Alterar certidão de nascimento?
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Alterar certidão de nascimento?
Caros confrades,
Gostaria de saber se alguém tem alguma experiência ou sabe de casos do género que passo a relatar.
O meu Avô era filho de uma senhora casada com outro senhor que não o seu pai. Assim, quando nasceu em 1900 (Anjos, Lisboa) o meu Avô foi registado como sendo "filho de mãe incógnita". Este facto, dadas as pressões sociais da altura, marcou o meu avô profundamente e foi sempre fonte de grande inquietude na sua vida. Tanto que, em 1924 (presumo que depois da morte do marido de sua mãe) lá consegui casar os pais e (aqui é que surje o meu problema) até mesmo ALTERAR A SUA CERTIDÃO DE NASCIMENTO. Assim, quando recentemente requisitei à conservatória a sua certidão de nascimento, pensando que iria ter acesso a um documento de 1900, apareceu-me um de 1938, já com o nome da mãe...
As questões que coloco são as seguintes:
- Será que, por se tratar de um nascimento em 1900, é normal uma pessoa registar-se no civil 38 anos depois?
- É possível alterar assim uma certidão de nascimento?
- Será possível conseguir a certidão original de 1900?
Se sim, como deverei proceder?
Se não, porquê? Terá sido destruída?
Espero ansiosamente os sábios comentários dos meus estimados confrades.
Cumprimentos,
DGA
Direct link:
RE: Alterar certidão de nascimento?
Caro DGA
Se não estou em erro o que lhe chegou as mãos não foi uma fotocópia do assento de baptismo, não é verdade?
Como provavelmente sabe uma vez que não pode, à face da lei, existir um filho ilegítmo, o que acontece em tais situações é que na conservatória é feita (escrita) uma certidão em que se omitem os tais dados "incómodos".
Ou então, no seu caso, ainda pode suceder outra coisa: quando o seu avô nasceu não havia registo civil (ou melhor, havia mas ninguém o usava). Logo o que houve foi um assento de baptismo (esperemos que nos Anjos) em que constava a tal situação. Provavelmente, mais tarde, com o casamento dos pais, como forma de legitimação, foi feito um assento de nascimento, desta vez já no registo civil.
Seja qual for a situação, e como se trata de um nascimento de 1900, os livros originais já deveriam estar nos Arquivos, no caso presente na TT. Se assim for bastar-lhe-à ir até lá e consultar calmamente os assentos de baptismo dos Anjos do ano de 1900.
Mas, infelizmente, também pode suceder que a conservatória ainda mantenha em seu poder os livros de 1900. Neste caso pode ser que uma conversa com o Conservador lhe possibilte a consulta do tal livro. Mas não peça uma certidão senão voltar-lhe-ão a omitir os elementos que pretende consultar. Devo, no entanto, alertá-lo para que esta última diligência nem sempre resulta. Escolha um dia calmo, fale ao sentimento do conservador, etc., etc, use o que de melhor souber. Caso contrário terá que esperar pela transferência para a TT.
Boa sorte
João Cordovil Cardoso
Direct link:
Estimado João Cordovil Cardoso,
Muito obrigado pelo pronto auxílio. Todo o seu raciocínio está correcto. O meu avô deve ter sido registado através de um assento de baptismo em 1900 e depois de casados seus pais registou-se civilmente.
De momento não resido em Portugal, pelo que não me é possível consultar documentos in loco. Assim recorro muito aos pedidos por e-mail, tanto para a TT como para as conservatórias, o que, até agora, tem funcionado lindamente. Assim não terei oportunidade de ir à conservatória, pelo que irei mesmo esperar que transfiram os livros para a TT (e que eu volte a Portugal).
Quanto aos assentos de baptismo, onde é que os poderei encontrar? Quem é que os detém? A TT? A igreja dos Anjos? Ou algum arquivo geral da igreja?
Reiterando os meus mais sinceros agradecimentos, despeço-me como um abraço,
DGA
Direct link:
RE: Infocid
Caro Diogo,
porque nào passar muito simplesmente pelo site da "Infocid" e pedir uma certidào online? Tem de saber o dia do nascimento e a freguesia.
Depois tem de preencher respeitando as condiçoes previstas pelo proprio site, mais precisamente no caso da màe incognita (creio q. deverà preencher com xxx ou coisa parecida, mas vem explicado) e dentro em poucos dias receberà pelo correio, ao domicilio, a certidào (copia integral, narrativa, ou modelo internacional, segundo sua preferencia).
Nota bene : Creio que nào sào supostos endereçar certidoes de assentos com mais de 100 ans, mas se o site aceitar o pagamento online(master card ou cois aparecida para o estrangeiro) pode ser que o pedido seja aceite.
Deixou-me especialmente admirativo esta iniciativa infocid "certidoes" da administraçào publica portuguesa que merece louvores.
ao dispor
Carlos Silva
vizoivizoi@hotmail.com
Direct link:
Caro Diogo Araújo,
Também a mim já aconteceram situações dentro do género e algumas até bem caricatas.
Se tem a certeza em que Igreja o seu avô foi baptizado, sugiro-lhe que ligue para lá e se informe se ainda têm os assentos de baptismo da data pretendida. Segundo informação que me foi dada por um eclesiasta, as Igrejas têm registos +/-1911. Após a proclamação da República, é que começou a ser efectuado o registo civil, independente da igreja católica. Até essa data todos os nascimentos, casamentos e óbitos eram registados na Igreja e esses livros costumam-se encontrar nos respectivos arquivos distritais. Como o seu avô é de Lisboa, e caso a paróquia não possua os ditos registos, que deverá ser o caso, sugiro-lhe que telefone ou envie um mail para a TT para se informar se eles os possuem lá.
Cumprimentos,
Cláudia
Direct link:
Caro DGA
Tomei a liberdade de contactar a TT e informaram-me que os registos de baptismo dos Anjos, Lisboa ainda não foram lá incorporados.
Assim, e uma vez que não está em Portugal, penso que poderá tentar uma carta pessoal dirigida ao Conservador do Registo Civil da Conservatória em que encontrou o outro assento, descrevendo a situação e pedindo a colaboração, indicando que está a fazer um estudo da família, que é neto, etc, etc, e dizendo que lhe basta uma fotocópia simples do assento não precisando da certidão (assim talvez se consiga contornar a lei).
Pode ser que pegue, dependerá do Conservador, mas tentar apenas tem o custo de uma carta.
Já agora uma pequena nota, relativa aos trâmites dos livros de registo: até 1910/1911 praticamente apenas existem registos paroquiais. Uma vez que são os únicos documentos qu existem foram incorporados no registo civil e funcionam como os assentos de RG após aquelas datas.
Quanto ao local em que se encontram a situação é a seguinte: desde a data do assento e durante 100 anos são mantidos nas conservatórias (a menos que surjam prblemas de espaço que poderão levar a uma pequena diminuição deste período). A partir de 100 anos são enviados aos Arquivos Distritais, onde ficam e são conservados.
Existem, contudo, excepções: alguns distritos não tinham AD pelo que os seus livros foram enviados à TT onde se encontram (por exemplo Faro em que apenas os livros mais recentes, sec XIX, se encontram em Faro, os restantes estão na TT). Outras situações (Lamego parece ser o paradigma) em que os livros paroquiais mais antigos não foram entregues e se mantêm à guarda da Diocese. Finalmente faltam alguns livros fruto das perdas e destruições ao longo da história (em que o pior período parece ter sido o das Invasões Francesas e Guerras Liberais).
De qualquer modo temos registos que vêm desde o séc. XVI, alguns mesmos anteriores ao Concílio de Trento.
Cumprimentos e boa sorte
João Cordovil Cardoso
Direct link:
Caro Joào Cordovil Cardoso,
suponho que os livros com mais de 100 anos seguem para o AD quando o ultimo assento contido passa de 100 anos.
Assim um livro de 1880 a 1905 por exemplo nào deve estar no AD antes de 2005, apesar de ter 124 anos.
Apesar de ser problematico para o genealogista, no caso do Diogo Gomes de Araujo pode ser a soluçào porque possivelmente tornarà possivel uma certidào por via do infocid ( e atraves do infocid pela respectiva conservatoria). Talvez....
melhores cumprimentos
Carlos Silva
Direct link:
Caro Carlos Silva
Se os párocos tiverem cumprido a lei não poderá existir um livro de batismos que abarque o perído de 1880 a 1905. Pois desde 1860 (inclusivé) que era obrigatório ter um livro para cada ano.
Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues
Direct link:
Caros confrades
Muito obrigado pela vossa colaboração. Apenas três conclusões desta nossa troca de ideias:
1) Carlos Silva: foi mesmo através do Infocid que requisitei a certidão de meu Avô, só que em vez do assento de baptismo de 1900, veio a "adenda" tipo certidão de nascimento passados mais de 30 anos.
2) Todos: Assumo, pela informação por vós prestada, que o assento de baptismo de 1900 esteja também na conservatória referente aos Anjos e não na respectiva igreja ou na diocese de Lisboa (já que ainda não se encontra na TT).
3) João Cordovil Cardoso: vou seguir o seu conselho e tentar saber se é possível ter acesso ao documento original, em vez do que já disponho.
Só temo que a ânsia do meu Avô para "apagar" o facto de ter sido registado como filho de mãe incógnita não tenha levado ao desaparecimento do registo...
Assim que souber de alguma coisa - e só para vossa curiosidade - dar-vos-ei conhecimento.
Um abraço,
DGA
Direct link:
Carlos Carlos Silva
Isso seria assim não fosse o caso dos últimos livros, desde os finais dos anos 1800, serem anuais, o que faz que haja um livro por cada ano.
Quanto ao caso em análise a certidão não serve (aliás o nosso confrade já a possue) pois omite, pelo facto de ser um filho ilegítimo, os dados que o nosso amigo procura.
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Direct link:
Caros Arlindo Rodrigues e Joào Cordovil Cardoso,
agradeço a bem interessante informaçào a proposito de registos recentes.
Caro Nuno Gomes de Araujo,
pensei poder ajudar com o pedido infocid. Nào digo que nào possa servir mesmo assim, mas com condiçoes que se aproximam pura e simplesmente do que escreveu o Joào Cordovil Cardoso, i.e. pedindo uma fotocopia nào certificada.
Sendo assim o pedido infocid teria de ser seguido de uma troca de correio.
Por outro lado nào fui cioso das suas finanças pois a fotocopia nào certificada pode ficar por 2.5 euros em vez dos 15 e tal.
boa sorte
C. Silva
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Nov 2024, 03:00