Família Botelho Moniz

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Família Botelho Moniz

#45204 | Francisco de Novais | 17 Jul 2003 11:57

Caros confrades

Procuro elementos sobre a ascendência desta família , sobretudo do séc.XIX para trás e para além do que já consta da base de dados do Genea.

Cumprimentos e obrigado,

Francisco Pinto de Novais

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#45209 | md | 17 Jul 2003 12:31 | In reply to: #45204

Caro Francisco Pinto de Novais

Estes Botelho Moniz que procura estão relacionados com o general Botelho Moniz que foi Ministro da Defesa no governo de Salazar?
Cumprimentos,
Diogo Soares de Albergaria

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#45211 | Francisco de Novais | 17 Jul 2003 13:52 | In reply to: #45209

Exactamente.O general Júlio Botelho Moniz , ministro da Defesa do Governo do Doutor Oliveira Salazar foi demitido em 1961 por ter chefeado uma tentativa de golpe militar de cariz liberalizante com apoio norte-americano.
Cumprimentos,
FPN

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#45213 | md | 17 Jul 2003 14:04 | In reply to: #45211

Caro Senhor Francisco Pinto de Novais

Por acaso não me saberá indicar onde poderei encontrar a ascendência do Senhor General Júlio Botelho Moniz.
Cumprimentos,
DSA

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#45236 | Francisco de Novais | 17 Jul 2003 21:14 | In reply to: #45213

Caro Diogo Soares de Albergaria

Julgo que o general Júlio Botelho Moniz é descendente directo ou por via colateral de Francisco Carlos Botelho Moniz , que consta desta base de dados.Pelo menos é certo que usavam o mesmo brasão de armas:Botelhos , Monizes e Silvas.Consulte os livros "Ex-Libris Portugueses" de Sérgio Avellar Duarte, e "Heráldica Tumular Ulissiponense" de Rui Dique Travassos Valdez.

É pena não haver um trabalho devidamente organizado sobre a numerosa descendência actual da família.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=21608

Cumprimentos,

FPN

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#45269 | Francisco de Novais | 18 Jul 2003 04:20 | In reply to: #45236

Algumas correcções:

Os Botelho Moniz do séc.XIX usavam as seguintes armas:Botelhos, Monizes e Silvas ( e não Serrões como afirma Rui Dique Travassos Valdez); Timbre: duas flechas cruzadas em aspa.

O General Júlio Botelho Moniz usou as seguintes armas:Botelhos, Sequeiras e Monizes; timbre:leão rompante.

Tem toda a lógica que assim seja pois os Botelho Moniz descendem com proximidade ( séc.XVIII) de Silvas e de Sequeiras. A diferença de timbre é uma "nuance" de mera personalização dos brasões d'armas.

FPN

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#54859 | LCM | 07 Jan 2004 02:17 | In reply to: #45269

Caro Francisco,

Tem dados da ascendência dos Mendonça Fialho, varonia dos Botelho Moniz? Tive hoje na mão um trabalho sobre uma gente Fialho de Mendonça de Óbidos e Caldas da Rainha que são certamente os vossos. Preciso é de uma ou duas gerações para tentar ligar.

Abraço
Lourenço Correia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#54866 | Cascais | 07 Jan 2004 11:08 | In reply to: #45236

Caro Francisco Pinto de Novais

Aqui na BD encontra um filho do General Júlio Alves Dias Botelho Moniz e de sua mulher D. Maria Gabriela Rodrigues Deslandes: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226217

Cumprimentos,
José Duarte Arnaud

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#54924 | Francisco de Novais | 07 Jan 2004 21:41 | In reply to: #45204

Caro Lourenço

Francisco Carlos Botelho Moniz é filho do Dr.Carlos José de Mendonça Fialho (ou Fialho de Mendonça, como às vezes também aparece),bacharel em Matemática e Filosofia pela Universidade de Coimbra(segundo informações prestadas verbalmente pelo Doutor António Xavier Pereira Coutinho, actualmente docente na mesma, e que consultou os respectivos arquivos). O mesmo Francisco Carlos é neto paterno de Hilário(?)Gomes e de Joaquina de Jesus. É tudo quanto sei.

Já agora, se descobrir a ligação ao visconde de Tramagal, avise-me.

Abraço,

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#54927 | LCM | 07 Jan 2004 21:55 | In reply to: #54924

Caro Francisco,

Estes Fialhos de Mendonça que vi estudados, são exactamente os do Visconde de Tramagal. Acredito que estes dos Botelhos Moniz sejam dos mesmos. O António Pereira Coutinho não viu a certidão de idade de Carlos José? Em principio existirá no AUC uma certidão de baptismo de todos os alunos a partir da 2ª metade do século XVIII.
Se não se fizer a ligação entretanto, depois da publicação do artigo haverá muito tempo para o fazer.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#54928 | Francisco de Novais | 07 Jan 2004 22:37 | In reply to: #54927

Pelo que sei o António Pereira Coutinho apenas consultou um livro ou ficha de índices, e não o processo em si. Se bem me lembro, Carlos José M.F frequentava a UC por volta do ano de 1790, pelo que deve ter nascido por volta do ano de 1770.

Tem aí a genealogia ascendente do V.de Tramagal ? Fialho de Mendonça é a sua varonia ?

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#54929 | LCM | 07 Jan 2004 22:50 | In reply to: #54928

Não tenho comigo a genealogia. É um estudo do Dr. Miguel Corte-Real e será publicado no próximo número da revista "Armas e Troféus", que se tudo correr bem sairá em Março.
A varonia do visconde de Tramagal é Fialho de Mendonça, mas não me lembro qual é a varonia destes.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55006 | Francisco de Novais | 08 Jan 2004 19:50 | In reply to: #54929

Fiquemos pois à espera da publicação do estudo do Dr.Miguel Corte-Real. Pergunto-lhe se ele fala dos Botelho Moniz nesse estudo ?

FPN

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55010 | LCM | 08 Jan 2004 20:15 | In reply to: #55006

Quem o alertou para a hipótese de parentesco fui eu. Como não consegui confirmar a minha suspeita, os Botelho Moniz não serão referidos.

LCM

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55012 | Francisco de Novais | 08 Jan 2004 21:08 | In reply to: #55010

Mas sai a ascendência do V.de Tramagal ?

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55018 | LCM | 08 Jan 2004 23:35 | In reply to: #55012

Sim. O título de Fialhos de Mendonça é bastante completo, pois o autor, Miguel Corte-Real, descende desta família por um costado materno. Como só li o estudo na diagonal, mais não sei dizer. Esperemos por Março e no entretanto pode ser que avance com a ascendência dos Botelho Moniz.

Abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55277 | rmd | 13 Jan 2004 11:46 | In reply to: #55018

Caro Lourenço,

Perguntava-te se não tens mais informações sobre a família Botelho Moniz que possas dar a este teu genea-ignorante-amigo.

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55279 | rmd | 13 Jan 2004 11:48 | In reply to: #55277

Caro Lourenço,

Peço desculpa, mas ainda não estou habituado a esta coisa dos foruns e por lapso não me identifiquei.

Fica o abraço, deste teu

Rodrigo Moita de Deus

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55394 | LCM | 14 Jan 2004 17:23 | In reply to: #55279

Caro Rodrigo,

Estás bom? A Piedade e a criança, bem?
Gosto de te encontrar por aqui.
Infelizmente não sou grande ajuda neste campo. "Cai" neste tópico por causa dos Fialhos de Mendonça, a propósito do trabalho de um amigo. Se mandares uma mensagem ao Francisco Pinto de Novais, que iniciou este tópico, ele poderá certamente ajudar-te.

Um grande abraço
Lourenço

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55449 | rmd | 15 Jan 2004 13:11 | In reply to: #55394

Caro Lourenço,

Já me tinha constado que davas cartas nestas matérias e não fiquei nada surpreendido em encontrar-te por estas bandas. Foi o Jacinto que me chamou a atenção para a mensagem original e fiquei logo bastante curioso.

Entretanto agradeço teres dado o meu contacto ao Francisco, de quem eu já tinha ouvido falar. Foi uma grande ajuda e penso que vou conseguir fazer qualquer coisinha sobre a minha árvore. Apesar de não perceber nada da matéria, disseram-me que esses Fialhos Mendonça são meus ascendentes por varonia. Tens alguma coisa engraçada sobre eles?

Lá por casa está tudo óptimo. O teu sobrinho está grande e bem disposto. É giro como a mãe. Era engraçado combinarmos qualquer coisa até porque se te dás com o meu sogro não tens desculpas para não nos visitares.

um abraço amigo

RMD

Reply

Direct link:

RE: Família Botelho Moniz

#55600 | rmd | 16 Jan 2004 22:36 | In reply to: #45204

Caro Francisco:

Depois de ter ficado com a curiosidade bem aguçada, contactei algumas pessoas e recolhi algum material sobre os botelho moniz. se me disser o que procura ao certo talvez o possa ajudar.

Com os melhores cumprimentos

Rodrigo Moita de Deus

Reply

Direct link:

Família Botelho Moniz

#368085 | Sónia do Vale | 09 Apr 2016 12:12 | In reply to: #45236

Exmos Senhores,

Descobri esta conversa por acaso e na sequência da mesma, o geneall. 13 anos depois! Acabei de me inscrever. Portanto, tudo isto é novo para mim. Grande parte da informação que tenho já está no site, nomeadamente em relação a ascendentes do séc XIX que me são comuns (por via materna). Tenho contudo alguma informação adicional, mas que me foi fornecida por um familiar que estudou a árvore genealógica da mesma, neste caso dos Albino e Botelho Moniz, incluindo fotografias ou fotografias de pinturas, creio que a mais antiga, de um penta-avô do séc XVIII. Percebi que posso introduzir dados de familiares vivos, mas não posso fornecer dados sobre os membros já falecidos, sendo a fonte os registos da família?

Sónia do Vale

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 13:56

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen