marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

This topic is classified in the following rooms Títulos | Brasil

marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45896 | doria_gen | 01 Aug 2003 13:34

Por sugestão de um bom amigo deste Forum, posto aqui a pergunta: o título brasileiro de Marquês de Cantagalo (Gama Berquó) foi reconhecido pela monarquia portuguesa?

O representante era o irmão de D. Madalena Moses, mulher do grande jornalista brasileiro Herbert Moses, que ainda conheci bastante - faleceu em 1968.

fa

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45902 | JBdeS | 01 Aug 2003 15:43 | In reply to: #45896

Caro fa

O título de Marquês de Cantagallo foi sempre representado pelo ramo primogénito e não pelo ramo do Brasil. Assim sendo, João Maria da Gama Berquó Manoel de Menezes (pai de Pedro de Alcântara da Gama Berquó) foi o representante do título Cantagallo em Portugal, seguido de sua Filha Maria Amália Manoel do Amaral Berquó
e mais tarde do filho desta que foi o 3o Marquês de Viana. Tanto a Família Imperial, D. Pedro d'Orleães e Bragança e sua Mulher a Princesa D. Elizabeth, como El-Rei D, Manuel II
dirigiam as suas cartas a Marquês de Viana e Cantagallo. O Tio Pedro Berquó usou a representação no Brasil a título meramente pessoal.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45903 | JBdeS | 01 Aug 2003 15:45 | In reply to: #45902

Peço desculpa pelo engano: queria dizer João Maria da Gama Berquó Manoel de Menezes, irmão do pai de Pedro de Alcântara da Gama berquó.

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45909 | doria_gen | 01 Aug 2003 18:46 | In reply to: #45903

Prezado José,

Trata-se de simples curiosidade. Conheci brevemente D. Madalena; muito mais o Dr. Herbert Moses, sócio de escritório de advocacia de meu avô, Justo de Moraes; os dois, mais Irineu Marinho, fundaram _O Globo_, em 22 ou 24, coisa assim. (Nada temos a ver, além disso, com a empresa.)

No ANP de 85 consta o Pedro como representante do título; daí minha pergunta. Como sabe, no Brasil os títulos, consuetudinariamente, não eram hereditários.

Desculpe não me haver assinado por extenso, o que faço agora.

Francisco Antonio Doria

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45914 | JBdeS | 01 Aug 2003 19:35 | In reply to: #45909

Caro Francisco,

Conheço as suas intervenções, sempre pertinentes, e já troquei impressões consigo antes. Hebert Moses, que conheci, casado com Madalena Berquó, foi de facto um homem importante como director do Globo e da ABI.
Pedro Berquó, advogado, foi também director do Globo. O título Cantagallo foi usado apenas uma vez, mas, como lhe disse, os Príncipes do Brasil e Rei de Portugal tratavam o meu Tio João, irmão de minha Avó, como Viana e Cantagallo.
Penso que falámos em tempos de um parentesco através dos Cavalcanti... mas são tantos os descendentes...!

Um abraço
José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45945 | doria_gen | 03 Aug 2003 13:20 | In reply to: #45914

Prezado José,

Grato pelas palavras amigas. Na verdade, muito do meu interesse pela genealogia vem de um fenômeno típico da elite brasileira até os anos 50 do século XX: era *muito* estreita. Cerca de uma centena de pessoas, e talvez nem tanto, no Rio, entre 1940 e 1960, formavam o topo do mundo político e empresarial, e se você estava ali no meio, conhecia todos, eram ou primos ou amigos, e às vezes as duas coisas. Me divirto vendo o filme do casamento de uma prima, em 1961: é um repertório da política e do empresariado da época.

Rose Moses, irmã do Herbert, era amicíssima de mamãe; visitavam-se semanalmente, e ela apadrinhou mamãe no casamento. O Dr. Arthur Moses, médico brilhante, foi fundador da Academia Brasileira de Ciências.

Obrigado pelos esclarecimentos; e receba um forte abraço cá do Brasil,

fa

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45952 | Ricardo de Oliveira | 03 Aug 2003 16:13 | In reply to: #45945

Caro Doria

E as festas ! Nem fale Doria. Meninos eu não vi.
Não é da minha geração, mas sabemos pelos memorialistas, como o Doria !

Os Cantagalo e Berquó se entroncam nos cariocas com a Maria do Amaral e o Tenente Coronel Felix Correia de Castro, com vários casamentos consangüineos desde então. Tenho como antepassado em comum com o José o casal Antonia Correia do Amaral-Tenente Coronel Salvador Viana da Rocha (meus 8° avós), assento na Candelária, RJ, em 5/8/1702, com matrimônio realizado na casa do pai da noiva, o Ten.Cel Felix Correia de Castro.

Um abraço e Bom Domingo
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45954 | doria_gen | 03 Aug 2003 16:43 | In reply to: #45952

E então, Ricardo, ganhas Herbert Moses de primo!

Bom domingo, fa

Reply

Direct link:

RE: marqueses de Cantagalo (Berquó) em Portugal

#45956 | JBdeS | 03 Aug 2003 16:56 | In reply to: #45952

Caro Oliveira,

É verdade, os Berquó, pelos dois casamentos do Marquês de Cantagallo descendem dos Gurgel do Amaral. Pelo casamento do meu trisavô João Maria da Gama Berquó Manoel de Menezes com Amália Bandeira Homem Brederode do Amaral, neta dos Barões de Paquetá, vão entroncar nos Jansen Moller, Van Prat, etc.
Foi publicado um trabalho interessante a respeito da descendência portuguesa dos Amaral a que se refere. Na Genea, temos tentado actualizar os dados referentes aos Berquó.
O que é difícil é conseguir certas certidões na Cúria da Catedral, que chegam a demorar seis meses. Mas vale sempre a pena.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Jul 2024, 19:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen