregou-me este um documento com as armas da família onde se informa que esta se espalhou pela América central e do Sul, o que confirma o que acima expus, pelo que a informação que me dá tem toda a lógica. É no entanto bom considerar que as famílias deste apelido existentes nestes lugares têm a sua origem em Portugal ( porventura haverá alguns ramos aí cujo apelido foi alcunha também), mais propriamente no Algarve onde se conhece esta família pelo menos desde o séc XVI desconhecendo-se no entanto a origem do apelido, coisa que eu estou empenhado em descobrir.
Gostaria de saber se as armas que fala foram atribuídas a algum brasileiro ou se são as armas indicadas nos livros da armaria portuguesa.
Com os meus cumprimentos,
J Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Meu caro primo :
Agradeço as suas simpáticas palavras, na realidade tento sempre que posso, arranjar um "tempinho" para dedicar a esta minha paixão.
Vá dando notícias pois gosto sempre bastantes de ter notícias do primo.
Com um grande abraço
J Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel Matias,
Julgo que já nos cruzamos no Arq. Distrital de Faro, pois tenho lembrança de um jovem que andava a fazer uma pesquisa sobre Cabritas e Matias de S. Bartolomeu de Messines, e até falamos nos Figueiredos de Messines.
Aqui vai alguns Cabritas, para o seu trabalho retirados da Pauta de pessoas capazes para a Vereação da Câmara de Loulé.
- ano de 1707, Francisco Cabrita de Sousa, natural desta vila, almotacé, 40 anos, 300.000 cruzados de rendimento, primo irmão de João de Aragão e Sousa, vereador e manposteiro-mor dos Cativos do Algarve, natural de Loulé.
-ano de 1698, Martinho Anes Cabrita, Capitão de Auxiliares, natural desta vila, casado, não foi ainda vereador, foi almotacé, 46 anos, 4000 cruzados de rendimento
-ano de 1714, Sebastião Cabrita Guerreiro, Capitão de Ordenança de 40 anos e 2000 de rendimento, solteiro, cunhado de Manuel de Mendonça Arrais e seu primo segundo
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel Matias,
Julgo que já nos cruzamos no Arq. Distrital de Faro, pois tenho lembrança de um jovem que andava a fazer uma pesquisa sobre Cabritas e Matias de S. Bartolomeu de Messines, e até falamos nos Figueiredos de Messines.
Aqui vai alguns Cabritas, para o seu trabalho retirados da Pauta de pessoas capazes para a Vereação da Câmara de Loulé.
- ano de 1707, Francisco Cabrita de Sousa, natural desta vila, almotacé, 40 anos, 300.000 cruzados de rendimento, primo irmão de João de Aragão e Sousa, vereador e manposteiro-mor dos Cativos do Algarve, natural de Loulé.
-ano de 1698, Martinho Anes Cabrita, Capitão de Auxiliares, natural desta vila, casado, não foi ainda vereador, foi almotacé, 46 anos, 4000 cruzados de rendimento
-ano de 1714, Sebastião Cabrita Guerreiro, Capitão de Ordenança de 40 anos e 2000 de rendimento, solteiro, cunhado de Manuel de Mendonça Arrais e seu primo segundo
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel
Desculpe a repetição da mensagem
Um abraço
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Meu caro óscar Caeiro Pinto :
Agradeço desde já a sua contribuição, alguns dos nomes mencionados já tinha conhecimento deles, outros não.
Engraçado como se lembra de nos termos cruzado no Arq. Distrital de Faro, eu sinceramente não tenho ideia de si, falo sempre com tanta gente quando vou fazer pesquisas que é mto. natural que tenha falado consigo.
De qualquer maneira agradeço a sua simpatia de me ter fornecido estes dados.
qualquer coisa que precise de mim ( pesquiso essencialmente os Cabritas do Algarve e alguns colaterais com quem estou aparentado ).
O Óscar é algarvio ? ou foi ao arquivo apenas fazer pesquisas ? a sua família é algarvia?
Com os meus melhores cumprimentos,
J Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Cau :
Fala em armas desta família...Gostaria de saber se as armas que refere são apenas as que constam nos livros da armaria portuguesa, ou se houve no Brasil alguém a quem tenham sido atribuídas essas armas, ou porventura se sabe de alguém desta família que tenha ido para o Brasil e tenha registado estas armas.
Com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel Cabrita Matias
A referência feita fica por cnta do que foi dito nos livros de armaria portuguesa.
Houve família com este apelido no Brasil, conforme já descrevi anteriormente em outra mensagem, no entanto, não há registro de suas armas, nem de confirmação das mesmas, no Brasil.
Os livros do Cartório da Nobreza, que existiam no Brasil, não sofreram a fúria do Terremoto de Lisboa, no entanto, sofreram a fúria do Terremoto Humano, quando a família de um loco Escrivão da Nobreza, deu sumiço com eles. Graças as relações entre Luiz Boulanger, antigo Escrivão de Nobreza, e Sanches Baena, salvaram-se alguns registros das Cartas de Brasão, passadas no Brasil, e que foram publucadas no anexo do Archivo Heráldico, daquele autor.
Desculpas se deixei passar a sensação de que existiria u registro de armas de vossa família, no Brasil.
Um abraço
Cau Barata
Direct link:
RE: Família Cabrita
Meu caro primo:
Se tudo correr bem, dentro em breve deslindarei finalmente o "mistério" dos nossos Cabritas!! apanhei um documento na TT na Chancelaria de Filipe I que deverá ser bastante ilucidativo, estou apenas a aguardar que uma pessoa amiga especialista em paleontologia me faça a "tradução" do documento em que apenas consegui ler umas breves palavras mas que foram suficientes para perceber o quanto importante é o documento para a minha pesquisa. Dir-lhe-ei alguma coisa logo que tiver notícias. Pedi igualmente autorização superior para aceder a um livro de registos do séc XVI que se encontra fora de consulta de S B Messines sem o qual não consigo completar o "puzzle", aguardo informação da autorização.
Um grande abraço amigo
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Meu caro primo
Estou muito à pressa agora para sair,mas ainda tive tempo de aceder ao correio e ao Forum.Fico na expectativa de boas notícias,não só para nós para para outras pessoas da nossa família.
Um abraço
Rafael Carvalho
Quando regressar,isto é,depois do almoço já devo estar em casa ,ou antes, enviar-lhe-ei alguma coisa sobre os n/avòs Antonio Cabrita e Margarida Nunes e João Mialha e Josefa de Jesus,de Albufeira.É muito pouco o que tenho.
Um grande abraço
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Óscar :
Estou particularmente interessado em obter informações de Sebastião Cabrita Guerreiro Capitão de Ordenança, cunhado de Manuel Mendonça Arrais e seu primo segundo. Gostaria de saber caso se ja possível como é o parentesco entre ambos, pois já me apareceu nas minhas pesquisas.
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro primo
Vim há pouco da T.T.Foi um dia em cheio.Tenho um Cap.ão Sebastião GUERREIRO cABRITA,que serviu de test.ªcom o Governador de Loulé,Diogo Lobo Pereira,de cas.º de um tio-avô meu.Liv.º de Casamentos da freg.ª de São Clemente-Loulé-1719/1735,fol.89 v.º.Por sinal,com uma assinatura fora de série.Fico por aqui,mas tenho outras notícias,que talvez lhe interessem.Hoje,tenho uns mails a enviar e arrumar umas inf.e não me sobra vagar.
Um abraço
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel
Não tenho mais informações sobre esse Cabrita. Cabrita é sem duvida um apelido de origem Algarvia/Barlavento. Deriva certamente de uma alcunha colocada a uma senhora, ou então vem de um pequeno barco assim chamado. Também pode derivar do apelido Cabrito, (julgo com origens na Beira Baixa)transmitido por uma linha feminina.
Um abraço
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Óscar :
Agradeço a sua resposta. Gostaria no entanto de saber em que baseia a sua teoria para a origem do apelido, faço notar que o mesmo já existia no Algarve ( Concelho de Loulé) no séc XIV e pelo que tenho estudado da família a origem do apelido estará nesta zona do Algarve.
Um abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Meu caro primo :
Aguardo ansiosamente as suas novidades !!
um abraço amigo,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Óscar :
Li algures aqui no fórum e que agora não consigo encontrar, a notícia da saída de um livro sobrea famílias de Loulé e seu termo ( tb não me recordo o autor).
Poderá informar-me quem é o autor e quando sairá a obra? onde poderei adquirir a obra? a livraria Ferin irá comercializar a obra?
um abraço
Miguel
Direct link:
RE: Família Cabrita
Procuro informações sobre Francisco Dias de Sequeyra casado que foi com Brittes Lourenço Senhores da Casa da Torre de Gilvarsino termo de Loulé ( Séc XVI)e dos quais descendem os Cabritas das zonas de Lagoa, e S Bartolomeu de Messines através do casamento de uma filha deste casal ( Brittes Cabrita ) com o Cap. Bartolomeu Afonso Santos Senhor da Herdade das Cortes em S. Bartolomeu de Messines.
