Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#48732 | A.Godinho | 28 Sep 2003 17:52

Caros confrades

Procuro saber algo da ascendência de António Ferreira e sua mulher Maria da Conceição, naturais de Pousaflores, Ansião. Tiveram uma neta ( Leocádia) filha de seu filho Luis Ferreira a nascer em 1838.

Grato pela atenção.
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#170603 | nuno.melo | 22 Oct 2007 00:30 | In reply to: #48732

Boa noite caro António Godinho.

Eu tenho num ramo muito antigo uma Anna Ferreira que casou com um João Franco, ambos de Lisboinha, Pousaflores. Dizem-lhe alguma coisa?

Também tenho de Pousaflores: Lopes, Francos, Rodrigues e Nunes.

Já agora adianto que tenho ascendentes de Chão de Couce, Almoster, Pousaflores e Miranda do Corvo.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#170604 | nuno.melo | 22 Oct 2007 00:38 | In reply to: #48732

Caro António,

Penso que já tinhamos falado e que tinha ficado de lhe enviar os meus ascendentes. De qualquer forma, já tenho alguns carregados no Genea, pelo que pode consultar no seguinte link:

http://genealogia.netopia.pt/3192/pessoas.php?id=1059110

Uma vez mais, melhores cumprimentos,

Nuno Martins

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#170662 | A.Godinho | 22 Oct 2007 17:15 | In reply to: #170604

Caro aí vai o que tenho dessas bandas:

1.Luis Ferreira. B. Pousaflores-Ansião 28.1.1809
2.António Ferreira B. Pousaflores 1779
3.Maria da Conceição (Freire) B. 1779 Nasc. Almoster
4. André Ferreira , morador no Pessegueiro, nat. Pousaflores
5. Maria Gomes, de PousaFlores
6.Gaspar Freire Neno. B. Almoster-Alvaiázere, morador nos Cavados, Almoster
7.Ana Maria B. 1750 Ansião
8.João Ferreira casou Pousaflores em 1743 , morador no Vale da Vide
9.Maria Ferreira
10.Felício Gomes , casou Pousaflores 1746, morador no Pessegueiro
11.Mariana Gomes
12.João Freire Neno casou 1737, Almoster e morou nos Cavados
13.Luisa Maria
14.Angelo Freire casou 1747 em Ansião- morador Casal Novo, Ansião
15.Mariana Freire, nat. Matos, Ansião
16.Manuel Ferreira, morador em Albarrol, casou 1705 Pousaflores
17.Maria Simões
18.João Ferreira, morador no Vale da Vide
19. Isabel Rodrigues
20.Dionísio Simões , morador no Rebolo, Abiúl, casou 1725 Pousaflores
21.Maria Gomes, do Pessegueiro, Pousaflores
22. Domingos Dias, casou Pousaflores 1705, morador no Pessegueiro
23.Isabel Gomes
24.Manuel Freire , viveu na Fonte Galega, Ansião
25.Catarina Freire
26.Manuel Luis Tojinho , viveram na Ameixeira, Chão de Couce e depois nos Cavados
27.Ana Simões
28.Simão Gonçalves, morador no Casal Novo, Ansião
29.Isabel Gaspar
30.Manuel João , dos Matos, Ansião
31. Maria Rodrigues, dos Empeados, Ansião
32. Manuel Ferreira, de Albarrol
33. Gracia Pires
34.Diogo Dias , de Albarrol, Pousaflores
35. Maria Simões
36. a 39. ?
40.Domingos Simões, do Rebolo, Abiúl
41. Catarina Luis
42.Manuel Gomes , do Pessegueiro
43. Jerónima Luis
44.Domingos Marques, do Pessegueiro
45.Isabel Luis
46.Mateus Gomes , do Pessegueiro
47. Maria Castelão

Com os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#170663 | A.Godinho | 22 Oct 2007 17:15 | In reply to: #170604

Faltou o seu nome. Peço Desculpa.
Deve pois ler-se "Caro Nuno Martins"

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#170708 | nuno.melo | 23 Oct 2007 02:18 | In reply to: #170663

Obrigado António Godinho.

Espero que tenha conseguido ver os meus ascendentes, embora ainda um pouco incompletos, porque falta-me acarregar no Genea ainda mais alguns dessas "bandas". De qualquer forma vou ficar atento e se eu vir um nome dos seus na minha pesquisa, aviso-o.

Quando eu acabar de carregar os que faltam, também o aviso.

Cumprimentos,

Nuno Martins

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#171624 | henrdias | 03 Nov 2007 15:47 | In reply to: #170604

Caro primo Nuno Martins,

muitos parabéns. Tive oportunidade de analisar a tua página familiar aqui no Geneall, e devo dizer que também tenho acompanhado as tuas intervenções nos mais variados tópicos deste fórum, muito embora não tenha tido muita disponibilidade para intervir. Creio que vais no bom caminho, e sabes, eu fico satisfeito ao pensar que também contribui de certa forma para esse teu entusiasmo.
Verifico que a página pessoal não está ainda completa, e isso fez-me lembrar que tinha prometido fazer-te chegar algum material e que até agora não se proporcionou. Espero em breve arranjar a disponibilidade necessária, e até lá
um abraço deste primo,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#171764 | nuno.melo | 05 Nov 2007 01:28 | In reply to: #171624

Viva primo Henrique Dias.

Obrigado pela tua atenção. Deixo-te aqui de novo o link para a minha página pois já actualizei mais alguns dados, mas mesmo assim ainda me falta muita coisa. Se no entanto tiveres mais alguma informação que possas disponibilizar de forma a ajudares-me a completar a minha ávore, gostava que me enviasses ou me dissesses onde a posso adquirir.

Continuo sem informação relevante em alguns ramos como é o caso da Bernardina Maria (que nasceu nas Relvas) e relativamente aos ascendentes de apelidos Franco, Ferreira, Luis, Afonsequa, Lopes, Gonçalves, Alvares, Nunes, Faria, Borges, Valente.

Também ando à procura da origem dos meus Pires de Miranda do Corvo e está dificil pois não tenho conseguido obter nada...

http://genealogia.netopia.pt/3192/pessoas.php?id=1059110

Estive do ADLeiria e recolhi alguns elementos mas como não tive muito tempo para isso, pedi via net e estou à espera de 10 fotocópias de assentos que vão enriquecer todo este trabalho.

Abraço,

Nuno Martins

Reply

Direct link:

Cronica Histórica de Pousaflores - Alberto Lucas

#204044 | nuno.melo | 25 Jul 2008 01:32 | In reply to: #171624

Primo Henrique e confrades,

Deixo aqui o link da simpatia da d. Isabel Tomás da Biblioteca Municipal de Ansião e da filha do autor, para a dita obra em *.pdf.

Podes fazer o seu download a partir daqui:

http://livrosonline.net/lon003pt/lon003pt01.html

clica no 1.º separador: Alberto L Afonso

E depois faz "guardar como..."

No entanto, a CM Ansião ofereceu-me várias obras editadas por ela. Como ainda não tive tempo de ver todas (são vários livros!!) depois digo-te os nomes pois pode ser que te interesse cópia de algum capitulo em especial.

A monografia de Ansião e Os Ansianenses Ilustres -1 (neste ultimo caso falei com o sr. Aires Castro, director do jornal "Serras de Ansião" e editor desta obra), estão esgotados e não se prevê nova edição. No entanto irá sair a edição n.º 2 deste livro de Manuel Augusto Dias.

Abraço do primo,

Nuno Melo Martins

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#204045 | nuno.melo | 25 Jul 2008 01:38 | In reply to: #171624

Primo Henrique

E já agora se quiseres, faz o download deste também...

http://livrosonline.net/lon004/pt/NumariaCemitAnsiao_pp.pdf

Abraço,

Nuno Melo

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#204108 | henrdias | 25 Jul 2008 21:18 | In reply to: #204045

Caro Primo,

é fantástico como consegues desencantar estas coisas...as voltas que eu dei, fui a Ansião e Pousaflores à procura da obra e nada, e agora apenas à distancia de um clic e a custo zero, e já a tenho em meu poder. É pura e simplesmente fantástico.
Se não te importas irei publicitá-la no tópico "Livros sobre as 5 Vilas".

Um abraço e até breve,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Livro sobre Pousaflores e outras informações

#204117 | nuno.melo | 25 Jul 2008 23:08 | In reply to: #204108

Primo Henrique,

Claro que não me importo, já que está na internet e é importante para toda a nossa investigação. Julgo que os familiares do Alberto Lucas também não se importarão. Quem disponibilizou a obra na internet muito simpaticamente, foi a Biblioteca Municipal de Ansião. Eu só a solicitei...

