Identificação de prazos - Moreira do Castelo

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões

Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#46937 | Vasco Jácome | 04 Sep 2003 20:13

Caríssimo(a)s:

Precisava de saber se alguém me pode consultar ou indicar alguma obra que permita identificar os prazos que existiram em determinada freguesia e a respectiva entidade emprazante – se é assim que se diz - mosteiro, Casa de Bragança, etc.

Mais concretamente, procuro identificar antigos prazos na freguesia de Moreira do Castelo, Celorico de Basto, nomeadamente se algum era relativo à Casa da Torre, lugar de Sequeiros ou qualquer outro.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#46985 | António Forjó | 05 Sep 2003 13:24 | In reply to: #46937

Caro Vasco

Encontrei várias escrituras de emprazamento relacionadas com antepassados meus; estão nos Livros de Notas do concelho de Mafra.
Neste meu caso os livros estão na TT mas noutras situações geográficas haverá que os procurar nos Arquivos Distritais respectivos.
Espero ter contribuido para a sua pesquisa, com votos de sucesso.
Cumprimentos

António Forjó

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47043 | Vasco Jácome | 05 Sep 2003 21:06 | In reply to: #46985

Caro António Forjó

Obrigado pelo seu interesse, mas o meu problema está precisamente em saber a que mosteiro é que pertenceriam estes prazos, se é que o eram efectivamente, pois nem disso tenho indicação. É apenas uma hipótese que me ocorreu.

Tinha em mente a consulta de uma obra tipo “Portugal Antigo e Moderno”, de Pinho Leal ou qualquer outra do género que estudem as freguesias e que eventualmente refiram alguma coisa nesta área.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47093 | António Forjó | 06 Sep 2003 18:52 | In reply to: #47043

Caro Vasco

A obra que refere é uma boa pista mas sugiro-lhe o Dicionário Geográfico do Pe. Luís Cardoso, compilado a partir das Memórias Paroquiais ordenadas pelo Marquês de Pombal após o Terramoto com o objectivo de ter o levantamento das suas consequências.
É feito paróquia a paróquia e de uma forma geral muito completo.
A TT tem-no todo microfilmado mas certamenta que o encontra noutros locais.
Cumprimentos

AF

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47094 | António Forjó | 06 Sep 2003 18:52 | In reply to: #47043

Caro Vasco

A obra que refere é uma boa pista mas sugiro-lhe o Dicionário Geográfico do Pe. Luís Cardoso, compilado a partir das Memórias Paroquiais ordenadas pelo Marquês de Pombal após o Terramoto com o objectivo de ter o levantamento das suas consequências.
É feito paróquia a paróquia e de uma forma geral muito completo.
A TT tem-no todo microfilmado mas certamenta que o encontra noutros locais.
Cumprimentos

AF

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47141 | magalp | 07 Sep 2003 11:38 | In reply to: #47043

Meu caro Vasco

Não tenho idéia do Pinho Leal perder muitotempo com prazos e emprazamentos. Já o Abade de Miragaia refere alguns de quintas no Porto e seu termo.

Todavia o Chico Maia e castro tem concerteza uma bela coleccção de prazos relativos a Celorico de Basto (e natural/ de Moreira do Castelo, suponho) lá em Ponte de Lima!
Porque não uma visita lá? É perto, bom caminho e os anfitriões são o encanto e simpatia feitos gente!

Abraços
Manuel Maria

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47142 | magalp | 07 Sep 2003 11:40 | In reply to: #47043

Esqueceu-me dizer q. terá de ser aos fins de semana...
MM

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47145 | Vasco Jácome | 07 Sep 2003 12:13 | In reply to: #47093

Caro António Forjó

É realmente uma boa ideia, que mais uma vez lhe agradeço.
Já fiz uma busca on-line e parece que também existe na Biblioteca Nacional. Como tenho uma pessoa em Lisboa que também se interessa por este assunto vou ver se ela dá uma vista de olhos.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Reply

Direct link:

RE: Identificação de prazos - Moreira do Castelo

#47148 | Vasco Jácome | 07 Sep 2003 12:30 | In reply to: #47141

Caro Manuel Magalhães

Essa pode ser uma alternativa, até porque esta Casa foi tratada nos “Carvalhos”, embora que pelo lado Carvalho, que só “chega” lá um pouco tardiamente em relação ao que eu queria.
O problema é que já há bastante tempo que não falo com o Dr. Maia e Castro, mas quem sabe...

Um Abraço,
Vasco

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Jun 2024, 00:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen