Figueiredo Mascarenhas-São Bartolomeu de Messines
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos
Figueiredo Mascarenhas-São Bartolomeu de Messines
Boa noite!
Ao rever há bocado uns dados que tenho sobre-Gregório José de Figueiredo,de São Bartolomeu de Messines, e tendo consultado o GENEA fiquei a interrogar-me ! por isso, gostaria que algum dos participantes do Forum corrigissem o que posso ter confuso, nos dados que apresento.
Porque tenho :
GREGÓRIO JOSÉ de FIGUEIREDO MASCARENHAS como c.c D. MARIA das DORES FIGUEIREDO MASCARENHAS.
Ele filho de José Gregório de Figueiredo Mascarenhas, da freg. de São Bartolomeu de Messines e de D.Catarina Jacinta (Duarte Machado Guerreiro),filha de Gregório Nunes Duarte Machado Guerreiro-sargento-mor de Silves e Fidalgo de cota.de-armas e de D.Catarina Guerreiro, da freg. de São Bartolomeu de Messines.Neta paterna do alferes Aleixo Duarte Machado, de Alte e de Catarina Guerreiro.Bisneta paterna de André Machado Guerreiro ,de Alte e de Maria Águas e bisneta materna de João Rodrigues Guerreiro,de Benafim-Alte e de Catarina Guerreiro.
Agradeço aos colaboradores do Forum, que tenham conhecimento desta família,informação acerca da ASCcendência de João Rodrigues Guerreiro, que creio ser da família do meu 8.º avô Domingos Rodrigues Guerreiro,FSO,também de Benafim-Alte e casado com a minha avó Ana Neto,ref.ºs no Genea.
Mas ñão só a Ascendência de João Rodrigues Guerreiro e de s.m Catarina Guerreiro, como também a de Domingos Rodrigues Guerreiro e de s.m.Ana Neto, a fim de poder recuar até algumas gerações.
Se não for petição demasiada gostaria também de alguma informação sobre a DEScendência deles,que não constem da base de dados do Genea,e tmb indicação das resp. pág.s, das já incluidas.
Com os melhores cumprimentos e bom fim de semana.
Rafael Guerreiro
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Que disparate o meu !
deve ler-se:
se não for pedido demasiado.
E não "petição",como escrevi, pois não se insere neste contexto.
RC
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caro Rafael :
Há aí uma confusão de nomes! de facto os Figueiredo Mascarenhas de S.B.M. ás vezes confundem pois são quase todos José Gregório ou Gregório José! mas vamos aos factos :
O que eu tenho é :
Gregório José Figueiredo Mascarenhas casado com Maria das Dores Figueiredo Mascarenhas era filho de José Gregório de Figueiredo Mascarenhas e de Maria da Conceição Callado ambos de S.B.M., neto paterno de José Gregório de Figueiredo Mascarenhas e de Catarina Jacinta Duarte Machado, bisneto paterno de Gregório José de Figueiredo Mascarenhas da Franca e de Maria Paula Vaz Cavaco da Veiga Cortesão, trineto paterno de Manuel Figueiredo da Franca e de Brittes dos Santos
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
continuando...
Catarina Jacinta Duarte Machado era filha de Gregório José Nunes Duarte Machado Guerreiro (Sargento-Mór de Silves e Fidalgo de Cota de armas) e de Catarina Guerreiro ( eram primos em 2º grau de consanguinidade dispensados por S.S.)neta paterna de Aleixo Duarte Machado (de S.B.M) e de Catarina Guerreiro e neta materna do Alferes Manuel Afonso Carrasco ( irmão de Catarina Guerreiro casada com Aleixo Duarte Machado e filhos de João Martins e Catarina Guerreiro ambos de S.B.M. netos paternos de Manuel Afonso e de Maria Gregória de Abertão de S.B.M. e netos maternos de Romão Álvares e de Isabel Guerreiro de S.B.M.) e de Laurência de Jesus de S.B.M.
Laurência de Jesus era filha de Manuel Afonso Carlos e de Maria das Neves de S.B.M.
Como vê é tudo gente de S.B. de Messines, mas há um parentesco que lhe interessa:
Maria Gregória de Abertão acima mencionada era irmã de Ana Fernandes que casou em S.B.M. com Manuel Pires de Alte a 20-8-1676 e foram pais do Capitão Manuel Pires Cortesão de Alte casado com Catarina Martins Cavaco.
Maria gregória de Abertão e Ana Fernandes eram filhas de Bartolomeu Lopes e Margarida Fernandes (de S.B.M.) e netas paternas de Baltazar Lopes e de Margarida Bentes ( casados em S.B.M. a 10-4-1606)e maternas de Afonso Martins e Margarida Gregória.
Outra coisa engraçada :
O Cap. Manuel Pires Cortesão acima mencionado que casou em Alte a 14-5-1711 com Catarina Martins Cavaco tb acima mencionada foram pais de Isabel Lourenço Cavaco que casou com João Fernandes da Veiga ( senhor de um vínculo em Estômbar) e tiveram Maria Paula Vaz Cavaco da Veiga Cortesão acima referida que veio a casar com Gregório José Figueiredo Mascarenhas da Franca e foram consequentemente sogros de Catarina Jacinta Duarte Machado tb acima referida!
Bem, isto ficou um pouco confuso, mas foi um pouco á pressa!
qualquer dúvida é só dizer!
Um grande abraço
Miguel Cabrita Matias
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Miguel
Está tudo muito bem. E até tenho outros dados.Mas,ontem ao procurar uma pasta-arquivo vi esses dados e coloquei-os ,no Forum. Muito embora pudesse socorrer-me de mails,aqui há a vantagem de, não só,darmos informações a outros confrades,por ventura interessados,como também alargarmos um leque de respostas mais exaustivo.
É por isso, que "abuso" (?),suponho eu,em certas formas de expressão, tal qual a utilizada na minha outra mensagem sobre a descendência deles todos. Claro, que só quem não leu bem, ou com alguma reserva mental...poderia considerar isso à letra. O que realmente desejo é muita informação, não só dos ascendentes , mas também de famílias, hoje existentes,com a mesma origem das pessoas que referi.Mas gostaria de saber de outros ramos familiares, existentes e que eu ignoro, com a mesma origem,a mesma ascendência dos mencionados.
Ainda bem que o Miguel compreeendeu isto, respondendo aqui e não por mail,e deu-me alguns pormenores que eu precisava confirmar.
Entretanto vou esperando que outros parentes e confrades ponham aqui mais informação,porque continuo a desejar saber que relação, se houver obviamente, entre o citado meu avô Domingos e o João. Naturalmente, que terem apelidos iguais não obrigam necessariamente serem de tronco comum, ou parentes próximos; todavia, são de Benafim-Alte e tanto um como o outro e esposas de alguma principalidade, e quando emprego tal termo significo que eram de famílias, cuja fortuna,ligações familiares ou outras tinham algum nível fora do comum,que os salientava nas localidades de onde eram naturais, habitavam ou na zona envolvente. E se consultarmos os proc. do St.ºOfício na TT,de todos os -Antãos Vaz Cavaco, de Alte-o de Domingos Rodrigues Guerreiro, de Benafim, há um de Colos homónimo -,o de Bartolomeu Guerreiro de Aboim, de Alte, o do cap.ão João Fernandes Veiga,"A Touch of Classe",publicado no semanário "Independente" de 19-Julho-1991 e até outros proc. do St.Of.º e Desmbargo do Paço que tenho,se vê a relação dos - Rodrigues Guerreiro,da comarca de Loulé e os Martins Cavaco, Cortesãos, uns com os outros.
Mas continuo a pedir mais informação sobre este assunto.
O Forum é para nos informar,e nele também pedirmos ou pedirem-nos informação; mas o que é importante : além do intercâmbio entre todos os participantes e colaboradores,as amizades que se fazem,porque passado tempo todos os ressentimentos, se os houver, se apagam e esquecem, e permitir-nos todos juntos que se façam as devidas correcções,quando for caso disso e se alerte com delicadeza e fundamento, para ocasionais mistificações involuntárias ou se chame a atenção,devidamente documentada, para erros, omissões,lapsos,etc.onde me incluo para tais chamadas de atenção, a fim de que o Forum mereça sempre toda a confiança e respeito,porque sem dúvida é um lugar imprescindível para a Genealogia Portuguesa e até para outras dúvidas relacionadas com esta Ciência, que também nos distrai e vamos descobrindo parentescos e arranjamos amigos.
Que mais não fosse, só por isto, o que é muitíssimo,eu felicito e agradeço aos seus criadores e moderadores.
Acabei por me desviar um pouco, mas entusiasmei-me e segue porque é o que penso.
Um abraço e quando tiver mais notícias diga aqui, ou por mail. Eu agora, tenciono ir pondo perguntas sobre alguns familiares, de vez em quando, ou logo por "atacado" e repetindo algumas vezes. Porque a vida profissional e familiar de muitos confrades não se compraz para que a tempos e a horas nos respondam como desejariam. Assim vou tentando...
Um resto de bom fim de semana para si e família.
Rafael
Antes que me esqueça, mas parece-me já ter falado na origem do apelido-Cortesão-usado pela nossa família e que vem num dos proc.s do St.Ofício que citei. O pai do cap.ão Manuel Martins Cortesão,-Manuel Pires-"O Cortesão", por ter ido às últimas Cortes, ou tê-la frequentado, não me recordo bem. Houve quem achasse que eu dava muita importância a isto e que a família não seria assim tão importante. Mas o que está escrito, todos podem comprovar, a não ser que duvidem das testemunhas e achá-las mentirosas. O que não creio.
Por aqui me fico.
RC
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Lá seguiu - Martins - em vez de Pires
Cap.ão Manuel PIRES Cortesão
D. Maria Paula Felizarda Vaz Cavaco da Veiga Cortesão, herdou também o morgado, instituido pelo Lic.º Lourenço MARTINS Cortesão, nat. de Boliqueime.
( v/Monografia do concelho de Loulé, de Ataíde de Oliveira e Famílias Nobres do Algarve, de Sanches Baena).
Acrescento também o os Proc.ºs do St. Of.ºTT de Teotónio Rodrigues de Negreiros Cavaco e o de
Antão Barbosa da Costa ( pessoa muito nobre), de Panóias -Ourique, que consultei há anos, mas vem lá referido uma senhora da família- Martins Cavaco, de Benafim-Alte, D.Ines Martins Cavaco, e salvo erro,dada como filha de Marcos Rodrigues Cavaco, que pode ser o -Marcos Rodrigues, que aparece na Árv. de Costºs. de Joaquim Inácio Pacheco de Sárrea, na obra "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve", de Miguel Côrte-Real. Estou a citar de memória,e foi há anos que li isto, mas tenho uma nota importante, para mim, sobre este assunto.Quando a encontrar confirmo o nome. Mas o Proc.ºpara FSO, está na TT .
Boa noite e bom Domingo.
Rafael
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Cont.ção
Transcrevo do resp.o proc.º de Antão Barbosa da Costa fls 16 - TT, corrigindo o nome de D.Inês Cavaco, da mensagem anterior.
" e perguntado elle testemunha pelo oitavo artigo disse, que sempre ouvio dizer que Antão Vaz Cavaquo era irmão inteiro de Dona Innes Cavaqua mai do dito Antão Barbosa da Costa e que por tais são tidos e avidos ......."
Também transcrevo de um reg.º de óbito de Alte:
D.Ana dos Santos - abint.ª
(isto é sem testamento)
" Aos vinte dias do mes de Settembro de mil oitocentos e dezasette nesta Paroquial igreja de Alte foi sepultada D.Anna dos Santos cazada com o capitão Manuel Rodrigues Cavaco de Benafim pequeno desta freguesia recebeu os sacramentos do costume e não fez testamento de que fiz este termo q assignei.
O P.co Jose Antonio Guerreiro
À margem "Cruzes todas com a da S.a das D.es"
Tenho uma avò, com o mesmo nome casada com o meu avô José de Sousa, de Benafim aos 11-5-1757, e ainda pensei de ser a mesma.
Numa Árv. de Costados -MALDONADOS, de Lisboa, na VI Ger. - 40 Visente Vaz Cavaco ,Cap.am de Mecejana 41- Ignez do Olival. Não traz a asc.ª deste Visente. Mas, pergunto e agradeço inforrmação. Que relação de parentesco, se houver, entre este VICENTE Vaz Cavaco e VICENTE Vaz Cavaco ,avô do FSO (em Set.º de 1640) e COC - Antão Vaz Cavaco," natural e nascido em Benafim,termo de Loulé, e filho de Jacinto Martins Cavaco e de Barbara Andreza, naturais da mesma terra.Seus avos paternos se chamavão V.te Martins Cavaco & Mecia Vaz.De seus avós maternos Domingos Vaz (sei que foi Juiz da Vintena,apt. meu) & Catarina Vaz naturais da mesma freguesia de Nossa Snra dasumpção de Alte,termo de Loulé.
Sua molher Serafina ferr.ª Filha de P.º de Castro ferr.ª & de Rufina gerreira, de Panoyas ( repare-se que Dona Innes Cavaqua, já ref.ªe mãe de Antão Barbosa da Costa era da freg. de Alte, como mencionei em mens. anterior).seos avos paternos se chamavão N...de Castro & Leanor ferr, & os maternos Estacio Annes Barram e Maria gerr.ª mascarva (?) naturais da vila de Almodouvar do arcebispado de Evora no Campo de ourique "
Outro Rodrigues Guerreiro,além do LIc. João Rodrigues Guerreiro, de Colos e todos eles, mas não sei se aparentados com os do lugar da Cabeça da Câmara-Loulé e os de Benafim-Alte, existe outro que figura numa inscrição de granito na igreja de Santa-Clara-a-Nova, conc. de Almodôvar, que diz que B. Roiz G.ro e sua molher Cat.Sarilha mandaram fazer a dita capela (lê-se ....acabada ............1600, o resto não consegui ainda decifrar.
Aliàs, também uma capela ( mas só vínculo) de outra -N....Sarilha , de Ourique.
Já agora outro -Cavaco- que creio nada ter a ver com os do Algarve -o Dez.or Manuel Mendes Cavaco c.c D.Helena do Couto (Real Mesa Censória-Gen.as Man.as Maço 328).
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Guerreiro
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cont.ção
No Desembargo do Paço-Aentejo e Algarve, M-497 -N.º 103 auttuação (20.10.1795)-Alvará a favor de Caetano Guerreiro, de Benafim ( meu avÔ) e de Ignes Coelha, das Benfarras, refere-se como tutor do órfão do alferes Jacinto Guerrreiro,das Benfarrras-Boliqueime.
O dito alferes Jacinto Guerreiro que teve dois um irmãos: um chamado Simão e outro o # alferes Diogo, ambos -Rodrigues Guerreiro, são filhos do capitão Diogo Rodrigues Guerreiro e de Ignez Coelha s.2ª mulher nat. e mor. em Benfarrras, e neto pat.º do capitão Manuel Rodrigues Guerreiro e de Maria Simões e neto mat.º de Gregório da Costa e de Vitoria Coelha ,da freg.de Boliqueime. Casou aos 24.11.1790, em Alte, com a minha tia 5.ª avó Maria Caetana Guerreira, filha do supra-citado Caetano Guerreio Silva e de Isabel Gonçalves Cavaca e neta pat. de Domingos Roiz Guerreiro e de Luiza/Maria da Silva e neta mat. de Tomé Gonçalves e de Maria Gonçalves, todos da freg. de Alte# o alferes Diogo Rodrigues Guerreiro c.c Joaquina Maria de Jesus , filha de José Fernandes Bexiga e de Maria de Jesus, do Vale da Vaca-Boliqueime( foram também meus avós).
Outro: alferes João Rodrigues Guerreiro, do Vale Judeu-Loulé,filho do cap.ão João Roiz Guerreiro, do sítio da Cabeça da CÂmara-Loulé, e de Maria Vaz ,neto pat. do cap.ão Manuel Rodrigues Guerreiro e de Maria Simões, do sítio da Apra e bisneto de Manuel Roiz e de Maria Mendes e de Bartolomeu Lourenço Mendes e de Maria Guerreira.
Maria Vaz filha de Manuel Rod.Dourado e de Maria Vaz, do Vale do Telheiro-Santa Barbara, termo de Faro e neta pat. de Manuel Martins Rolão e de Margarida Nunes e mat. de Domingos Roiz e de Maria do Ó.
A mulher do alferes João Rodrigues Guerreiro,salvo erro´foi Joana Guerreiro, filha de Sebastião da Ponte Baldez ou Balduz e de Vitoria Guerrreiro e neta de Domingos da Ponte Balduz e de Domingas Gomes e mat. de Francisco Gomes e de Margarida Guerreira.
A Maria Vaz * 18.12.1752 era filha de Manuel Martins Faria e de Margarida Nunes.
O aLF. jOÃO Rodrigues Guerreiro * 14.12.1728. Teve como pad.João da Costa Lobo de Aragão e Margarida Cavaca, mulher do cap.ão Manuel Roiz- Liv. de Bat. de São Clemente-Loulé.
Aparece por esta altura um lavrador dos Gregórios-Sanmta Barbara, termo de Loulé, chamado fRANCISCO gUERREIRO pINXO.
Cumprimentos.
Rafael Guerreiro
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Meu caro Rafael Guerreiro,
Não me recordo se já trocámos estes elementos, mas queria dizer-lhe que o Bartolomeu Lourenço Mendes e a Maria Guerreira que menciona são meus antepassados. Casaram em São Clemente de Loulé aos 01-06-1654. Tenho-o na minha base de dados como Bartomeu Mendes. Disponho de ascendentes e da descendência até hoje. São seus ascendentes?
Tenho também um Francisco Pincho, de Querença, que casou com Leonor Martins em São Clemente de Loulé aos 09-09-1626. Não é o mesmo mas deve ser avô do que menciona.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Meu Caro JLiberato
Muito obrigado pela informação. Vou responder-lhe, brevemente. Pode ser que ainda hoje o faça,ou este fim de semana. Muito embora,talvez não tenha os elementos que pretende,de momento não posso precisar,vou ver se lhe envio mais alguma informação e terei muito gosto de trocarmos informações.
Disponha sempre dos meus fracos préstimos.
Um abraço também para si.
Rafael Guerreiro
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro JLiberato
Relacionado com as pessoas indicadas, sei a data do casamento de Manuel Rodrigues Guerreiro filho de Manuel Rodrigues Guerreiro e de Maria Mendes(já defuntos, na altura)com Maria Simões filha de Bartolomeu Mendes e de Maria Guerreira, aos 18.10.1694 (São Clemente-Loulé).
Gostaria que me facultasse a ascendência e descendência de todos eles, que dispõe até hoje. Porque assim seria fácil ver a relação com os meus ( Asc.ª e Desc.ª até hoje ).
Indico-lhe o meu end.º, porque tenho muitos dados de- Guerreiros, alentejanos e algarvios, que lhe podem interessar, provenientes de pesquisas minhas, porque tenho muitos mais, mas de trabalhos de pessoas amigas e primos que não posso e devo facultar, obviamente,como também não posso indicar alguns autores que esperam essa discrição da minha parte.
Todas as pessoas que têm tal apelido- GUERREIRO -, embora possam não ser das mesmas famílias, me interessam.
Mas,sobre este e outros assuntos, como os relacionados com este apelido, agora só por mail.Aqui apenas o contaco para isso. Envio-lhe o meu. Tinha o seu, mas agradeço que mo confirme, de novo.
Octávio Rafael Guerreiro Carvalho
octaviocarvalhoarrobanetpacpontopt
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro JLiberato
Também poderá utilizar o outro meu end.º
bdogusmaoarrobamailpontotelepacpontopt
Julgo que será melhor o uso de e-mail para troca de outras informações de carácter mais reservado, ou outras sem interesse geral, aqui no Forum.
Um abraço.
Rafael Guerreiro
Direct link:
Bartolomeu Mendes
Meu caro Octávio Guerreiro Carvalho,
Para os ascendentes ponho-os aqui. Os descendentes irão por via privada.
Assim, Bartolomeu Mendes casou com Maria Guerreira aos 01-06-1654 em São Clemente de Loulé.
Bartolomeu nasceu aos 10-06-1633, era natural de Nora, São Clemente de Loulé e filho de Álvaro Mendes e Beatriz Simões.
Maria Guerreira nasceu aos 20-08-1635, era natural de Apra, São Clemente de Loulé, e filha de Manuel Afonso Contreiras e de Isabel Guerreira.
Um abraço
JLIberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro amigo
O meu mail para este endereço veio devolvido. Enviei para o outro.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Lá faltou a palavra -cabo
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
As minhas desculpas
RC
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro JLiberato
Recebi o seu mail e vou responder-lhe.
De muito interesse o que me envia.
RC
Direct link:
RE MAIL devolvido
Caro JLiberato
Por impossibilidade ,recorri ao Forum.
Recebi há pouco o seu mail dizendo que não recebeu o que lhe enviei.
Já tentei duas vezes enviar-lho, mas vem devolvido, isto é : o servidor diz que o endereço está incorrecto !Eu pus um -l - no fim. Estará a mais ? Também retirei o -l- sem resultado !!! Assim que puder diga-me alguma coisa. E boa viagem.
Um abraço.
Rafael Guerreiro
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro JLiberato
Conforme a informação aqui colocada - Maria Caetana Guerreira é minha 5.ª tia-avó e assim ligada à sua família pelos antepassados que refere- o alferes Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira e que são também antepassados do ilustre Prof. Cavaco Silva, conforme a Árv. de Costados "A TOUCH OF CLASS ",publicada no jornal "O Independente" de 19 de Julho DE 1991.
O outro assunto,relacionado,já lhe disse por mail,e ao qual me respondeu a 28 de Nov. pp.confirmo.
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Meu caro amigo,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Mas a questão era outra e não me leve a mal de a recolocar.
Constatámos que somos ambos descendentes deste Bartolomeu Mendes. Combinámos trocar em privado as nossas respectivas descendências até à actualidade.
Eu enviei-lhe a minha pelo aguardo a sua. Se quiser, posso voltar a enviar.
Com amizade, espero que não leve a mal, porque a curiosidade do genealogista às vezes é excessiva. Talvez seja o meu caso...
Um grande abraço do
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Meu caro amigo
Enviar-lhe-ei um mail. Talvez ainda hoje.
Como deve calcular, não incomoda nada, pelo contrário.Quem não tiver "excesso" de curiosidade genealógica nunca vai longe, a não ser que pertença a famílias muito ilustres e notáveis.
Aliàs, o intercâmbio genealógico é imprescindível. Todas as ajudas e também algumas críticas e chamadas de atenção para erros ou omissões,quando são justas,feitas de boa fé e com conhecimento de causa, claro.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael Guerreiro:
Tem conhecimento de descendencia do casal D.Ana dos Santos/Cap Manuel Rodrigues Cavaco?
É que na minha ascendencia tenho os apelidos Santos Cavaco-não tenho aqui mais elementos, mas logo que possível coloco-os aqui.
Vivem em Faro,e as datas julgo serem coerentes.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Gonçalo Calheiros
Sobre o que me pede, talvez a informação que lhe envio não satisfaça, mas não tenho elementos precisos para respondar à sua pergunta e bem gostaria, porque todos os Cavacos algarvios e alentejanos e estes dos que conheço migraram do Algarve, me interessam. Pooque,todos ou quase todos os -CAVACOS,da comarca de Loulé,em épocas recuadas,nos seus diferentes e diversos ramos,em particular os de Benafim e Alte;ou são meus avós,ou tios, ou parentes noutros graus. Também aí tenho de apelido SANTOS.
E em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=107427 figuram os meus avós ANA DOS SANTOS e JOSE de SOUSA ela filha de Pascoal Andrez e de Maria de Lima Cavaco, da Q.ta do Freixo-Alte.
Houve tempo,ainda pensei ( mas os homónimos levam a suposições erradas), que D.ANA dos SANTOS, que está assentada num dos liv. paroq. de Alte, na TT,e viúva do cap.ão MANUEL RODRIGUES CAVACO, fosse a minha avó acima referida (mas desconheço se já seria viúva de José de Sousa, quando casou com o referido capitão).
Alguns dos meus antepassados de apelidos Santos e Cavaco já estão no GENEA.
Com os meus cumprimentos.
Octávio Rafael Guerreiro Carvalho
Gostaria muito de saber o que tem sobre a sua ascendência que menciona ou que tenha afinidades.
No interesse geral seria melhor aqui no tópico, sem prejuizo de mails. Usei como autor aqui no Fórum -Bernardo 2000 ; rafael mião; e depois orgc e agora rgc, com bastante informação sobre as famílias referidas e outras também algarvias.
RC
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Onde recolhi a informação sobre D.ANA dos SANTOS ,como viúva do cap.ão MANUEL RODRIGUES CAVACO foi num liv. de óbitos de Alte, na TT.
E vem a propósito referir que num desses livros está o óbito de minha outra avó VITORIA MARIA GUERREIRO ou VITORIA MARIA GUERREIRO SILVA CAVACO, de Benafim -Alte (no GENEA), cujo testamenteiro foi seu neto Eugénio Dionízio Grade, de que nada sei e me interessa saber muito pelos -Grades.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caríssimos,
Só hoje deparei com este tópico sobre a Familia Figueiredo Mascarenhas, e fiquei deveras interessada, dado os meus filhos serem trisnetos de Gregório Figueiredo Mascarenhas, natural de S.B. Messines, bisnetos de João Figueiredo Mascarenhas, também de S.B. Messines, e netos de Manuel Judice Figueiredo Mascarenhas.Tinham uma propriedade na Lameira (Alcantarilha).
Será que a partir daqui poderei obter mais dados?
Obrigada por tudo.
Melhores cumprimentos,
Cristina Cohen
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Cara Cristina Cohen:
A família Figueiredo Mascarenhas interessa-me muito pois dela descendo por três vias. Foi tratada no segundo volume da obra "Famílias Nobres do Algarve", do Visconde de Sanches de Baena, cuja edição original data de 1900-1906 (há uma reedição recente). Um dos ramos estudados é exactamente o de São Bartolomeu de Messines, em que o nome Gregório é muito frequente.
O trisavô dos seus filhos é certamente deste ramo, mas para determinar a ligação exacta são necessários mais dados. Dois deles seriam particularmente úteis: o nome da esposa de Gregório Figueiredo Mascarenhas, e uma estimativa (mesmo com pouca precisão) das datas de nascimento/casamento deste casal. Tem estas informações?
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caro Rui Pereira,
Vou tentar reunir o mais que puder, pois soube há pouco, que o bisavô dos meus filhos usava o apelido Freitas de Figueiredo Mascarenhas. Também têm ligação com os Judices Bicker e Ataides. Vai ser um pouco moroso, devido á distância a que me encontro da familia, mas nada impossível.
Tudo o que encontrar, transmitir-lhe-ei.
Com os melhores cumprimentos,
Cristina Cohen
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael Carvalho:
Sou descendente(3º neto) de José António Vasco Mascarenhas,nascido em S.Pedro,Faro,em 22/1/1854.F de José Soares Mascarenhas e sm D.Maria Francisca Cavaco,np de António Mascarenhas e Maria Evangelista e nm de António Francisco dos Santos Cavaco e Ana Rosa.Há ainda um Capitão salvo erro José dos Santos Cavaco,irmão ou tio de D.Maria Francisca(Dona porque viúva dum Capitão ,julgo)
É o que sei.
Cumprimentos
g.Calheiros
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Gonçalo Calheiros
Conheço pela Monografia de Loulé do meu primo fRANCISCO xAVIER aTAÍDE DE oLIVEIRA alguma coisa que lhe pode interessar.Por princípio, não gosto de referir o nome dos meus parentes ou amigos,mas costumo fazê-lo e fá-lo-ei algumas vezes,quando vejo que não há inconveniência ou indiscrição,ou tenho permissão. Porque ao darmos um parentesco nosso com alguém, damos pistas genealógicas aos confrades, acerca de alguns ramos familiares consanguíneos ou afins que possam interessar a quem nos leia e consequentemente darem-nos também informação que desconhecemos.
Voltando ao assunto.A referida Monografia de Loulé menciona no cap.º Famílias Ilustres, o morgado Cortesão,vínculo criado em Boliqueime,que veio a ser herdado(cito a ref.ª Monografia)pelos filhos do capitão JOSÉ FRANCISCO CAVACO, de Loulé. Também na mencionada monografia vem referido o prédio de aparência nobre, onde residiram pessoas da família Cavaco, que foi importante nesta cidade,situado(ainda?)na antiga rua da Cadeia.
Talvez esta família seja,como suponho,também sua. Gostaria de ir seguindo as suas informações acerca destes ramos, porque me interessam familiarmente.
Creia-me atento e ao dispor.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Cara Cristina Cohen:
Aguardarei então mais notícias dos Figueiredo Mascarenhas.
Quanto aos Júdice Bicker, penso que as linhas dos respectivos apelidos são bem conhecidas em território português. O apelido Júdice é de origem italiana e chegou a Portugal no início do século XVIII, enquanto Bicker era originalmente Becker, com origem alemã. Veja estes tópicos:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=23730 (Júdice)
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=51080 (Bicker)
Tenho referenciado um casal que talvez seja o tronco da família Júdice Bicker: António Pedro Biquer de Gusmão, natural de Portimão, e D. Maria Libânia Tavares Júdice, natural da Mexilhoeira da Carregação, freguesia de Estômbar, concelho de Lagoa, nascidos cerca de 1750.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Gonçalo Calheiros:
Fiquei bastante curioso quanto aos seus ascendentes Mascarenhas. Até agora apenas tinha conhecimento de uma pessoa com ambos os apelidos Soares e Mascarenhas: D. Leonor Soares Mascarenhas de Aragão, natural de Lagoa, aí casada a 08.02.1723 com o Cap. Simão Barroso de Andrade Lobo.
O apelido Mascarenhas encontra-se com alguma frequência nos registos de Faro. Para além dos Figueiredo Mascarenhas há várias outras famílias Mascarenhas sem ligação aparente entre si, incluindo pelo menos uma originária de Loulé e outra de Castro Marim.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Caro Rui Pereira,
Os Júdices Bicker a que fiz alusão, são o ramo de onde descende o Dr. José Miguel Judice, proprietário da Quinta das Lágrimas. O Pai dele era primo do meu sogro (Manuel Júdice de Figueiredo Mascarenhas). São de facto de Paderne onde têm ligação a uns Menezes. Terei de me "reunir" com a familia Figueiredo Mascarenhas, que têm os elementos quase todos, dado eu andar tb a pesquisar as minhas origens, e que são bastante complicadas, diga-se de passagem.
Mas de qualquer forma, todas as informações que vá obtendo, lhas transmitirei com prazer.
Melhores cumprimentos,
Cristina
Direct link:
RE: Cavacos - Mascarenhas
Caro Rui Pereira:
Aí vai o que sei destes Mascarenhas:
O José Soares Mascarenhas,dado como "proprietário" era irmão de Francisco e António Soares Mascarenhas.Filhos de António Mascarenhas,Mareante e sm D.Maria Evangelista(Soares),+5/7/1863,c/71 anos.NP de Manuel Mascarenhas e Mª Jacinta(filhos de José Vieira e Sancha da Rosa e José Caetano e Ana Maria).NM de José Soares,Carpinteiro e Theresa de Jesus(filhos de Manuel João da Cruz e Bárbara da Conceição,de Tavira,e João Caetano e Anna Maria).è tudo o que, até agora, sei.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael
-Como poderia obter (ou consultar)a referida Monografia? Ácerca destes Cavacos,posso acrescentar que D.Maria Francisca,minha 4ªavó,quando casou com meu avô (em S.Pedro,18/12/1851),era viúva do Cap José Pedrosa Barreto(com quem terá casdo em ? 9/11/1830?.O irmão(como suponho)chamava-se Cap.José António dos Santos Cavaco,e é testemunha nestes termos em 1833.
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Gonçalo
Diga-me a melhor forma de lhe enviar uma ou outra fotocópia da referida Monografia, que terei gosto nisso. Se me enviar o mail, posso experimentar digitalizá-las.
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Cara Cristina:
Há alguns anos julgo ter concluído que o avô paterno do Dr. José Miguel Júdice, chamado José Júdice dos Santos (aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33558)
seria descendente dos meus quartos avós Joaquim João Júdice e D. Maria Augusta Júdice dos Santos (filha de outro José Júdice dos Santos e ainda de outra Júdice, D. Maria José Carlos Júdice), respectivamente:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179053
e
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179162.
Por este lado não há sangue Biker; terá outra linha de ascendência que conduz a Júdices Biker? Confesso que hoje não estou seguro desta ascendência do avô do Bastonário (não me lembro onde a vi) e gostaria de confirmá-la, determinando em particular quais as gerações que faltam; também tenho a ideia de ter determinado que o Dr. José Miguel Júdice seria o representante genealógico dos Júdices portugueses, mantendo além disso a varonia original, mas também gostaria de confirmar esta ideia. Poderá adiantar-me alguma coisa?
Com os melhoers cumprimentos,
António Bivar
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Cara Cristina:
Há alguns anos julgo ter concluído que o avô paterno do Dr. José Miguel Júdice, chamado José Júdice dos Santos (aqui:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33558)
seria descendente dos meus quartos avós Joaquim João Júdice e D. Maria Augusta Júdice dos Santos (filha de outro José Júdice dos Santos e ainda de outra Júdice, D. Maria José Carlos Júdice), respectivamente:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179053
e
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179162.
Por este lado não há sangue Biker; terá outra linha de ascendência que conduz a Júdices Biker? Confesso que hoje não estou seguro desta ascendência do avô do Bastonário (não me lembro onde a vi) e gostaria de confirmá-la, determinando em particular quais as gerações que faltam; também tenho a ideia de ter determinado que o Dr. José Miguel Júdice seria o representante genealógico dos Júdices portugueses, mantendo além disso a varonia original, mas também gostaria de confirmar esta ideia. Poderá adiantar-me alguma coisa?
Com os melhoers cumprimentos,
António Bivar
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Meu Caro
A minha morada é:
Gonçalo F. Bandeira Calheiros-Rua da Eira nº2-3510-929-Vila Chã de Sá.
O meu mail é- gbcalheirosarrobahotmailpontocom.
Antecipadamente grato
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Caro António,
No que respeita á descendência do Dr. José Miguel Judice, é essa mesmo. Não conheci o Pai dele , mas somente a Mãe, por vê-la muito em casa da familia.
Quanto á linha de ascendência que vem a conduzir aos Bicker, terei, como disse, que me "reunir" com a familia Mascarenhas, sei que há uma ligação, mas de onde provém não lhe posso assegurar. Haver ligação há, a bisavó dos meus filhos era Júdice (o apelido Bicker só foi posto aos descendentes masculinos).
Mas terei todo o prazer em tentar saber e transmitir tudo o que saiba, pois é um assunto que me interessa no que respeita aos meus filhos. Caso precise, o Moderador tem os meus contactos.
Com os melhores cumprimentos,
Cristina Cohen
Direct link:
Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Gonçalo Calheiros:
Muito obrigado pelas novas informações, que já me permitem efectuar a ligação com os dados de que dispunha anteriormente. O seu ramo Mascarenhas é o que tem origem em Castro Marim. Descende por varonia de Manuel Mascarenhas (também meu antepassado), que já está na base de dados, assim como alguns descendentes:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=115162
A ligação a Faro é a seguinte:
1. Manuel Mascarenhas c. c. Beatriz Jorge, naturais de Castro Marim. Filho:
2. Francisco Mascarenhas, n. Castro Marim, c. c. (Estói 06.07.1701) Bárbara Rodrigues, n. Estói, filha de António Vieira e Águeda Pereira. Filho:
3. José Vieira Mascarenhas, n. Estói, c. c. Susana da Rosa (e não Sancha), n. Faro (São Pedro), filha de João Martins e Maria da Rosa. Filho:
4. Manuel Mascarenhas, n. Faro (São Pedro), c. c. (Faro, São Pedro, 06.06.1774) Maria Jacinta do Nascimento, n. Faro (São Pedro), filha de José Caetano e Ana Maria.
O número mais recente (n. 19) da revista "Raízes & Memórias" inclui um artigo, "A Família Sousa Belicarte de Castro Marim", da autoria de João Baptista Malta, em que são tratados alguns membros desta família Mascarenhas, de quem o autor também descende.
Os seus Soares de Tavira também não me são desconhecidos. Manuel João da Cruz e Bárbara da Conceição tiveram pelo menos mais um filho, João Simão, que casou com Maria Genoveva, filha do meu tio José António Romeira e de Maria do Nascimento.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Obrigadíssimo!Fantástico!
Mais um ramo familiar em que encontro parentes na NET!!!
Já estava quase a desistir de descobrir mais-O ADF é longe e depois muitos livros estão na TT!Ás tantas ainda consigo descobrir os meus ascendentes Tavares mais recuados!
Se precisar de alguma coisa cá do Norte,ás ordens.Vou tentar pôe em ordem um resumo dos meus para lhe mandar.
Obrigado,mais uma vez
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Gonçalo Calheiros
Se Deus quiser,para a semana receberá as fotocópias. Já estou a tratar disso, e vão mais algumas informações.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Gonçalo Calheiros:
É sempre muito agradável encontrar novos parentes no Fórum. Interesso-me muito pelos Mascarenhas do Algarve, visto descender tanto desta família oriunda de Castro Marim como da família Figueiredo Mascarenhas, oriunda de Faro, por via de um ramo desta que curiosamente passou também a Castro Marim.
Tenho feito bastante pesquisa em registos paroquiais do Algarve, e terei o maior prazer em ajudar no estudo de outros ramos que lhe interessem da mesma região.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Gonçalo Calheiros
Não leve a mal, mas não consegui enviar mail.
Já há dias que lhe enviei umas fotocópias. Na verdade podem não ter tido nenhuma utilidade, mas gostaria de saber se foi ou não recebedor.
Cumprimentos
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael
Recebi as fotocópias,que muito agradeço.
Vou-lhe mandar o E-L que pediu.
Mais uma vez obrigado,abrem alguns campos de investigação bastante promissores...
Cumprimentos
Gonçalo
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael
Já vi quer achar uma ligação dos Guerreiros aos Maldonados de Lisboa! é tem razão.Talvez eu possa dar uma ajuda. Na referida árvore de costados dos Maldonados, o capitão Vicente Vaz Cavaco c.c. Inês do Valle, como diz não traz ascendência, mas trará certamente descendência. Quem são os descendentes?
Espero que sejam meus conterraneos.( pelo menos dois deles).Ainda não vi a árvore! estava para ir pesquisá-la na B.N.
Um abraço
Zé Maria
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Muito boa tarde
Em primeiro lugar quero apresentar-me, João Monteiro de Figueiredo Mascarenhas, quase filho de S. Bartolomeu de Messines, não nasci lá, mas toda a minha familia é de lá.
Soube deste forum atraves da Cristina Cohen, e achei bastante interessante.
Dos meus bisavos pouco sei, mas tenho toda a informação escrita, e que brevemente transmitirei, penso que até cerca de 140, até Fernão Vaz de Mascarenhas, sei que morreram muito novos, o Pai do meu avô que foi o ultimo a morrer tinha ele 11 anos, se não estou em erro, o meu avô era o mais novo de 6 irmãos, e eu sou o filho mais novo também de 6 irmãos.
Ainda mantemos a casa de Messines, que é de uma Tia minha.
Como disse vou tentar arranjar o mais breve possivel noticias, e informarei.
Melhores cumprimentos
João Mascarenhas
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Peço desculpa não é até 140, mas sim até cerca de 1400
ReplyDirect link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Muito boa tarde
Em primeiro lugar vou me apresentar, João Monteiro de Figueiredo Mascarenhas, Bisneto de Antonio Maria Judice Bicker, que teve três filhas, uma Isabel Maria, minha avó, Outra Elisa, e a terceira não me lembro do nome, sei que nenhuma delas teve o nome de Bicker, devido a questões politicas da época, em que o Pai andava metido, e esse o motivo do nome Bicker ter desaparecido da familia Judice.
Dei que o José Miguel é familiar meu, não estou certo, do parentesco, e possivelmente terei dado uma Informação errada á Cristina Cohen, mas muito breve terei o maior prazer em esclarecer, o grau de parentesco correto.
Melhores cumprimentos
João Mascarenhas
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Zé Maria
Se consultar o Proc. de Hab. S.to Of.ºde Antão Barbosa da Costa, dos principais de Panóias,lá vem ref.ªDona Ignez Cavaqua,dos Cavacos de Benafim, mãe do dito e irmã de outro FSO - aNTÃO vAZ cAVACO,de Alte.( mas estou a escrever de memória...)
Retribuo o abraço.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caro João Mascarenhas:
É com grande satisfação que registo a sua chegada ao Fórum. Como eventualmente terá já verificado pela leitura das minhas intervenções neste tópico, sou também descendente da família Figueiredo Mascarenhas, embora não pelo ramo de São Bartolomeu de Messines. Continuarei a seguir com muito interesse as suas intervenções relacionadas com esta família.
Tenho também ascendência (de outras famílias) em diversas localidades do Barlavento algarvio, incluindo Alcantarilha.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caro Rui Pereira
Os Mascarenhas de Alcantarilha, são os meus avós, a avó familia Oliva, e avô Figueiredo Mascarenhas, a casa era a vermelha em frente á Igreja, casa essa que sempre a conheci fechada.
Com os melhores cumprimentos
João Mascarenhas
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael Carvalho
Já consultei a dita Proc. mas não consta nela que Antão Barbosa da Costa seja filho de Vicente Vaz Cavaco e Inês do Valle.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Zé Maria
Só agora acedi ao Fórum e tenho de sair novamente e contrariado, mas digo-lhe já que houve confusão da sua parte ou fui eu que não me expliquei bem.
Referi que aparece Dona Ignez Cavaco que julgo mãe de Antão e não Inês do Vale. Estou para sair,não prometo, mas vou ver se consigo "apanhar" tal apontamento e talvez ainda hoje, portanto até às 24,lhe responderei.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Jliberato,
Estou contactando com o senhor por verificar que as nossas pesquisas coincidem.
Álvaro Mendes casado com Beatriz Simóes Contreiras (deve acrescentar Contreiras), 01-06-1654.
Gregório Guerreiro cas. Simoa Rodrigues Guterres, de Sta.Bárbara de Nexe (deverá acrescentar Guterres)filha de João Guterres dos Gorjões de Sta.Bárbara, 30-07-1685.
Refere-se a Pedro Guerreiro, irmão de João Guerreiro, a (deverá acrescentar-lhe Contreyras)cas. Catarina Lopez.Esta Catarina Lopez é irmã da Margarida Gonçalves mulher de João Guerreiro.
Há ainda mais um irmão na minha pesquisa Domingos Guerreiro casado c/Maria Guerreiro 29-07-1715.
Álvaro Mendes Estaço casado com Joana Viegas.
O meu marido é descendente deste Álvaro e do Pedro Guerreiro Contreyras, descendente por isso duas vezes do Álvaro Mendes e Beatriz Simões Contreiras.
Só há poucos dias consultei este fórum, nunca julguei encontrar a mesma pesquisa. Hoje verifiquei que há mais um senhor com a mesma genealogia.
os meus cumprimentos
ffarrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Rafael Carvalho,
Hoje, pela primeira vez entrei neste fórum e constatei que além do Sr.Jliberato o senhor também se interessa pela genealogia da família Rodrigues Guerreiro.
Enviei uma mensagem às 19.27 horas ao senhor Jliberato se estiver interessado, queira fazer o favor de a ler.
Agradeço me contacte se houver interesse.
Os meus cumprimentos
ffarrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Minha Senhora
Só agora acedi ao Fórum,mas embora vá "sair" do Fórum esta noite por motivo imprevisto não quero deixar de assinalar o meu interesse e contentamento por se juntar a esta "família" tão numerosa e simpática que são os nossos confrades,falo por mim pois não tenho razão de queixa; sobretudo quando temos interesses em comum, particularmente por determinadas famílias. Agradeço que retire a cerimónia do -Senhor,o nome simplificado é mais prático.
Mas além de vir cumprimentá-la, fica uma pergunta:conheço algumas pessoas da família Farrajota,de Almodôvar e amigas de minha família daí.Sobre os -Rodrigues Guerreir -, de Benafim e Alte gostaria que referissee referir com mais precisão a fim de dar alguma informação se souber.
Sou com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Rafael,
Obrigada por me ter respondido. O meu nome próprio é Fernanda portanto também agradeço que me trate pelo nome. Há anos que faço a pesquisa da minha família,do meu marido e achei interesante verificar que tanto a genealogia do Rafael e do sr.Jliberato é a mesma do meu marido. Ele descende de Álvaro Mendes e Beatriz Simões Contreiras, de Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira e dos dois filhos destes. Do Gregório Guerreiro casado com Simoa Rodriguez Guterres e, do Álvaro Mendes Estaço -vassalo do rei cas.c/joana Viegas.
Também é descendente do Manuel Martins de Faria e Margarida Nunes e também através de dois filhos deste casal. Da Bárbara Pinheira e do Francisco Nunes. Dado que se tem referido a Bartolomeu Mendes e Manuel Martins de Faria , pergunto se é descendente destes?
Na família do meu marido há bastantes apelidos Guerreiros, embora não tenha encontrado qualquer relação. Sobre essa família Farrajota que referiu ,de Almodôvar, sei que estiveram no almoço da família em Santa Bárbara/Agostos mas eram tantos que não sei quem são. Penso que estão interessados no meu trabalho. Gostaria de ter o contacto deles para os ligar à família, se me puder dar qualquer informação agradeço.Do Algarve tenho pesquisado as famílias Barros,Faísca, Contreiras,Sousa Fernandes Farrajota,Faria,Palermo etc. ,de Loulé,Sta.Bárbara,Estói,Alte,S.Brás...
Agora tento encontrar a descendència .
Agradeço me confirme se tem a mesma genealogia do meu marido.
Adeus
ffarrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda,
Peco-lhe desculpa de a ter tratado erradamente há pouco. Em relacao a Loulé, Santa Bárbara, Estói, Sao Bras, há muitos elementos lancados por mim neste Forum. basta procurá-los e, se estiver interessada em algo pedir no respectivo tópico.
Em relacao aos nomes que cita estaria muito interessado em trocar em privado as nossas respectivas descendencias até à actualidade.
Peco desculpa mas escrevo de um teclado muito mau aqui na Etiópia.
Também o Prof. Aníbal Cavaco Silva descende desta gente. Possuo também a descendência até ele.
Cumprimentos
JLIberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Fernanda
Só há momentos "entrei" no Forum e foi divertido. Acerca de alguns dos meus antepassados serem comuns ao seu marido, não poderei afirmar sem ter dados mais concretos sobre a referida ascendência.
Já coloquei alguma coisa da minha Árv. de Cost.no Genea que poderá consultar,se o desejar.Também, desde os primeiros tempos do Fórum tenho sido assíduo e colaborado sob diversos nicknames, informando e pedindo informação sobre muitas famílias do Algarve, em particular dos concelhos de Loulé,Silves e Albufeira. O tópico-Famílias do Algarve, âmbito muito alargado- foi introduzido por mim.
Fico ao seu dispor aqui, ou por mail que seria conveniente para não maçar muitos dos nossos confrades com repetições exageradas.
Rafael
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Emendo: Famílias algarvias(âmbito muito alargado) e
http//genealogia.sapo.pt/pessoas/pes_show.php?id=21830
RC
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro J.Liberato
Seria possível fornecer a ascendência do Prof Cavaco Silva?
Ficaria muito agradecido!
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Gonçalo Calheiros,
Com gosto, no que diz respeito ao ramo de que estamos a falar.
Mas só daqui a uma semana, porque lhe escrevo de Addis Abeba, Etiópia, e apesar de viciado na genealogia, não costumo andar com as genealogias comigo em sítios tão exóticos...
Até daqui a uns dias.
Um abraço
JLIberato
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
14-02-2004
Caro João de Figueiredo Mascarenhas:
Infelizmente conheço muito mal o Barlavento algarvio, onde tenho documentado um grande número de ascendentes, mas todos já distantes (o mais recente é um quarto avô que nasceu em Portimão em 1830).
Os meus ascendentes Figueiredo Mascarenhas passaram de Faro a Castro Marim (com uma breve passagem por Mértola no caso de uma das linhas) entre o final do século XVII e o início do século XVIII. As linhas a que me refiro estão na base de dados do Genea Portugal. Todas entroncam em Gaspar de Figueiredo Mascarenhas, nascido em 1629:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114655
Gaspar de Figueiredo Mascarenhas era irmão de Diogo Martins Mascarenhas, antepassado do seu ramo.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
Guterres e Faísca
Cara Fernanda:
Segundo li numa sua intervenção neste tópico, ficou surpreendida pois não esperaria encontrar neste Fórum outras pessoas pesquisando os mesmos ramos. De facto, pode considerar-se sorte encontrar parentes no Fórum em apenas alguns dias; porém, tal é mais ou menos inevitável após um intervalo de tempo mais longo. Mas permita-me então contribuir um pouco mais para a sua surpresa.
Também eu sou parente do seu marido, pois descendo de João Baptista Guterres, irmão de Simoa Rodrigues Guterres. Foi há alguns meses que neste mesmo Fórum tomei conhecimento do parentesco com o ramo do nosso colega JLiberato, no tópico "Famílias de Santa Bárbara de Nexe, Faro":
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=45498
A minha linha desta família Guterres encontra-se já na base de dados no Genea Portugal:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=115114
Como poderá constatar, a descendência liga-se aos Martins Faísca, depois Sousa Faísca, da região de Loulé. Na sua intervenção refere que tem pesquisado, entre outras, a família Faísca. Trata-se da mesma família?
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Guterres e Faísca
Senhor Rui,
Realmente há bastantes surpresas neste fórum.
Hoje estou um pouco apressada ,porque amanhã vou fazer uma viagem e terei que ir um pouco mais cedo para a cama. De qualquer modo não quis deixar de lhe responder.
O meu marido tem realmente antepassados Faíscas e Guterres e , regra geral, avós comuns por duas e três vezes. Os Guterres é um dos casos, agora não tenho muito tempo para lhe dar todos os dados em que isso acontece. Descende do Major Thomé Martins Faísca e de D.Antónia Maria, ele filho do Capitão Thomé Martins Faísca e Joana Inácia Sousa Cabrita . O capitão Thomé Martins Faísca filho de outro Thomé M.Faísca e Catarina Guterres, a Joana Inácia filha de Manuel Domingos e Catarina Guterres. Parece confirmar o vosso grau de parentesco em antepassados. Fiquei muito surpreendida quando me apareceram estes Guterres no Algarve , porque sempre julguei serem de Donas.
Na minha família tenho primos Guterres (de Donas) pelo casamento de uma familiar. Quando me apareceram esses antepassados achei engraçado, até porque o meu marido gosta muito desses meus primos . Perguntei-lhes se seria uma outra família,mas parece ser família unica que descende dum tal D.Paio Guterres, do reinado de D.Afonso Henriques. Houve um tio deles que já tinha feito a genealogia da família.Acho que vamos voltar a contactar-nos para trocarmos dados sobre os vossos antepassados .
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Jliberato,
Hoje sómente para agradecer a sua resposta à minha mensagem. Como sou novata no fórum ,ainda não sei muito bem como proceder.
Estou interessada em trocarmos mensagens, porque parece haver família comum.
Na família já me tinham falado sobre um parentesco com o prof. A.Cavaco, aliás o meu sogro era amigo do pai.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Jliberato,
Hoje sómente para agradecer a sua resposta à minha mensagem. Como sou novata no fórum ,ainda não sei muito bem como proceder.
Estou interessada em trocarmos mensagens, porque parece haver família comum.
Na família já me tinham falado sobre um parentesco com o prof. A.Cavaco, aliás o meu sogro era amigo do pai.
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Rafael,
Lamento mas não encontrei na sua árvore antepassados comuns ao meu marido.
De qualquer modo espero estarmos em contacto quando necessário.
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda
Assim é de facto,muito obrigado pela sua informação.
Continuarei atento ao tópico e gostaria muito de saber mais acerca das famílias que referiu que são tb do meu interesse.
Desde já os meus agradecimentos e fico tb ao dispor no que souber.
Rafael Carvalho
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Exma Senhora,
A ascendência do meu avô materno é inteiramente algarvia, das freguesia de São Brás de Alportel, Santa Bárbara de Nexe, Moncarapacho, etc.
Há algum tempo que, por motivos profissionais, estou afastado destas lides genealógicas, Fórum incluído, mas mantenho bastantes dados sobre famílias desta região do Algarve. O Álvaro Mendes Estaço que referiu na sua mensagem, é avô materno da minha antepassada Maria Guerreira de São José, mulher de António Mendes Pinto, quinto-avô por varonia da minha mãe.
Como tal, teria muito interesse em trocar informações consigo, assim como com o nosso parente José Liberato.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Exma Senhora,
Para além de Maria Guerreira de São José, tenho referenciado um Inácio Mendes como filho de Álvaro Mendes Estaço e de sua mulher Joana Viegas. Este casou com Feliciana de Mendonça, filha de Francisco Nunes Cabrita e de Maria Viegas, moradores no sítio de São Romão, freguesia de São Brás de Alportel.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Frederico Santos,
De Álvaro Mendes Estaço e Joana Viegas encontrei três filhos: Joana Viegas cc.Brás Nunes Mialha (antepassada do meu marido) , Josefa Mendes Estaço e Ignacio. Não sei se haverá mais filhos, agora gostaria de saber qual o filho de quem é descendente.
Sempre que quiser,é favor contactar-me
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Senhora,
Eu descendo de Catarina Mendes, que foi casada com José Viegas Ramos. Efectivamente, por lapso, na segunda mensagem dei a filha desta Maria Guerreira de São José como filha do Álvaro Mendes Estaço.
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Senhora,
Numa das suas mensagens, refere que se interessa pela Família Palermo. Eu descendo do casal Gabriel Afonso e Maria Palermo, que, salvo erro, deu origem aos palermos de Santa Bárbara de Nexe.
Pergunto-lhe se, efectivamente, os Palermos que tem vindo a estudar são desta freguesia?
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Frederico,
A família Palermo do meu marido é de Estoi. Há casamentos com pessoas de Sta. Bárbara, daí talvez venham os seus antepassados. Jácome de Faria Palermo de quem o meu marido é descendente casado com Maria Pereira (1687)de Guelhim-Sta.Bárbara. Primeiro casamento com Isabel Arraes Mendonça(1681),esta filha de Diogo Martins de Mendonça e Maria Ramos.Há outros familiares da família Barros casados com Palermos. Qual a data do casamento desses seus antepassados? E de quem era filha a Maria Palermo?
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Senhora,
Parece que eu e o seu marido temos mais antepassados em comum, pois os pais de Maria Palermo casada com Gabriel Afonso, eram Jácome de Faria Palermo e sua mulher Isabel Arrais de Mendonça, referidos na sua mensagem. Seu irmão Manuel de Sousa Palermo, casou com Isabel Domingues, natural de Estói, sendo filha de António Viegas e de Catarina de Sousa. Aqueles tiveram o Alferes António Palermo de Faria, que foi Familiar do Santo Ofício.
Em relação aos Guerreiro Estaço, tenho mais uma filha do Álvaro Mendes Estaço chamada Maria de São José, que casou em Loulé, no ano de 1722, com António Machado Palermo, natural de Loulé, sendo filho de Pedro Vaz Farinha e Madalena Pessoa de Miranda.
Com os meus cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Senhor Frederico,
É muito interessante, no espaço de poucos dias, ter encontrado tantos descendentes dos antepassados do meu marido.
Tanto os Estaços (que penso terem origem no Alentejo) como a família Palermo dão origem à família do lado materno de meu sogro. Os Estaços através de Gregório Guerreiro cc. Simoa Rodriguez Guterres, irmão de Álvaro Mendes Estaço, dá origem ao lado do avô do meu sogro e o Álvaro Mendes Estaço cc.Joana Viegas e o Jácome à avó Luzia Nunes Correia.
Percebi que o Manuel Sousa Palermo seria irmão do Jácome, agradeço me confirme.O pai Martim Gago Palermo.
Ando à procura dum familiar da família Farrajota que teria se fixado em Estói e quando pesquisava encontrei muita família Palermo Faria, que penso sera continuação da família Palermo. Quando pesquisei a família Palermo não pesquisei os mais recentes visto que já tinha o que me interessava. Agora gostaria de ter a continuação , não sei se o senhor a tem. Se não tiver, mais tarde irei pesquisar, porque agora tenho ainda familiares directos que preciso de conhecer. Já agora sabe alguma coisa sobre famílias Correia,Annes,Panaque, Andrade,Viegas,Mialha ,Dourado,Machado,Pinheiroe Barrigas .Tem alguma família de Salir? Procuro o nascimento de Isabel da Conceição, de Salir, filha de Manuel Inácio e Maria Lourenço, nascida por volta de 1860 cc.Manuel Sousa Fernandes, de Loulé.
Também procuro o casamento de António dos Santos cc.Maria do Rosário, em S.Clemente Loulé por volta de 1850.Ele filho de Manuel Martins e Ana de Jesus e ela Manuel Joaquim (penso que terá ainda mais o apelido Clemente) e Maria Espirito Santo, todos de Loulé. Se souber algo, agradeço informação.
Por agora é tudo com os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Senhora,
De novo por distracção e por já não ter bem presentes os dados que disponho, dei-lhe uma informação incorrecta, já que o Manuel de Sousa Palermo é filho do Gabriel Afonso e de sua mulher Maria Palermo.
Quanto ao Jácome de Faria Palermo, também o tenho como filho do Martim Gago Palermo e de sua mulher Beatriz Viegas da Costa, sendo talvez neto paterno de Martim Gago (filho de Bartolomeu Gago e de Brites Mendes) e de Inês de Andrade (filha de Lourenço Palermo e de Brites de Andrade).
Em relação aos Palermos, apenas tenho informações desconexas e quase sempre relativas aos séculos XVII e XVIII. Naturalmente, terei todo o gosto em lhe facilitar o que possuo, mas, pelo motivo acima,necessito que explicite os nomes em questão.
Quanto às famílias que referiu, devo dizer que apenas disponho de dados sistemáticos relativamente às freguesias de São Brás e de Santa Bárbara de Nexe, onde, como sabe, viviam muitos indivíduos com esses apelidos.
Ao seu dispôr,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Frederico Santos:
Verifico que na sua mensagem faz referência a Francisco Nunes Cabrita, casado com Maria Viegas. Existirá alguma relação com um outro Francisco Nunes Cabrita, do sítio do Colmeal (freguesia de Santa Bárbara de Nexe), que era casado com Catarina Guterres?
Deste casal Francisco Nunes Cabrita / Catarina Guterres foram filhos, pelo menos:
- Manuel Nunes Cabrita c. c. Inês Correia, pais de Bartolomeu, n. 13.11.1679 no Serro, freg. Santa Bárbara. Este Manuel Nunes Cabrita deve ser o mesmo que casou depois com Catarina de Sousa, pois deste casal nasceu outra Catarina Guterres (n. 11.02.1689), minha antepassada.
- Maria Vaz c. c. (Santa Bárbara 06.07.1682) Fernando Gonçalves Madeira.
Agradeço desde já qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Rui Pereira,
Os apontamentos que tenho sobre famílias dos Concelhos de Faro e Loulé, carecem de ser, convenientemente, organizados. No entanto, numa busca rápida, posso informá-lo do seguinte:
I Marcos Afonso, que foi casado com Joana Pinheira, sendo moradores no sítio do Serro, São Brás de Alportel.
Tiveram:
II Lucrécia Nunes, que casou com Domingos Pires, filho de Álvaro Pires e de sua mulher Maria Guerreira;
II Sebastiana Viegas, que casou com António Guerreiro, filho do Alferes Bartolomeu Mendes Estaço (já referenciado neste Fórum) e de sua mulher Maria Guerreira, moradores no sítio de Apra, Loulé;
II Francisco Nunes Cabrita (tenho ideia de ele ter sido escrivão ou tabelião), que casou com Maria Viegas, filha de Domingos Viegas e de sua mulher Maria Viegas, moradores no sítio de São Romão, freguesia de São Brás de AlporteL.
Foram moradores no sítio de São Romão, onde tiveram:
III Manuel de Mendonça Guerreiro, que foi casado com Iría de Jesus, filha de Domingos Afonso Madeira e de sua mulher Catarina Lourenço, moradores no sítio do Farrobo, freguesia de São Brás de Alportel;
III Clara Nunes de Mendonça, que casou com Domingos Afonso, filho de Manuel Afonso e de sua mulher Maria Dias, moradores no sítio do Curutelo, freguesia de São Brás de Alportel.
Tenho a certeza de ter a filiação do Marcos Afonso e de sua mulher Joana Pinheira, pelo que, ainda hoje, talvez consiga preencher esta lacuna.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Rui Pereira,
No seguimento da minha mensagem anterior, informo que Joana Pinheira foi 2.ª mulher do dito Marcos Afonso (a 1.ª chamava-se Bárbara dos Santos), sendo filha de Francisco Nunes Cabrita e de sua mulher Catarina Guterres, moradores em Santa Bárbara de Nexe.
Aproveito a ocasião, para lhe perguntar se tem informações sobre a ascendência ou irmãos, dos seguintes casais, todos moradores em Santa Bárbara de Nexe:
- Luís Mendes e sua mulher Luzia Pinto;
- Domingos Martins Cabrita e sua mulher Maria Gonçalves, (que penso serem familiares muito próximos dos Nunes Cabrita);
- António Rodrigues e sua mulher Maria de São José, pais de Inácio de Sousa, casado com Maria Mendes, e avós paternos de Teresa de Mendonça, que casou em 1794, com Tomé Martins Faísca, filho do Capitão Manuel Martins Faísca e de Maria Rodrigues.
Grato pela sua atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos:
Em primeiro lugar gostaria de agradecer os importantes elementos que aqui disponibilizou.
A sua pergunta relativamente a Domingos Martins Cabrita é muito interessante, pois está relacionada com um outro ramo da minha ascendência que julgo estar aparentado com o ramo Guterres/Nunes Cabrita. Neste outro ramo sei que eram irmãos, provavelmente nascidos cerca de 1670, e cuja filiação desconheço:
- Maria Vaz c. c. João Gonçalves Mestre, moradores no Almarjão, freg. Querença (meus antepassados);
- Catarina Guterres;
- Um Padre, que creio ser o Pe. Manuel Martins Cabrita, uma vez que no baptismo (1697) de Bárbara, filha de João Gonçalves Mestre e Maria Vaz, os padrinhos são "O Pe. Manuel Martins Cabrita e sua irmã Catarina Guterres";
- António Pinheiro;
- Domingos Martins Cabrita;
- Isabel Martins.
O facto de Francisco Nunes Cabrita e Catarina Guterres terem uma filha de apelido Pinheiro reforça a probabilidade de ligação entre os dois ramos. Infelizmente não sei os nomes dos cônjuges dos irmãos de Maria Vaz. Apenas sei que António tinha uma filha chamada Maria, e Domingos tinha uma filha chamada Margarida, isto em 1706.
Poderá também existir parentesco com outra Maria Vaz, filha de Manuel Martins Rolão e Margarida Nunes (dos Nunes Cabrita?). Esta Maria Vaz casou em 19.12.1688 em Santa Bárbara com Manuel Rodrigues Dourado, segundo consta na árvore genealógia do Prof. Cavaco Silva, descendente deste casal, publicada na edição de 19.07.1991 do semanário "O Independente".
Não disponho de informações relativamente aos casais Luís Mendes / Luzia Pinto e António Rodrigues / Maria de São José. Aliás, não tinha conhecimento do casamento de Tomé Martins Faísca com Maria de Mendonça, pois apenas lhe conhecia um outro casamento, com Francisca Gonçalves.
As suas referências a Afonsos de São Brás de Alportel levaram-me a consultar os meus dados desta família. Descendo de dois ramos Afonso desta freguesia:
1. Domingos Afonso c. c. Isabel Correia, pais de:
- 2. Manuel Afonso, do lugar de Peais (?), freg. São Brás, c. c. (São Brás 12.02.1681) Bárbara Rodrigues, de Salir. Pais de:
-- 3. Isabel Rodrigues, de Peais (?), c. c. (São Brás 08.02.1708) Manuel das Neves, da Gralheira, freg. São Brás.
e
1. Martinho Afonso, n. São Brás, c. c. (I) Maria Alves Rolão, n. Faro, (II) Maria Viegas. Filhos do primeiro casamento:
- 2. Manuel Rolão c. c. (1666) Margarida de Mendonça, (1680) Joana Mimoso;
- 2. António Rolão c. c. (1684) Maria da Luz;
- 2. Mateus Rolão c. c. (1689) Maria Revez;
- 2. Francisco Rolão c. c. (1694) Maria Dias.
Dos filhos de Martinho Afonso, apenas Francisco casou em São Brás de Alportel. Os restantes casaram em Faro.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Rui Pereira,
Desde já agradeço a sua pronta resposta e os dados que me disponibilizou.
Sobre a Família(s) Cabrita de Santa Bárbara de Nexe, tenho ainda, pelo menos, as seguintes informações:
I Francisco Nunes Cabrita, que casou com Catarina Guterres.
Tiveram:
II Bárbara Pinheira, que casou em 1680, com Lourenço Correia Neto, filho de Fernando Gonçalves Madeira, já defunto, e de Catarina Álvares;
II Maria Vaz, que casou em 1682, com Fernando Gonçalves Madeira, irmão de seu cunhado Lourenço Correia Neto.
Tiveram:
III Catarina Guterres, que casou em 1702, com António Pires, filho de Vicente Gonçalves de Andrade e de Beatriz Mendes.
II Manuel Nunes Cabrita, que casou em 1677(penso que 1.º vez), com sua prima, em 3.º e 4.º grau, Inês Correia, filha de Belchior Rodrigues e de sua mulher catarina Vaz, já defunta.
Casou ainda, terceira vez (?), em 1695, com Bárbara Lourenço, filha de António Rodrigues Agosto ede Domingas Coelha.
Teve do seu segundo matrimónio:
III Belchior Rodriguies da Costa, que casou em 1702, com Catarina Viegas, filha de Manuel Domingues e de Maria Viegas.
______________
I Domingos Martins Cabrita, que casou com Maria Gonçalves.
Casou, segunda vez, com Catarina Ataíde, filha de Francisco Mendes Neto e de Francisca Mendes.
Teve do seu primeiro matrimónio:
II Manuel Nunes Cabrita, que casou em 1693, com Maria de Brito, filha de Manuel Martins Cabrita e deMaria Correia;
II Domingos Martins Cabrita, que casou em 1695, com Catarina Viegas, filha do Alferes António Dias da Costa e de sua mulher Marta Fernandes;
II Bárbara Nunes, que casou em 1707, com António Dias, irmão de sua cunhada Catarina Viegas.
_________________
E de São João da Venda.
I João Martins Cabrita, que casou em Santa Bárbara de Nexe, no ano de 1679, com Maria Agosta, filha de Bartolomeu Rodrigues Lobo, já defunto, e de sua mulher Catarina Rodrigues.
O uso do apelido Nunes, pelos filhos de Domingos Martins Cabrita, vem fortalecer a possibilidade de parentesco entre as duas famílias.
Quanto aos Afonso de São Brás de Alportel, preciso de mais tempo para localizar os dados que tenho, embora possa adiantar que também descendo do casal Manuel Afonso e Bárbara Rodrigues.
Pergunto-lhe ainda, se tem informações quanto à ascendência ou irmãos, dos seguintes casais:
Vicente Gonçalves de Andrade e Beatriz Mendes; Bartolomeu Rodrigues Lobo e Catarina Rodrigues.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Rui,
Mais uma vez cá estou a responder à família algarvia. Há na família do meu marido mais uma avó Catarina Guterres casada com António Pires em 8/11/1702, de Sta.Bárbara. Não tenho a filiação.Encontrei-lhes dois filhos o avô do meu marido Fernando Gonçalves Madeira Vasco, de Estói (encontro o apelido Vasco nalguns descendentes entre eles o de uma avó Bárbara Joaquina Rosa Vasco) casado com Margarida de São José Sousa , de S.Brás,a 10 outubro 1729. Este Fernando , não deve ser o mesmo que se refere na mensagem ao Sr.Frederico. O outro filho é Theodósio Pires cc.Maria de Brito.
Tem alguém desta gente na sua família?
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Parente Frederico Santos:
Em primeiro lugar gostaria de agradecer os dados que disponibilizou, muitos dos quais são novos para mim.
Relativamente ao possível terceiro casamento de Manuel Nunes Cabrita, posso dar um dado adicional: Catarina de Sousa faleceu entre Setembro e Novembro de 1695. Não sei a data exacta, mas o seu testamento está datado de 6 de Setembro e já tinha falecido em 30 de Novembro. Eu tinha já referência de que Catarina de Sousa tinha um enteado chamado Belchior, que será então Belchior Rodrigues da Costa.
Não tenho, infelizmente, quaisquer dados sobre os dois casais que refere no final da sua mensagem. Aliás, tinha Vicente Gonçalves de Andrade referenciado apenas como Vicente Gonçalves.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda Farrajota:
O ramo que refere é o mesmo que é citado pelo colega Frederico Santos. Posso confirmar a data de 8 de Novembro de 1702 para o casamento de Catarina Guterres com António Pires, assim como a filiação (também referida pelo nosso colega) de Catarina Guterres: Fernando Gonçalves Madeira e Maria Vaz. Assim, Fernando Gonçalves Madeira Vasco (que eu não conhecia) era neto e bisneto dos outros Fernandos.
Posso acrescentar que António Pires faleceu a 20.12.1753 no sítio da Laranjeira, sendo seus testamenteiros a esposa Catarina Guterres e um genro, Francisco de Mendonça (não sei o nome da filha de António Pires com quem Francisco seria casado).
Não descendo deste ramo Guterres, com o qual terei porém parentesco se, como tudo indica, o Manuel Nunes Cabrita casado com Inês Correia e o Manuel Nunes Cabrita casado com Catarina de Sousa (avô materno de Joana de Sousa Cabrita) forem a mesma pessoa.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro parente,
Em relação ao parentesco entre os Guterres e os Cabritas, tenho um dado que pode vir a ser muito útil.
Em 1705, casam Manuel Martins Cabrita, filho de Domingos Martins Cabrita e de sua mulher Inês da Costa (neto paterno de António Lourenço Carneiro e de sua mulher Domingas da Costa, e neto materno de Baltasar Anes e de sua mulher Inês d' Arouca), com Maria Guterres, viúva de António Rodrigues Inácio, e filha de João Gutterres e de sua mulher Maria Lourenço. Foram dispensados em 4.º grau de consaguinidade.
Muitos destes nomes já lhe eram familiares, mas colocando a hipótese de que o noivo era parente próximo (sobrinho-neto ou sobrinho-bisneto)do Domingos Martins Cabrita que falámos anteriormente, e que aquele teve dispensa em 4.º grau de consaguinidade para casar com a Maria Guterres, temos mais claro o parentesco entre Cabritas e Guterres.
Quanto aos Afonsos de São Brás, encontrei a ficha de dados que segue, embora não saiba se as datas deste casamento permitem que se trate do mesmo casal referido na sua mensagem.
Faro Sé C-1
Folha . 37
Data . C-10.5.1609
Noivos . Martim Afonso, lavrador, e
Maria Roloa.
Pais do Noivo . Nicolau Martins e Ana
Reveza, de Santa Bárbara.
Pais da Noiva . João Fernandes Bonzela e
Isabel Nunes.
Testemunhas . Padre Manuel Gonçalves,
sacristão, Manuel da Fonseca
Moniz e Simão da Fonseca
Moniz.
Sabe a ascendência do casal Manuel Viegas e Isabel do Carmo, de Santa Bárbara de Nexe, que deverá ter casado na 2.ª metade do séc. XVIII?
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos:
Muito obrigado uma vez mais. Pareceu-me particularmente interessante a dispensa de consanguinidade entre Manuel Martins Cabrita e Catarina Guterres, primeira fonte de que tenho conhecimento apontando para o esperado parentesco entre o ramo de João Guterres e os restantes ramos com o mesmo apelido.
No decurso das minhas pesquisas eu já tinha tropeçado no casamento de Martim Afonso e Maria Roloa, mas não podem ser os meus antepassados, cujo casamento se deve ter realizado na década de 1640. Por dispensas de consanguinidade de dois bisnetos do casal é possível deduzir que a minha antepassada Maria Alves Rolão seria filha de Domingos Rolão e Maria Luís (esta era filha de Maria Álvares), de Faro, casados em 1620 e trisavós das esposas dos citados bisnetos, para cujos casamentos houve dispensas de quarto grau de consanguinidade.
A única pista (?) que tenho para a ascendência de Martinho Afonso é a presença do apelido Sequeira em dois dos seus netos e em outros descendentes posteriores. Tenho os costados dos referidos netos completos até aos trisavós excepto pelo avô Martinho Afonso, e não há nenhum Sequeira nos ascendentes conhecidos.
Sobre o casal Manuel Viegas e Isabel do Carmo não tenho qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Rui Pereira,
Nos últimos dias, tenho vindo a organizar os dados que disponho sobre a minha ascendência de São Brás de Alportel. Vou continuar atento a informações que o possam ajudar.
Voltando, novamente, aos Cabritas de Santa Bárbara, quero realçar as seguintes Habilitações para o SO:
- De Martim Anes Cabrita, que teve carta em 1683, sendo filho de André Domingues Cabrita, natural de Santa Bárbara, e de sua mulher Domingas Guerreira, natural de Loulé. Neto paterno de João Martins Cabrita e de sua mulher Catarina Fernandes, naturais de Santa Bárbara, e neto materno de Martim Anes e de sua mulher Apolónia Vicente, naturais do Mexial. Foi casado com Leonor Mendes, natural de Boliqueime, e filha do Capitão Manuel Mendes Pousado e de sua mulher Maria Gomes. Neta Paterna de António Pousado e de sua mulher Leonor Mendes, de Boliqueime (aproveito para lhe perguntar se sabe de alguma relação entre estes e a 2.ª mulher de Brás Varela, seu tio-antepassado e meu antepassado, Leonor Mendes, filha de António cardoso ede Leonor Mendes, de Boliqueime), e neta materna de Manuel Colaço e de sua mulher Leonor Luís, de Loulé;
- De João Rodrigues Cabrita, com carta datada de 1635, filho de João Martins Cabrita, natural de Santa Bárbara, lavrador e avaliador do Concelho de Loulé, e de sua mulher Ana Gomes, natural de Loulé. Neto paterno de Domingos Martins, lavrador dos principais, e de sua mulher Catarina Vaz, naturais de Santa Bárbara, e neto materno de Francisco Lourenço e de sua mulher Catarina Rodrigues, de Loulé. Foi casado com Inês Gomes, filha de Marcos Fernandes e de Ana Gonçalves, de Loulé. Neta Paterna de Baltasar Fernandes e de Inês Gomes, ele de Loulé e ela de Mazagão, e neta materna de Luís Gonçalves e de sua mulher Maria Vicente, moradores em Lagos, sendo esta filha de Catarina Álvares e irmã do Capitão António Anes Rolão, homem nobre.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos:
Renovo os meus agradecimentos pela informação das habilitações do Santo Ofício, que não conhecia. Ligada a estes Cabritas, tinha apenas referenciada uma habilitação mais recente que provavelmente já será também do seu conhecimento, respeitante a Fernando Mendes de Mendonça Varela, FSO em 1771.
Não tenho informação sobre Leonor Mendes, pois não tenho ascendência documentada em Boliqueime e nunca pesquisei os registos desta freguesia. Não sabia sequer da existência de Brás Varela, que refere ser meu tio. É filho de António Afonso Nobre e Beatriz Varela?
Entretanto, ao pesquisar os dados que tenho de São Brás, encontrei um casal que talvez seja dos nossos Afonsos: Manuel Afonso e Beatriz Maria, provavelmente nascidos cerca de 1730. Tiveram uma neta que casou em Tavira em 1811 com um tio meu de outro ramo.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico,
Como julgo que já vimos, o casal João Guterres e Maria Lourenço teve pelo menos mais uma filha, Simoa Rodrigues, minha 9ª avó, que casou duas vezes: a primeira com Simão Martins aos 29-07-1680, a segunda com Gregório Guerreiro (aos 30-07-1685 em Santa Bárbara de Nexe) e que me dá descendência.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Rui Pereira
Os dados disponibizados por Frederico Santos em 21/2,levam-me ao seg.aditamento:
Barbara Pinheira casada em 1860 com Lourenço Correa Neto,foi mãe de Catherina Nunes Neto(minha 7ªavó),casada em 1699 com João Soares da Costa,todos de Sta Barbara,pais de Eusébio Nunes da Costa,que nasceu em 1717 em Moncarapacho e casou em 1756 com Barbara Correa de Faria,de Moncarapacho,meus 5ºs avós.
Cumprimentos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Em seguimento à mensagem anterior::
Sabem quem foram os antepassados de Francisco Nunes Cabrita e de sua mulher Catarina Guterres,pais de Barbara PINHEIRA ?
Cumprimentos
A.Correia
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Gonçalo Calheiros
Apenas para lhe agradecer, porque surgiu-me um segundo acidente no olho esquerdo que me impossibilita ler o computador e escrever em condições favoráveis, a não ser por breves minutos. Uma maçada. E tanto que deve haver para ler.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Frederico,
Há dias que não entro neste fórum por estar sem internet. Gostaria de ter datas e local de casamento das suas antepassadas Catarina Mendes Estaço e José Ramos , da filha Maria Guerreira de São José cc.António Mendes Pinto, se possível.Acho que uma prima de meu marido descende destes seus antepassados.
Gostaria de saber se tem conhecimento de alguma família Gago Mendonça , de S.Brás. Tenho o casamento de Bárbara Gaga Mendonça ,de S.Brás cc.alferes António Martins, de Loulé a 20 nov 1702, e procuro o casamento dos pais da Bárbara: António Martins e Águeda Gaga Mendonça ambos de S.Brás.
Agradeço informações
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Bons dias a todos
Ainda sobre este tópico-Gaspar de Figueiredo Mascarenhas,n1513 em Faro,onde foi Alcaide-Mór,pai de Manuel de Figueiredo Mascarenhas,n1535,tb Alcaide de Faro,cc Girmaneza Pimentel,(a sua descendencia asté na base da Genea).
Quem me pode confirmar o 2º(?)casamento deste Manuel com Maria Zuzarte da Fonseca,(filha de Manoel Zuzarte da Fonseca e de Isabel Palermo),pais de Briolanja de Figueiredo?
Agradeço informações.
A.Correia
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Rui Pereira,
Infelizmente, não consegui encontrar nada sobre o casal Manuel Afonso e Beatriz Maria.
Quanto a outras famílias de São Brás, que lhe interessam, tenho os seguintes dados, embora na maioria dos casos me faltem as datas de casamento:
I Domingos Afonso (já falecido em 1693, que casou com Isabel Correia.
Tiveram:
II Guiomar Afonso, que casou com Domingos Pires, viúvo de Inês da Ponte, morador em Santa Bárbara (SB Rolo 424, I-1). Enviuvando, recebeu-se segunda vez com Francisco Rodrigues, irmão de sua cunhada Bárbara Rodrigues (SB, Rolo 424, I-1);
II Domingas Correia, que casou com Manuel da Costa, natural da freguesia de Estói, sendo filho de Manuel da Costa e de sua mulher Luzia Rodrigues (SB, Rolo 424, I-1);
II Francisco Martins, que casou em Santa Bárbara, no ano de 1693, com Catarina Álvares, natural da mesma freguesia, e filha de Manuel Gonçalves, já defunto, e de sua mulher Maria do Ó;
II Manuel Afonso, que casou, Bárbara Rodrigues, filha de André Anes e de sua mulher Beatriz Rodrigues, moradores na freguesia de Salir (SB, Rolo 424, I-1).
Enviuvando, casou segunda vez com Catarina Viegas, natural do sítio de Pero de Amigos, e filha de Diogo d' Horta e de sua mulher Inês Viegas (SB, Rolo 424, I-3, fl.9).
Teve do seu primeiro matrimónio:
III Beatriz Rodrigues, que casou com João das Neves, natural do sítio da Gralheira, e filha de Francisco Neto e de sua mulher Maria da Conceição (SB, Rolo 424, I-3, fl. 8 v.º);
III Isabel Rodrigues, que casou com Manuel das Neves, irmão de seu cunhado João das Neves (SB, Rolo 424, I-3, fl. 54);
III Domingos Afonso, que casou com Maria de Leiria, natural do sítio da Gralheira, e filha de Gaspar Dias e de sua mulher Maria de Leiria (SB, Rolo 424, I-2, fl. 49 v.º);
III Bárbara Rodrigues, que casou com Simão Dias, irmão de sua cunhada Maria de Leiria (SB, Rolo 424, I-2, fl. 28 v.º);
III Maria Rodrigues, que casou com João Martins, natural do Porto, e filho de João Francisco e de sua mulher Maria João (Rolo 424, I-2, fl. 15 v.º);
III António Rodrigues, que casou em Santa Bárbara, no ano de 1723, com Maria d' Horta, filha de António Mendes e de sua mulher Maria d' Horta;
III Manuel Afonso, que casou com Maria Rodrigues, natural da freguesia de Santa Catarina, e filha de João Gonçalves Leiria ede sua mulher Maria das Neves.
___________________________
O seu antepassado Martim Afonso, casou segunda vez com Maria Viegas, filha de António Viegas e de sua mulher Maria Vaz (SB, Rolo 424, I-1).
_____________________________
Com o apelido Sequeira encontrei:
I Fernão Domingues, que casou com Isabel de Sequeira:
Tiveram:
II João Domingues, que casou com Maria Fernandes.
Enviuvando recebeu-se segunda vez com Maria Viegas, filha de Francisco Luís e de sua mulher Maria Viegas (SB, Rolo 424, I-1);
II Bárbara Jorge, que casou com Manuel Afonso, filho de Manuel Afonso e de sua mulher Catarina Martins (SB, Rolo 424, I-1);
II Maria Jorge, que casou com Francisco Martins, filho de Miguel Lopes e de sua mulher Guiomar da Costa (SB, Rolo 424, I-1).
___________________________
Podendo tratar-se dos seus antepassados Francisco Neto e Maria da Conceição, tenho:
I João Neto, que casou com Maria Gomes.
Tiveram:
II Francisco Neto, que casou com Maria Gomes, filha de Manuel Gonçalves e de sua mulher Francisca Martins (Rolo 424, I-1).
Lamento não lhe poder dar dados mais concretos, nomeadamente datas e n.º de fólios. Quando fiz o índice dos casamentos de São Brás dei prioridade aos nomes, tendo apenas passado na íntegra os assentos que mais me interessavam. Do I-1, do Rolo 424, não tenho a maioria dos os números de fólios, podendo apenas assegurar que se tratam de assentos anteriores a 1700.
O Brás Varela é, efectivamente, filho de António Afonso Nobre e de sua mulher Beatriz Varela. Foi casado, primeira vez, com Catarina Fernandes e, segunda vez, com a referida Leonor Mendes.
Aproveito para lhe pedir um resumo da ascendência do FSO Fernando Mendes de Mendonça Varela, e de sua mulher(es), já que não tinha conhecimento desta habilitação.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro José Liberato,
Simão Martins, primeiro marido de sua antepassada Simoa Rodrigues, era, como sabe, filho de António Afonso Nobre e de sua mulher Beatriz Varela, meus antepassados.
Sei que algumas informações expostas neste tópico são do seu interesse, pelo que me coloco à sua disposição para qualquer informção que necessite relativa às minhas mensagens anteriores.
Um abraço,
Frederico
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Senhora,
Em resposta à sua mensagem, informo o seguinte:
- António Mendes Pinto casou com Maria Guerreira de São José, em Santa Bárbara de Nexe, no ano de 1768.
- José Viegas Ramos, casou com Catarina mendes, em São Clemente de Loulé, no ano de 1747.
Caso a referida prima do seu marido seja da família Farrajota do Monte dos Agostos, é realmente descendente de António Mendes Pinto e de sua mulher Maria Guerreira de São José.
Quanto aos Gago de Mendonça, vou tentar encontrar alguma informação que lhe possa ajudar.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Frederico,
Esta prima é realmente descendente dos Farrajota do Monte dos Agostos. Ela sabe que o avô e bisavô tinham o nome António Mendes Pinto, pouco mais sabe. Prometi ajudá-la, consultando microfilmes, só que, com a pouca informação que tem não poderei adiantar muito mais. Eu realmente não tinha estes descendentes do Álvaro Mendes Estaço. Quando o senhor mos forneceu liguei logo à familia dos Mendes Pinto/Farrajota. Não sei se será pedir demais alguma informação sobre os descendentes da Catarina Mendes Estaço e José Viegas Ramos para poder ajudá-la.
Ela sabe que tinha uma avó também com o nome Catarina, mas até poderá ser uma outra não ligada à família Mendes Estaço.
Vou tentar saber se ela terá possibilidade em arranjar elementos mais concretos.
De qualquer modo já ficará contente em saber que vem deste ramo.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
Manuel Viegas Ramos
Meu caro Frederico,
Eu tenho um Manuel Viegas Ramos, filho de Domingos Ramos e Isabel Aires, que casou aos 26-07-1666 em Estói, Faro, com Catarina de Sousa. Tiveram Mateus de Sousa em Estói aos 05-10-1670.
Se me quiser responder pode talvez utilizar o tópico "Famílias de Estói", que é mais apropriado.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Senhora,
Embora não tendo a certeza, penso que a sua prima descende do seguinte ramo:
I António Mendes Pinto, que casou em 1768, com Maria Guerreira de São José.
Tiveram:
II António Mendes Pinto, que casou com Francisca da Luz, filha de Manuel da Luz e de sua mulher Maria Martins.
Tiveram:
III Manuel Mendes Pinto, que casou em 1836, com Ana da Conceição, filha de Lourenço Martins e de sua mulher Maria da Conceição.
Tiveram:
IV António Mendes Pinto, que casou em 1865, com Catarina de Sousa Pires, filha de Manuel de Sousa Eusébio e de sua mulher Maria de Sousa Pires.
Tiveram:
V José Mendes Pinto, que casou em 1890, com Maria de Sousa Pires, filha de Joaquim Afonso e de sua mulher Maria de Sousa Pires;
V Joaquim Mendes Pinto, que casou em 1892, com Maria da Conceição Brito, filha de João Vicente de Brito e de sua mulher Margarida da Conceição.
Espero que estes dados lhe sejam úteis.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Frederico,
Acabei de lhe enviar uma mensagem, no tema famílias de Estói, sobre os Mendes Pinto e não tinha visto que já me tinha fornecido mais dados.
Muito obrigada
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos:
Agradeço uma vez mais as informações que me disponibilizou, muitas das quais são novas para mim. Tinha conhecimento do segundo casamento de Martinho Afonso, mas desconhecia a filiação de Maria Viegas.
Quanto à habilitação, tenho os seguintes dados:
1. Fernando Mendes de Mendonça Varela, n. Apra (Loulé) 30.05.1749, FSO em 06.12.1771.
2. Tenente Inácio Mendes Varela, n. Goldra (S. B. Nexe) 01.??.1723, cas. (São Brás 02.07.1747, disp. 4gc) com
3. Feliciana de Mendonça, n. São Romão (São Brás) 18.05.1715.
4. Álvaro Mendes Estaço, n. Apra, cas. com
5. Joana Viegas, n. Goldra.
6. Francisco Nunes Cabrita, n. Serro (São Brás), suspeito de x. n., cas. com
7. Maria Viegas, n. São Romão.
8. Alferes Bartolomeu Mendes, n. Apra
10. Brás Varela, n. Goldra.
11. Juliana da Costa.
12. Marcos Afonso.
13. Joana Pinheiro.
ajustado para casar com
1. Rosa Maria Coelho, n. Nora dos Velhos (Loulé) 30.08.1750, diligências aprovadas 02.03.1773.
2. Alferes Vicente da Ponte, n. Nora dos Velhos 15.11.1719, cas. (Boliqueime 12.11.1749) com
3. Maria Josefa Coelho, n. Nora dos Velhos 14.01.1722.
4. Alferes Vicente da Ponte, n. Nora dos Velhos b. 13.02.1684, cas. (Loulé 11.04.1711) com
5. Joana Guerreiro, n. Renda (Loulé) b. 06.07.1682.
6. Domingos Álvares Coelho, n. Boliqueime, cas. (Loulé 13.04.1722) com
7. Josefa Coelho, n. São Brás 20.10.1703.
8. Domingos Rodrigues.
9. Maria Mendes.
10. António Rodrigues da Ponte.
11. Maria Mendes.
14. Bartolomeu Rodrigues.
15. Maria Martins.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro A. Correia:
Muito obrigado pela sua informação. É então muito provável que sejamos parentes pela família Nunes Cabrita. Relativamente à ascendência de Francisco Nunes Cabrita e Catarina Guterres não disponho de quaisquer dados, infelizmente.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caro A. Correia:
As linhas Figueiredo Mascarenhas que constam da base de dados do Genea Portugal entroncadas nas primeiras gerações da família correspondem à minha ascendência.
Da ascendência de Gaspar de Figueiredo Mascarenhas (n. 1629), três vezes meu 11. avô (http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=114655), tenho confirmados documentalmente os pais, Manuel e Isabel; os avós paternos, Diogo e Leonor; o avô materno, Barnabé; e os pais deste, Gaspar e Simoa.
Os dados relativos às gerações anteriores, incluindo os que se referem ao primeiro Gaspar e a seu filho Manuel, provém do livro "Famílias Nobres do Algarve" do Visconde de Sanches de Baena. E de facto esta obra refere (vol. II, p. 50) um segundo casamento de Manuel de Figueiredo Mascarenhas com D. Maria Zuzarte da Fonseca, sendo esta senhora, ainda de acordo com a mesma fonte, mãe de todos os filhos de Manuel de Figueiredo Mascarenhas excepto o primogénito Diogo.
Entre esses filhos consta "D. Briolanja de Figueiredo, fallecida a 4 de novembro de 1693 e tendo sido casada com João Soares de Athaide, natural da freguezia de Santo Estevão de Tavira, e de quem houve 5 filhos a saber: 1º Miguel de Athaide, 2º Vicente Pacheco de Figueiredo, 3º João de Figueiredo de Athaide, 4º Antonio Mascarenhas de Figueiredo, 5º Francisco Pacheco."
A data de falecimento de D. Briolanja parece-me estar errada.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico,
Eu tenho:
Francisco Pinheiro casou com Isabel martins e tiveram Pedro Martins, baptizado em Querença aos 04-12-1652
e:
Manuel Nunes Cabrita casado com Maria Mendonça. Tiveram Francisco Mendonça, natural de Pé do Serro, Santa Bárbara de Nexe, aonde nasceu aos 13-08-1736.
se entender responda-me nos respectivos tópicos para facilitar a leitura de terceiros.
Um grande abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda Farrajota
Nas pesquisas que tenho efectuado deparei com uma família de apelido Sousa Palermo que no século XVIII, morava na Vila de Panoyas.
Como já pesquisou a familia Palermo talvez os nomes que se seguem sejam do seu conhecimento e me possa dar alguma referência sobre eles.
Quanto mais se recua no tempo, mais afinidades se encontram entre o Baixo Alentejo e o Algarve e esta familia parece-me disso um exemplo.
1. Afonso de Matos Sousa Palermo,Sargento- Mor.
2. Gaspar de Sousa Palermo, Sargento-Mor.
3. Manuel de Sousa Palermo, Capitão-Mor.
Todos eles residentes na Vila de Panoyas e pertencendo à 1ªCompanhia do Terço de Auxiliares do Campo de Ourique.
Cumprimentos.
Zé Maria
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Frederico Santos
Desculpe a minha intromissão, mas gostava de saber onde se situa o Monte dos Agostos?
Esta minha curiosidade deve-se ao facto de na minha terra terem existido famílias desse apelido até ao século XVI.
Desde já o meu agradecimento.
Cumprinmentos
Zé Maria
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor José Maria,
Penso também que a família Palermo será única.Não tenho dados que possa fazer a ligação.Verifico que são quase todos militares ou ligados a famílias de militares. Não tenho Sousa Palermo, tenho só Palermo, Palermo Faria ,Palermo Farias e Pallerma, das freguesias de Estói e Sta. Bárbara.
O senhor Frederico Santos deste fórum também está ligado à família Palermo. Talvez entre todos possamos encontrar a ligação Alentejo-Algarve.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
Inácio Palermo
Cara Fernanda Farrajota,
Tem alguns elementos sobre a possível descendência do casamento de Inácio Palermo com Maria Bárbara da Encarnação Nogueira Mimoso? É que ela era minha tia-avó em avó em 6º grau, porque era irmã de Bárbara Joaquina de Sequeira Mimoso (minha avó em 6º grau).
Os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Inácio Palermo
Errata:
Onde se lê «...minha tia-avó em avó em avó em 6º grau», deve-se ler «...minha tia avó em 6.º grau...».
Nota- As minhas sinceras desculpas pela gralha, mas confesso que estou a ter um dia desgastante!
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Senhor Frederico.
Tenho um Braz Varela cc. Catarina Viegas, pai da Joana Viegas cc. Álvaro Mendes Estaço, pretendo saber se este Braz Varela é filho do António Afonso Nobre e da Beatriz Varela. E se a Catarina Fernandes será Viegas, não tenho os pais desta Catarina.
Tenho mais tarde um Manuel Varela, de Vale Telheiro-Loulé cc.Guiomar da Ponte Farrajota, filho de Manuel Guerreiro e Domingas Mendes, haverá alguma ligação com os Varela acima?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Cara Fernanda,
Não sei bem a que época se refere mas eu tenho duas antepassadas Catarina Viegas da Região.
Uma casou com Manuel Martins e teve em Murta, Estói, Faro, Joana Martins aos 26-06-1701.
Outra casou com Rodrigo Afonso e teve Manuel Afonso em Estói, Faro, aos 12-09-1661.
Não sei se serão próximas , ams há alguns elementos parecidos.
Se entender, pode-me responder no tópico Estói, que é mais apropriado.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda,
Se estiver interessada estaria então interessado em trocar as descendências até à actualidade do casal Bartolomeu Memdes e maria Guerreira.
Podemos fazer o seguinte. Manda-me a vossa para o mail jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
e eu na resposta envio-lhe a minha. Quanto à do prof. Cavaco Silva que descende também deste casal por duas vias vou publicá-la aqui em resposta ao nosso confrade Gonçalo Calheiros.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Gonçalo Calheiros,
Correspondendo ao seu pedido da ascendência do Prof. Cavaco Silva, o capitão Bartolomeu Mendes, de quem eu descendo e outros neste Forum, casou com Maria Guerreira e teve:
2. Maria Simões cc Cap. Manuel Rodrigues Guerreiro
3. Cap. João Rodrigues Guerreiro cc Maria Vaz
4. Cap. João Rodrigues Guerreiro cc Catarina Martins Cavaca
5. Catarina Cavaca cc Alf. Francisco Guerreiro
6. Inácia Cavaca cc Rafael Rodrigues
7. Maria Jacinta cc José Martins Pacheco
8. Manuel Martins Cavaco cc Maria das Dores
9. Manuel Martins Cavaco cc Inácia Gomes
10. Joaquim Martins Cavaco cc Rosa da Conceição
11. Maria do Nascimento Cavaco cc Teodoro Gonçalves da Silva, também descendente do casal Bartolomeu Mendes e Maria Guerreira
12. Professor Aníbal António Cavaco Silva.
Espero que corresponda ao que pretende. Alguns destes são também seus ascendentes?
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda,
Peço-lhe desculpa de só agora responder, mas tenho andado em viagem e por sítios exóticos.
Relativamente à sua mensagem:
a)Casamento Álvaro Mendes e Beatriz Simões. Já alguma vez viu escrito Beatriz Simões Contreiras? Aonde? O casamento não pode ter tido lugar na data que refere porque o filho Bartolomeu Mendes nasceu em 10-06-1633, pelo que o casamento não poderia ter ocorrido em 1654. A data que refere é sim a do casamento do filho Bartolomeu Mendes em São Clemente de Loulé com Maria Guerreira.
b)Casamento Gregório Guerreiro com Simoa Rodrigues. Viu alguma vez escrito Simoa Rodrigues Guterres. Aonde? A data coincide com a minha. São ambos meus antepassados.
c)Descendo de João Guerreiro e de Margarida Gonçalves, esta filha de uma Catarina Lopes. Tem a data de nascimento de Pedro Guerreiro?
d)Tem a data de nascimento de Domingos Guerreiro?
Como lhe disse noutras mensagens gostaria de trocar consigo, em privado as descendência até à actualidade dos antepassados comuns.
E estou à sua disposição para responder a qualquer pedido de esclarecimento concreto, aqui no Forum, relativamente a esta gente porque tenho muito mais informação.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Guterres e Faísca
Caro Rui
Já sugeri há algum tempo a inclusão da simoa Rodrigues no Forum mas já não vejo reacção da base de dados .
Sugere-me alguma coisa?
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Amigo
Muito obrigado pelos elementos que me enviou.
Sou descendente duma senhora,D.Maria Francisca Cavaco,mas não tenho conseguido avançar na sua ascendência.
Brevemente lhe mandarei os elementos que tenho
Obrigado
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro José Liberato,
Não tenho dados realtivamente aos casais que refere.
No entanto, sabendo que é descendente do casal Vicente Fernandes c.c. Maria Estevens, envio-lhe os seguintes dados:
I Vicente Fernandes, que casou com Maria Estevens.
Forem moradores no sítio de Alportel, onde tiveram:
II Manuel Fernandes, que casou com Maria Dias, filha de António Martins e de sua mulher Maria Fernandes (Rolo 424, I-1, fl. 26 v.º.);
II Vicente Fernandes, que casou com Bárbara Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de sua mulher Maria Rica (Rolo 424, I-2. fl. 19).
Foram moradores no sítio de Alportel, onde tiveram:
III Vicente Fernandes, que casou com Maria de Brito, natural do sítio do Serro, e filha de Manuel de Brito e de sua mulher Isabel Martins (Rolo 424, I-4, fl. 64).
II Matias Fernandes, que casou com Domingas Luís (?), natural do sítio de Alportel, e filha de Estevão Nobre e de sua mulher Margarida Rodrigues (Rolo 424, I-2, fl. 34);
II João Dias, que casou com Bárbara Martins, natural do sítio da Campina, e filha de Manuel Martins e de sua mulher Maria Lourença (Rolo 424, I-2, fl. 52 v.º).
Peço desculpa por não lhe poder informar relativamente às datas destes casamentos, mas, como já disse numa mensagem anterior, quando fiz o índice de casamentos de São Brás dei prioridade aos nomes, sabendo que mais tarde poderia copiar na íntegra aqueles que me interessassem.
Um grande abraço,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Rui Pereira,
Muito obrigado pelos dados que me disponibilizou.
Quanto aos mesmos, tenho uma dúvida no que respeita à mulher de Brás Varela, que eu tenho como chamando-se Catarina Fernandes, e que na sua mensagem aparece como Juliana da Costa. Não sei se leu a habilitação na íntegra ou se apenas leu o índice das habilitações, mas, tratando-se deste segundo caso, poderá ter sido um erro de cópia.
Relativamente ao Marcos Afonso, não tenho a sua filiação, mas sei que foi casado primeira vez com Bárbara dos Santos (de quem descendo). Não ponho de lado a hipótese, de a fama de cristão-novo de Francisco Nunes Cabrita ter origem no primeiro casamento de seu pai, como já vi em muitas habilitações.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Cara Senhora,
O Brás Varela era, como diz, filho de António Afonso Nobre e de sua mulher Beatriz Varela. Também desconheço a filiação de Catarina Fernandes, sendo certo que aparece várias vezes mencionada com o apelido Viegas.
Não sei se heverá alguma ligação entre o Manuel Varela que refere e os Varelas que de Santa Bárbara de Nexe, já que também existiam Varelas em Loulé, no século XVII.
Tratando-se de uma suposição, pergunto-lhe se os nomes que lhe enviei no tópico "Famílias de Estói", foram reconhecidos pela sua prima, como sendo seus antepassados.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Mande que se eu ppuder ajudar terei muito gosto.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Senhor Frederico,
Tenho estado sem contacto com a minha prima, penso que só a partir de amanhã o retomaremos. Penso que será de facto essa a linhagem porque ela me tinha indicado como sendo o avô António Mendes Pinto, filho de António Mendes Pinto e de Catarina de Sousa Pires (falecida 1905). Estou com uma dúvida. O senhor indicou-me o Manuel Mendes Pinto cc. Ana da Conceição (filha de Lourenço Martins e Maria da Conceição). O senhor Fernando Ventura Pinto que penso que também já o contactou, indica-me o casamento com uma Joaquina de Jesus.Será que é a mesma pessoa? Agradeço me confirme a linhagem da minha prima.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Liberato,
Não tenho data de casamento para Álvaro Mendes e Beatriz Simões.Aliás eu não a tenho como Simões mas sim como Contreiras, não me lembro onde e quando a encontrei. Já há anos que não pesquisava nada do Algarve, só esporádicamente vou confirmar uma ou outra coisa, visto que ultimamente faço mais pesquisa das Beiras. A data de nascimento e casamento do Bartolomeu coincide com os meus dados.A Simoa Rodriguez Guterres filha de João Guterres e Maria Lourenço (automáticamente o programa que tenho dá apelido do pai), penso que seja este o motivo. Penso que o senhor se refere a João Guerreiro cc. Margarida Gonçalves (de Clareanes,Loulé) casamento 28 fev. 1718, filha de João Rodriguez,S.Clemente e Catarina Lopez , de S.Clemente casamento 1 de set 1697.O meu marido descende da filha Catarina Lopez,S.Clemente cc. Pedro Contreyras (não o encontrei como Guerreiro) .Se é este Pedro que se refere como Guerreiro, não tenho data de nascimento, só a de casamento a 7 junho 1728. Do Domingos Guerreiro também não tenho data, penso que nesta altura só pesquisei casamentos, esporádicamente um ou outro nascimento. Ando um pouco ocupada também baralhada a responder e perguntar tanta coisa. Estou bastante interessada em lhe responder particularmente, logo que possa fá-lo-ei.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Meu caro Frederico,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Se alguma vez precisar disponho da descendência até à actualidade. E também de alguns ascendentes.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda,
Peço-lhe desculpa se a confundi na última mensagem, mas estava por sua vez a responder às suas notas.
Pois eu descendo do João Guerreiro e da Margarida Gonçalves e portanto do Álvaro Mendes, da Beatriz Simões, João Guterres, Maria Lourenço, João Rodrigues, Catarina Lopes e Simoa Rodrigues.
Quando quiser escrever-me em privado sobre a sua descendência eu responderei com a minha descendência.
E tenho bastante informação sobre a ascendência desta gente. Só espero as suas perguntas.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
Simoa Rodrigues- GENEA
Caro Frederico,
A minha antepassada Simoa Rodrigues era filha deste casal João Guterres e Maria Lourenço, objecto de muitas intervenções neste Forum. Já há algum tempo que propus que o seu nome fosse acrescentado à base de dados mas sem sucesso até agora. A Maria Guterres também era, segunda a sua mensagem, filha daquele casal.
A minha casou com Simão Martins aos 29-07-1680 e com Gregório Guerreiro em Santa Bárbara de Nexe aos 30-07-1685, este sendo meu antepassado e de muitos outros intervenientes neste Forum.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Meu caro Rui Pereira,
Não tenho a certeza se não estou a repetir-me. Se me repetir, peço-lhe desculpa.
Eu tenho Francisco Pinheiro casado com Isabel Luís, que tiveram Pedro Martins nascido em Querença aos 04-12-1652.
Qualquer observação pode ser feita em "Famílias de Querença".
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE: Guterres e Faísca
Caro JLiberato:
Creio que é habitual existir uma certa demora (meses) entre o envio de novas informações para a base de dados do GP e a sua publicação.
Em qualquer caso estou ansioso por ver a tia Simoa na base de dados. :-)
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos:
Consultei de facto a habilitação de Fernando Mendes de Mendonça Varela, e foi assim que obtive as datas de nascimento e casamento, assim como os nomes de alguns bisavós deste FSO e da esposa. No entanto esta consulta foi feita há muito tempo, quando ainda não tinha a noção exacta do parentesco com os meus ramos, e não registei dados de profissões e outros que poderiam ser igualmente importantes.
Não sei se o bisavô Brás Varela, casado com Juliana da Costa, é o mesmo que foi casado com Catarina Fernandes e Leonor Mendes. Não há dúvida de que parece ser da mesma época.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE:Martins Cavaco.
Caro JLiberato
por acaso sabe quem foram os irmãos de manuel Martins Cavaco cc Maria das Dores, bem como os seus filhos?
Estou á procura de ascendentes com os mesmos apelidos.(Martins Cavaco)
Na esperança de uma resposta positiva
Cumprimentos
M.Elisa
Direct link:
RE:Martins Cavaco.
Cara M. Elisa
Neste momento respondo-lhe de Vouliagmeni, 20 km ao Sul de Atenas e num teclado grego...
Nao me parece que tenha os que refere na minha base de dados. De que freguesia eram? Em todo o caso nao sera nos proximos dias que o poderei verificar. Peco-lhe desculpa.
Ate breve
JLiberato
Direct link:
RE:Martins Cavaco.
Caro JLiberato
Compreendo perfeitamente que não ande com a sua base de dados, nas suas constantes deslocações, de qualquer modo agradeço muito, a sua pronta resposta.
Relativamente aos meus Cavacos são o casal João Martins Cavaco cc Teresa Maria ( ambos de Alte) pais de, pelo menos Caetana Maria Cavaco(também de Alte) e que casou com Higino José Guerreiro (de Alvor),filho do alferes de ordenanças Remualdo José Guerreiro e de Isabel Inácia (também de Alvor)
Penso que terão nascido nos finais do século XVIII.
O que me chamou a atenção foi a conjunção dos apelidos Martins Cavaco.
De qualquer modo agradecia que quando lhe for possível verifique se tem o que lhe pedi.
Neste momento estou num impasse relativamente a este casal.
Apresento os meus melhores cumprimentos.
M.Elisa
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas-São Bartolomeu de Messines
Caro Rui Pereira
Ausente algumas semanas,venho agradecer-lhe as suas informações de 3/3.Cumprimentos
A.Correia
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro José Liberato,
Acrescento uma filha ao seguinte casal:
Vicente Fernandes, que casou com Maria Estevens.
Forem moradores no sítio de Alportel, onde tiveram:
II Manuel Fernandes, que casou com Maria Dias, filha de António Martins e de sua mulher Maria Fernandes (Rolo 424, I-1, fl. 26 v.º.);
II BÁRBARA ESTEVENS, que casou com Manuel Afonso nobre, filho de António Correia e de sua mulher Antónia Martins (Rolo 424, I-1, fl. 39);
II Vicente Fernandes, que casou com Bárbara Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e de sua mulher Maria Rica (Rolo 424, I-2. fl. 19).
Foram moradores no sítio de Alportel, onde tiveram:
III Vicente Fernandes, que casou com Maria de Brito, natural do sítio do Serro, e filha de Manuel de Brito e de sua mulher Isabel Martins (Rolo 424, I-4, fl. 64).
II Matias Fernandes, que casou com Domingas Luís (?), natural do sítio de Alportel, e filha de Estevão Nobre e de sua mulher Margarida Rodrigues (Rolo 424, I-2, fl. 34);
II João Dias, que casou com Bárbara Martins, natural do sítio da Campina, e filha de Manuel Martins e de sua mulher Maria Lourença (Rolo 424, I-2, fl. 52 v.º).
Se me permite, passarei a enviar-lhe dados segundo este método, através do qual, com um simples copy past, evito referir-me a outras mensagens, o que, por vezes, se torna muito confuso e demorado.
Um abraço,
Frederico
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Cara Fernanda,
Como pode ver pela mensagem que enviei ao Fernando Ventura Pinto, o Manuel Mendes Pinto, antepassado de sua prima, e o seu homónimo, meu antepassado e do Fernando Venrura Pinto, eram parentes, ambos descendentes do António Mendes Pinto e de sua mulher Maria Guerreira de São José.
Caso necessite de mais algum esclarecimento, continuo, como sempre, ao seu dispôr.
Com os melhores cumprimentos,
Frederico Santos
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico,
Agradeco-lhe o que me enviou. Apanha-me na Grecia com um teclado grego...
Quando regressar, estudarei a mensagem.
JLiberato
Direct link:
RE: Inácio Palermo
Senhor Artur Soares,
Não tenho nas minhas pesquisas Inácio Palermo cc.Maria Bárbara Nogueira Mimoso. Tenho nos séculos XVII e XVIII família Palermo em Estói e século XIX em Loulé. O senhor não referiu localidades nem datas.
Talvez com mais alguns dados possa fazer ligação às famílias que tenho.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Rui Pereira:
Será possível que o casal José Caetano - Ana Maria seja o homónimo casal de antepassados meus, ele filho de Mnuel Rodrigues e Simoa Tavares e ela de Bartolomeu Afonso e Constância da Conceição? Estão aqui no Genea (ponho o José Caetano para referenciar):
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180136
Um abraço,
António Bivar
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Meu Caro Gonçalo:
Será que encontrámos outro parentesco farense? Vê a minha mensagem para o Rui Pereira. Aqui fica a referência do eventual avô comum:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180136
Um abraço,
Tó
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro António Bivar:
Agradeço a sua mensagem, pois não tinha reparado na coincidência de nomes com os seus ascendentes.
Uma vez que há um perfeito ajuste de datas, creio que se trata realmente do mesmo casal.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Caro Rui Pereira
Peço-lhe imensas desculpas por nunca mais lhe ter dado noticias sobre os Figueiredo Mascarenhas...mas dei o "mote" a um descendente mais directo desse ramo. Acontece também que tenho andado noutras pesquisas (as minhas -Cohen, onde fui descobrir um apelido Judicci)mas sempre atenta aos tópicos Mascarenhas/Judices/Olivas. Mas não está esquecido.
Cumpimentos,
Cristina
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Meu Caro:
Assim parece!
Um grande abraço
Gonçalo
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Meu caro frederico,
Muito obrigado por mais esta achega.
Eu tenho ascendentes e descendentes do casal Vicente Fernandes e Maria Estevens. está interessado? Já não me recordo se são seus antepassados.
Desde já adianto algumas datas. O casamento entre Vicente Fernandes e Maria Estevens ocorreu aos 18-11-1665 em São Brás.
Descendo também do casal Manuel Martins e Maria Lourença, ele do Cachoupo, que casaram também em São Brás aos 25-09-1673, através de uma irmã de Bárbara Martins, Leonor Martins.
Um abraço
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Amigo:
Meu trisavô,1-DrJosé António Vasco Mascarenhas, nasceu em S.Pedro,Faro,em 22/1/1854.Filho de :
2-José Soares Mascarenhas,cuja ascendência conheço (parte) e entronca nos Mascarenhas de Castro Marim.ccS.Pedro,Faro,18/12/1851
3-D.Maria Francisca Cavaco (viuva do Capitão José Pedrosa Barreto,com quem casou a 9 /11/1836)filha de
6-António Francisco dos Santos Cavaco
7-Ana Rosa
É a ascendência destes que busco-ainda não consegui o assento do 1º casamento de D.Francisca...e no 2º nem os pais constam,por ser viúva.Tambem não consta a naturalidade,o que muito dificulta a busca.
Será que me pode ajudar?
Cumprimentos,antecipadamente grato
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro António:
Afinal parece haver erro!
A Maria Jacinta,filha de José Caetano e Ana Maria,casa em 1774-logo julgo que o pai não poderia ter morrido em 1724.Julgo igualmente que será irmã de Teresa de Jesus,casada com José Soares,que tenho por filha de JOÂO Caetano e Ana Maria,mas que admito poder ter copiado mal e ser José.Mais admito que o José Caetano,casado com Ana Maria mais não seja que filho do José Caetano casado com Ana de Jesus-pois parece haver dúvida no nome da mulher e portanto haver confusão entre eles. Que te parece?
Um Abraço
Gonçalo
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Gonçalo:
O "meu" José Caetano não morre em 1724; essa é a data do respectivo nascimento! a "minha" Ana Rosa, sua filha, nasce em 1761 e bem poderia ter uma irmã casada 13 anos depois. Revendo os meus apontamentos, afinal tinha o casamento de José Caetano e Ana Maria, a 9/10/1746 em S. Pedro, Faro, e é aí que chamam “Anna Maria de Jesus” à noiva. É curioso assinalar que os padrinhos de Ana Rosa são Guilherme Pitts (?) Parcar e sua tia D. Ana Parcar, pela qual tocou o sobrinho Padre D. (sic) João Pit.s Parcar. Como os Cónegos (? – assinam O Conº e O Cº) Guilherme Parcar e Christóvão Paracr também aparecem a testemunhar o casamento de José Caetano e Ana Maria de Jesus, podemos concluir que esta família de mareantes tinha alguma ligação com os ricos mercadores Parcar de Faro. Quando encontrares os baptismos das tuas Maria Jacinta e Teresa de Jesus, veremos se aparecem mais Parcars!
Um abraço,
Tó
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Gonçalo Calheiros
Infelizmente não posso ajudar muito.
O que tenho do Algarve, e é bastante, é anterior ao século XIX. No século XIX, o que tenho é apenas de Olhão. Trata-se da família Cortez, que já tratei em Tópico.
Mas ficarei atento.
Cumprimentos amigos
JLiberato
Direct link:
RE: Inácio Palermo
Caro Artur
Veja por favor a minha resposta ao confrade Miguel Cabrita Matias, no tópico Palermos de Loulé.
Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas / Júdice Bicker
Cara Cristina Cohen:
Não tem que pedir desculpa.
Eu também estou atento aos tópicos que referiu. Quando lhe for possível adiantar mais informação, aqui estarei para ajudar.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro Gonçalo Calheiros:
Não posso esclarecer a sua dúvida na questão João/José Caetano, mas posso agora acrescentar mais alguns ascendentes ao seu ramo Soares.
Manuel João da Cruz e Bárbara da Conceição Pereira casaram em Tavira (Santa Maria) a 18.07.1740. Manuel era filho de Tomás Soares e Filipa de Gusmão, enquanto Bárbara era filha de Simão de Gusmão e Leonor da Conceição. Todos eram da freguesia de Santa Maria.
Aproveito para lhe chamar a atenção para o recente entroncamento nos nossos ascendentes comuns Mascarenhas de um ramo brasileiro a que pertence o nosso colega (e parente) Ricardo Costa de Oliveira:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=48596&fview=e
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavir
Caro Rui Pereira:
Muitissimo grato!!!
O meu amigo é um verdadeiro maná.
Graças a si tenho avançado imenso os meus costados Algarvios!
Um gratíssimo abraço do parente
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Inácio Palermo
Cara Fernanda Farrajota,
De facto, não referi datas: as minhas desculpas!
Obrigado pela intenção. Não faltarão, de certeza, oportunidades para um intercâmbio de dados.
Os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE: Inácio Palermo
Caríssima Maria Manuela,
Obrigado pelo aviso. Li de relance, vou agora reler com mais cuidado.
Melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Senhor Liberato,
Agradeço me confirme o endereço electrónico. Ontem enviei-lhe a linhagem de meu marido e penso que não a terá recebido. Tenho uma mensagem da netcabo a dizer que falhou.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda,
Tenho estado no Cairo. Só agora regressei a Bruxelas.
jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Senhor Liberato,
Acabei de lhe enviar dados pelo correio electrónico. Agradeço me informe da recepção.
Fernanda
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Senhor Pereira,
Tenho andado um pouco mais ocupada e não tenho podido ocupar-me tanto da genealogia. Vi nesta mensagem que enviou ao senhor Frederico, que faz referência ao alferes Vicente da Ponte e Joana Guerreiro cc.11-04-1711,Loulé, testemunhas de casamento Gaspar Diogo Lobo Pereyra, capitão Sebastião Cabrita, o sargento mor João de Azevedo e Sousa, Manuel Martins Mascarenhas e celebrou o padre Paulo Madeira Raposo. O meu marido é descendente através da filha Josefa Guerreiro cc.António Coelho, de Casas-Loulé.Do casal Vicente da Ponte e Joana Guerreiro tenho os seguintes filhos:
Josefa Guerreiro sem data nascimento
José Guerreiro da Ponte nasc.15 nov 1719-padrinhos batismo: capitão Manuel Rodrigues Guerreiro e sua mulher Margarida ?
Dionísio da Ponte nasc 20 dez 1722 cc.Maria Mendes 19 dez 1755. Não tinha o filho alferes Vicente da Ponte nasc. 15 nov 1719 ? cc.Maria Josefa Coelho. Tudo me leva a crer que esta família será a mesma a que o senhor se refere.
Tendo a mesma data de batismo será que são gémeos ou teria sido lapso meu quando fiz a pesquisa? Agradeço me informe se puder, e se também o senhor e o senhor Frederico têm estes antepassados.
Também não percebi se o Fernando Mendes de Mendonça Varela casou com Rosa Maria Coelho , filha de Alferes Vicente da Ponte e Maria Josefa Coelho.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Soares e Gusmão (Tavira)
Caro Gonçalo Calheiros:
Volto a contactá-lo pois tenho mais alguns dados relativamente aos seus ascendentes de Tavira.
Em primeiro lugar, devo fazer uma correcção à minha mensagem do passado dia 28 de Março. O seu antepassado que eu referi como Simão de Gusmão chamava-se na realidade Simão da Gama.
Simão da Gama e Leonor da Conceição casaram em Tavira (Santiago) a 18.08.1718. Simão era filho de Manuel Gomes e Catarina da Cruz, da freguesia de Santa Maria, enquanto Leonor era filha de Sebastião Lourenço e Domingas Gonçalves, da freguesia de Santiago.
Tomás Soares e Filipa de Gusmão casaram em Tavira (Santiago) a 24.07.1706. Tomás era filho de André Soares e Constança Madeira, da freguesia de Santa Maria, enquanto Filipa era filha de Manuel João da Cruz e Maria Martins da Palma, da freguesia de Santiago.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Cara Fernanda Farrajota:
À sua lista de filhos do Alferes Vicente da Ponte e Joana Guerreiro posso acrescentar mais dois, que são ambos antepassados do Prof. Cavaco Silva (conforme árvore publicada n'"O Independente" de 19.07.1991):
- Agostinho Guerreiro, cas. (Boliqueime 24.11.1754) com Catarina Gonçalves.
- Joana Guerreiro, cas. (Loulé 24.09.1742) com José da Ponte.
Eu não sou descendente do ramo Ponte a que pertencem os dois Vicentes. Por coincidência, descendo sim de outro ramo Ponte, originário de Loulé e que passou depois a Faro. Este ramo provém de João Mestre e Maria da Ponte, nascidos cerca de 1610. Talvez exista parentesco com o ramo acima referido, mas em época muito recuada.
Embora nunca tenha visto o registo de casamento de Vicente da Ponte com Joana Guerreiro, creio que a testemunha que refere como Gaspar Diogo Lobo Pereira será na realidade o Governador (G.or) Diogo Lobo Pereira.
Relativamente aos possíveis gémeos nascidos em 1719, não a posso esclarecer pois não tomei notas detalhadas do registo em questão e portanto não sei se se referia apenas a Vicente ou mencionava algum irmão. Posso referir, porém, que já vi alguns casos um que um registo mencionava as duas crianças baptizadas, assim como outros em que foram feitos dois registos separados.
Quanto ao casamento de Fernando Mendes de Mendonça Varela com Rosa Maria Coelho, eu não sei se ele se realizou. É muito provável que sim. As diligências para apurar a limpeza de sangue da futura esposa de um Familiar do Santo Ofício eram em princípio concluídas antes do casamento e portanto, em regra, a habilitação não fornece prova directa do mesmo. Já encontrei um caso em que o casamento acabou mesmo por não se realizar, mas suponho que se trate de uma situação bastante rara.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Soares e Gusmão (Tavira)
Caro Parente!
Muitíssimo obrigado!
Cumprimentos do
Gonçalo
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caros Maria Manuela Sousa e Frederico Santos:
Gostaria, se fosse possível, que me facultassem informação sobre o casamento de Teresa de Mendonça ( ao que julgo n. de Estoi) com o Tomé Martins Faísca ( que tenho referenciado como Capitão de ordenanças), designadamente os seus ascendentes.
É que, tenho como pais do Cap. Tomé Martins Faísca: o Major Manuel Martins Faísca e Maria Rodrigues.
E como pais de Teresa de Mendonça: Inácio de Sousa ( de Querença) e Maria de Mendonça, de Estoi.
No entanto, noutros tópicos onde se discute aquela linha da família Faísca, aparecem como pais do Cap. Tomé Martins Faísca: o Major Manuel Martins Faísca e D. Isabel Maria, do Vale de Alcaide, Querença.
Ora, trata-se da mesma pessoa? Pessoalmente, julgo que não ! Mas então quem são ?
Será Maria Rodrigues da Freguesia de Salir?
Não consigo fazer a ligação entre D. Isabel Maria e Maria Rodrigues.
Ou será que o Major Manuel Martins Faísca casou em primeiro ligar com Maria Rodrigues e mais tarde com Isabel Maria, fixando, então, residência em Vale de Alcaide ?
Já agora, poder-me-iam indicar quantos foram os filhos do Major Tomé Martins Faísca e de D. Antónia Maria, da Campina de Cima, Loulé. É que tenho conhecimento de apenas 3 e creio que seriam mais.
Os que tenho são:
1- O Alf. Manuel Martins Faísca cc Maria José de Sousa Ramos, originando uma importante linha dos faíscas de Loulé;
2- Antónia Maria cc Manuel Rodrigues ( da Sob. Formosa, Salir), iniciando uma linha dos Faíscas de Salir;
3- O Ten. das milícias Tomé Sousa Faísca (desconheço com quem casou e quem foram os seus descendentes).
Antecipadamente grato pelos eventuais esclarecimentos a prestar, desejo a todos uma muito BOA NOITE.
Cumprimentos.
Júlio Sousa.
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Sr.Rui,
Ainda sobre a família Ponte , gostaria que me facultasse , se possível, a descendência do professor Cavaco.
Tenho mais Pontes na família que não sei se terão alguma ligação ou se terão algum interesse para o senhor.
-Maria da Ponte cc.João de Sousa cas.1730/1740, ambos da Nora dos Velhos-Loulé
-Inácio da Ponte cc.Ignez Netta cas. 27/8/1618-S.Clemente-Loulé
-Maria da Ponte cc.Francisco Barriga, do Bortual-Loulé
-Maria da Ponte cc. Sebastião Rodrigues -Gilvarzinho-S.Clemente-Loulé
Pelo que tenho observado, tanto o senhor como outros participantes neste fórum,
têm muita informação sobre famílias algarvias, sendo assim gostaria de saber se por acaso alguma vez encontrou um casamento de Lourenço Martins e Ana Vicente por volta de 1700, ou o nascimento de Domingos filho deste casal. O Domingos Martins casou 7 março de 1734 com Maria da Ponte. Este Domingos é só referenciado como Dgos Martins sendo Dgos Martins Farrajota. Os padres omitiam sempre o apelido Farrajota até fins do século XIX, eram os Farrajota ao assinarem que acrescentavam o apelido. Parece não ser alcunha porque sei que alguém informou a família de terem sido navegadores na época dos descobrimentos. Em Loulé não encontrei mais do que este casamento, penso que eles terão origem noutra zona.
Muito obrigada pela atenção.
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Minha Senhora
Como vem aqui referido pessoas de apelido-PONTE ,tenho um JOão dos Santos cc Maria Josefa, do Barrocal, freg. de São Bartolomeu de Messines e esta filha de Domingos da PONTE e de Maria da Conceição, ambos de Paderne .
Tenho interesse familiar em saber a ascendência deste Domingos da Ponte e de s. mr.
Também conheço o proc. p/FSO de António Guerreiro da Ponte, de Querença(TT).
São apontamentos soltos, talvez de pouca valia, mas não devem ficar ao canto da gaveta, pois nunca se sabe... podem ser úteis.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos,
Tem alguma informação disponível sobre este Alferes António Dias da Costa? Ou sobre outros elementos da família Dias da Costa?
No caso do ramo que me interessa (Capitão Luis Dias da Costa e Tenente Manuel Dias da Costa, de Alvor com raízes em Monchique) os dados de que disponho estão em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=60403
Cumprimentos,
JValdeira
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
01-06-2004
Cara Fernanda Farrajota:
Infelizmente, não disponho de qualquer informação relativa às pessoas que referiu de apelido Ponte ou a Domingos Martins Farrajota e seus familiares.
A ligação do Prof. Cavaco Silva aos dois filhos do Alferes Vicente da Ponte estabelece-se pelas linhas seguintes, de acordo com a árvore genealógica anteriormente citada:
1. Alf. Vicente da Ponte c. c. (Loulé 22.04.1711) Joana Guerreiro. Filho:
2. Agostinho Guerreiro c. c. (Boliqueime 24.11.1754) Catarina Gonçalves, sua prima. Filho:
3. Alf. Francisco Guerreiro c. c. Catarina Cavaco. Filha:
4. Inácia Cavaco c. c. (Boliqueime 16.05.1804) Rafael Rodrigues. Filha:
5. Maria Jacinta c. c. (Boliqueime 28.03.1826) José Martins Pacheco. Filho:
6. Manuel Martins Cavaco c. c. (Boliqueime 22.06.1853) Maria das Dores. Filho:
7. Manuel Martins Cavaco, proprietário, n. Boliqueime 17.10.1858, c. c. Inácia Gomes, n. Boliqueime 16.03.1858. Filho:
8. Joaquim Martins Cavaco, n. Boliqueime 01.12.1878, c. c. (Boliqueime 21.01.1908) Rosa da Conceição, n. Boliqueime 11.12.1886. Filha:
9. Maria do Nascimento Cavaco, n. Maritenda (Boliqueime) 27.12.1912, c. c. (Boliqueime 04.03.1935) Teodoro Gonçalves Silva, n. Maritenda 30.08.1912. Filho:
10. Aníbal António Cavaco Silva, n. Fonte (Boliqueime) 15.07.1939.
1. Alf. Vicente da Ponte c. c. (Loulé 22.04.1711) Joana Guerreiro. Filha:
2. Joana Guerreiro c. c. (Loulé 24.09.1742) José da Ponte. Filha:
3. Maria Guerreiro c. c. (Loulé 02.02.1768) José Martins Mogo. Filho:
4. José Martins Mogo c. c. Ana Guerreiro. Filho:
5. José Martins Mogo c. c. (Boliqueime 17.06.1835) Maria de Sousa. Filho:
6. António Martins Mogo, proprietário, c. c. Jacinta da Conceição. Filha:
7. Rosa da Conceição, n. Boliqueime 11.12.1886, c. c. (Boliqueime 21.01.1908) Joaquim Martins Cavaco, n. Boliqueime 01.12.1878. Filha:
8. Maria do Nascimento Cavaco, n. Maritenda (Boliqueime) 27.12.1912, c. c. (Boliqueime 04.03.1935) Teodoro Gonçalves Silva, n. Maritenda 30.08.1912. Filho:
9. Aníbal António Cavaco Silva, n. Fonte (Boliqueime) 15.07.1939.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Caro Senhor Rafael,
Lamento informá-lo que não tenho na minha base de dados algum Domingos da Ponte. Tenho um António Guerreiro da Ponte cc.Maria Mendes, de Loulé.
Verifico que o senhor tem muitos dados sobre o Alentejo e Algarve.
Ando a tentar saber a origem da família Farrajota. O último registo que consegui foi em 7 março 1734, do casamento de Domingos Martins (Farrajota) e Maria da Ponte., Vale Telheiro-Loulé. Ele filho de Lourenço Martins e Ana Vicente.
Há na família a ideia que descendem de navegadores. Se por acaso o senhor souber algo agradecia informação.
No tópico Ramos familiares li o nome de Pedro Correia de Barros, capitão-mar e guerra, de Loulé, penso pertencer à família de meu marido, Correia é o apelido da bisavó paterna e Barros o apelido do marido bisavô. Foi sempre uma família básicamente militar. Se tiver os nomes dos avós deste senhor gostaria de conhecê-los.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Cara Fernanda Farrajota
Os dados que refere recolhi-os na "Algarviana" do dr. Lyster Franco. Vou ver se lhos envio esta tarde, a não ser que nada possa adiantar mais do que coloquei no tópioco mencionado. Mas irei ver.
Agradeço que me trate por Rafael, é mais prático e não sou ainda muito velho :-)
Não leve a mal o m/tom de brincadeira. Aliàs recordo-me de uma mensagem que me enviou como resposta, aqui no Fórum e que achei muito simpática.
Sobre os meus conhecimentos de famílias alentejanas e algarvias, penso ser mais aparente que real; todavia, modéstia à parte ,tenho enviado muita informação sobre este assunto e também me têm enviado verdadeiros mimos genealógicos ( que não posso e devo mencionar aqui sem autorização dos autores)e vão continuando, de vez em quando também por mails. Alguns dados recebidos, por enquanto, não se "encaixam" ainda devidamente na minha ascendência, e outros estão em standby para estudo. Contudo peço sempre mais e mais, porque em genealogia nada é demais ( até rima, mas é verdade). Conto com a sua ajuda, quando precisar e o mesmo para si do que eu possa enviar.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Cara Fernanda Farrajota
Transcrevo do 1.º vol. de "Algarviana" de Mário Lyster Franco:
PEDRO CORREIA DE BARROS -Oficial da Armada e governador ultramarino, nascido em Loulé a 20.6.1911, filho de Manuel Guerreiro de Barros e de Joaquina Correia Dourado e falecido em Lisboa a 21.2.1969.Assentou praça como aspirante em 1929 e quando faleceu era capitão-de-mar-e-guerra.Possuia o Curso Superior Naval de Guerra e es+ecializara-se em aviação..
Serviu em diferentes cargos , em cABO verde,Guiné e Angola e foi PrES. DO rEAL sENADO e Gov. de Macau (agora este àparte meu- é interessante que o general Rocha Vieira , foi o último governador de Macau, é tb.algarvio e os apelidos de famílias alg. bem conhecidas, é tb. da família -Grade ). Continuando: ,etc. etc. e por último foi Gov.-Geral de Moçambique. Enfim, um algarvio ilustre a todos os títulos, de que a família se deve orgulhar.
E já que estamos a falar de BARROS algarvios ,segue JOSÉ RICARDO JÚDICE SAMORA,nasceu em Albufeira a 3.3.1887. Foi poeta e pintor. Filho de José Ricardo de Sousa Barros , de Loulé e de Maria Quitéria Júdice Samora Barros, de Albufeira. Ainda se matriculou na faculdade de Direito de Coimbra, mas depois na Escola Superior de Belas Artes descobriu a sua vocação. e foi prof. na Escola Industrial e Comercial de Silves.Deixou muitas obras e e colaborou em muitas publicações. Está representado em muitos museus, sobretudo em óleos.Vem a propósito referir que os Samoras foi famª principal de Albufeira, em tempos recuados.
Espero ter tido alguma utilidade.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
P.scpt.: como estou a tentar fazer um tombo genealógico no tópico-Ramos familiares ( que de facto, não são todos do mesmo tronco, como coloquei, mas ficou.) irei colocar este LINK também lá, uma vez que é uma informação minha e refere uma pessoa de apelido-GUERREIRO -Manuel Guerreiro de Barros pai de pEDRO cORREIA DE bARROS, que por consequência é também-Guerreiro.
Se se me permitir,há mensagens vossas que tratam ,ou ao menos referirão uma ou outra pessoa de apelido -Guerreiro- por isso, colocaria os respectivos Links no tópico referido, embora gostasse mais e fosse conveniente, como autora deles, os colocasse lá.
RC
Direct link:
Correia-Barros de Loulé
Caro Rafael,
Mais uma vez agradeço a informação. O Pedro Correia de Barros penso que será o mesmo que tenho como padrinho duma familiar nascida em 1953 em Moçambique,onde o pai era governador da província da Zambézia. Estou a tentar falar com ela telefónicamente para me dar mais alguma informação, penso que pouco me poderá adiantar. O pai dela também de Loulé e da marinha. Estou convencida que este Pedro faz parte dos descendentes dos mesmos Barros do meu marido.
Quanto ao José Ricardo Júdice Samora é capaz de ser neto do capitão José Ricardo de Sousa Faísca e Ana Rosa de Barros que têm os mesmos antepassados de meu marido.
Na família Barros há casamentos com Guerreiros, não posso precisar agora quem, será uma questão de consultar os meus dados se estiver interessado.
Gostaria de saber se nesse primeiro volume de Mário Lyster Franco haverá alguma referência ao Dr. João Batista de Barros cc. Joaquina Rosa Luzia-da Sé-Lisboa e ao Dr.Pedro José de Barros que não consigo descobrir a descendência.
Este último talvez tivesse ficado por Coimbra, onde estudou. Há ainda o Dr.João Batista de Barros Contreiras nasc. 15 out 1818 também desconheço descendentes. Na família há uma tradição de José Pedro ou Pedro José.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Cara Fernanda
A "Algarviana "1.º vol. de uma obra que seria rica de informação, vai de A-B-desde Abdiel, o Algarvio a Jerónimo Negrão Buisel. Parece ter sido o único vol. publicado, pelo menos do meu conhecimento, e seria um manancial de informação se alguma editora levasse a cabo tal publicação.
Tenho ainda FRANCISCO JOSÉ DE BARROS, oficial do exército e de Loulé com asc. também em Vinhais.
E o Padre JOÃO CRISÓSTOMO DE FREITAS BARROS ,também de Loulé.
Logo desenvolverei isto que é importante em dados familiares, mas tenho os olhos demasiado cansados.
Sobre-Guerreiros-interessa-me tudo. Foi "amor " à primeira vista e desde então ( e já lá vão muitos anos) a chama mantém-se acesa.Sobre TUDO que se refira a famílias ou a pessoas deste apelido ,ou que não o usando o tiveram seus antepassados.
Ficarei por aqui pela causa apontada e continuarei logo que possível. É um aborrecimento para quem espera e para quem deseja enviar boas notícias. Mas terá de haver um pouco de paciência, que não é das minhas virtudes.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Caro Rafael,
Penso que o Francisco José de Barros-tenente , de Loulé ,nasc. 25 mai 1788, a que se refere é um tio-trisavô cc.D.Francisca Teresa de Lima, de Faro. Irmão do trisavô capitão José Pedro de Barros, do Dr. João Batista de Barros e do Dr. Pedro José de Barros a quem já me referi anteriormente. Quanto ao Padre João Crisóstomo de Freitas Barros, não o tenho na minha base de dados. Estas pesquisas já têm um certo tempo e na altura sou capaz de não ter tomado nota. Tenho outros dois padres Manuel José de Barros e Francisco José de Barros, estes penso que serão da família visto que têm o nome José.
D.Maria Francisca de Barros , filha do Tenente Francisco José de Barros casou pela 1ª. vez com António Guerreiro Mathias filho de Mathias Guerreiro e Joaquina Teresa, neto paterno de Caetano Guerreiro e Maria Teresa. Sobre a ascendencia do tenente a Vinhais desconheço, tendo ele toda a ascendência de meu marido, é toda de Loulé. Pode este Francisco José de Barros não ser o mesmo .
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Cara Fernanda
Continuando:
FRANCISCO JOSÉ DE BARROS-Oficial do´Exército e filho de outro do mesmo nome e de LAURINDA DA ASSUNÇÃO FRIAS DE BARROS,oriunda de Vinhais.
Ele morreu no psto de coronel nat. da freg. de São Clemente-Loulé. (12.9-1880 +
em Lx. a 31.12.1960)Tomou parte na Grande Guerra,em França sendo capitão e foi feito prisioneiro pelos alemães na batalha de 9.4.1918. Depois do armistício reformou-se como major e fixou res. em Lisboa. Publicou algumas obras sobre a sua vivência na Grande Guerra.
Padre JOÃO CRISÓSTOMO DE FREITAS BARROS -sac. e esc. * Loulé 27.3.1883 e +
em Lx. a 29.11.1958.Filho de J´~AO LUÍS FERREIRA BARROS ,solicitador e de MARIA DO PILAR FREITAS DE BARROS ,ambos de Loulé (?).
Exerceu o sac.º em Taviara. Loulé e Porches, com o padre Joaquim António Vieira, pár.º em Estômbar fundou o pequeno semanário -Boa Nova- rel.º a Porches e Estômbar.Foi enérgico na defesa dos seus ideais monárquicos que lhe valeu muitas perseguiçoes e exilou-se em Espanha e França.Foi secretário particular e amigo de infância do Cardeal Mendes Belo e tb. foi capelão da Condessa de Burnay e da Casa Palmela.Teve grande actividade do seu múnus pastoral e foi pár, da freg. de São Mamede-Lisboa e em terrenos adq. à Casa Fontalva constriu o colégio da Soc, de Inst, de São Mamede,etc. e criou o excelente boletim "A Voz de São Mamede".O cardeal-Ptriarca D.Manuel Gonçalves Cerejeira quis transferi-lo para a nova paróquia de Nossa Senhora d Fátima, mas os seus fregueses não consentiram pela estima que lhe tinham Foi Monsenhor e Camareiro Secreto de Sua Santidade e cónego da Sé de Lisboa.Publicou muitas obras, cujo n.º e títulos é impraticável aqui mencionar.
.Jaz em jazigo de família, em Loulé.
Espero que estas informaões lhe sejam úteios ,porque tive muito gosto em lhas enviar. E não se esqueça de me enviar o que sabe sobre os seus e de outros-Guerreiros.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Caro Rafael,
Vou tomar nota destes Barros que me enviou. O primeiro deve ser descendente do tenente Francisco José de Barros, mas como ainda não há microfilmes a partir de 1878 , não posso por enquanto confirmar. O segundo tudo me leva a crer que será neto materno de João Batista de Barros cc. Maria Luzia Carolina de Freitas e paterno de João Luiz Pilar cc. Ana Francisca de Barros. Nesta família há muitos casamentos entre primos e tios. Mas como no caso anterior só poderei confirmar quando os novos microfilmes estiverem à disposição.
A Maria Luzia Carolina de Freitas é filha de Francisco Guerreiro Estaço e Maria da Conceição, neta de Ignacio Estaço e Rita de Jesus. Como o senhor é especialista nas famílias Guerreiro, por acaso tem este Francisco Guerreiro Estaço. Penso que ele é descendente do Bartolomeu Mendes-alferes e Maria Guerreira. O pai Ignacio Estaço ele Guerreiro Estaço, penso que tem mesmo ligação. Mais uma vez lhe peço ajuda se tiver algum dado.
Tenho o Francisco Guerreiro Farrajota cc.Maria Vitória, 11/8/1858, ele filho Luís Guerreiro e Ignacia da Conceição Farrajota, neto paterno de Francisco Guerreiro e Maria Josefa do Monte.Ela de Manuel Guerreiro da Ponte e Maria d'Assunção, neta paterna de José da Ponte e Maria Guerreiro (não sei se estes têm ligação com a família alferes Vicente da Ponte e Maria Joana Guerreiro).
Tenho mais Guerreiros que lhe irei fornecendo lentamente para não confundir muito.
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Caros Srs
Tenho alguma coisa sobre Pedro Correia de Barros,talvez por ser ainda da familia:
Nasceu em 29/6/1911,em Loulé,na rua da Cadeia,(S.Clemente),residencia de seus
pais,Miguel Guerreiro de Barros,nascido em 1878 no sitio do Poço Novo(S.Clemente),Loulé,filho de António Guerreiro de Barros e de Joaquina Vasques de Barros,naturais do referido sitio do Poço Novo,e Joaquina Correia Dourado,nascida em 1880 na freguesia da Luz,concelho de Tavira,filha de José Correia de Mendonça Dourado e de Maria da Conceição Nobre Correia,naturais da freguesia de Moncarapacho.
Casou em Lisboa,com Maria Fortunata Madeira,em 10/3/1930 e faleceu também
em Lisboa em 21/2/1968.
Assentou praça na Marinha,em 1/10/1929,como Aspirante.Concluiu em 1932 o curso como Guarda-Marinha,e em 1934 foi promovido a 2ºTenente.Em 1937 era considerado especializado como piloto observador militar de hidro-aviões,sendo nomeado instrutor da Escola de Aviação Almirante Gago Coutinho,cargo que exerceu até 1939.
Foi então colocado para servir na Aviação Naval de Macau,passando a Comandante do Centro de Aviação Naval de Macau em 1941.
Foi Presidente do Leal Senado,em 1943.
Em 1848 já estava regressado a Lisboa,na Comissão Técnica da Aeronautica Militar,e em 1949 frequentou o Curso Geral Naval de Guerra.
Em Agosto de 1954 exerceu as funções de Secretário Provincial de Moçambique.
Em 8/3/1957 foi-lhe dado posse como Governador de Macau,pelo ministro do Ultramar,Prof.Raul Ventura.
Tinha então o posto de Capitão de Mar e Guerra.Entre as várias condecorações, tinha a Ordem da Torre e Espada (1956) e a Ordem do Império (1961).
O referido José Correia de Mendonça Dourado era filho de meu bisavô Manuel Correa Dourado,de Moncarapacho.
A propósito ocorre-me pedir ajuda sobre estes Dourados:
Dos meus,o mais antigo que conheço é Gabriel Afonso casado por volta de 1670 com Maria Dourada,naturais de S.Brás de Alportel ,pais de Maria Dourada casada com Marcos Correa,de Sto Estevão-Tavira,e de Gabriel Afonso casado em 1690 com Maria Viegas,em S.Brás.
Agradeço a quem me puder ajudar!
Sobre os Ponte,de S.Brás,tenho Manuel Roiz Ponte casado com Joana Simoens,por cerca de 1670.
Cumprimentos
A.Correia
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Senhor Correia,
Esta sua informação sobre Pedro Correia de Barros confirma a ligação à família de meu marido. Aliás eu tenho-o nos meus dados como padrinho duma prima de meu marido. Os compadres ambos da marinha, eram amigos, segundo informação da minha prima que ficou de pedir informações à nora, visto que a viúva já é bastante idosa.
A Joaquina Vasques de Barros tenho-a como Joaquina Rosa Vasco de Barros, um dos antepassados era Vasco e alguns dos descendentes usam o nome Vasco. Foram dispensados no 2º e 3º grau de parentesco. Penso que a minha prima não conseguirá tanta informação como a que o senhor tem. Todos os antepassados Barros de Pedro Correia de Barros tenho conhecimento deles até encontrar mais, a pesquisa nunca acaba.
Tenho como filhos de António Guerreiro de Barros e Joaquina Rosa Vasco de Barros: António,José, Maria,D.Francisca, Francisco e Joaquim. Só tenho o casamento de D.Francisca do Carmo Guerreiro de Barros cc.Manuel Joaquim Afonso, 4/5/1892. Não tenho mais nenhuma descendência, se o senhor tiver e me quiser fornecer agradeço.
Quanto à família Dourado também tenho o Pedro Annes Dourado cc.Maria? Gonçalves por volta de 1670 , o filho Domingos Martins cc. Margarida Gonçalves a 4/5/1693-Loulé. Outro Francisco Mendes Dourado cc.Isabel de Sousa- 1720/Loulé e não tenho encontrado ligações, certamente que vieram doutras zonas.
Obrigada pela informação e os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Cara Fernanda Farrajota
De facto, embora no registo de nascimento figure Joaquina Vasques de Barros,alguém acrescentou por cima de Vasques a palavra Vasco.Trata-se pois da mesma pessoa.
Não sei se o Pedro Correia de Barros teve descendencia.Agradeço-lhe a sua informação quando a obtiver.
Da familia Barros não tenho nada mais.
Os meus cumprimentos
A.Correia
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Senhor Correia,
A minha prima ficou de contactar com a família Pedro Correia de Barros. Ela referiu-se a um filho já falecido. Logo que tiver notícias informo-o.
Tenho Maria de Sousa Dourado cc. capitão Francisco Palermo Faria, de Estói por volta de 1770. Estou convencida que a família Dourado será a mesma.
Também tenho vários familiares Ponte mas sem ligação.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos
Relativamente à sua mensagem acima, gostaria de saber se tem alguma informação disponível sobre este Alferes António Dias da Costa, ou sobre outros elementos da família Dias da Costa.
O meu pedido vem no seguimento do pedido já feito em 31.5 pelo confrade Jorge Valdeira, que como eu se encontra interessado nesta família.
De momento estamos num impasso nas nossas pesquisas devido à falta de paroquiais em Alvor, por isso toda a informação é benvinda
Na espectativa de notícias suas
os meus cumprimentos
M.Elisa
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Cara Fernanda,
Não sei se porventura já pus estes elementos no Forum. Desculpe-me a repetição se for o caso.
Sobre Pontes no Algarve tenho o seguinte:
-Capitão Rodrigo da Ponte foi padrinho de casamento dos meus antepassados João Guerreiro e Margarida Gonçalves aos 28-02-1718 em São Clemente de Loulé
-Gonçalo da Ponte foi o primeiro marido da minha antepassada Catarina Lopes que casou com o meu antepassado João Rodrigues aos 01-09-1697 em São Clemente de Loulé. Nunca encontrei aquele primeiro casamento que, aliás, me interessa muito.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Ponte, de Loulé
Caro Sr.Liberato,
Não tenho a data de casamento do Gonçalo da Ponte, de Clareanes cc.Catarina Lopez.Tenho o de João Rodrigues assim como o senhor. João filho de Domingos Gonçalves Reis e Margarida Gonçalves, das Corgas-S.Clemente-Loulé. A filiação da Catarina Lopez não tenho, por isso também me interessa muito o cas. com o Gonçalo da Ponte.
Quem descobrir primeiro avisa, os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:Martins Cavaco.
Cara M.Elisa
Não leve a mal nunca mais ter dito nada sobre alguns assuntos que nos interessam sobre- Martins Cavaco e tb. Gurterres (destes pouco sei ), além de outros a eles ligados. Mas quando não tenho muito para informar ou perguntar, vou adiando e só costumo abusar, é verdade, apenas com quem tenho confiança ou conhecimento pessoal para tal. Tenciono, com o risco de me repetir pedir-lhe algumas informação, brevemente, que embora não me digam directamente respeito poderão estar relacionadas com colaterais ou parentes por afinidade, e por estes chegar a outros consanguíneos; uma coisa puxa a outra.
Mas, seja aqui ou por mail, gostarei da sua ajuda e informações; tanto mais que é possível encontrarmos ainda algum parentesco. Costumo dizer a quem tenho liberdade para isso: não se cansem em dar-me notícias, pois nunca se sabe as surpresas depois recebidas.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
Gonçalo da Ponte
Cara Fernanda,
De facto, gostava muito de encontrar o casamento Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes, ocorrido antes de 1697. Porventura casaram nalguma freguesia limítrofe.
Alguém saberá se a aldeia de Clarianes se situa próximo de outra freguesia? Poderia ser uma pista.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Caro Senhor Liberato,
Segundo o meu marido Clareanes é um sítio do concelho de Loulé.
Pode ser que neste fórum alguém encontre o casamento do Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes.
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Cara Fernanda,
Isso sei.
É mesmo da freguesia de São Clemente, sede do concelho. A minha pergunta é se a aldeia seria vizinha de outra freguesia. Penso que a freguesia/concelho mais próximo será São Brás de Alportel. O que constitui uma pista alternativa.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Senhor Liberato,
Ainda sobre o João Guterres e Maria Lourenço. Meu marido tal como o senhor descende da Simoa Rodrigues . Descende também do filho João Batista Guterres cc.Beatriz Varela. Deste casal tenho mais dois filhos a Maria Guterres cc.Ant.Rodrigues Ignacio 26/10/1682 , segundo com Manuel Martins Cabrita 9/12/1705 e o Manuel Guterres cc. Francisca da Costa 25/1702. Haverá mais filhos deste casal?
Quem são os descendentes do casal Teodoro Gonçalves da Silva e Maria do Nascimento Cavaco, além do professor?
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Cara Fernanda,
Como estou em Lisboa fui hoje à Torre do Tombo procurar o nosso casal Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes em São Brás de Alportel.
Não encontrei (vi entre 1677 e 1697).
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: p/JLiberato
Caro JLiberato
Foi o que estava mais à mão para comunicar consigo, porque lhe enviei em anexo ao e-mail um ficheiro para a direcção -europarl- etc. e gostaria que mo confirmasse.
Um abraço do Rafael Carvalho
Direct link:
RE: p/JLiberato
Caro Rafael Carvalho,
Muito obrigado.
O e-mail chegou. O anexo é que estou com dificuldade em abrir. Talvez seja da curiosidade...
Mas em Bruxelas na próxima semana talvez seja mais fácil do que à distância.
Vim por uns dias para votar e para fazer umas visitas à Torre do Tombo.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE:p/JLiberato
Caro JLiberato
Como tenho dois endereços seus com "europarl" desconheço o que usa actualmente.
Rafael Carvalho
Envio o meu end.º caso queira comunicar comigo por mail. octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Direct link:
RE:p/JLiberato
O ficheiro é grande. Mas pode haver dificuldade em abri-lo pela formatação em que vai. Mas espero que o consiga, para ter uma visão panorâmica da resp.ª Árvore.
Uma boa noite.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Caro José Liberato:
A Freguesia de Querença ( Conc. Loulé) é a mais próxima do Sítio de Clareanes. Aliás, logo a seguir a Clareanes ( direcção Norte), começa a freguesia de Querença.
Portanto, será uma boa pista procurar nesta Freguesia.
Cumprimentos.
Júlio Sousa.
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Caro Júlio Sousa,
Muito obrigado pela sugestão. Vou ver Querença.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Caro Senhor Liberato,
Tenho um casamento duns familiares que precisava de confirmar a ascendência (D.Ana Rosa de Barros cc. capitão José Ricardo Faísca, filha de Mathias Mendes Vieira e Bárbara de Sousa, neta paterna de Manuel Mendes Estaço e Beatriz Vieira de Barros), a Beatriz está ligada ao alferes Pedro Affonso Pires de Barros e a Leonor Rodrigues Soares Adains, agora não sei se será filha ou neta. Tenho uma Beatriz , filha deste casal, casada com Luís Gonçalves Cabrita 23/2/1717.
Gostaria de saber se na sua base de dados tem algum Manuel Mendes Estaço cc.Beatriz Vieira de Barros.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Fernanda,
Para não sobrecarregar mais este tópico respondo em "Famílias de São Clemente de Loulé"
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael Carvalho
Tenho muito prazer em deixar aqui no Forúm esta mensagem, porque ela trata essencialmente de uma ligação genealógica que se deu na minha terra entre duas famílias muito importantes na época.
Trata-se do casamento de D. Serafina Izidora de Castro e Mello com D. Francisco Maldonado.
D.Serafina Guerreiro, como assim era conhecida na Vila de Panoyas, nasceu nesta mesma terra, onde foi baptizada a 25 de Abril de 1672, filha de Luís de Mesquitta e Castro e de D. Sebastiana Josefa de Mello, teve como padrinho de baptismo o seu avô materno Manuel Vaz Preto e como madrinha a sua prima D. Maria de Sotto-Mayor Leitão, casada com seu tio materno Lourenço Vaz Pretto Monteiro. Recebeu o nome de Serafina, em homenagem a sua avó paterna, Serafina Guerreiro, falecida no dia de Endoenças de 1641. A cerimónia do baptismo foi realizada na Igreja Matriz de S. Pedro e esteve a cargo do Doutor Prior João Correia de Brito.
Passados dezanove anos, no dia 9 de Setembro de 1691, segundo domingo desse mês,cerca das cinco horas da tarde, D. Serafina Guerreiro a neta Antão Vaz, casa-se por procuração com D. Francisco Maldonado, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. Casamento realizado por despacho do Reverendíssimo Cabido da Cidade de Évora, tendo sido feitas as respectivas diligências pelos seus procuradores,sendo Juiz de casamentos o Dr. Miguel Gomes de Pinharanda da cidade de Évora e escrivão Francisco Teixeira Monteiro. A cerimónia apesar de não se darem as benções, devido à ausência do noivo por não poder estar presente devido motivos e assuntos de Estado, esteve muito concorrida com muito povo presente.
Foram testemunhas o pai da noiva, Luís de Mesquitta e Castro, o juíz da Vila, Mateus Coutinho Cansado, o capitão da Ordenanças da Vila, João Figueira Miguens e o escrivão da Câmara Luís da Costa.O Prior Gaspar Guerreiro Cavaleiro foi o responsável pela cerimónia religiosa.
Este casamento é a prova de como os Maldonados de Lisboa descendem dos Guerreiros, só que por qualquer motivo ignorado sempre omitiram o apelido Guerreiro nos seus nomes. Também D. Serafina Guerreiro como assim era chamada na Vila que a viu nascer, aquando do casamento com D.Francisco Maldonado, alterou o seu nome para Serafina Izidora de Castro e Mello
Dom Francisco Maldonado era fidalgo da Casa Real e vedor da Chancelaria, filho de Dom Sebastião Maldonado, a quem El-Rei D. João IV concedera o tratamento do Dom a 13 de Dezembro de 1659, e de Violante Cortez.
Do casamento de D.Serafina com D. Francisco Maldonado, nasceu D. Miguel Maldonado de cuja ilustre geração ascendem e pertencem os Viscondes de Manique do Intendente. Em 1829, o seu bisneto D.Miguel José da Câmara Maldonado, era ainda proprietário no concelho de Panoyas das herdades da Búgia, Cabreira de Baixo, Macorados, Penilhos da Horta e Quinta Nova, todas elas contíguas, compreendendo uma área de 400 ha aproximadamente.
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Mais um Guerreiro a acrescentar a lista dos ilustres e notáveis do Ramo dos Guerreiros.
Um abraço
Zé Maria
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Zé Maria
O que o meu amigo tem colocado sobre ramos familiares de algumas linhas dos - Guerreiros (históricos) são informações muito valiosas e muitos delas inéditas, tanto mais que, como complemento; acrescenta outras notícias relacionadas imprescindíveis para se aquilatar da importância desta família, corroborando com os conhecimentos que tem nesta matéria o que eu sempre julguei e talvez tivesse sido considerado exagerado, embora eu funamentasse sempre esse juizo nas fontes documentais existentes, tb. na tradição familiar e no que é evidente ainda hoje.
Vou enviar-lhe o meu mail, porque cheguei há pouco, e tenho de sair daqui a pouco e ainda vou enviar outra msg..
Lembrei-me telefonar-lhe, o pior é que "nem é preciso dar-me corda" entusiasmo-me e nunca mais me lembro de parar, o que é o menos, o defeito que tenho é que por querer abarcar logo muitos assuntos no mesmo telefonema, acabo por vezes, de perder o essencial.
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt
Um abraço do amigo reconhecido.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Zé Maria
Na msg. que enviei à nossa confrade Fatynha, no final deixava uma pergnta , se existiria uma herdade chamada -Marvão-no concelho de Ourique. Como conhece essas herdades todas aí da região pode ser que não fosse engano do padre no óbito . A não ser que quisesse escrever -Garvão-porque para ser MARVÃO ( e que maravilha de paisagem!), acho tal localidade muito longe para Manuel de Goes lá ter ido, a não ser em negócios, pois desta minha gente, alguns tiveram essa "vocação" com bom proveito.
Há pouco brinquei um pouco consigo, foi exagero a expressão empregada, podem telefonar à vontade, porque só me alongo quando sou eu a telefonar e não quando recebo telefonemas.
Mas que sabor teria a vida para mim, se já não tivesse vontade e capacidade de brincar ?!,de vez em quando, pois que já não sou nenhum jovem.
Vá dando notícias destas bem recheadas.
O amigo.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael Carvalho
Quero aqui e agora, quando este tópico atinge as 200 mensagens, felicitá-lo pelo seu excelente labour em prol da genealogia. Não é qualquer tópico que atinge este bonito numero de participações.
Sobre a herdade denominada de Marvão no concelho de Ourique, já a tinha lido e deixou-me deveras curioso! Mas não exclua a hipotese de ser mesmo Marvão, porque nos registos paroquiais de Panoyas, já lá encontrei algures, pessoas que estão ligadas aquela bonita Vila raiana que naquela altura assistiam militarmente á sua guarnição.
Um abraço
Zé Maria
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael Carvalho
Sobre a existência de uma herdade denominada de Marvão no antigo concelho de Ourique, não disponho de provas documentais. Poderá ter sido uma decifiente leitura paleográfica do documento em causa, no entanto pondere nos seguintes topónimos:
San Varão
Corvão
Gosão
Malhão
Marchicão
Valgarvão
Gavião
Pero Durão
Beirão
Cordovão
Almarjão
Pode ser que algum destes topónimos se adapte e seja a chave.
Um abraço, do
Zé Maria
Direct link:
RE: Recordações a propósito de São Barão.
Caro Zé Maria
É natural que seja um dos topónimos referidos, terei de pensar no assunto e relacioná-lo.
Contudo, ao ler São Varão, a que chamávamos São Barão ( se for o mesmo ), lembro-me de ir à ermida deste Santo que os meus pais seriam devotos, certamente por tradição familiar do lado de minha avó paterna, porque a asc.ª da Beira do meu avô pat.º e do Algarve de minha mãe não "puxasse" muito pelo Alentejo. E fomos como era hábito (e tinha de ser ) de cavalaria. Tenho a imagem de minha Mãe ir montada numa égua pigarça que tínhamos e quando se aparelhava esta égua ou outra cavalgadura para as viagens, usava-se uma cadeira própria onde minha mãe ia sentada. Ia sempre connosco alguém ao nosso serviço para tratar dos animais e olhar por nós.
Tudo isto sobre São Barão é porque me lembro da ermida estar em ruinas ( eu devia ter os meus 4 ou 5 anos ) e fui pesado a telhas. Foi uma promessa e o meu peso em telhas reverteu a favor do Santo, para pagamento de alguma graça concedida, que desconheço qual fosse ( mas o Santo não devia ter lucrado muito com o meu peso ) e essa oblação talvez para a reconstrução da ermida ou costume que se perdeu na memória dos tempos.
Aqui fica este apontamento e pena tenho eu de não poder contar outras peripécias a propósito, mas como já tenho lido no Fórum algumas censuras, embora veladas, quando tratamos de certos assuntos que consideram ( consideram...eu não )marginais à genealogia evito o mais possível, por isso estas informações não são única e exclusivamente para minha satisfação pessoal ou "armar-me ...", mas dar a conhecer hábitos e costumes desconhecidos de muitos, porque presumo não lhes desagradar conhecerem-nos. É isso e nada mais e porque não ofendem ninguèm.
Um abraço, do
Rafael
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Cara Fernanda,
Procurei o casamento entre Gonçalo da Ponte e Catarina Lopes em São Brás de Alportel (entre 1677 e 1697) e não encontrei. Tentei Querença mas há um salto entre 1659 e 1719 no livro de casamentos. Pode aliás tratar-se da razão porque não encontramos o referido casamento.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Rafael
Confirmo a existência de um lugar no concelho de Ourique com a denominação actual de Marvão mas ainda não consegui saber a sua localização exacta.
Uma boa viagem.
São os votos amigos,do
Zé Maria
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos,
Poderá confirmar:
Baltazar Annes c/c Maria Madeira (S.B. de Nexe - 01-07-1722), filhos de, respectivamente, Domingos Martins Cabrita e de Inês da Costa e de Martinho Lourenço e Catarina Madeira (padrinhos, Francisco Nunes Cabrita e Belchior Rodrigues), Baltazar Annes, será irmão do seu Manuel Martins Cabrita?
Cumprimentos,
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Martins Cabrita, Guterres, Vaz, Afonso
Caro Frederico Santos,
em adenda a mensagem anterior verifico que Domingos Martins Cabrita casado com Inêz da Costa, aparece-me também como Domingos Martins Carneiro.
Cumprimentos
J. Cabecinha
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Caro Senhor Correia:
Fiquei de lhe dar a descendência de Pedro Correia de Barros, até agora ainda não me forneceram quaisquer dados. Entretanto, falei com a minha prima que ficou de contactar a família, e ela informou-me que a viúva tinha falecido há umas 4 semanas. Na conversa ela disse-me que a viúva não se chamaria Fortunata Madeira como o senhor me indicou. Será que ele casou duas vezes? Os padrinhos da irmã desta prima são Pedro Correia de Barros e Maria Emília. Se tiver conhecimento agradeço me informe. Vou também aguardando notícias desta prima para depois o poder informar. Sobre a sua família Dourado, tem alguma ligação à família Dourado, de Loulé?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Cara Fernanda Farrajota
Não disponho de outros dados sobre o casamento de Pedro Correia de Barros.
O 1º foi de certeza com Maria Fortunata Madeira.Poderá ter casado 2ªvez. Porém atenção que ele faleceu em 1968.
Quanto aos meus Dourados,provém de Maria Dourada casada com Gabriel Afonso,por volta de 1650,ambos de S.Brás de Alportel ,pais de Maria Dourada casada com Marcos Correa Franca.
Meus cumprimentos
A.Correia
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Caro Senhor Liberato:
Como lhe referi há dias, encontrei mais uma filha do João Rodrigues e Catarina Lopez. Pediu-me, na altura, a data de casamento, hoje encontrei o casamento. Marcos Pires filho de António Pires e Maria Dias, cc. Domingas Lopez filha de João Rodrigues e Catarina Lopez, 30 set.1731, testemunhas Nuno Mascarenhas Peçanha, Manuel Mendes Caeyro,Manuel Rodrigues e Francisco Martins, de Clareanes.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Gonçalo da Ponte
Cara Fernanda,
Muito obrigado pelas informações.
O casamento Marcos Pires com Domingas Lopes teve lugar aonde?
Não tem a data de nascimento da Domingas Lopes?
Cumprimentos amigos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Simoa Rodrigues c.c Simão Martins
Caro JLiberato
Encontrei há um tempo o seguinte registo a fls 46v:
Domingos, filho de Simão Martins e Simoa Rodrigues, moradores nos Gorjões, nascido a 27.02.1684 e baptizado em Sta Barbara de Nexe a 05.03.1684.
Padrinhos: Cap. António Mendes de Brito, da vila de Loulé e Barbara Correia, solteira, filha de António Afonso Nobre, dos Gorjões
Padre: Sebastião Faria Peçanha
Cumprimentos
Susana Rilhó Gama
Direct link:
RE: Simoa Rodrigues c.c Simão Martins
Cara Susana,
Tenho andado um pouco arredada das pesquisas, só dou uma vista de olhos ao fórum. Obrigada por mais esta informação sobre o filho Domingos do Simão Martins e da Bárbara filha do António Afonso Nobre.
Cumprimentos,
Fernanda Farrajota
Direct link:
RE: Simoa Rodrigues c.c Simão Martins
Cara Susana,
Informação muito interessante. Não quer incluí-la na base de dados do GENEA?
Grande parte da descendência do outro casamento de Simoa Rodrigues (do qual eu descendo) tem sido introduzida por mim. Mas o dado que descobriu valorizaria a base de dados.
Não deixe de continuar a contribuir.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas
Direct link:
RE: Simoa Rodrigues c.c Simão Martins
Caro José Liberato
Já dei conhecimento ao Genea do filho Domingos através da proposta de correcção da página de Simão Martins, agora é só esperar.
Bom fim-de-semana
Cumprimentos
Susana
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara Sra. Da. Fernanda Farrajota,
Permita-me, Exma. Sra., de saudá-la e colocar a seguinte pergunta:
tem conhecimento de alguma relação do ramo Gago, com a família Gago de Beja e/ou Castro Verde (Gago/Guerreiro )?
Agradecendo, Da. Fernanda Farrajota, a sua resposta
Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara
Fernanda Farrajota
Sobre a familia Palermo teria dados sobre a descendencia de: Teodoro Palermo Nascido no Algarve casado com Maria Francisca Campos nascida em Olhão. Tiveram um filho de nome: Armando de Campos Palermo, nascido no Algarve.
Com os melhores cumprimentos
Filomena Balsemão
Direct link:
RE: Cavacos - Rodrigues Guerreiro -,etc.
Caro Octávio Carvalho.
Consegui,com a colaboração preciosa do ADF,avançar um pouco na ascendência. Vou colocar aqui os ascendentes que consegui, para ver se se cruzam com algo que já tenha investigado:A-Gonçalo Martins,viuvo de Josefa Mª,casa em Faro a 27/12/1711 com Maria da Ponte, filha de João da Ponte e de Catarina ?Frz?. B-Mathias Marim, italiano, filho de José Batista e Anna Maria,casa em Faro, 16/1/1704 com Maria da Cruz, filha de Manuel Ruiz e Catarina Frz. António dos Santos, mareante, filho de Manuel Luiz e Mª dos Santos, casa em Faro com Mª da Natividade, filha de? e Sebastiana Pereira.Ainda, o sargento João Rodrigues Pires, natural de S.Brás, filho do capitão Manuel Viegas e de Girmaneza Fernandes, casa em 8/1071742 com Tereza de Jesus, fiha do atrás Mathias Marim
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: ascendentes de Faro
Caro Gonçalo Calheiros:
Cá estou de novo para o informar de novos encontros entre as nossas pesquisas.
Manuel Rodrigues e Catarina Fernandes, pais da sua Maria da Cruz, deverão ser os que casaram na Sé de Faro a 23.07.1685. Manuel Rodrigues era filho de Francisco Rodrigues e Isabel Rodrigues. Catarina Fernandes, baptizada a 18.11.1668 na Sé de Faro, era filha de António João, tanoeiro, e Guiomar Gil.
Catarina Fernandes enviuvou e voltou a casar na Sé de Faro a 11.03.1699 com Simão Ribeiro, latoeiro, filho do Padre Jorge Colaço de Sarre e de Maria da Costa. Deste segundo casamento descende a família Colaço de Tânger, cujo apelido vem exactamente daqui (veja o livro de Jorge Forjaz "Os Colaço - Uma família portuguesa em Tânger"), e também Fernando Pessoa, que era quinto neto de Catarina Fernandes, como poderá ver num artigo de que sou co-autor, publicado no n. 19 da revista "Raízes & Memórias" (2003) - o mesmo em que saiu o artigo sobre os Sousa Belicarte.
Quanto a Manuel Luís e Maria dos Santos, posso informar que tiveram uma filha, Maria dos Santos, que casou a 03.01.1700 em São Pedro (Faro) com Mateus Correia, filho de João Correia e Maria dos Santos. Não conheço descendência deste ramo. Mateus Correia era irmão de uma antepassada minha, Beatriz Correia... que curiosamente é também antepassada de Fernando Pessoa por uma linha sem qualquer relação com os Colaços acima referidos, e que foi incluída num estudo de que sou co-autor, a publicar brevemente.
Uma abraço do parente,
Rui Pereira
Direct link:
RE: ascendentes de Faro
Caro parente Rui Pereira
O meu caro amigo continua a ser um manancial de informações!Imensamente grato.
A minha esperança era tambem que alguem tivesse informação sobre os Ponte que refiro...
Curiosamente ácerca do Capitão Manuel Viegas cc com Guiomar Gonçalves,vem um casal no Genea, mas não serão os mesmos pois julgo que os meus serão 50/70 anos mais novos...mas é curiosa a coincidência...
Um abraço do parente
Gonçalo Calheiros
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Cara Cristina Cohen
Espero que se encontre bem. Desejo~lhe um Natal agradável e um Ano NOVO cheio do que mais desejar.
Com amizade
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: Figueiredo Mascarenhas- de São Bartolomeu de Messi
Caro Rafael Carvalho,
Agradeço-lhe do fundo do coração os votos enviados. Desejo-le igualmente, um Santo e Feliz Natal e um 2007 cheio de Paz, Saúde e o que mais desejar.
Gostei imenso de o reler, eu é que por motivos de doença, pouco "mexo" no pc. Mas com calma cá voltarei.
Aproveito para desejar a todos os confrades, Santo Natal e um 2007 cheio de alegrias e saúde.
Cristina
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
eu sei q já passaram muitos anos depois da ultima postagem no tópico Figueiredo Mascarenhas-São Bartolomeu de Messines.
Mas uma vez que lá perguntam sobre a família Barros, e falam da minha familia, nao pude evitar colocar aqui algo!
Francisco José de Barros , meu tio-avô (correcto, que andou na 1a guerra mundial, e até escreveu um livro dessas memórias) tinha 2irmãos, João Batista de Barros e José Francisco Frias de Barros, meu avô!
Dos 3 irmãos apenas o meu avô teve filhos com a sua mulher, Dorila, sendo eles Francisco José Frias de Barros (nascido em 1926) e Arlete Frias de Barros,2 anos mais velha.
O meu pai é Francisco José Frias de Barros! A minha tia, Arlete Frias de Barros, casou-se com António dos Santos Capela Júnior,já falecido, também ele de Faro, se não estou em erro. Ambos tiveram 3 filhos e muitos netos e bisnetos! essa parte da família tem toda o apelido Capela, naturalmente.
Direct link:
RE: Correia-Barros de Loulé
Cara Silvi
Recordar é viver.E a Genealogia tb. se socorre de informações , um pouco à margem, acerca da pessoas e famílias, que lhe dão vida.
Lembro-me da LIvraria Capela, em Faro e depois a outra, que ficava perto do começo da avenida do Liceu (agora, não sei o nome da avenida; aliàs, há modificações que me desorientam muito).Esta(a outra) livraria, moderna, atraia a gente jovem e o proprietário Senhor Capela, pessoa de fino trato, de quem me recordo muito bem ( já lá vão mais de 50 anos).
Como curiosidade recordo que me facilitou a compra da minha 1ªmáquina fotográfica, que custou 50 escudos, salvo erro, paga a prestações, o que prova tb. ser uma pessoa compreeensiva,confiando num estudante de pouco dinheiro.Ainda tenho fotografias a preto e branco dessa máquina.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
RE: ascendentes de Faro
Caro Rui Pereira
Descobri,na TT, o casamento do Cap. Manul Viegas(Souto?, Sousa?) com Guiomar Gonçalves, em S.Bartolomeu, em 19/1/1701.Ele filho de Brás Viegas,já defunto e de Catarina de (Sousa?) e ela de João Roiz e Bárbara Miz, casados pelope Domingos Martins Faísca,e do coadjutor Bartolomeu Miz (Frota??), e pe Martinho Gago Guerreiro.
Cumprimentos
Direct link:
RE: ascendentes de Faro
Caro Gonçalo Calheiros:
Muito obrigado pela sua informação.
O casal Manuel Viegas / Guiomar Gonçalves que se encontra na base de dados é da minha ascendência, mas são de Olhão e não conheço ligação com as pessoas que indica.
O Padre Domingos Martins Faísca é certamente parente dos meus ascendentes Martins Faísca, mas até ao momento não o consegui entroncar.
Refere o local do casamento como S. Bartolomeu. Trata-se de São Bartolomeu de Messines ou de outra localidade?
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: ascendentes de Faro
Caro Amigo
É efectivamente S.Bartolomeu de Messines.
Cumprimentos
G.Calheiros
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Cara confrade
A sua mensagem já tem três anos mas uma vez que já andou a pesquisar Contreiras, será que tem alguma coisa de Contreiras de Messejana?
Obrigado,
Luís Filipe de Brito Silveira Nobre Contreiras
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Boa tarde.
Venho de ler este topico e crei que temos antepassados comues.
Pesso ajuda se poder.
28 Francisco Tavares (Bomba) (S.P)
29 Maria da Trindade (S.P)
56 Joaquim José Caétano (Joaquim Tavares)(Joaquim Francisco Tavares) (S.P)
57 Maria Efigénia (Faro)
58 Cristovào Machado (Faro)
59 Ana do Carmo (S.P)
112 José Caétano (Sé)
113 Ana Maria ( Ana de Jésus ) (Sé)
114 Joào Martins (Sào Bras)
115 Maria Rosa (F)
116 Incognito
117 Incognito
118 Francisco Fernandes (F)
119 Maria da Conceiçào (F)
224 Manuel Rodrigues (F)
225 Simoà Tavares (F)
226 Bartolomeu Affonso (F)
227 Constança da Conceiçào (F)
228 Domingos Martins (Sào Bras)
229 Clara Viegas (?)
230 Manuel de Sousa (Loulé)
231 Joana de Sousa (Pechào)
456 Joào Martins (Porto ??)
457 Maria Rodrigues (?)
458 José Viegas (?)
459 Isabel Rodrigues (?)
460 Manuel de Sousa (Loulé)
461 Gracia Maria (Loulé)
462 Critovào Martins (Pechào)
463 Maria de Sousa (Pechào)
912 Joào Francisco (?)
913 Maria Joào (?)
28 Francisco Tavares cc (S.P)23/7/1826 Maria Trindade
filhos: José (José Antonio)n.12/10/1828 S.P
Gertrudes c.1837
Manuel dos Santos Toma c.1846 (meu antepassado)cc6/2/1881 S.P
com Maria Rita
56 Joaquim José Caétano cc S.P 22/6/1802 M. Efigénia
filhos : José (dos Reis)n.15/1/1809 S.P
112 José Caétano n.Sé 21/8/1724 cc.9/10/1746 (favor comunicarme ref.dos documentos) com Ana Maria c.1730 Sé
Filhos :José Caétano cc 20/5/1777 S.P Maria Magdalena
Ana Rosa c.1761 cc.25/12/1781 com Sébastiào da Fonseca
Maria Jacinta do Nacimento cc Manuel Mascarenha
Joaquim Caétano 56 (meu antepassado)
114 Joào Martins cc Maria Rosa
filhos :Suzana da Rosa cc José Viera Mascarenha (estoi)
Maria Efigénia 57 (minha antepassada)
224 Manuel Rodrigues cc Simoà Tavares
filhos : Caétano José cc S.P 17/9/1759 Maria Josefa
José Caétano 112 (meu antepassado)
226 Bartolomeu cc Simoà tavares
228 Domingos Martins cc Clara Viegas
Filhos : Joào Martins 114 (meu antepassado)
suponho!! Manuel Martins Galego
José Martins Galégo
230 Manuel de sousa cc S.P 18/9/1760 Joana de Sousa viuva de Antonio Lopes
456 Joào Martins cc Maria Rodrigues
458 José Viegas cc Isabel Rodrigues
460 Manuel de Sousa cc Gracia Maria (Loulé)
462 Cristovào Martins cc Maria de Sousa (Pechào!!)
Sào os dados que tenho.Nào sei se estào toudos certos.
Obrigado.
Cumprimentos.
H.dos Santos
r
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Caro H. dos Santos:
Muito obrigado pelas informações. Eu sou 7º neto de José Caetano e Ana Maria de Jesus e pelos vistos o confrade é 5º neto (será assim?). Todos os dados que tenho acerca desta linha estão aqui na base de dados do Geneall. Quanto às referências dos documentos relativos aos baptismos e casamentos dos nossos antepassados comuns, infelizmente apenas tenho fotocópias dos assentos paroquiais correspondentes mas não tomei nota das cotas dos livros nem se conseguem ver os números de páginas nas fotocópias que obtive (na época em que fiz esta investigação ainda não me lembrava sempre de recolher estas informações, muitas vezes por falta de tempo), mas com as datas e freguesias é muito fácil encontrar os livros no Arquivo Distrital de Faro, pelo que essas informações não são de facto indispensáveis.
Com os melhores cumprimentos do parente,
António Bivar
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Boa tarde,
Queria agradecer a sua resposta.
Pois lamento,mais nào consigo,abrir a minha base de dados........por encuanto.
Nào sei porque!
Estive a ler um topico relativo,ao casamento de José Caétano e Ana Maria......em que fala de uma familia Parcar!!........Posse ter alguma explicaçào!
Desculpe incomodar com todas estas preguntas..........nào sei quem sào estas familias mercadoras de Faro.
Nunca ouvi falar,.........he que os taies ,registros de baptisos.deiram alguma coisa!
Desculpe os meus erros.........pois nunca estudei o portugues.
Agradeço por todas as informaçoes que podere me dar por enquanto.
Cumprimentos
Huguette dos Santos
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Chère Huguette:
Si vous préférez on peut se correspondre en français, car c'est un peu ma deuxième langue maternelle, puisque j'ai fait l'instruction primaire au Lycée Français de Lisbonne et plus tard j' ai étudié pendant quatre ans à Paris. Sur la famille Parcar ou Pitts Parcar je n'ai pas beaucoup d' informations; je sais qu'il s'agissait d'une famille de riches commerçants établie à Faro au XVIIIème siècle, d'origine anglaise (le nom serait "Parker", à l'origine). Leur prestige social était si élevé qu'on les traitait de "Dom", titre qui était si exclusif au Portugal, mais qui était plus facilement donné aux étrangers, peut-être à cause de l'éxemple des espagnols, qui en avaient un usage beacoup plus généralisé.
Amicalement,
António Bivar
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Bonjour
Merci pour vos explications.
C'est parfait ...........finalement .........j'ai "frappé à la bonne porte"..........je pourrai ,vous contacter plus facilement,dorénavant, pour d'autres renseignements relatifs à cette branche.
Je ne suis pas au Portugal ,et j'ai rarement la possibilité d'aller aux archives de Faro.
Encore merci.
Cordialement.
H. dos Santos
Merci encore.
H.Dos Santos
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Bonjour,
C'est en français que je vous écris.......c'est plus pratique pour moi.
J'ai profité de quelques jours au Portugal pour aller aux archives.
J'ai trouvé à S Pedro:
- Une dizaine d'enfants de José Caétano et de Ana Maria.
- Quelques mariages,de ces mêmes enfants.
- 2 autres frères de José Caétano (RB de leurs enfants).
Je mettrai ces données sur le forum,dès que j'en aurai la possibilité........internet.
Cependant je n'ai pas trouvé les RB de la Sé: de José Caétano (21.8.1724),ni de Ana Maria (1730).
Les registres sont en très mauvais état.Et à ces dates.....Rien.
Pourrais-je,avoir des copies de vos copies!
Ou peut-être plus de précision!
Je vous remercie par avance.
H.Dos Santos
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Chère Huguette:
Merci pour votre message qui m'a permis de corriger une erreur ancienne! En effet, en regardant la photocopie de l'acte de naissance de José Caetano j'ai remarqué que le baptême a eu lieu à S. Pedro et non pas à la Sé! Voici la transcription:
«Aos vinte e oito dias do Mez de Agosto de Mil e Sette Centos e Vinte e quatro anos Nesta Ig.a Matriz de S.m P.o Baptizei e pus os S.tos oleos a Joseph q nasceo em Vinte e hum do mesmo Mes f.o de Manoel Roiz e de Sua m.r Simoa Tavares naturais desta Cid.e Eavido do pr.o Matr.o da p.te de ambos; foraõ Padr.os Bernd.o Fran.co e Magd Mis [?] dons.la de q. fis este termo q. aSignei
O P.or Bar.meu Roiz Vazq. [à margem: Jozeph f.o de M.el Roiz e de Simoa Tav.res]».
Malheureusement j'avais introduit dans mon logiciel de génealogie la Sé comme lieu du baptême, ce qui a été transmis à la BD du Geneall...
Je n'ai pas trouvé l'acte de naissance de Ana Maria; la date 1730 est un calcul automatique de la BD du Geneall et ne correspond à aucun document.
Saluts amicaux,
António Bivar
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Bonjour,
Je dois dire que cette erreur m'arrange.........
Je pense pouvoir trouver le reste de la lignée sur S.Pedro.
Je vois que les parrains sont Bernardo,Francisco et Magdalena Martins.
Sur les RB des petits enfants de (1)Manuel Rodrigues et Simoà Tavares,les parents sont:
- Bernardo (et Bernardo Francisco sur un autre RB)cc Maria da Fonseca
- Mateus(ou Manuel de Souza) cc Ana Maria
- Caétano José cc Maria Josefa en 1739
Je donnerai plus de précisions ultérieurement car je n'ai pas les documents actuellement.
Cependant une question!
Est ce : Bernardo et Francisco ,ou, Bernardo Francisco........le parrain serait peut-être son frère ainé!!!simple supposition,mais qui pourrait aider dans les dates de mariage et de naissances des grands parents (1).
Je vous ennuie peut-être,mais j'avance si difficilement........que le moindre détail m'intéresse.
Merci et bonne journée.
H.dos Santos
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
C'est encore moi......il faut lire 1759.
Désolée pour l'erreur.
H.DS
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Bonjour,
C'est bien "Bernardo Francisco" (Francisco tien lieu de nom de famille...). Vous ne m'ennuyez point! tout au contraire. Moi-même je suis féru de détails!
Bonne journée!
António
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Bonjour,
Merci pour ces précisions.
Dès que possible, je mettrai mes données en ligne.
Je vous souhaite un bon dimanche.
H.dos Santos
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Bom dia,
Estou de volta.
Em relaçào a familia :José Caétano e Ana Maria tenho alguns dados.
Nasceram e casaram em S.P.(jà visto).
Tiveram:
JOSE :B.17.3.1748 Padrinhos : Guilherme Parcar e Felicia!!!!!
cc Maria Magdalena 25.5.1777
Tiveram :Antonio Tavares(6°filho) (B.10.8.1816) cc 8.1.1800 Ana Ritta
Tiveram:Maria Victor
AMARO :B.31.5.1752 Padrinhos:Amaro Coelho e sua mulher BrittesJosepha
da Fonseca
ANA :N.8.8.1754 Padrinhos:Sebastiào Alberto Dyonisio E Felicia Mimosa!!!
JOSE :B.21.11.1756 Padrinhos: Pedro Pittes Parcar
MARIA :B.30.12.1759 Padrinhos:Francisco Manuel Galvào e Teresa Jacinta
Maria Galvào
cc 6.6.1774 Manuel Mascarenhas
ANA :B.25.1.1761 Padrinhos: Guilher Pittes Parcar e sua filha!!D.Ana
Parcar, e padre D.Joào Pittes Parcar
cc 25.11.1781 Sebastiào Fonseca
Tiveram:
Francisco Tavares da Fonseca cc 1.11.1813 Ana Maria
Sebastiào da Fonseca cc Maria Teresa
ELIAS :B.5.2.1763 Padrinhos:Manuel Pittes Parcar E sua irmà D.Ana e
Jose Pittes Parcar
JOAQUIM : B.13.1.1765 Padrinhos:!!!
(meus antepassados)
o Joaquim José Caétano cc 22.6.1802 Maria Efigenia
Tiveram:
Francisco Tavares cc23.7.1826 Maria da Trindade
(Machado)
José(dos Reis)15.11809 cc 4.5.1851 Ana Victoria.
VICTORIA : B. 21.2.1767 Padrinhos :Guilhermo Pittes Parcar e Joào Pittes Parcar
TERESA : B.29.10.1768 Padrinhos Manuel Viegas!! e sua filha Maria do Rosario
cc 30.8.1778 José Soares
TODOS estes de dados sào de S.P FARO
Nào consegui encontrar o RB de Ana Maria..............mais encontrei irmoes em S.P.
Logo ponho no topico outro dia.
Tive algumas dificuldades para ler...........mas penso que tudo esta pouco mais o menos.
Dificuldades tambem,com as abreviaçoes :Vaz,Miz,Roiz ,Gliz ...............etc Viegas,Martins,Rodrigues,Gonçalves!!!!!!!!!!!!!!!nào sei.
Podrei ter ajuda!!Obrigada
Obrigada .
Cumprimentos.
H.dos Santos
Direct link:
RE: Mascarenhas (Faro/Castro Marim), Soares (Tavira)
Boa tarde!
Só agora vi a sua mensagem, pois estive fora. Muito obrigado por todas as informações; parece-me que as leituras estão muito bem feitas; apenas me pergunto se "Maria Victor" (filha de José, primogénito de José Caetano) não será antes "Maria Victoria". Quanto a "Vaz" também não me parece abreviatura de "Viegas"; Vaz é patronímico de "Vasco", pelo que poderá não ser abreviatura. Haverá algum motivo para acreditar que neste caso é abreviatura e não o apelido patronímico "Vaz"?
Cumprimentos,
António Bivar
Direct link:
RE: Correia Dourado - Tavira e ????
Caro confrade A. Correia,
stou fazendo um pequeno levantamento genealógico, por causa de um ramo colateral da família, para presentear uma sobrinha-neta que nasceu agora. A família materna é do Algarve.
Como me parece bastante sabedro destas famílias venho colocar-lhe a seguinte questão, para a qual agradeço o favor de disponibilixzar os seus conhecimentos.
Então tenho a certa altura, que:
1 . uma senhora Maria Isabel Correia Teixeira, é filha de
2. Joaquim do nascimento Teixeira, e de
3. Maria da Conceição Correia Dourado, * ca. 1873, e neta de
4. José Correa Mendonça Dourado e de
5. Maria da Conceição Palermo, e bisneta de
.
.
8. Manuel Correa Dourado, * 16/10/1814, e de
9. Josefa da Conceição, e trineta de
.
.
.
16. João Correia Dourado, e de
17. Maria da Conceição
Ora acontece que tenho um assento de casamento de Joaquim Correia Dourado, com Maria da Conceição, em 13/05/1868, em que aparece como filho legítimo de João Correia Dourado e de Maria da Luz, naturais da Luz de Tavira.
Não consigo encaixar este casal, a menos que tenha havido 2 casamentos daquele João Correia Dourado, ou haja um outro João Correia Dourado?
Poderá ajudar-me nesta questão?
Por sua vez gostava de entroncar o casal acima referido na sua mensagem:
- Joaquina Correia Dourado,nascida em 1880 na freguesia da Luz,concelho de Tavira,filha de José Correia de Mendonça Dourado e de Maria da Conceição Nobre Correia,naturais da freguesia de Moncarapacho.
com esta restante família, o que não consigo fazer, por os nomes não coincidirem exactamente.
Será que também me pode ajudar nesta?
Desde já grata pela sua atenção,
Maria Isabel
Direct link:
RE: Correia Dourado - Tavira e ????
Maria Isabel
Relativamente à sua mensagem peço-lhe o favor de me contactar a partir do próximo dia 11 para: acapacorreiaarrobasapopontopt.
É possivel?
Meus cumprimentos
A.Correa
Direct link:
Correia Soares - Tavira
Caro A.Correa
Procuro informações sobre "Correa" de Tavira. Mais própriamente do meu trisavô António Correa Pontes Soares que nasceu em Tavira, casado com Maria Jacyntha de Magalhães, natural de Setubal. A unica data que até aqui consegui, foi a do casamento da filha do casal(minha bisavó), Maria Henriqueta de Magalhães Pontes, em 1901, e que nasceu em Vila Real de Stº António.
Se eventualmente algum confrade tiver alguma informação sobre este casal, ficaria muito agradecida.
Cumprimentos,
Maria Lança
Direct link:
RE:mais -Rodrigues Guerreiro e afins.
Gostava de deixar uma mensagem ao Sr. Gonçalo Calheiros que já deixou comentários neste fórum, por ter estado a pesquisar sobre o Sr.José António Vasco Mascarenhas e ser seu trisavô, eu tenho em posse um livro que está assinado pelo seu avô, foi adquirido num alfarrabista em Faro há alguns anos. Se tiver interesse em ver o livro em causa entre em contacto.
ReplyDirect link:
Mascarenhas - Castro Marim - Vila Real de Santo Antonio
Caro Rui Pereira,
Sou ainda descendente dos Mascarenhas (sem Figueirido) de Castro Marim e de Vila Real de Santo Antonio.
Consultei os registos destas duas cidades para completar a minha ascendência e tomo a liberdade de lhes transmitir o fruto de minha pesquisa que è a seguinte e que tive a ver com a descendência do segundo casamento de Antonio Mascarenhas, viuvo de Catarina Martins, com Maria Gomes:
1. Manuel Mascarenhas c. c. Beatriz Jorge, naturais de Castro Marim. Filho:
https://geneall.net/pt/nome/1062809/antonio-mascarenhas/
2. Antonio Mascarenhas (n. Castro Marim, circa 1660), segundo casamento el 07.01.1716 em Castro Marim com Maria Gomes (n. Castro Marim, filha de Manuel Francisco Gomes e Anna Nunnes). Filhos do segundo casamento:
https://geneall.net/pt/nome/3972224/joao-mascarenhas/
3. Joao Mascarenhas (n. Castro Marim, 19.04.1717), c. c. Catarina Gomes. Filho:
3. Josefa Mascarenhas (n. Castro Marim, 19.04.1719),
https://geneall.net/pt/nome/3974234/joao-mascarenhas/
4. Joao Mascarenhas (n. Castro Marim, 22.03.1746), casamento el 07.09.1781 em Castro Marim com Maria Dos Reis. Filho:
5. Manuel Mascarenhas (n. Castro Marim, 13.12.1787), casamento em Vila Real de Santo Antonio com Maria do Carmo. Filho:
6. Paulo Mascarenhas (n. Vila Real de Santo Antonio, 10.06.1809) casamento em Vila Real de Santo Antonio com Rosa Maria Sallas. Filho:
https://geneall.net/pt/nome/3981483/manuel-mascarenhas-junior/
7. Manuel Mascarenhas Junior (n. Vila Real de Santo Antonio, 17.03.1839), casamento em Vila Real de Santo Antonio el 23.08.1866 com Dona Maria Francisca Domingues (n. Castro Marim, 1844). Filhos:
8. Paulo Domingues Mascarenhas
8. Manuel Domingues Mascarenhas (n. Vila Real de Santo Antonio, 02.12.1873), casamento em Vila Real de Santo Antonio com Dona Francisca Barreira Tenorio (n. Villanueva de los Castillejos, Huelva). Filho:
9. Joao Barreira Mascarenhas (n. Vila Real de Santo Antonio, 21.02.1906), casamento em Vila Real de Santo Antonio com Isabel de Medeiros Aguiar (n. Vila Real de Santo Antonio, 29.03.1917). Filho:
10. Germano de Aguiar Mascarenhas (n. Vila Real de Santo Antonio, 27.05.1946), casamento com Renée-Paule Lavagna-Ciais (n. Monaco, 29.11.1949). Filho :
11 Stéphane Jean Mascarenhas (n. Monaco, 09.02.1971).
Esclareço que faltam aqui muitos membros desta descendência.
Descobri que Manuel Mascarenhas Junior e Paulo Domingues Mascarenhas eram escrivão, tabelião e depois notarios em Vila Real de Santo Antonio.
Se encontram também no Arquivo Distrital de Faro livros do cartorio notarial de Vila Real de Santo Antonio elaborados pelo outro Manuel Mascarenhas Junior em 1791, Joaquim Barão Mascarenhas entre 1811 e 1827, Paulo Mascarenhas entre 1855 e 1865.
https://digitarq.adfar.arquivos.pt/results?t=Mascarenhas+vila+real+de+santo+antonio+&s=UnitDateInitial&sd=False
Suponho que trata-se da mesma familia ma não tenho a certeza.
Meu avo Joao Barreira Mascarenhas perdeu os pais muito jovem e não tenho nenhuma informação sobre a sua família.
Estou à procura da revista "Raízes & Memórias" n°19 em que são tratados alguns membros desta família Mascarenhas de Castro Marim onde espero encontrar informações interessantes.
Já encontrou alguma informaçãos complementares sobre as origines dos Mascarenhas de Castro Marim antes da geração de Manuel Mascarenhas e Catarino Gomes ?
https://geneall.net/pt/nome/115162/manuel-mascarenhas/
Quais eram as actividades profissionais o cargos desta familia? Podem ter una relação com el Ordem de Cristo em Castro Marim?
Acredita que esta familia tenha uma ligação com a familia Mascarenhas do libro “Familias nobres do Algarve” de Sanchez de Baena?
Desculpe-me todas estas perguntas mas tenho muita curiosidade.
Com os melhores cumprimentos,
Stéphane Mascarenhas
e-mail : mascarenhas.stephane@wanadoo.fr
Direct link:
Mascarenhas - Castro Marim
Caro Stéphane,
Muito obrigado pela sua interessante mensagem, cujos dados penso serem quase totalmente novos para mim.
Começando pelas famílias Mascarenhas, com e sem Figueiredo: são duas famílias diferentes. Por coincidência eu descendo de ambas. O que está da sua ascendência na base de dados do Geneall fui eu que enviei há quase 20 anos.
Os Figueiredo Mascarenhas já eram gente importante em Faro por volta de 1600, e chegaram a Castro Marim pelo casamento em 1696 de D. Luísa Maria de Figueiredo Mascarenhas com Francisco Martins Coelho, filho herdeiro de um morgado que era então o homem mais rico da vila. Para épocas anteriores, como infelizmente vim a descobrir, tudo o que está no livro "Famílias Nobres do Algarve" é para esquecer. Trata-se de uma versão muito "revista e aumentada" de uns dados soltos que estão numa genealogia feita no século XVIII e que está na Biblioteca da Ajuda.
Os Mascarenhas de Castro Marim, meus e seus antepassados, têm origem modesta embora não lhes faltem descendentes ilustres. Os primeiros eram principalmente marinheiros e pescadores. Nada se sabe para trás de Manuel Mascarenhas e Beatriz Jorge, embora haja gente a pesquisar o assunto há quase um século. A partir do século XVIII vários ramos da família subiram na vida, como vejo que também aconteceu no seu. No meu caso, descendo deles por D. Catarina Cândida Mascarenhas, mulher do morgado Manuel Joaquim Nogueira Mimoso, este descendente 2 vezes dos Martins Coelho e 3 vezes dos Figueiredo Mascarenhas devido aos casamentos que houve entre primos.
O artigo da R&M 19 foi escrito por um parente nosso, João Baptista Malta, e chama-se "A Família Sousa Belicarte, de Castro Marim". Menciona os nossos antepassados Mascarenhas mais antigos mas não dá detalhes da descendência do seu lado, nem do meu. Aliás, foi por causa da publicação deste artigo que eu depois vim a conhecer o autor.
Deixo-lhe o meu contacto se quiser trocar mais informação por e-mail: rmfrp@hotmail.com.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Dec 2024, 23:01