Família Pereira Leite (Elvas)
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões
Família Pereira Leite (Elvas)
Caros Confrades
Agradeço qualquer informação sobre esta família cuja origem é de Elvas.
O primeiro que conheço chamava-se Manuel Pereira que teve um filho, pelo menos, Luis Pereira Leite, oficial de Marinha c.c. Petronilha Roza, e que deverá ter nascido na 2ª metade do séc. XVIII, em Elvas.
Cumprimentos
A. de Sepúlveda
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
TAMBÉM PROCURO POR FAMILIARES EM PORTUGAL, CUJO SOBRENOME SEJA PEREIRA LEITE, CUJO MEU BISAVÔ QUE VEIO DE PORTUGAL MORREU EM 1917, E SE CHAMAVA ANTONIO PEREIRA LEITE.
AMAURY CARLOS LEITE - BISNETO
RIO DE JANEIRO BRASIL
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada
Atentamente
Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Caros,
Pereira Leite eram meu tetravo ...militar portugues que seinstalou em mato Grosso, Brasil.
antonio
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Caro António
Os m/antecessores Pereira Leite eram militares de carreira. Não tenho conhecimento de que algum tenha passado ao Brasil, mas...tudo é possível.
Se não incomodar, será possível enviar-me a sua ascendência Pereira Leite, pode ser que consiga enquadra-la com os meus.
Na m/linha há um Jerónimo Pereira Leite, general, cuja carreira militar foi algo variada, o filho foi ministro aqui em Portugal.
Cumprimentos,
A. de Sepúlveda
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Caro Lobo,
É um sítio na internet contando a fundação da cidade de Cáceres, Mato Grosso, BR:http://www.caceres.mt.gov.br/indexprn.php?cod_sec=4&cod_sub=74&cod_ade=22
ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁCERES
A Cidade >> Atrativos naturais e históricos >> Fazenda Jacobina
Jacobina - onde começa a história de Cáceres
A história de Cáceres confunde-se com a da Fazenda Jacobina. Na opinião do historiador Natalino Ferreira Mendes, Jacobina é a “célula-mater” de Cáceres. O português Leonardo Soares de Souza, que, em 1772, requereu à Coroa as terras conhecidas como Jacobina, foi convocado, em 6 de outubro de 1778, para subscrever a ata de fundação de Vila-Maria de Portugal, hoje Cáceres.
Segundo Natalino Ferreira Mendes, Jacobina foi a célula-mãe de todo o vale do rio Paraguai, já que o fundador do Firme (a região conhecida como Nhecolândia, que, hoje, pertence a Mato Grosso do Sul), Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila-Maria, era genro de João Pereira Leite que, por sua vez, era genro de Leonardo Soares de Souza. O filho de João Pereira Leite, João Carlos, partindo da Jacobina, transpôs o rio Paraguai, e fundou a fazenda Descalvado “que logo povoou de milhares de cabeças de gado”.
Seria preciso um livro para dar a dimensão exata da grandeza da Jacobina no século passado. O melhor testemunho é o do francês Hercules Florence, que integrou a expedição Langsdorff ao interior do Brasil entre 1825 e 1829, e foi hóspede da Jacobina. Em seu livro “Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas”, ele conta que, em 1827, a Jacobina era “a mais rica fazenda da Província, tanto em área como em produção”. Tinha cerca de 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e igual número de alforriados. “As roças abrangiam canaviais, plantações de mandioca, feijão, cereais e café para abastecimento dos núcleos adjacentes. Possuía, também engenho movido por força hidráulica”.
A produção era tão farta que D. Ana Maria da Silva, mulher de Leonardo, contou ao viajante que mandara “seis grandes canoas cheias de víveres” ao Forte de Coimbra - distante 882 Km, via rio Paraguai - para “sustento gratuito da Guarnição”. O português João Pereira Leite vangloriava-se de possuir “tantas terras quantas o rei de Portugal”.
===
Meu bisavô era Pereira Leite, neto de João Pereita Leite.
A cidade de Cáceres - antes Vila Maria de Portugal - fundada em 1778, ficava na fronteira com terras de Espanha, sendo no início totalmente militarizada como outras fundadas na mesma fronteira para demarcar território português... a 2.500 km da costa para o interior.
Cumprimenta-o,
Antonio Lacerda de Barros
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Meu caro Lacerda de Barros
Agradeço a sua mensagem de que tomei boa nota.
Caso disponha de mais elementos sobre os antecedentes de João Pereira Leite e os queira partilhar desde já lhe agradeço.
Cumprimentos,
A. de Sepúlveda
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Caro Sepúlveda - o Lobo,
Justo acabei de encontrar anotações retiradas de livro de autoria do Dr Luiz Philippe Pereira Leite (primo da minha mãe, Ana Lacerda de Barros), recentemente falecido, que foi historiado membro da Instituto Geográfico e Histórico Brasileiro, ocupando cargos diversos na vida pública e há muito sendo escrivão de cartério, onde sabia onde estava cada livro e nele cada registo, sendo cego desde a juventude, coisa que a todos causava grande espanto.
O querido Philippe - que conosco se correspondia - levantou a genealogia de muitas famílias matogrossenses, tendo publicado muitos livros a respeito da história e da gente que saindo de Portugal, veio a ocupar território então espanhol (século XVIII) e explorar as minas de ouro e diamante, indústria que até hoje opera, e a agropecuária.
Como é material extenso, posso copiar o livro sobre os Pereira Leite, e que detalha o que está nos sítios:
www.cliquematogrosso.com.br/indexprn.php?id=13&sid=30&rid=0&cod=2823
www.cultura.mt.gov.br/patrimonio_view.php?id=20
Sobre João Pereira Leite:
O descoberto do ouro neste sítio, deu motivo à fundação do Arraial, no ano de 1774; ... 4º Alferes João Pereira Leite, que é hoje Tenente Coronel ...
www.ebooksbrasil.org/eLibris/dalincourt.html
www.jmesquita.brtdata.com.br/Outros/1977_%20Vila%20Maria%20dos%20Meus%20Maiores_L-PPL.pd
www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp000078.pdf
Caso me forneça um endereço, posso enviar cópia xerox do livro "Vila Maria".
Cumprimentos.
Antonio Lacerda de Barros
antonyobr@gmail.com
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Em complemento:
Revendo aqui uns apontamentos, João Pereira Leite era de Sta Maria do Outeira, Braga, nascido entre 1755 e 1761, pois sentou praça no Exercito Portugues em 1788. Era filho de José Leite Pereira.
Cumprimenta-o
Antonio Lacerda
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Complementando a mensagem anterior e me desculpando.
João Pereira Leite era dos Dragões em 1788 e Cavaleiro da Ordem de Cristo anos depois.
Cumprimentos a todos
Antonio Pedro Lacerda de Barros
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Caro Confrade Rui Jesuino:
Será possível (pagando evidentemente) obter os registos de baptismo ou casamento de:
1 -Bento Rodrigues Infante natural de Olivença nascido entre 1640 e 1665 casado com Maria Nunes Canhão natural de Extremoz, nascida na mesma época.Foram pais de Gaspar Nunes Infante natural de Sto André ( Estremoz) , nascido em 1685;
2-Domingos Gomes , natural de Estremoz casado com Isabel Martins da Assunção tb natural de Estremoz nasceram entre 1650 e 1665.Foram pais de Maria da Assunção natural de Estremoz( Santiago), nascida em 1688 e casada com o acima citado Gaspar Nunes Infante.
Ficar-lhe-ia muito agradecida se conseguisse obter algum destes assentos( baptismo , casamento . obito) de forma a eu conseguir avançar na construção desta arvore .
Desde já lhe agradeço
Com os melhores cumprimentos
M.Cristina Albuquerque
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Meu avô era Português de Porto e veio para o Brasil na década de 20, provavelmente. Aqui no Brasil, não sabemos ao certo porque, ele dotou o nome de Armando Augusto, mas sabemos que seus pais, que ficaram em Portugal, se chamavam Arnaldo Pereira Leite e Ana Pereira Leite. Meu pai ainda é vivo e vai fazer 70 anos. Temos curiosidade de conhecer algum parente que por acaso ainda exista em Porto ou em outro lugar, pois vovô foi a única pessoa de sua família que veio pra cá na época, segundo ele nos dizia. Ele nasceu em 1901 em Porto, e faleceu em 1986 em Coroa Grande, Rio de Janeiro. Se tiver alguma ligação com sua família, peço me informar.
ReplyDirect link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Sr. Sepúlveda
Acabei de ler uma já antiga intervenção sua no forum (2006), sobre o General Jerónimo Pereira Leite, meu trisavô. Jerónimo nasceu em Lisboa em 1812, filho de Luis Pereira Leite, nascido em 1769, em Elvas, e de Petronilha Roza de Lisboa. Casou na Índia onde se encontrava em missão militar, com Firmina Carlota Gonçalves Serva, lá nascida. Posteriormente, foi colocado em Macau onde o casal teve 13 filhos, entre os quais um Luís que nunca veio para Portugal (portanto, essa afirmação de que foi ministro em Portugal não está correcta) tendo um filho deste, também Jerónimo, imigrado para os Estados Unidos, onde deixou grande descendência. Uma irmã de Luis, Clara,nascida em Macau em 1847, casou lá, em 1871, com um oficial da Marinha, lá colocado, Manuel Luís Mendes Leite, nascido em Paris, em 1847, e que veio a ser o pai da minha avó paterna, Laura Mendes Leite de Almeida, nascida em 1881, em Aveiro, que casou com o General João de Almeida, nascido em 1873, na Guarda e pai do meu pai, Coronel Alexandre Mendes Leite de Almeida, nascido em 1915 e falecido em 1984.
Tinha muita curiosidade em saber qual a sua ligação com o ramo Pereira Leite da nossa família. Agradecia, portanto, caso assim o deseje, que me contactasse através do forum ou por mail para o meu endereço: lauralmeida@gmail.com
Laura Mendes Leite de Almeida
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
boa noite "ad sumus" ... Amaury Carlos Leite
Pode dar mais dados do seu bisavô António Pereira Leite ? É que pode ser um irmão do meu Avô Albino Augusto Pacheco, de Britelo, Celorico de Basto.
Obrigada,
Mª Francisca
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
O meu bisavô não era António Pereira Leite e não era de Celorico de Basto.O ramo Pereira Leite da minha família era de Lisboa e de Elvas.
Laura de Almeida
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
NOME DO MEU BISAVÔ: ANTONIO PEREIRA LEITE
__MÃE: ANTONIA PEREIRA LEITE
__PAI: JOAQUIM PEREIRA LEITE,
NOME DOS FILHOS BRASILEIROS DO MEU BISAVÔ:
__ADOLPHO PEREIRA LEITE
__SOFIA PEREIRA LEITE
__FRANCISCA PEREIRA LEITE
__JOÃO PEREIRA LEITE
__ROSÁRIO ANTONIO LEITE
__JACINTHO PEREIRA LEITE
__MARIA PEREIRA LEITE
__VALENTINA PEREIRA LEITE
FALTA A DATA DE SEU NASCIMENTO QUE ESTOU PROVIDENCIANDO...SEI QUE MORREU PERTO DOS 70 ANOS EM 1917, DEVIDO A UM ACIDENTE NA LAVOURA QUE TINHA, AQUI NO RIO DE JANEIRO.
Um grande abraço
AMAURY CARLOS
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Boa tarde M.ª Francisca,
Ando às voltas com a minha árvore genealógica e encontrei o seu texto, pedindo informações sobre o seu avô Albino Augusto Pacheco que é meu bisavô paterno! Sei que depois da minha bisavó Maria Clementina de Lancastre Vasconcelos e Sousa Leme Côrte-Real, com quem teve uma filha natural, Ana de Lancastre Côrte-Real (reconhecida pelo pai quando tinha cerca de 16 anos e por tal nem um apelido paterno tem), ele foi para o Brasil e teve mais filhos... Nunca o conheci e não sabia sequer que tinha um irmão... Não sei muito sobre ele... Não tenho muita bibliografia para averiguar mais dados, somente possuo "A Descêndia de EL-Rei D. João II"... e estou a tentar aderir ao Geneall Plus mas até agora sem sucesso... Gostava muito de descobrir mais sobre a minha família.
Cumprimentos
Direct link:
RE: Família Pereira Leite (Elvas)
Olá Marta
tenho todo o gosto em ajudar. Meu email franciscacpereiraarrobahotmailpontocom
Direct link:
Família Pereira Leite (Elvas)
Luís Pereira Leite de Elvas casou em Lisboa com Petronilha Rosa e foram pais, em 1812, do que viria a ser general Jerónimo Pereira Leite, o qual casou com Firmina Smith Gonçalves Serva. Fez a sua carreira militar nos Açores, Goa e finalmente Macau onde foi ajudante às ordens do governador Ferreira do Amaral e Comandante da Polícia de Macau.Foi condecorado com a Ordem da Torre Espada por feitos numa das batalhas do cerco do Porto em 1832, onde foi ferido gravemente. Morreu em Lisboa em 1882.Foi meu trisavô.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 15:45