Já agora, a Câmara Municipal de Ansião (na simpatia do seu vice-presidente Rui Rocha), cedeu-me algumas obras nomeadamente de publicações editadas pela Câmara, de Manuel Augusto Dias.

São elas:

- Retábulo de Malhoa (2004) - Comemorações dos 70 anos - Chão de Couce;
- Ansião e o Estado Novo (2000);
- O Município de Ansião na Primeira República (1998);
E a que eu achei mais interessante:
- Confraria de Nª Srª da Paz da Constantina (1996) - séculos XVII a XIX.

Se quiseres que eu consulte alguma coisa em específico ou digitalize algo, manda-me um email.

Não sei se era este o melhor tópico para discutir este assunto, mas julgo que começamos a abarcar um grande leque de informação em vários tópicos, alguma dela inclusive comum entre eles...

Em relação ao Pascoal de Mello descobri na internet uma obra do sobrinho Francisco Freire de Mello referente ao Direito Português, em que no prefacio diz que é "primo coirmão" de José de Mello Freire. Não sei se estou a acrescentar alguma novidade ao que já era conhecido...

Bem é tudo para já. Aguardo noticias tuas.

1 Abraço,

Nuno Melo

Reply

Direct link:

RE: Livro sobre Pousaflores e outras informações

#204134 | henrdias | 26 Jul 2008 14:47 | In reply to: #204117

Caro primo Nuno,

como disse no tópico "Livros sobre as 5 Vilas" gostava de colocar umas questões acerca do autor da "Crónica Histórica de Pousaflores" (1993), Alberto Lucas Afonso.

Nessa obra ele refere apenas que é filho de José Lucas Afonso, nascido na Lisboinha em 1897, e neto materno de Brígida Ferreira.
Acontece que na minha B.D. tenho um José Lucas Afonso filho de António Afonso e de Maria da Conceição, ambos naturais de Lisboinha, e casado em 31.03.1911 com Maria da Luz Ferreira filha de José Afonso de Lisboinha e de Brizida Ferreira da Moita Redonda. E até aqui tudo bem, pois esta Brizida será com certeza a avó dele (Brigida Ferreira). Mas o problema é que o "meu" José Lucas Afonso nasceu em Lisboinha sim senhor, mas em 13.07.1884.
Depois, para complicar mais as coisas, o "meu" Alberto Lucas Afonso está como filho de António Lucas Afonso e de Maria José Lopes da Moita Redonda. Resumindo, isto foi uma "salada russa" que eu fiz com dados dos paroquiais e dados recolhidos no cemitério de Pousaflores, e que pelos vistos deu mal resultado.

Aliás, já em tempos quando te mandei um relatório do meu Paf sobre estas pessoas, tu tinhas-me dito que havia algo que não estaria correcto, por isso agradeço desde já caso possas esclarecer algo mais acerca desta gente aí no teu círculo de amizades, nomeadamente, os pais, avós, esposa e filhos de Alberto Lucas Afonso.
Só assim poderemos desvendar mais este caso. Por vezes parece que não tem nada a ver connosco, e na volta até tem. Lembra-te do caso do Dr. Costa Simões que eu andava a pesquisar pensando que não tinha nada a ver comigo, e agora também estou envolvido. São as malhas da genealogia.

Um abraço,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Ferreiras, de Pousaflores- Ansião

#335639 | sagitario1 | 24 Sep 2013 16:51 | In reply to: #170603

Boa tarde,

Tenho andado a vasculhar a origem dos Holtreman em Portugal.

Deste vosso forum deparei que tem alguns elementos dos Nunes de Pousaflores.

Agradecia que informasse se tem alguns elementos de Manuel Nunes, nascido ca. 1650, casado com Antónia Rodrigues, ou de seu filho António Nunes, nascido ca. 1670, casado com Isabel Antunes, ou ainda do filho destes últimos Manuel Nunes Azevedo, nascido na freguesia de Sta. Maria da Madalena, Alvaiárzeres 31.01.1694 e casado com Rosalina Maria Silveira, nascida a 08.06.1698.

Grato pela atenção, cumprimentos
Franco de Oliveira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Jun 2024, 09:21

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen