Santiago de Serzedo, bispado de Braga?
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões
Santiago de Serzedo, bispado de Braga?
Caros confrades,
Um antepassado meu casou em São Pedro de Penaferrim, Sintra, em 1797. Era natural de "Santiago de Serzedo, bipado de Braga", segundo o assento de casamento.
Já o procurei na freguesia de Serzedo, concelho de Guimarães, sem sucesso. Acontece também que o orago desta freguesia não é São Tiago.
Alguém tem alguma pista sobre o que poderá ser Santiago de Serzedo, bispado de Braga?
Muito obrigado
JLiberato
Direct link:
RE: Santiago de Serzedo, bispado de Braga?
Caro j. Liberato
No Arcebispado de Braga há (ou houve) a freguesia de Cerdedo (que também aparece com a grafia Serdedo) que tem como orago Santiago Apóstolo.
Será esta a que procura?
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello trovisqueira
Direct link:
Meu caro Mello Trovisqueira,
É capaz de ser a solução!
Vou já explorá-la.
Muito grato,
JLiberato
Direct link:
Caro JLiberato
"Santiago de Serzedo, bispado de Braga"
No caminho (estrada) de Braga - Povoa de Lanhoso - Vieira do Minho, existe uma localidade com o nome de Serzedo. E é (bem capaz de ser) do Bispado de Braga.
O que pode fazer é perguntar ao Arquivo Distrital de Braga.
Boas pesquisas...
fernando pontes
Direct link:
Meu caro Fernando Pontes,
Muito obrigado pela sua sugestão. Deve referir-se a Serzedelo, freguesia do Concelho de Póvoa de Lanhoso. Mas o orago é São Pedro.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
Caro JLiberato
De notar que S. Tiago de Cerdedo é Boticas, pelo que deverá ser consultado o Arquivo de Vila Real.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Meu caro Vasco Jácome,
Muito obrigado, mas estava exactamente a chegar a essa conclusão. Sabe se, porventura a paróquia pertence ao Bispado de Braga? Pelo menos na 2ª metade do século XVIII.
muito obrigado
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
Arcebispado de Braga
Caro JLiberato
Conforme pode ver, por exemplo, no site da Igreja Católica em Portugal, a actual diocese de Vila Real foi criada em 1922. Antes disso, grande parte desse território era do arcebispado de Braga, como seria certamente o caso do concelho de Boticas.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Caro J.Liberato:
Posso confirmar-lhe que a freguesia de S. Tiago de Cerdeda é dada como pertencente ao Arcebispado de Braga no "Portugal Sacro e Profano", de Paulo Dias de Niza, obra editada em 1767.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Direct link:
RE: Arcebispado de Braga
Caro Vasco Jácome
Muito obrigado pela sua achega. Estou cada vez mais convencido que os meus amigos me puseram na pista certa.
O meu erro foi raciocinar como se o Bispado de Braga correspondesse ao distrito.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
Caro Mello Trovisqueira,
Muito obrigado.
Como disse ao nosso confrade Vasco Jácome, estou convencido que os meus amigos me puseram na pista certa. O meu erro foi nunca imaginar que o concelho de Boticas pudesse pertencer na época ao bispado de Braga.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
Meu caro Mello Trovisqueira,
Tendo encontrado (nos Mormons aqui em Bruxelas)os meus antepassados de Cerdedo, Boticas, venho agradecer-lhe a sua pista certeira que me permitiu resolver um problema de 20 anos de pesquisa.
Oportunamente porei aqui no Forum este meu ramo de Cerdedo.
Obrigado
JLiberato
Direct link:
Meu caro Vasco Jácome,
Tendo encontrado (nos Mormons aqui em Bruxelas)os meus antepassados de Cerdedo, Boticas, venho agradecer-lhe a sua ajuda que me permitiu resolver um problema de 20 anos de pesquisa.
Oportunamente porei aqui no Forum este meu ramo de Cerdedo.
Obrigado
JLiberato
Direct link:
Caro JLiberato
Fico feliz pela minha intervenção ter sido útil!
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Nov 2024, 08:44