família Cotrim
This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil
RE: família Cotrim
O ramo mais estudado dessa família é proveniente da região de Ferreira do Zêzere.
Visite www.ferreiradozezere.pt.vu
Um abraço.
Paulo
Direct link:
RE: família Cotrim
Uma filha de Diogo Machado Cotrim, Francisca Machado, c a 27-12-1649 c Jácome Borges Pacheco, Sr. da Casa de Vale-de-Flores, em Braga. A sua ascedência está no Felgueiras Gayo ttº Machados §156 e, eventualmento, no ttº de Magalhães §61. Seriam originários de Pombal.
Aguém tem alguma coisa sobre esta gente?
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: família Cotrim
A origem mais remota desta família está em Évora contudo nos séculos XIV e XV surgem ramos em Dornes, Lisboa e Sarilhos Grandes.
As famílias que ainda hoje usam este apelido em Portugal e algumas no Brasil, tem origem nos Cotrins de Dornes. Esse é o caso da Professora de Viana, cujo pai nasceu na freguesia de Dornes, e de alguns Cotrins de Santarém. Também o ramo de Pombal é proveniente de Dornes. Para mais informações sobre Dornes recomendo o site: (www.ferreiradozezere.pt.vu).
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: família Cotrim
No Rio de Janeiro existe a família Bittencourt Cotrin, de ilustres advogados
Atenciosamente,
Gilda
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Vasco Jácome,
Nos registos paroquias da freguesia do Beco, (Ferreira do Zêzere)do século XVII, surgem alguns Cotrins de Vila Cã (Chã?) povoação que julgo, próxima de Pombal. Não consegui descortinar a ligaçao genealógica mas são certamente aparentados com algumas famílias daqui.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Paulo Alcobia Neves
Obrigado pela informação.
Se realmente for Vila Chã, concelho de Pombal, é freguesia relativamente próxima de Beco, Ferreira do Zêzere. É assim possível que haja parentesco, até porque não é nome muito vulgar!
Há alguma referência a Machados ligados a estes Cotrins?
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Vasco Jácome,
Estes Cotrins (de Vila Chã) surgem no Beco como padrinhos nalguns baptismos. Vou tentar esta noite, através do sistema avançado de localização do PAF ver se existe alguma ligação com Machados. Lembro no entanto que não tenho Net em casa pelo que só amanhã lhe poderei enviar essa informação.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: família Cotrim
Se ajudar... Um meu tio-avô, Agostinho de Sampayo Pereira de Torres Fevereiro (1899-1954), casou em Ferreira do Zêzere, com Maria Celeste Cotrim, filha de António Cotrim e de Maria Leonor Baptista. Meu primo, José Luíz de Sampayo Torres Fevereiro, no seu livro "Uma Família da Beira Baixa", Lourenço Marques, 1972, menciona "O Concelho de Ferreira do Zêzere" de Simões Baião (não tenho mais elementos s/a obra) como fonte de investigação para a Família Cotrim.
António Maria T. Fevereiro
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Czarborj
Na cidade da Beira-Moçambique havia Cotrins, a Carocha e a Mª João.
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Paulo Alcobia Neves
Dirijo-me a si, por ver que tem estudado profundamente a família Cotrim. Talvez me possa dar alguma pista...
Tenho uma antepassada Cotrim sobre a qual nada sei. Chamava-se D. Teodora Antónia da Silva Cotrim e era casada com João Baptista Walles de Varona, FCR, FSO, Cav.Ordem de Cristo, de família escocesa e espanhola de Burgos; nenhumas das habilitações tem anexa a habilitação da mulher; tenho ideia que seria irmã do Cónego António Álvares Cotrim, que me parece ser de Tomar. Uma das filhas do casal usava o nome de D. Gilhermina Joana Leocádea Walles de Varona de Gois e Meneses e casou com o meu 5.º avô D. António Inácio da Silveira.
Cumprimentos e obrigado.
Rui Portugal
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Vasco Jácome,
Relativamente aos Cotrins de Vila Chã, possuo a seguinte informação: No século XVII viveram na freguesia do Beco dois irmãos. Miguel e Manuel Cotrim, naturais de Vila Chã, Pombal e filhos de Baltasar Cotrim e Laurenciana de Barros. Ainda de acordo com os registos paroquiais do Beco, Miguel Cotrim casou com Iria Nunes a 9.6.1664, sem geração conhecida enquanto que Manuel Cotrim "o mestre" de alcunha, casou a (?) com Maria Ferreira de quem teve; Brizida (1678), Manuel (1682) e Mariana (1683)*.
Estes Cotrins estão desentroncados das demais famílias deste apelido que aqui existiram, talvez os registos de Vila Chã possam ajudar a entroncá-los.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
* anos em que foram baptizados na paróquia do Beco.
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Rui Portugal,
Muito obrigado pela sua informação.
Gostaria no entanto de saber se esta D.Teodora que refere viveu em Portugal e/ou no Brasil e em que período. Isto porque no Brasil existe uma família Silva Cotrim desde o século XVIII que surge ligada por casamento a certas famílias da nobreza brasileira como a do Vissconde de Itaboraí.
Quanto ao Padre António Alvares Cotrim, que refere, não possuo qualquer registo e não se encontra nos índices das ordenações quer de Coimbra, quer de Lisboa.
Da minha base de dados extraí contudo as seguintes Teodoras e Teodozias:
1 - D.Maria Teodozia de Vasconcelos e Sousa Cotrim, casou em Pussos, Alvaiázere, a 10.10.1736 com Manuel Vaz da Silveira,
2 - D. Teodozia Maria de Vasconcelos e Sousa Cotrim, casou em Pussos a 6.9.1743, com João Teixeira,
3 - D. Teodora Maria Inácia Cotrim, casou no Beco, a 2.8.1751, com Manuel Freire de Carvalho (destes descendem os Cotrins de Alpiarça)
4 - D. Maria Teodora de Vasconcelos e Sousa Cotrim, casou na Caprela da Rebalvia, Beco, a 11.8.1787 com Alexandre José de Brito e Castro.
Lamento não me ser possível, de momento, dar-lhe informações mais precisas.
Cumprimentos
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Paulo Alcobia Neves
Como disse, o que sei sobre este meu ramo Cotrim, é basicamente o que está no Gayo. Este diz, no ttº de Machados §156:
Joana Cotrim cc Gaspar Fernandes Machado, Cavaleiro-Fidalgo da CR no tempo de D. João III e serviu na Índia onde foi capitão de uma Frota em Ceilão. Gayo põem a hipótese de esta Joana Cotrim, ser filha de Rui Cotrim cc Branca de Magalhães (ttº de Magalhães §61) que já estão aqui no GP:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=55820
Tiveram: Francisco Cotrim de Magalhães, Cavaleiro-Fidalgo da CR para o qual justificou a sua filiação em 1553. Serviu na Câmara de D. Sebastião e foi armado Cavaleiro em 1560 em Tavira. Cc Maria Mascaranhas. Depois de viúvo foi Cónego em Braga para onde veio com seu filho Diogo Machado Cotrim que cc Helena do Lago. Tiveram filha única: D. Francisca Machado cc Jácome Borges Pacheco, Sr. da Casa de Vale-de-Flores, etc, CG.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
RE: família Cotrim
Caros colegas,
Tambem procuro dados sobre Catarina Cotrim, mulher de Diogo de Azevedo (ou Azevedo Coutinho), filha de Jorge Cotrim, de Coimbra.
neste site:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=64478
Segundo Alào de Moràes (junto ao titulo de Cotrins de Magalhàes), era filha de Jorge Cotrim, de Coimbra e de Catarina da Rocha, irmà de Inês da Rocha mulher de Antonio da Silva Soares, secretario da universidade.
Casou com Diogo de Azevedo Coutinho ; c.g. no titulo de Azevedos (Por minh aparte ainda nào o achei).
Souza da Silva (Titulo de Azevedos) dà-lhe 4 filhos e 1 filha (e dois filhos bastardos ao marido, Diogo de Azevedo), entre os quais quero salientar Jeronimo de Azevedo, maltês que mataram os Turcos, e André da Cunha e Azevedo (m. Lisboa 1569 de peste) que esteve na India e là casou com D. Isabel, filha de Henrique de Sousa de Melo senhor de Algodre.
Felgueiras Gaio diz que Catarina Cotrim (Cotorim) era filha de Jorge Cotrim de Coimbra e de Isabel da Rocha, filha « do grande Joào da Rocha ». Dà-lhe 7 filhos e 1 filha, nào sabendo se eram dela ou bastardos do marido.
A Corografia Portugueza de Carvalho da Costa deve dizer algo sobre ela e o marido no seu tomo III p.311 e seguintes, mas nào apontei (ficaria agradecido se algum colega possuidor da obra tivesse a amabilidade de dar uma espreitadela).
Agradeço qualquer comentario.
Melhores cumprimentos
C. Silva
Direct link:
RE: família Cotrim
eu proprio descendo dum prelado de elvas ,Alvaro Gonçalves Cotrim (MEU 15ºAVÔ),vigário da matriz de Elvas ,por sua filha Maria Gonçalves casada com Alvaro de Mesquita Moutinho ,QUE FORAM PAIS DE FERNÃO DE MESQUITA PIMENTEL de Evora.
ps:caro briteiros esteve em moçambique -Beira?
muito grato jorge arez
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Jorge Arez.
Não. eu nunca estive lá, mas a minha mulher nasceu lá. A minha sogra, que mora a maior parte do tempo aqui connosco,´conta muitas coisas da sociedade da Beira (anos 30-60). Chama-se Maria Carlota Correia do Valle e o marido era Engº Civil, projectou vários edifícios na Beira, entre eles o BNU. A mãe da Maria Carlota chamava-se Estefânia von Arzich Magalhães Lima e era de origem Astríaca-Croata.
Dava muitas festas.
A irmã da Maria Carlota chamava-se Maria Luísa e casou na Beira com D. Manuel da Silveira e Lorena, com um filho que hoje é Eng.º Cívil em Lisboa.
A minha mulher tinha uma amiga lá na Beira que se chamava Graça Arez.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
Direct link:
RE: família Cotrim
é a minha prema graça mais velha que eu ,arqitecta casda com com o manel pardalmonteiro de magalhaes,filha do meu tio mais velho o tio adolfo.Esse silveira lorena acho que tb era primo.
cumprimentos a sua mulher ,eu contudo tenho mais contacto é com a sobrinha da graça a sofia casada a viver na madeira
jorge arez
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Paulo Alcobia Neves,
Embora com atraso, de que peço desculpa, venho agradecer a sua notícia sobre Cotrins.
Curiosa a repetição dos nomes de Teodora e Teodósia nesta família.
Tanto quanto sei (e sei muito pouco a este respeito), esta senhora não seria de origem brasileira.
A ascendência do marido está muito bem documentada, por lhe ter sido passada carta de armas pelo rei de Inglaterra por parte seus antepassados Lords escoceses Wallace ou Wallis of Craigie, saídos da Escócia após a morte de Maria Stuart, fixando -se na Flandres onde se aliaram a notável família de Vitte. Por sua vez, pelo lado materno, era dos Varonas Baronas ou Barahona, família da boa nobresa de Burgos. É tudo quanto sei.
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Rui Portugal
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Rui Portugal,
Agradeço, se tiver oportunidade, que me situe em termos de datas e já agora que me indique a referência ao referido Padre.
Apasar de me ter informado que a sua antepassada não nasceu no Brasil, gostaria de saber se por lá residiu.
Um abraço
Paulo Alcobia Neves
Direct link:
RE: família Cotrim
Preciso de uma informacao para organizar a minha arvore geneologica sei que o meu avo se chamava:
Jose Cotrim(25/4/1911 Freguesia do Beco) filho de:Jose Maria (Freguesia do Beco)filho de Sympronio Cotrim ? casado com Maria da Conceicao Estrela daqui para traz nao sei nada pode-me ajudar?
mail cotrims@sapo.pt
Direct link:
RE: família Cotrim
Caro Vitor,
De facto já por mais de uma vez "tropecei" no seu antepassado Simphronyo nalguns documentos no entanto lamento não o poder ajudar pois após uma consulta aos meus ficheiros nada tenho a respeito deste meu conterrâneo.
Fico ao seu dispor para o caso de estar a investigar outras famílias da região.
Cumprimentos
Paulo
Direct link:
RE: fam匀ia Cotrim
Caro Paulo
Fico agradecido na mesma mas no caso de lhe aparecer alguma informação agradecia que me envia-se.
Gostaria de saber se o livro os Cotrins é de sua autoria e onde posso adquiri-lo.
Estou a pensar em visitar a zona de Ferreira do Zezere muito em breve (proximo mês), onde me devo deslocar para conseguir as informações que preciso, já agora gostava de saber a morada da agencia de turismo e se está aberto ao fim de semana.
Direct link:
RE: família Cotrim
Achei na internet, uma habilitação do Santo Ofício de uma que deve ser esta Teodora
chama-se Teodora Antônia Caetana da Silva Cotrim, filha de um familiar do Santo Ofício Manuel Pires de Carvalho e Andresa Josefa o que a faz irmã do fundador da família Cotrim na Alto Sertão da Bahia, próximo onde moro também na bahia e recentemente descobri que sou descendente dessa família.
seria irmã de Antonio Xavier de Carvalho Cotrim.
Direct link:
RE: família Cotrim
Olá boa noite, gostava de saber o seguinte, (se for possível), a minha mãe chama-se Deolinda Cotrim Ramos, nasceu em Alcamim, Vila de Rei, é filha de Zulmira Cotrim, nascida em Rio Cimeiro, Dornes, filha de Maria do Pranto, que tinha como irmãos Manuel Cotrim e Maria da Conceição, isto é irmãos da Maria do Pranto, e eram filhos de Maria Cotrim e Joaquim Cotrim falecido em Abril de 1896, todos do Rio Cimeiro, Dornes, gostava de saber se Joaquim Cotrim e Maria Cotrim que são meus tetravós são mesmo descendentes do primeiro Cotrim que veio para Portugal, isto é Jayme Cotrim e morador no solar em Souto da Ereira, não tenho mais dados destes meus antepassados. Obrigada.
Helena Barbosa
Direct link:
família Cotrim
o meu pai Antonio Cotrim da silva nascido a 15/02/1941 de dornres foi buscar o apelido Cotrim ao padrinho na mesma freguesia havia outra pessoa mais velha que o meu pai e com o nome igual talvez 15 anos mais velho , cumprimentos . O meu AVO da parte materna chamava se Alberto de Souza gostava de saber mais respeito ao meu avo morava na Cagida .
ReplyDirect link:
família Cotrim
Caro Rui Portugal
Descobri agora este post, já com alguns anos, e tento o contacto.
Também sou descendente de D. António Inácio da Silveira, meu 6º avô, e agradeço as informação sobre a Familia Wallis ou Walles, assim como todas as outras informações que aqui partilhou.
Agradeço que me indique onde poderei obter mais informação.
Fico a aguardar seu contacto.
Muito obrigado
Francisco Lobo de Vasconcellos
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Dec 2024, 12:02