Desde já os meus agradecimentos a quem ajudar.
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel
Já consultou na Biblioteca da Ajuda, a genealogia manuscrita "Sequeiras do Algarve" ?
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel
O livro em questão é sobre os Pinto de Loulé, Senhores da Casa da Praça (hoje edificio da Câmara Municipal de Loulé), o autor é o Arq. Segismundo Ramires Pinto, descendente desta família. Certamente a Ferin vai vender o livro, resta pois aguardar.
Um abraço
Óscar Caeiro Pinto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel
Fico sempre contente ao ver alguém estudar famílias pouco conhecidas, ditas regionais caso dos seus Cabritas. Sobre a zona de origem e implementação deles levei em conta que no Barlavento (que começa no conc. de Loulé) esta família é muito extensa e mais concentrada , (presos certamente a bens fundiários de raiz)ou seja existem mais Cabritas no Barlavento do que no Sotavento, o que me levou a concluir uma possível origem nesta zona.
Um abraço e desculpe o atraso na resposta
Óscar Caeiro Pinto
P.S. Já agora gostava de ter o seu e-mail, o meu é 2910@sapo.pt
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Óscar :
Tem toda a razão relativamente á concentração desta família no Barlavento Algarvio. Com efeito existe um ramo de Portimão (tenho conhecimento deles já no fim do séc XV) do qual não sei se tem as mesmas origens dos de Loulé que existiam nesta zona já no séc XIV segundo o Dr Miguel Côrte-Real.
Neste momento para além de estar a estudar alguns ramos oriundos de Loulé e que se espalharam pelo Algarve( caso de S. Bartolomeu de Messines e alguns de Lagoa ) procuro tanto quanto me é possível tentar descobrir não só a origem do apelido como saber onde entroncam estes com os de Portimão (se é que entrocam nalgum ramo!!)
o meu e-mail :mop20350@mail.telepac.pt
um abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Óscar :
Não sabia da existência desta genealogia manuscrita! Obrigado pela dica.
Um abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caros Senhores:
Relativamente à possível relação entre os Cabritas de Loulé e Portimão, descobri a seguinte coincidência:
Em 9 de Novembro de 1616 casaram em Portimão Vicente Freire de Andrade e Margarida Nunes Cabrita (filha de Francisco Cabrita e Maria Fernandes).
Em 9 de Janeiro de 1708 casaram em Santa Bárbara de Nexe - perto de Loulé - Manuel Domingues e Catarina Guterres (filha de Manuel Nunes Cabrita e Catarina de Sousa). Este casal viveu no sítio da Goldra, da freguesia de Santa Bárbara de Nexe.
Será coincidência o par de apelidos "Nunes Cabrita"?
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Rui Pereira :
Francisco Cabrita (CFCR)e Maria Fernandes tiveram para além de Margarida Nunes Cabrita, Francisco Cabrita Freire "O Moço"(CFCR) que teve do seu casamento 3 filhos e 1 filha. penso que do 1ª casamento de Vicente Freire de Andrade ( com Margarida Nunes Cabrita ) não houve descendência, a não ser que me escape qualquer informação e que o apelido tenha sido continuado por esta via. Pode também dar-se o caso de o apelido ter sido transmitido pela filha de Francisco Cabrita Freire de nome Margarida ( tal como a avó ). No entanto como isto da Genealogia estão sempre a aparecer novas informações quem sabe se não haverá por aqui mais qualquer coisa ainda não descoberta. Acho no entanto que a coincidência de apelidos é grande se bem que estamos a falar de 100 anos de diferença entre os dois casos que menciona.
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Rui Pereira :
Peço desculpa pelo lapso, mas do casamento de Vicente Freire de Andrade com Margarida Nunes Cabrita houve descendência: Maria Fernandes de Andrade Cabrita que foi casada com António Pacheco de Sousa.
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Rui Pereira :
Por acaso tem a ascendência deste Manuel Domingues? eu tenho uma avó Brittes Domingues Natural de Loulé que casou por volta de 1570 e da qual nada sei.
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel Cabrita Matias:
De Manuel Domingues sei apenas que era filho de outro Manuel Domingues e de Maria Viegas. Esta informação consta do registo do seu casamento com Catarina Guterres (Santa Bárbara de Nexe, 09.01.1708). Nesta data Maria Viegas já tinha falecido.
Não encontrei o registo do casamento de Manuel Domingues (pai) com Maria Viegas, pelo que não disponho de outras informações.
Relativamente à descendência de Vicente Freire de Andrade, encontrará no tópico "Freire de Andrade de Portimão e Lagos" informações de Luís Soveral Varella relativas a baptismos de alguns filhos de Vicente Freire de Andrade e Margarida Nunes Cabrita.
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Rui Pereira :
Agradeço as informações.
Um bom fim-de-semana para si,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luis Soveral Varella :
Não sabe se por acaso este Francisco Cabrita (CFCR) ou algum irmão tiveram uma filha de nome Francisca Cabrita? é que tropecei nesta Senhora que terá nascido no fim do Séc XVI em Portimão e de quem nada sei.
Agradeço a sua ajuda,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Cara Lídia :
Tenho mais ou menos bem estudada a genealogia dos Cabritas de S. Bartolomeu de Messines que são provenientes por linha feminina no séc. XVI do núcleo de Loulé.
Se quiser dar-me os dados que possui, eu talvez reconstituir a sua linha.
Isto prende-se com o facto de estar a completar o estudo com a entrada dos actuais membros desta família da Nobreza Rural do Algarve.
cumprimntos,
Miguel Cabrita Matias
cumprimentos,
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Cau Barata :
Por acaso não sabe a ascendência deste tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita? estou a estudar esta família há já algum tempo onde chego á 1ª metade do séc. XVI e acho interessante a possibilidade de incluir o ramo brasileiro.
Um abraço
Miguel
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Cau Barata :
Por acaso não sabe a ascendência deste tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita? estou a estudar esta família há já algum tempo onde chego á 1ª metade do séc. XVI e acho interessante a possibilidade de incluir o ramo brasileiro.
Um abraço
Miguel
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel Cabrita Matias:
Um dado novo que encontrei numa habilitação para Ordens Eclesiásticas: em 1652-1653, João de Sousa Cabrita era Quaternário (?) e Sub-Chantre da Sé de Faro e Escrivão da Câmara Eclesiástica.
Cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Família Cabrita
Carissimos:
Desculpem me intrometer em tema tao especifico.Talvez o que irei acrescentar ateh jah tenha sido objeto de estudo mas como o Cel.Vilagran Cabrita eh o Patrono da Arma de Engenharia do Exercito Brasileiro, sugiro, caso ainda nao o tenham feito, solicitar dados referentes ao mesmo ao :
Arquivo Histórico do Exército (Brasileiro):
Endereço:
Palacio Duque de Caxias,25 - 6 andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Horario de atendimento ao publico: Seg e Qua 09:00 as 17:00, Ter e Qui 10:00 as 17:00 e Sex 08:00 as 12:00.
Nome para contato:
Paulo Dartanham Marques de Amorim - Cel
Diretor do AHEx
Saudacoes,
Luiz Alberto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Rui Pereira:
Agradeço a informação...penso que já tinha qualquer coisa sobre tal personagem. este João de Sousa Cabrita era dos de Loulé, família que originou os Cabritas de S Bartolomeu de Messines e alguns de Lagoa e Porches.
Cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luiz Alberto :
Agradeço a informação, já sabia de existência de um ramo desta família no Brasil, desconhecia no entanto, que um elemento era patrono da arma de engenharia do exército brasileiro.
Agradecia se possível me informasse se porventura o arquivo histórico do exército tem e-mail, pois será mais fácil obter as informações sobre essa pessoa.
Com os meus cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Prezado Miguel Cabrita Matias:
Nao estou informando aqui o e-mail que v. solicitou, por entender que feriria as regras do forum.
Estou informando o e-mail do AHEX para o Moderador, solicitando a aquele que o atenda, se possivel.
Sucesso, e meus parabens pelo ilustre ancestral!
Luiz Alberto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luiz Alberto :
Agradeço a sua boa vontade e ajuda.
Já recebi uma mensagem da GENEA com a informação prtendida.
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Prezado Miguel Matias Cabrita:
Referente ainda ao Coronel Vilagran Cabrita, patrono da Arma de Engenharia do Exercito Brasileiro, no recém lançado livro "Maldita Guerra"- Nova História da Guerra do Paraguai, de Francisco Doratioto, encontram-se duas referências ao ilustre Coronel, ambas obtidas, segundo o autor, da obra:
"História da Guerra entre a tríplice Aliança e o Paraguai" de Augusto Tasso Fragoso, Rio de Janeiro, Imprensa do Estado Maior do Exército - 1934, nos Vol I e II:
1) A primeira faz menção à construção da Fortaleza de Humaitá, maior do Paraguai, construída em 1851, na qual Willigran Cabrita com mais 3 oficiais brasileiros participaram no planejamento das trincheiras e da instalação dos canhões, enviados pelo governo imperial, bem antes do conflito que teve início em 1864; Vol I pag 261
2) A segunda citação, na pag 206 da "Maldita Guerra" é a da ocupação, em 30 de março de 1866, de uma pequena ilha ao sul de Itapiru, operação feita por novecentos soldados comandados pelo coronel Vilagran Cabrita - Notar a diferença de grafia quanto à primeira citação - Augusto Tasso Fragoso, Obra citada, Vol II, pag. 367-9.
Informo obtive tais informações do Livro "Maldita Guerra"; as referências da Obra de Augusto Tasso Fragosos apenas as copio, como apresentadas no livro, não as tendo visto.
Meus votos de sucesso nas investigações,
Luiz Alberto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luis Alberto:
Agradeço as informações enviadas. Já estive em contacto com o Sr Dr Drummond que me enviou uma breve resenha da vida deste herói Brasileiro, mas nada de especial. Tenho informações que nos reinados dos Filipes de Espanha ( séc. XVII)houve membros desta família que se deslocaram do Algarve para as possessões espanholas na América de Sul e daí alguns para o Brasil. O Cor. Villagran Cabrita deverá ser concerteza descendente de um destes ramos, é pena que não consiga refazer a sua genealogia para verificar qual o ramo dele.
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Prezado Miguel Cabrita Matias:
Perfeito!
Se algum dia obtiver informações dos ascendentes do Cel. Vilagran Cabrita, informarei.
Saúde e Paz.
Luiz Alberto da Costa Fernandes
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luiz Alberto :
Fico agradecido pela sua amabilidade de me dar estas informações. Era realmente um grande "tiro" se conseguisse a genealogia do Cel. Vilagran Cabrita!
Um abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Miguel:
Por acaso descobri algo que lhe poderá interessar sobre o Coronel João Carlos De Willagran Cabrita, se bem que pouco mas foi o que apareceu:
Nasceu em Montevideo Uruguay aos 30/12/1820
Filho de
Francisco de Paula de Avelar Cabrita
e de
Ápolonia de Willagran.
Tambem descobri uma familia Cabrita em San Martin-Medin del Campo - Valladolid - Spain,
composta por Santiago Millan e Maria Cabrita os quais casaram em 20/06/1629 e tiveram 2 filhas:
20/08/1645 Maria Millan Cabrita
12/11/1652 Catarina Millan Cabrita
e algumas familias Cabrita na Venezuela e Bolivia no seculo de 1500/600.
Espero poder ajudar nalguma coisa
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caros Miguel e J Reis
Tão somente um pequeno apontamento,por ver referido aqui o apelido-Milan-,e nada mais que isso;mas,lembrei-me do nome da mulher do fidalgo Nuno Roiz Barreto,que se chamava-D.Leonor de Milão-séc.XVI.(Monografia de Loulé,de Ataíde de Oliveira).Livre associação de idéias:Milan,Cabrita-Algarve-Espanha.
Do autor ref.ºé também uma monografia de Olhão,que deve interessar a J Reis,porque pode referir-se a-Pechão.
Cumprimentos
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Joaquim Reis :
Agradeço as informações. É da maior importância para mim estes dados que me fornece. Gostaria de saber onde foi encontrar o casal Santiago Millan e Maria Cabrita, pois estou convencido que a origem desta família que se desconhece, está em Espanha. Assim sendo era da maior importância descobrir os antepassados da Maria Cabrita que refere.
As famílias Cabrita da América do Sul também são importantes para o estudo que estou a fazer. Tem mais dados sobre eles?
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Miguel
tenho em Valladolid tambem,
1- Beatriz Rincon Cabrita , nascida em 29/7/1635 filha de Francisco Rincon e Ana Cabrita.
2- Francisco de La Cabrita que casou em 8/5/1590 com Catalina de Domingo.(ao que parece podem ser estes os ascendentes de Maria Cabrita ?)
3 - uma Maria Cabrita que faleceu em Las Vegas - Nevada em março de 1985 (havia nascido em 10/08/1903.
4 - Tambem um Martin Mendes Cabrita, de Trujillo Venezuela, nasceu em 1578 filho de Cristobal Gomez Carrillo e de Isabel de Cerrada. Casou em 1603 com Maria Carrillo.
Descobri foi uma enorme quantidade de Cabritas em Chuquisaca na Bolivia, se houver interesse nestes posso mandar-lhe.
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Rafael Carvalho:
Se lhe interessarem alguns apontamentos sobre o apelido roiz, tenho individuos com esse apelido espalhados por diversos sitios: Portugal, Brasil,Espanha, etc. que lhe poderei enviar.
Obrigado pela dica sobre a monografia de Olhão.
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Joaquim Reis
Transmissão de pensamento.Ia para lhe escrever,porque me interessa tudo o que tem a ver com-Guerreiro de Gusmão(aliàs,descendo de pessoas destas famílias andaluzas-Guerrero Ruiz de Cordoba e Perez de Guzman,que se fixaram no séc.XV,em Portugal)e assim,também-Ruiz,Cordoba,Cano,Soto,Torre,Ortiz de Zuñiga,Luna,Mendoza,mas de Sevilha,sob.do ramo do almirante D.Maté de Luna.
Amanhã,talvez lhe envie o nome de uns ligados à família e que se destacaram no Perú,México e Bolívia?
Os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Joaquim Reis :
Agradeço os dados enviados. Terei todo o interesse em ver esses dados que tem dos Cabritas da Bolívia. Será que é muita maçada enviar-mos?
Posso dar-lhe o meu e-mail pessoal :
jmcabritamatias@mail.telepac.pt
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Aqui estou a enviar os dados que tenho sobre a familia Cabrita, nomedamente da Bolivia:
ID nome Id pai Id mãe Id conjuge Data nascim Data casam obito Local nasc.
001 Esteban Cabrita 002 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
002 Thomasa Mendosa 001 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
003 Maria Cabrita 001 002 04/10/1740 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
004 Juan Cabrita 005 /07/1783 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
005 Francisca Bejarano 004 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
006 Lorens(z)a Cabrita 007 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
007 Juan Baio 006 07/05/1775 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
008 Lorenzo Cabrita 009 04/12/1783 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
009 Jerbacia Alegre 008 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
010 Mariano Cabrita 011 16/09/1878 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
011 Berna Miranda 010 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
012 Juan Cabrita 013 15/04/1780 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
013 Maria Risuena 012 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
014 Diego Cabrita 015 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
015 Andrea Yrala 014 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
016 Ysidora Cabrita 014 015 17/05/1767 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
017 Ysavel Cabrita 018 26/11/1792 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
018 Francisco Velasquez 017 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
019 Antonio Cabrita 020 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
020 Maria Sandoval 019 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
021 Ysavel Cabrita 019 020 09/09/1734 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
022 Gregoria Cabrita 023 10/12/1784 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
023 Juan Bautista de la Crus 022 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
024 Hilaria Cabrita 025 14/09/1782 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
025 Ylario Rojas 024 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
026 Eustaquio Cabrita 027 06/12/1891 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
027 Salome Soares 026 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
028 Eulojia Cabrita 029 030 14/09/1872 Chuquisaca – San Tiago Apostol Azurduy –Boli
029 Manuel Cabrita 030 Chuquisaca – San Tiago Apostol Azurduy –Boli
030 Nicolasa Villa Alba 029 Chuquisaca – San Tiago Apostol Azurduy –Boli
031 Luis Cabrita 032 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
032 Paula Garcia 031 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
033 Eulalia Cabrita 031 032 22/12/1819 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
034 Damiana Cabrita 035 12/11/1876 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
035 Agustin Bautista 034 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
036 Carmen Cabrita 037 19/10/1874 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
037 Felix Sagarra 036 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
038 Candelaria Cabrita 039 19/05/1866 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
039 Pablo Avila 038 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
040 Mariano Cabrita 041 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
041 Asensia Nunes 040 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
042 Barbara Cabrita 040 041 26/04/1819 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
043 Bartolome Cabrita 044 01/12/1843 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
044 Lucia Caraballo 043 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
045 Dionicio Cabrita 046 31/12/1782 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
046 Paula Rodrigues 045 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
047 Clara Cabrita 048 10/01/1783 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
048 Eugenio Correa 047 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
050 Cayetana Cabrita 051 01/05/1791 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
051 Severino Vargas 050 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
052 Agustina Cabrita 053 24/04/1792 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
053 Antonio Aguirre 052 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
054 Anselma Cabrita 055 27/04/1775 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
055 Justo Serrano 054 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
056 Cristobal Gomez Carrillo 057 Trujillo Venezuela
057 Isabel de Cerrada 056 Trujillo Venezuela
058 Maria Carrillo 056 057 059 /1582 1603 Nasceu:Trujillo - Casou em Merida -Venezuela
059 Martin Mendez Cabrita 058 1578 1603 Nasceu:Trujillo - Casou em Merida -Venezuela
060 Maria Cabrita 10/08/1903 /03/1985 Nevada – Clark – Las Vegas
061 Francisco de la Cabrita 062 08/05/1590 S. Martin D Tours Traspinedo Valladolid Spain
062 Catalina de Domingo 061 S. Martin D Tours Traspinedo Valladolid Spain
063 Santiago Millan 064 20/06/1629 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
064 Maria Cabrita 063 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
065 Catalina Millan Cabrita 063 064 12/11/1652 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
066 Maria Millan Cabrita 063 064 20/08/1645 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
067 Francisco Rincon 068 S. Juan Batista Pinelde Arriba Valladolid Spain
068 Ana Cabrita 067 S. Juan Batista Pinelde Arriba Valladolid Spain
069 Beatriz Rincon Cabrita 067 068 29/07/1635 S. Juan Batista Pinelde Arriba Valladolid Spain
ID nome Id pai Id mãe Id conjuge Data nascim Data casam obito Local nasc.
001 Esteban Cabrita 002 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
002 Thomasa Mendosa 001 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
003 Maria Cabrita 001 002 04/10/1740 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
004 Juan Cabrita 005 /07/1783 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
005 Francisca Bejarano 004 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
006 Lorens(z)a Cabrita 007 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
007 Juan Baio 006 07/05/1775 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
008 Lorenzo Cabrita 009 04/12/1783 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
009 Jerbacia Alegre 008 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
010 Mariano Cabrita 011 16/09/1878 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
011 Berna Miranda 010 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
012 Juan Cabrita 013 15/04/1780 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
013 Maria Risuena 012 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
014 Diego Cabrita 015 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
015 Andrea Yrala 014 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
016 Ysidora Cabrita 014 015 17/05/1767 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
017 Ysavel Cabrita 018 26/11/1792 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
018 Francisco Velasquez 017 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
019 Antonio Cabrita 020 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
020 Maria Sandoval 019 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
021 Ysavel Cabrita 019 020 09/09/1734 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
022 Gregoria Cabrita 023 10/12/1784 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
023 Juan Bautista de la Crus 022 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
024 Hilaria Cabrita 025 14/09/1782 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
025 Ylario Rojas 024 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
026 Eustaquio Cabrita 027 06/12/1891 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
027 Salome Soares 026 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
028 Eulojia Cabrita 029 030 14/09/1872 Chuquisaca – San Tiago Apostol Azurduy –Boli
029 Manuel Cabrita 030 Chuquisaca – San Tiago Apostol Azurduy –Boli
030 Nicolasa Villa Alba 029 Chuquisaca – San Tiago Apostol Azurduy –Boli
031 Luis Cabrita 032 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
032 Paula Garcia 031 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
033 Eulalia Cabrita 031 032 22/12/1819 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
034 Damiana Cabrita 035 12/11/1876 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
035 Agustin Bautista 034 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
036 Carmen Cabrita 037 19/10/1874 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
037 Felix Sagarra 036 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
038 Candelaria Cabrita 039 19/05/1866 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
039 Pablo Avila 038 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
040 Mariano Cabrita 041 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
041 Asensia Nunes 040 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
042 Barbara Cabrita 040 041 26/04/1819 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
043 Bartolome Cabrita 044 01/12/1843 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
044 Lucia Caraballo 043 Chuquisaca - San Jose Alcala – Bolivia
045 Dionicio Cabrita 046 31/12/1782 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
046 Paula Rodrigues 045 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
047 Clara Cabrita 048 10/01/1783 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
048 Eugenio Correa 047 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
050 Cayetana Cabrita 051 01/05/1791 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
051 Severino Vargas 050 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
052 Agustina Cabrita 053 24/04/1792 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
053 Antonio Aguirre 052 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
054 Anselma Cabrita 055 27/04/1775 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
055 Justo Serrano 054 Chuquisaca - San Juan Bautista Padilla-Bolivia
056 Cristobal Gomez Carrillo 057 Trujillo Venezuela
057 Isabel de Cerrada 056 Trujillo Venezuela
058 Maria Carrillo 056 057 059 /1582 1603 Nasceu:Trujillo - Casou em Merida -Venezuela
059 Martin Mendez Cabrita 058 1578 1603 Nasceu:Trujillo - Casou em Merida -Venezuela
060 Maria Cabrita 10/08/1903 /03/1985 Nevada – Clark – Las Vegas
061 Francisco de la Cabrita 062 08/05/1590 S. Martin D Tours Traspinedo Valladolid Spain
062 Catalina de Domingo 061 S. Martin D Tours Traspinedo Valladolid Spain
063 Santiago Millan 064 20/06/1629 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
064 Maria Cabrita 063 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
065 Catalina Millan Cabrita 063 064 12/11/1652 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
066 Maria Millan Cabrita 063 064 20/08/1645 S. Martin Medina del Campo Valladolid Spain
067 Francisco Rincon 068 S. Juan Batista Pinelde Arriba Valladolid Spain
068 Ana Cabrita 067 S. Juan Batista Pinelde Arriba Valladolid Spain
069 Beatriz Rincon Cabrita 067 068 29/07/1635 S. Juan Batista Pinelde Arriba Valladolid Spain
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Obrigado pela dica. Vou procurar essa monografia de Olhão.
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
familia cabrita
Caro Miguel
Desculpe a forma impessoal da mensagem anterior, a qual deve estar confusa em virtude de não terem sido copiadas as tabelas. Assim vou enviar-lhe para o e-mail pessoal como anexo, talvez as tabelas fiquem devidamente colocadas.
Tenho dados, que porventura lhe possam interessar, assim sou a enviar:
Manuel Martins, filho de Domingos Martins e de Domingas GLZ nasceu em 27/11/1661
Manuel Martins, filho de Simão Martins e de Isabel Roiz, nasceu em Estoi em 05/04/1663;
Manuel Martins, filho de Pedro Martins e de Domingas Dias, nasceu em Faro (Estoi) em 26/01/1592;
Manuel Martins filho de Domingos Martins e de Ines Dias nasceu em Estoi em 10/11/1630;
Manuel Martins, Almocreve de Faro, nasceu em Abril de 1687, casou com Maria de Sousa;
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Tenho dados, que porventura lhe possam interessar, assim sou a enviar:
Manuel Martins, filho de Domingos Martins e de Domingas GLZ nasceu em 27/11/1661
Manuel Martins, filho de Simão Martins e de Isabel Roiz, nasceu em Estoi em 05/04/1663;
Manuel Martins, filho de Pedro Martins e de Domingas Dias, nasceu em Faro (Estoi) em 26/01/1592;
Manuel Martins filho de Domingos Martins e de Ines Dias nasceu em Estoi em 10/11/1630;
Manuel Martins, Almocreve de Faro, nasceu em Abril de 1687, casou com Maria de Sousa;
Adao ROIZ
Sex: M
Marriage(s):
Spouse: Anna Luiza
Marriage: 14 Jun 1824
Boa Esperanca Cidade, Minas Gerais, Brazil
Adelaide
Sex: F
Event(s):
Christening: 26 Aug 1866
Nossa Senhora Do, Pilar, Alagoas, Brazil
Parents:
Father: Niculao Lopes ROIZ
Mother: Thereza Angelica De Jezus ROIZ
Alexandre ROIZ
Sex: M
Marriage(s):
Spouse: Maria Luiza
Marriage: 17 Jan 1831
Boa Esperanca Cidade, Minas Gerais, Brazil
Alexandrina
Sex: F
Event(s):
Christening: 02 Feb 1841
Rio Pardo, Rio Grande Do Sul, Brazil
Parents:
Father: Luiz Jose ROIZ
Mother: Anna Bernardina
Alexandrina ROIZ
Sex: F
Event(s):
Christening: 18 Nov 1843
Nossa Senhora Da Penha, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Prudencio Je ROIZ
Mother: Justina Maria
Alexandrina Placedina De Azevedo ROIZ
Sex: F
Marriage(s):
Spouse: Lucio Antonio DE LEMOS
Marriage: 06 Nov 1869
Nossa Senhora De Assuncao, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Alfredo ROIZ
Sex: M
Event(s):
Christening: 17 Oct 1873
Bom Jesus Do Braz, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Joaquim Joze ROIZ
Mother: Thereza Garcia ROIZ
Alfredo Barboza ROIZ
Sex: M
Marriage(s):
Spouse: Idalina Augusta DE ALVARENGA
Marriage: 25 Apr 1880
Nossa Senhora De Assuncao, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Alfredo Barboza ROIZ
Sex: M
Marriage(s):
Spouse: Idalina Augusta DE ALVARENGA
Marriage: 25 Apr 1880
Nossa Senhora De Assuncao, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Ambrozio ROIZ
Sex: M
Event(s):
Christening: 21 Dec 1863
Bom Jesus Do Braz, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Joaquim Manoel ROIZ
Mother: Anna Ma. Mesia Gonsalves MAMEDE
Amelia
Sex: F
Event(s):
Christening: 04 Dec 1865
Rio Pardo, Rio Grande Do Sul, Brazil
Parents:
Father: Manoel ROIZ GARCIA
Mother: Severina Maria GARCIA
Amelia
Sex: F
Event(s):
Christening: 04 Dec 1865
Rio Pardo, Rio Grande Do Sul, Brazil
Parents:
Father: Manoel ROIZ GARCIA
Mother: Severina Maria GARCIA
Amelia ROIZ.
Sex: F
Event(s):
Christening: 06 Feb 1873
Lambari, Minas Gerais, Brazil
Parents:
Father: Alexandre Antonio ROIZ
Mother: Gertrudes Maria DE JESUS
Amelia
Sex: F
Event(s):
Christening: 04 Jan 1876
Nossa Senhora Da Conceicao, Campinas, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Vicente LEITE ROIZ
Mother: Maria Benedicta Das DORES
Amelia
Sex: F
Event(s):
Christening: 29 Nov 1876
Araras, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Joao Gabril ROIZ FORN
Mother: Gabriela BITENCOURT ROUIZ FORN
Amalia
Sex: F
Event(s):
Christening: 02 Feb 1878
Pilar, Alagoas, Brazil
Parents:
Father: Nicolao Rosalim ROIZ MOTTA
Mother: Maria ROIZ ACCIOLY MOTTA
Anna ROIZ.
Sex: F
Event(s):
Christening: 1 Sep 1696
Santo Amaro, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Franco. ROIZ.
Mother: Margarida FRZ.
Anna ROIZ
Sex: F
Event(s):
Christening: 30 Apr 1778
Campanha, Minas Gerais, Brazil
Parents:
Father: Joam ROIZ
Mother: Gertrudes Maria
Anna ROIZ.
Sex: F
Event(s):
Christening: 8 Apr 1732
Santo Amaro, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Pascoal ROIZ.
Mother: Maria LIMA
Anna ROIZ
Sex: F
Event(s):
Christening: 16 Oct 1779
Campanha, Minas Gerais, Brazil
Parents:
Father: Ignacio ROIZ
Mother: Tereza Maria
Anna
Sex: F
Event(s):
Christening: 10 Feb 1780
Rio Pardo, Rio Grande Do Sul, Brazil
Parents:
Father: Ignacio ROIZ DA SILVA
Mother: Engracia Maria DA CONCEICAO
Anna Joana Joaquina ROIZ
Sex: F
Marriage(s):
Spouse: Joam Joze Dias SILVA
Marriage: 10 May 1786
Campanha, Minas Gerais, Brazil
Anna ROIZ.
Sex: F
Event(s):
Christening: 18 Sep 1803
Nossa Senhora Do O, Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Angelo ROIZ.
Mother: Angelica Maria
Anna ROIZ.
Sex: F
Marriage(s):
Spouse: Vitoriano MENDES
Marriage: 11 Nov 1813
Barbacena, Minas Gerais, Brazil
Anna ROIZ
Sex: F
Event(s):
Christening: 2 May 1818
Ibiuna, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Joao ROIZ
Mother: Anna Maria
Ana Nunez ROIZ.
Sex: F
Marriage(s):
Spouse: Cypriano Sebastiao Da FONSECA
Marriage: 24 Aug 1824
Natercia, Minas Gerais, Brazil
Anna ROIZ
Sex: F
Event(s):
Christening: 19 Aug 1828
Santa Ana, Mogi Das Cruzes, Sao Paulo, Brazil
Parents:
Father: Joaquim ROIZ
Mother: Francisca Maria
Maria da Soledade Nozolini Roiz Compact Disc #24 Pin #507485
Sex: F
Event(s):
Birth: abt 1815 Place: Ilha do Fogo,Cabo Verde
Death: Dead Place: ,,,Cabo Verde
Parents:
Father: Juan Roiz Disc #24 Pin #509120
Mother: Maria Soledade Nozolini Disc #24 Pin #509121
Marriage(s):
Spouse: António José Barbosa
Juan Roiz Compact Disc #24 Pin #509120
Sex: M
Event(s):
Birth: abt 1784 Place: Ilha de Albana,Espanha
Death: Dead Place: Cabo Verde
Parents:
Father: Juan Roiz Disc #24 Pin #509122
Mother: Maria Del Carmo R. Garcia Disc #24 Pin #509123
Marriage(s):
Spouse: Maria Soledade Nozolini Disc #24 Pin #509121
Marriage: 29 Jun 1811 Place: Fogo,Cabo Verde
Juan Roiz Compact Disc #24 Pin #509122
Sex: M
Event(s):
Birth: Place: Espanha
Death: Dead Place:
Parents:
Marriage(s):
Spouse: Maria Del Carmo R. Garcia Disc #24 Pin #509123
Marriage: Place:
Alexandre ROIZ DE CARVALHO
Sex: M
Event(s):
Christening: 17 Nov 1696
Sebal Grande,
Parents:
Father: Joam ROIZ DE CARVALHO
Mother: Maria DA SYLVA
141. Juan Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: abt 1784 Ilha de Albana,Espanha
142. Juan Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: Espanha
143. Juan Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: abt 1784 Ilha de Albana,Espanha
144. Juan Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: Espanha
145. Anna Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1818
146. Ana Roiz Barbosa - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: Cabo Verde
147. Ana Roiz Barbosa - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: Cabo Verde
148. Antonio ROIZ GRANDA - Pedigree Resource FileGender: M
149. Caetana Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1825
150. Manoel Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: abt 1819
151. Eugénia Nozolini Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1816 Ilha do Fogo,Cabo Verde
152. Eugénia Nozolini Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1816 Ilha do Fogo,Cabo Verde
153. Fernão Roiz de Sousa - Pedigree Resource FileGender: M
154. Francisco Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: Roiz Santander
155. Gertrudes Roiz Barbosa - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: ,,,Cabo Verde
156. Gertrudes Roiz Barbosa - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1837 Cabo Verde
157. Isabel Nozolini Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1813 Ilha do Fogo,Cabo Verde
158. Isabel Nozolini Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1813 Ilha do Fogo,Cabo Verde
159. João Pereira Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: abt 1781
160. Joao Roiz Varela - Pedigree Resource FileGender: M
161. José Roiz - Pedigree Resource FileGender: M Birth/Christening: abt 1815
162. Luiza Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1823
163. Lucinda Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1827
164. Maria Roiz - Pedigree Resource FileGender: F Birth/Christening: abt 1817
International Genealogical Index - Southwest Europe
91. Agueda ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Misc: Abt. 1663 Venaio, Santan, Spain
92. Agueda ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Marriage: Abt. 1683 Venaio, Santan, Spain
93. Agustina Ricarda DE LA VEGA ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 29 Aug 1847 Santa Maria De Cudeyo, Santander, Spain
94. Anna ANTONIO ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 10 Jan 1785 Malgrat, Barcelona, Spain
95. Anna ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 16 Aug 1799 Malgrat, Barcelona, Spain
96. Angela CASTANEDO ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Birth: Jul 1890 Cecenas, Santander, Spain
97. Antonia ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Marriage: 12 Nov 1606 Ega, Coimbra, Portugal
98. Antonia ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 25 Mar 1640 San Miguel Arcangel, Ahedo, Vizcaya, Spain
99. Antonia ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Marriage: 7 Jan 1647 Condeixa Nova, Coimbra, Portugal
100. Antonia ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Marriage: 5 Nov 1702 Ega, Coimbra, Portugal
101. Antonia Maria Alejandra FIEL ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 3 Mar 1872 Santa Maria, Villarrobledo, Albacete, Spain
102. Antonio ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Marriage: 7 Jan 1647 Condeixa Nova, Coimbra, Portugal
103. Antonio ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Marriage: 26 May 1647 Condeixa Nova, Coimbra, Portugal
104. Antonio ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Marriage: 3 Sep 1649 Condeixa Nova, Coimbra, Portugal
105. Antonio ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Marriage: 14 Sep 1737 Figueira Campo, Coimbra, Portugal
106. Baltazar DE CELIS Y ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Birth: 27 Dec 1691 Tresabuela, Santander, Spain
107. Bartolome DE CELIS Y ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Birth: 26 Aug 1694 Tresabuela, Santander, Spain
108. Bonifacio Valeriano ORTIZ ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: M Christening: 15 May 1881 Santa Maria De Cudeyo, Santander, Spain
109. Catelina ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 26 Feb 1559 Villanueve De, Yerri, Navarra, Spain
110. Catelina - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 26 Feb 1559 Santa Maria, Torralba Del Rio, Navarra, Spain
111. Catalina - International Genealogical Index / SEGender: F Christening: 20 Nov 1583 San Martin, Angulo, Burgos, Spain
112. Catalina MORANTE ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Birth: 16 May 1689 Venaio, Santander, Spain
113. Catarina ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Marriage: 26 Jan 1592 Condeixa Nova, Coimbra, Portugal
114. Catharina ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Birth: 28 Aug 1597 Estoi, Faro, Portugal
115. Catharina ROIZ - International Genealogical Index / SEGender: F Marriage: 1619 Estoi, Faro, Portugal
Catharina ROIZ
Sex: F
Marriage(s):
Spouse: Francisco ROIZ CALADO
Marriage: 1619
Estoi, Faro, Portugal
Catharina ROIZ
Sex: F
Event(s):
Birth: 28 Aug 1597
Estoi, Faro, Portugal
Parents:
Father: Francisco ROIZ
Mother: Beatris MESTRA
Catarina ROIZ
Sex: F
Marriage(s):
Spouse: Gaspar CARVALHO
Marriage: 26 Jan 1592
Condeixa Nova, Coimbra, Portugal
Antonio ROIZ, O CHIXARO (AFN: ZMM1-43) Pedigree
Sex: M Family
Event(s):
Birth: Abt. 1624
Covao, Fr. Colares, Sintra, Portugal
Christening:
Fr. Colares, Sintra, Portugal
Parents:
Marriage(s):
Spouse: Maria VAZ (AFN: ZMM1-58) Family
Marriage: 22 Nov 1626
Fr. Colares, Sintra, Portugal
Domingas ROIZ (AFN: ZMM1-6F) Pedigree
Sex: F Family
Event(s):
Birth: 25 Mar 1650
Covao, Fr.n.s. Assuncao, Colares, Portugal
Christening: 8 Apr 1650
Fr.n.s. Assuncao, Colares, , Portugal
Parents:
Father: Antonio ROIZ, O CHIXARO (AFN: ZMM1-43) Family
Mother: Maria VAZ (AFN: ZMM1-58)
Mother:
Marriage(s):
Spouse: Antonio Da Silva MORAIS (AFN: ZMM0-X3) Family
Marriage: 24 Jan 1670
Fr. Da Madalena, Lisboa, Portug
Sobre Cabritas tenho um estudo efectuado mas tem que ser por e-mail pois aqui não ficam as tabelas.Como vi as da familia Roiz tambem. mande-me seu e-mail para eu eu lhe enviar estes dados em tabela.
Cumprimentos
J Reis
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Joaquim Reis :
Agradeço a informação.
O meu e-mail : mop20350@mail.telepac.pt
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Prezado Miguel Cabrita Matias:
Promessa, é dívida.
Ainda que eu não tenha encontrado tantos dados quanto gostaria, informo o que consegui descobrir dos ascendentes do Ten.-Cel. (BR) João Carlos de Villagran Cabrita, Patrono da Arma de Engenharia do Exercito Brasileiro: nascido em 30-Dez-1820, em Montevideu, então Colonia Cisplatina e falecido na Ilha da Redenção no Rio Paraná em 10-Abr-1866 após combate contra as tropas da Republica do Paraguai, do Forte de Utapiru, ;
Pais:
Coronel (BR) Francisco de Paula de Avellar Cabrita, nascido em Lagos, Algarves (PT) em ??? , falecido no Rio de Janeiro, RJ em 22-Out-1846, e Polonia (de Villagran)Cabrita, nascida em Montevideu em 1787 e falecida no Rio de Janeiro em 08-Jul-1877;
Avós paternos:
Major Nazario Licerio Cabrita e Efigenia Raimunda Claudiana de Castro;
Avós maternos:
Marcelino Villagran e Juana Olivier.
Acredito que com os dados do local de nascimento do pai e nome do avô paterno, será possível a determinação de mais dados nos arquivos em Portugal.
Pediria que me informe, caso consiga obter mais dados sobre os citados.
Felicidades!
Luiz Alberto da Costa Fernandes
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luis Alberto :
A informação que dá é preciosa!! é simples agora através do nome do pai, ligar este ramo a um dos vários ramos de Cabritas do Algarve dos quais tenho bastante informação.
Agradeço pois a sua ajuda!! dir-lhe-ei alguma coisa sobre a ascendência desta grande figura do exército Braileiro, logo que tenho o ramo ligado...se estiver interessado.
um abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Prezado Miguel Cabrita Matias:
Muito feliz ficarei se, com os dados que consegui enviar, v. descobrir e registrar os nomes dos ascendentes do Cel. Vilagran Cabrita!
Referente ao seu oferecimento, sem dúvida que ficarei muito grato e ansioso de receber tudo o que conseguir resgatar dos ascendentes do Cel. Cabrita.
No Brasil estou preparando um pequeno trabalho de registro desta grande figura brasileira e os dados que descobrir e puder me mandar serão de grande valia e muito bem-vindos!
Da mesma forma, como disse em outra mensagem, tão logo concluído meu estudo, poderei lhe enviar, caso também seja do seu interesse.
Coloco-me à sua disposição para alguma pesquisa correlata necessária no Rio de Janeiro.
Desejando-lhe o máximo sucesso nas investigações, receba um abraço do carioca,
Luiz Alberto da Costa Fernandes
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Luiz Alberto:
Logo que tenha este ramo ligado, enviar-lhe-ei então a genealogia de V. Cabrita. Suponho que ele terá descendência no Brasil não? seria interessante apanhar também estes dados.
Ficarei agradecido se puder então enviar-me o trabalho que está preparando sobre esta figura tão importante em terras Brasileiras.
um abraço,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Prezado Miguel Cabrita Matias:
Ficarei muito agradecido com o recebimento de tais informações.
Quanto aos descendentes, estou obtendo os dados para inclusão no meu trabalho, que com o maior prazer lhe enviarei, tão logo pronto.
Receba meus agradecimentos e
Um abraço do carioca
Luiz Alberto
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro zmcm,
A Família Cabrita é de origem Algarvia.Tenho uns amigos que descendem dos Cabritas,cujo um Tio D.António Cabrita, era Cónego.Logo que tenha mais elementos,terei todo o prazer em elucidá-lo.Cumprimentos
vascoese
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Vasco :
até prova em contrário,já cheguei ao séc. XV no estudo dos vários ramos Cabritas e suponho pelas minhas contas que irei entrar no séc. XIV.
Como digo na 1ª mensagem de abertura deste tópico, era opinião generalizada de alguns genealogistas que a origem da família estaria no Alentejo, eu pelo contrário e pelo que acima digo, estou mais que convencido que a origem está efectivamente no Algarve.
Tenho como ojectivo ( não sei se conseguirei!!) descobrir o 1º Cabrita que apareceu em Portugal e a origem do apelido.
Agradeço a sua simpatia em fornecer os dados que diz, pois estou a fazer um estudo exaustivo sobre esta família de genealogia pouco ou nada conhecida, pelo que toda a ajuda é bem vinda.
um abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro colega,
Sabendo do seu interesse pela familia cabrita, chamo a sua atençao para o topico seguinte :
Aviadores portugueses
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=80036
Talvez tenha algum interesse pois diz respeito a um militar algarvio, salvo erro, de apelido Cabrita, e outro de Santarem.
cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
RE: Família Cabrita - Bartolomeu Viegas Cabrita
Caro Miguel Cabrita,
Não creio que tenha trocado mensagens antes consigo, mas gostaria de lhe mandar os seguintes dados, que se já tiver esqueça.
Também eu descendo dos Cabritas de S. Bárbara de Nexe, e por isso estou sempre atento ao que encontro sobre este apelido.
Aqui vai o que encontrei por acaso no outro dia, e que não consigo ligar ao que tenho mas que por certo é familiar dos Cabritas que tenho naquela localidade.
Coloquei tb esta mensagem nas Famílias de S. Bárbara de Nexe.
"Aos 23 de Setembro de mil seiscentos e noventa e três:
Bartolomeu Viegas Cabrita, filho de Manuel Domingues Cabrita e de Maria (Viegas ou Vaz) da Costa, morador em S. Bárbara de Nexe, casa com Leonor Mendes dos Santos, filha de Tomé (?) e de Maria Domingues, moradora na cidade de Faro, S. Pedro.
Testemunhas: Padre Pedro Martins Rolão, Gerónimo Mendonça Fernandes, Reverendo Inácio de Sousa Frade e Afonso Mendes de Brito. "
Gostaria muito de ligar estes Cabritas aos que temos por lá, por causa do Costa da mãe, e se bem me pareçe aquele Vaz, poderá ser Viegas abreviado.
Uma leitura de alguém mais experiente seria interessante.
Cumprimentos e votos de Boas Festas.
José Cabecinha
Direct link:
RE: Família Cabrita - Bartolomeu Viegas Cabrita
Caro José Cabecinha,
Não sei se já transmiti estes elementos. Se o fiz peço-lhe desculpa da repetição.
Eu tenho:
Bartolomeu Rodrigues Cabrita cc Brazia da Costa. Tiveram:
Isabel da Costa cc Manuel Fernandes aos 16-10-1696 na Sé de Faro. Eram todos de Santa Bárbara de Nexe.
Embora não sejam as mesmas pessoas, há cruzamentos interessantes de Cabritas e Costas, de Faro e Santa Bárbara de Nexe, o que indicia parentesco.
Cumprimentos
JLIberato
Lisboa
Direct link:
RE: Família Cabrita - Bartolomeu Viegas Cabrita
Caro J. Liberato,
Obrigado pela sua mensagem. Já tenho este casal que por acaso são meus ascendentes também. Gostaria de saber se tem mais filhos destes, e a dta do seu casamento?.
Com um abraço J. Cabecinha
Direct link:
Bartolomeu Rodrigues Cabrita e Brázia da Costa
Caro J. Cabecinha,
Isso também eu queria!
Eu estou em Lisboa e não tenho aqui todos os meus apontamentos, mas julgo que não existem paroquiais para as datas requeridas.
Não quer pôr aqui no Forum o que tem de descendência daquele casal?
Quanto à descendência até à actualidade, propunha-lhe trocarmos em privado, em regime de reciprocidade, as nossas descendências respectivas.
Um abraço
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Bartolomeu Rodrigues Cabrita e Brázia da Costa
Caro J. Liberato,
Terei muito gosto nisso. Aqui vai o meu mail jcabec@hotmail.com.
Um abraço e continuação de boa disposição.
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro José Maria
Tem, por acaso, algum Carlos Cabrita, já no século XX, casado com Berta (Xavier da Silva) Ferreira?
Cumprimentos
João Cordovbil Cardoso
Direct link:
RE: Família Cabrita Neto
Carissimo Jose Miguel
Envio uns Cabritas (Neto) que descobri e que são antepassados de meus filhos, da região de S.B. Messines e Algoz, a ver se tem ligação com alguns que já tem:
Manuel Cabrita Neto, filho de Jose Martins Neto e Maria Ignacia - todos de SBM
Casou c/ Ignacia Maria tb de SBM, e tiveram em 15/10/1869 Manuel Cabrita Neto
Manuel Cabrita Neto, n. //
Direct link:
RE: Família Cabrita Neto
Caro confrade:
tenho informação de um Manuel Cabrita Neto que casou com uma Ignácia Maria(Cabrita) esta ultima b. 1862 e f. 1935. Não creio serem as mesmas pessoas pela impossibilidade temporal excepto haver um erro de datas que terá passado por lapso.
Esta Ignácia foi casada em 1ªs nupcias com António de Siqueira Cabrita de quem teve 4 filhos.
Do dito Manuel não tenho os nomes dos pais para poder confrontar com os seus!
Infelizmente nada mais posso ajudar, pois relativamente a esta família tenho-a muito bem estudada de finais do séc XVIII até XVI, do séc. XIX tenho muito poucos dados.
Se arranjar o nome dos pais da sua Ignácia Maria talvez possa ajudá-lo!
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro João:
Não sei se é para mim ou não, mas não sou José Maria, sou José Miguel ou Miguel como também sou conhecido.
Quanto á sua questão não tenho o que me pede: séc. XX desta família tenho apenas dados de primos meus mais chegados, séc XIX tenho pouca coisa pois centrei o estudo do sec XVIII para trás....
abç
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Miguel
Peço desculpa pela troca de nomes. Foi a pressa, tinha acabado de falar com o ADFaro e lembrei-me que talvez por aqui tamb+em conseguisse a resposta.
Um abraço
João CC
Direct link:
RE: Família Cabrita Neto
Carissimo Jose Miguel
Peço desculpa, mas a mensagem anterior ficou incompleta, pelo que envio a restante informação, como deveria ter seguido e ficou cortado:
1-Jose Martins Neto e Maria Ignacia foram pais de (ambos de Messines)
2-Manuel Cabrita Neto; este casou com Ignacia Maria, filha de (ambos de Messines
3-Francisco Cabrita e Maria Vitoria; do casal 2 nasceu em 15/10/1869 (Idem)
4-Manuel Cabrita Neto, casou em 16/01/1898 com Maria Francisca (Algoz) filha de
5-Gregorio Rolim e Francisca Conceição; Do casal 4 nasceu em Algoz a 2/5/1899
6-Manuel Cabrita Neto, casou em 26/11/1921 c/ Raquel dos Santos (Paderne)
O Manuel Cabrita Neto n. 16/01/1898 faleceu em 16/9/1940
O Manuel Cabrita Neto n. 2/5/1899 faleceu a 8/3/1972
Pode ser que a data de nasc ou casamento do Manuel do casal 4 corresponda ao do casal 2, só verificando melhor, pois poderá haver confusão por terem todos o mesmo nome...
Agradeço a atenção
cumprimentos
Joaquim reis
Direct link:
RE: Família Cabrita Neto
Caro Joaquim Reis:
Partindo do mais antigo casal apresentado tem por acaso o registo do casamento do casal 1?? nele estarão concerteza mencionados os avós! tenho várias hipóteses para o Francisco Cabrita (3) mas a Maria Vitória não estou a ver quem possa ser. Para qualquer das hipóteses que tenho, esta Maria Vitória será concerteza um 2º ou 3º casamento de qualquer um deles!
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita Neto
Caro Jose Miguel
Errata: onde se lê Manuel Cabrita Neto n. 16/01/1898 faleceu em 16/9/1940 deverá ler-se nasceu em 15/10/1869 sendo 16/01/1898 a data de casamento, o falecimento está certo.
Ainda não tenho mais dados sobre o casal 1, mas na próxima semana vou a Faro ao AD e como já existem alguns microfilmes disponiveis, vou tentar localizar o casamento e outros dados dos casais 1 e 2.
Até lá os melhores cumprimentos e agradecimentos.
Joaquim Reis
Direct link:
RE: Família Cabrita
Foi com muita alegria que encontrei este forum e este topico em especial. Tenho apenas 17 anos mas vivo fascinada com o estudo das nossas origens. Tambem sou da familia Cabrita, embora o meu pai tenha optado por nao me dar o apelido de Cabrita por motivos pessoais, o meu avo Eduardo da Silva Cabrita nascido em 1928 e o seu pai Francisco Cabrita eram da freguesia de Algoz, concelho de Silves . Sei que o meu avo tem um irmao, Felisberto Cabrita e pouco mais ..
Infelizmente desde a morte do meu avo que nunca mais soube nada da familia Cabrita e gostava de saber se alguem me sabe dar algumas informacoes . De qalqer maneira nao sei se este topico ainda esta funcional ..
Cumprimentos .
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro ALRV, este tópico está de facto aberto.
O que diz sobre o seu lado Cabrita é muito pouco, conheço bem a genealogia desta família pois há já vários anos que a estudo, no entanto para o ajudar tem que me fornecer dados mais antigos, talvez escrevendo para o Arquivo Distrital de Faro e pedindo por ex cópia do registo e casamento do seu bisavô Francisco Cabrita consiga obter informações sobre 1 ou duas gerações para trás.
cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: genealogia do Cor Vilagran Cabrita
Caro Joaquim Reis
Em primeiro lugar agradeço as informações sobre a familai Roiz, pois estou ligado quer pelo lado paterno (Barbosa) e materno (Nozolini Henriques).
Tomo a liberdade de perguntar se nas suas pesquisas encountrou outros documentos relativos a famlias na ilha do Fogo?
Cumprimentos
Adalberto Barbosa
Direct link:
RE: Família Cabrita
Familia cabrita " negroes" ! O meu avo Artur da Palma cabrita com residencia em Alcaria/Paderne pertence a familias do barrocal e messines,esteve em Angola onde constituiu familia com uma angolana que no qual nasceram 7 filhos. Antes da independencia de Angola, o meu avo voltou para Portugal com a familia. Alguns residem em Paderne/Alcaria, Albufeira, Belgica e Holanda.
ReplyDirect link:
RE: Família Cabrita
Familia cabrita " negroes" ! O meu avo Artur da Palma cabrita com residencia em Alcaria/Paderne pertence a familias do barrocal e messines,esteve em Angola onde constituiu familia com uma angolana que no qual nasceram 7 filhos. Antes da independencia de Angola, o meu avo voltou para Portugal com a familia. Alguns residem em Paderne/Alcaria, Albufeira, Belgica e Holanda.
ReplyDirect link:
RE: Família Cabrita
Sei que este tópico já tem uns anos mas é possível que já tenham avançado na investigação sobre esta família Cabrita de Silves, procuro informações sobre uma senhora de nome de Vitoria Cabrita do Sitio das Canas da freguesia de Silves que em 1830 entregou na Sé de Silves o meu trisavô Lucas Evangelista que era exposto, foi quem deu origem à minha família Lucas em Aljezur.
Espero que possam ajudar!
Obrigado!
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro confrade, infelizmente nao o posso ajudar!
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Paulo Lucas nos meus apontamentos tenho uma Vitória Cabrita do sítio das Canas e Vila Fria (viúva de Manuel dos Reis) a casar em Silves a 5/5/1859 com José Gonçalves Neto (viúvo). A cota do livro é PT/ADFAR/PRQ/SLV07/002/00016/fl.12 e pode consultar este livro na DigitArq (http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/viewer?id=996145 ) imagem 0013.
Não descendo desta senhora mas de vários ramos Cabrita do concelho de Silves, terá de procurar o primeiro casamento desta senhora para saber a filiação.
Cordialmente
José Rafael
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro José Rafael,
Agradeço e muito a sua valiosa ajuda, a partir desta pista irei procurar os ascendentes e descendentes. As esperanças de encontrar algumas informações sobre o meu trisavô exposto que ao que parece foi criado por esta senhora são vagas, mas ao menos tentei.
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Lucas
Direct link:
Família Cabrita
Estimado Paulo Lucas, como estou a tentar fazer a árvore genealógica da família Cabrita encontro-me nas datas de 1644 a 1880 e gostava de continuar se possível ate ao mais presente. Sabe-se no entanto, que o Livro "Blazones de Portugal" escrito por Pe. Manuel da Purificação Magalhães em 1676 (BNL), indicava existir uma família em Portugal com este apelido, cujas armas estão descritas em vários livros sobre Armaria Portuguesa.
Segundo o livro menciona, no sec. XVII as armas desta família eram usadas com um elmo com as características das famílias nobres com mais de 3 gerações, atirando-nos deste modo para o sec. XVI, presumindo-se deste modo que esta família terá sido autorizada a usar as referidas armas no sec. XVI ou mesmo anteriormente.
Parece que a origem desta família estará no Algarve e não no Alentejo como alguns Genealogistas dizem, pois os únicos registos conhecidos são efectivamente de Algarvios.
Fico muito grato por toda a ajuda que me possa prestar. Se necessitar para melhor contacto faço seguir meu Email:
franciscoacabrita@gmail.com
Sem outro assunto de momento fico a aguardar suas notícias
Atenciosamente
Francisco Cabrita
Direct link:
RE: Família Cabrita
Caro Francisco Cabrita,
Penso que poderá ajudar-me mais a mim do que eu a si!
Cumprimentos,
Paulo Lucas
Direct link:
Família Cabrita
Descobri pelo meu tio Adelino Fernando Villagran Rosa que temos parentesco com João Carlos Villagran Cabrita por parte da minha avó é muito interessante mesmo sabendo que talvez não tenhamos alguma ligação com os cabrita comentados acima no tópico
ReplyDirect link:
Família Cabrita
boa noite,
curiosa esta sua mensagem, pois essa informação foi extraída de outra por mim fornecida há uns anos a esta parte a este fórum! de qualquer forma folgo em saber que é útil a alguém!
cumprimentos
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
Família Cabrita
Boa tarde,
Tenho procurado sem sucesso no site tombo.pt o registo de nascimento da minha avó Leodil Cabrita, nascida em 1903, segundo o BI em Olhão. Já percorri todos os registos disponiveis deste ano, em todas as freguesias do Algarve e não consigo encontrar rasto.
O seu pai era José Gregório Cabrita e a mãe Maria Florinda Páscoa.
Pelo facto de o nome Leodil ser pouco comum pensei que seria fácil de encontrar, mas parece que não.
Alguém se deparou com este nome nas suas pesquisas sobre a família Cabrita?
Obrigada
Direct link:
Família Cabrita
A data de nascimento pode ser 1903 mas ter sido batizada em 1904 por exemplo. No BI diz Olhão duas vezes ?
ReplyDirect link:
Família Cabrita
judiaria, obrigada pela resposta. também já andei em 1904 a pesquisar e nada.
No BI diz apenas natural de Olhão. É um BI de 1961. Não sei se Olhão é o concelho ou é a freguesia.
O meu palpite é que talvez tenha sido registada em Lisboa e aí vai ser muito complicado de encontrar. Infelizmente não tenho familia a quem perguntar mais pormenores.
Direct link:
Família Cabrita
Caros Confadres
Para os interessados nas origens deste apelido, não existe dúvidas que este apelido é Algarvio, tenho registos de antepassados meus desta família Nobre em São Bartolomeu de Messines, de 1500 ital, uma tal Brites Cabrita, outro antepassado meu deste ramo o José Dias Cabrita foi tio do Senhor da Herdade das Cortes da Lagoa, que também tinha o apelido Cabrita.
Fazendo uma pesquisa na biblioteca Philobiblon, o mais antigo que se conhece desta família, era Natural do Faro, Algarve.
Martim Afonso Cabrita, Espingardeiro em Faro [1489-07-23]
Morador(a) em: Faro
João II, 13. Rei de Portugal, Carta de privilégio de espingardeiro a Martim Afonso Cabrita, morador em Faro, escrito/a 1489-07-23.
Espero ter ajudado,
Cumprimentos,
Mauro Rúben.
Direct link:
Família Cabrita
Queria ainda acrescentar que essa Brites Cabrita era natural da Lagoa, Algarve.
Cumprimentos,
Mauro Rúben.
Direct link:
Família Cabrita
Caro José Miguel Cabrita Matias . Descendo directamente de Francisco Cabrita (1555-1635),casado com Maria Fernandes . Não sei se terá interesse para si,mas vou-lhe mandar : 1-Francisco Cabrita (Capitão-Mor de Portimão) x Maria Fernandes ;2-Vicente Freire de Andrade xMargarida Nunes Cabrita;3-António Pacheco de Sousa(1618)xMaria Fernandes de Andrade Cabrita ; 4- Vicente Freire de Andrade(1639-1694)x Maria Ferreira Pais(1638-?) ; 5-Simão Barroso de Andrade Lobo(1667-1752) x Maria Freire de Andrade Pacheco(1675-?); 6-Simão Barroso de Andrade Lobo(1700-?)xD.Leonor de Figueiredo de Mascarenhas ;7- Marçal de Azevedo e Silva x Violante Maria de Andrade Lobo Ascarenhas e Aragão ;8- José Francisco de Azevedo e Silva Lobo x Ignês Theresa Correia de Carvalho ;9- José do Sacramento de Azevedo e Silva (1829-1904) x Sebastiana da Piedade Gomes da Silva Baptista(1851-1909) ;10- Manuel Frederico do Rosário Sant'Anna de Miranda(1861-1927)xInês Victória de Azevedo e Silva(1874-1942);11-José Egas de Azevedo e Silva Sant'Anna de Miranda(1910-1998)xMargarida de Sousa Raposo Coutinho Varella(1914-1998).Acabo nos meus pais.Oxalá isto lhe sirva para qualquer orientação.José Manuel Varella Sant'Anna de Miranda
ReplyDirect link:
Família Cabrita
Caro José Miguel Cabrita Matias.Apesar de tardia,venho enviar-lhe os dados que possuo do meu ramo descendente de Francisco Cabrita (1555-1635),Capitão-Mor de Portimão,casado com Maria Fernandes(1585).Seguem-se os descendentes em linha directa do meu ramo: Margarida Nunes Cabrita(6-4-1601)casada comVicente Freire de Andrade (1593-1634);Maria Fernandes de Andrade Cabrita(1618-1640)cc António Pacheco de Sousa(1618);Vicente Freire de Andrade(1639-1694)ccMaria Ferreira Pais(1638);Maria Freire de Andrade Pacheco(1675)ccSimão Barroso de Andrade Lobo(1667-1752);Simão Barroso de Andrade Lobo(1700)ccD.Leonor Soares de Figueiredo de Mascarenhas;Violante Maria de Andrade Lobo Mascarenhas e Aragão(casada a 7-6-1755)ccMarçal de Azevedo e Silva(30-4-1714);José Francisco de Azevedo e Silva Lobo(1772-1851)ccIgnês Theresa Correia de Carvalho;José do Sacramento de Azevedo e Silva(5-2-1829)ccSebastiana da Piedade Gomes da Silva Baptista);Ignês Victória de Azevedo e silva(21-1-1874)ccManuel Frederico do Rosário Sant'Anna de Miranda(21-1-1861);José Egas de Azevedo e Silva Sant'Anna de Miranda(1-4-1910)ccMargarida de Sousa Raposo Coutinho Varella(23-10-1914);José Manuel Varella Sant'Anna de Miranda(10-9-1938)cc:Maria Luísa Soares de Campos Pessoa de Amorim(26-1-1945),depois com Maria da Cnceição Serradas Bon de Sousa Roxo(3-11-1946).Do primeiro casamento há 3 filhos:Fernando Miguel de Amorim Sant'Anna de Miranda(16-10-1969),João Gonçalo de Amorim Sant'Anna de Miranda(20-4-1974),José Filipe Pessoa de Amorim Sant'Anna de Miranda(3-11-1978).Se lhe interessarem genealogias dos elementos aqui reportados contacte-me porque tenho da maior parte deles.Neste momento tenho 8.897 antepassados na minha árvore genealógica.Oxalá alguns destes elementos lhe tenham sido úteis.Um abraço José Manuel Varella Sant'Anna de Miranda
ReplyDirect link:
Família Cabrita
Eu sou um Cabrita já nascido em Lisboa mas com raízes em Porches e por todo o Algarve . Recentemente decidi fazer a minha árvore genealógica e qual é a minha surpresa em descobrir que sou descendente dos Cabrais e mais exatamente descendente directo de Pedro Álvares Cabral 12 gerações.
A minha pergunta é será que o sobrenome Cabrita estará relacionado com o Cabral ?! Uma vez que tive antepassados Cabrais que viveram no Algarve oriundos de Castelo Branco /belmonte . Alguém sabe de alguma coisa em relação a isso ?
Carlos Cabrita
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jan 2025, 05:37