Bessa, de Lordelo do Ouro

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Bessa, de Lordelo do Ouro

#50933 | MSPAGraça | 03 Nov 2003 09:18

Caros Senhores

Na passada sexta-feita, dia 30 de Outubro, desapareceu o Representante desta Família, António de Bessa Pinto de Amorim Lima.

Morreu no Hospital da Venerável Ordem de Nossa Senhora do Carmo, freguesia da Vitória, Porto.

A Família Bessa, de Lordelo do Ouro, aparenta-se com diversas Famílias do Porto, gerando os Ramos Bessa Ribas, Bessa Pinto, Pinto Bessa, Forbes de Bessa e ligando-se aos aos Amorim Lima, Burmester, Menéres, Sampayo Pimentel, Caronas, etc., etc., etc..

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

RE: Bessa, de Lordelo do Ouro

#50944 | Ricardo de Oliveira | 03 Nov 2003 13:51 | In reply to: #50933

Caro Manuel Azevedo Graça

Recebi há algumas semanas atrás uma mensagem de um parente meu do Porto, da família Bessa Ribas, aliás uma interesssantíssima família de músicos com página na internet (Procurar em qualquer motor de buscas = Ribas - Uma Família de Músicos no Porto). O nosso parentesco é pela família Leite de Moraes (v. tópico)de Lordelo do Ouro. Existe a Rua António Bessa Leite aí no Porto, que penso ser da mesma família. Agradeceria qualquer informações sobre quem foi o António Bessa Leite e sobre os Bessa Leite do Porto, em geral.

Melhores cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Bessa, de Lordelo do Ouro

#51001 | MSPAGraça | 04 Nov 2003 09:18 | In reply to: #50944

Caro Ricardo Costa de Oliveira

Sou Bessa, destes de Lordelo do Ouro, pelos pais da minha Avó materna. Na realidade, eram primos em 4.º grau, ele Agostinho José da Costa Lobo, ela Maria José Ventura Forbes de Bessa.

Sobre estes Bessa estou a fazer um largo estudo, traçando os mais diversos Ramos familiares. Parte deles estão já tratados, no meu livro «Forbes de Portugal e outros mais...» (Forbes de Bessa). Faltam todos os outros... e são muitos, contando-se entre eles Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do Futebol Clube do Porto.

Já agora, o Porto também tem a Rua Pinto Bessa, em homenagem a Francisco Pinto Bessa, Pres. da Câmara Municipal do Porto no séc. XIX.

António de Bessa Leite era seu primo co-irmão e um dos maiores industriais portugueses dos fins do séc. XIX.

Caso lhe interessem mais dados e para podermos trocar outros dados, o meu email é manuelspagraca arroba hotmail ponto com.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Reply

Direct link:

RE: Bessa, de Lordelo do Ouro

#51017 | Ricardo de Oliveira | 04 Nov 2003 14:48 | In reply to: #51001

Caro Manuel

Somos todos parentes pelos Leite. O sogro do Francisco Ferreira Bessa era o Francisco Leite de Moraes (pai), meu 7º avô e Cavaleiro na Ordem de Cristo e Familiar do Santo Ofício, Escrivão dos Armazéns da Ribeira do Douro da freguesia de São Martinho de Lordelo. Os primos António e José Bessa Ribas é que apontaram o nosso parentesco !

Um abraço
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: Bessa, de Lordelo do Ouro

#51053 | Ricardo de Oliveira | 05 Nov 2003 09:43 | In reply to: #51017

Manuel

Voce deve ter recebido a nova página na internet do José Bessa Ribas, que está de parabéns pela abrangência do trabalho. A página pode ser encontrada no source-project.com/familia (basta colocar o w w w no início !

O Francisco Leite de Moraes era o avô materno do Francisco Ferreira Bessa.
"Francisco Ferreira Bessa was born on 22 March 1771 at S. Martinho de Lordelo do Ouro, Porto.2 He was the son of Jose Ferreira BESSA and Maria Violante Leite Moraes. Francisco Ferreira Bessa died on 28 December 1838 at Porto, at age 67." Aparece uma gravura do Francisco Ferreira Bessa lá.
Gostei muito da página acima e aprendi bastante sobre as famílias do Porto ! Trata-se de importante rede de parentesco no Porto e em Santa Catarina, Brasil.

Um abraço
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: Bessa, de Lordelo do Ouro

#51063 | MSPAGraça | 05 Nov 2003 12:27 | In reply to: #51053

Caro Ricardo

Ou seria melhor chamar Primo...

Já dei uma vista de olhos à página. Sobre o Ramo Forbes de Bessa, descendente daqueles Bessa de Lordelo do Ouro há, também, o meu estudo «Forbes de Portugal e outros mais...», onde relato muitos destes meus Maiores e primos, com abordagens aos Pinto Bessa e Bessa Pinto, que também andaram aí pelo Brasil.

Ainda quero explorar o trabalho de José Bessa Ribas, ver o que ali se diz. Alguns dos Ramos estão mais desenvolvidos no meu trabalho e, creio, que com algumas - muitas - surpresas...

De qualquer modo, gostava que me contactasse pelo email, para podermos trocar informações sobre este nosso parentesco e para que, de ambos os lados do Grande Oceano, possamos completar os dados que já temos. Fico a aguardar...

Um abraço
Manuel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Jul 2024, 19:58

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen