Família Vilhena, de Casas Novas
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Família Vilhena, de Casas Novas
Agradeço informações sobre a história desta família
ReplyDirect link:
RE: Família Vilhena, de Casas Novas
Casas Novas, onde?
Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira
Direct link:
Caro JNT
Se procura informações detalhadas sobre os descendentes do 1º morgado de Casas Novas, em Redondelo, em Chaves, bem como do irmão do 1º morgado, o P.e Jósé Alvares Calvão, deverá consultar a revista Raizes e Memórias n.ºs 10 e 11.
Cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
Cara Cristina
Se preciar de alguma informação precisa constante dessas revistas, estarei ao dispor.
Cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade. "Passeando" pelo forum descobri (nº 321, de Vasco Jácome)a direcção da livraria que tem a dita revista. Assim, vou pedir os números 10 e 11 à cobrança.
Cumprimentos
Cristina Vilhena
Direct link:
Cara Cristina Vilhena
Pelos vistos já descobriu o outro tópico relacionado com Casas Novas.
Assim, resta-me acrescentar que para trás do que está nas “Raízes & Memórias”, pode socorrer-se do Gayo. Grande parte da linha Vilhena já está aqui transcrita, pois o Luís Inácio Pereira Coutinho Vilhena que aparece na mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=50038#lista
é o que está aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41146
Só que o GP não lhe pôs nem o apelido Vilhena, nem colocou o 2º casamento com Dona Maria Joana Carneiro Rangel de Soutomaior e a respectiva descendência. Certamente, falta de tempo.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Cara Senhora,
Ainda existe, em Casas Novas, a casa dos "Vilhenas", lindo solar brasonado (com armas de Gonçalves?) no centro da vila. Recomendo uma visita.
Com os melhores cumprimentos,
Jacinto Bettencourt
Direct link:
Sr. J.Bettencourt
Voltando à minha família Vilhena, informo-o de que o solar de Casas Novas ainda "nos" pertence. Feitas as partilhas, o actual proprietário é meu tio. Meu pai (já falecido)era o filho varão, pelo que o seu anel passou para o meu único irmão. Um dos aspectos que mais me intriga é que o brasão do anel é completamente diferente do que está no solar. Na verdade, é esquartelado, com símbolos de Manuel de Vilhena, mas também com alguns sinais dos Ataídes. A minha avó paterna chamava-se Carlota Augusta de Athayde de Vilhena e Sousa. Nos apontamentos que tenho o Athayde vai até à sua avó materna, mas depois perco-lhe o rasto! Desconheço qualquer ligação aos Gonçalves.Não percebo nada destas coisas, só há pouco tempo é que comecei a tentar saber... Cumprimentos
Cristina Vilhena
Direct link:
Cara Cristina Vilhena
Pelo que diz, parece-me claro que a Cristina figura na pág. 84 da Raízes & Memórias Nº 10, no §3, do trabalho do seu parente Calvão Borges. Realmente, para si há todo o interesse em adquirir este exemplar, se é que ainda não o fez! Se por acaso não conseguir, terei todo o gosto em enviar-lhe fotocópias.
Quando tiver o trabalho, vai ver que a genealogia começa num Gonçalo Gonçalves tetravô de Sebastião Manuel Alvares Calvão (aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180747), que por sua vez era 5º avô da sua avó Carlota de Ataíde de Sousa Vilhena (como aparece no livro).
Quanto à origem do Ataíde, a sua avó Carlota era neta materna de D. Rosa Adelaide de Ataíde de Melo e Castro, que era neta paterna de José Xavier de Miranda Ataíde de Melo e Castro, Fidalgo da Casa Real, Morgado do Cerrado e Capitão-mor de Montalegre e de sua mulher D. Rita de Cássia Queiroga Machado Madureira Lobo, imã de Maria Emília de Morais Madureira Lobo, aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=51781
e com bastante ascendência descrita nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”, vol. I, pg. 494.
Mas voltando aos Ataídes: apesar de não estar explicita a ligação, José Xavier de Miranda Ataíde de Melo e Castro é certamente da família descrita por Felgueiras Gayo, na árvore 173v, do Costados IV. Mas depois a origem do Ataíde fica um pouco nublosa.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Direct link:
Mais uma vez obrigada pelas informações. Já pedi a pessoa amiga para me trazer de Lisboa o tal nº10 (eu vivo no Porto).Também tenciono ir agora nas férias até à biblioteca consultar o Gayo. Estou a entusiasmar-me!
Cumprimentos
Cristina Vilhena
Direct link:
Cara Cristina Vilhena,
Poderá ter alguma coisa a ver com o outro solar de Casas Novas, que se encontra parcialmente em ruínas? Para comparar a pedra de armas basta andar 200 metros no sentido da estrada.
Cumprimentos,
Jacinto Bettencourt
Direct link:
Cara Cristina
Parece que o trabalho em causa está a ser actualizado e a serem tratados outras linhas e ramos, segundo me informou o Oscar Caeiro Pinto (aqui no genea 2910).
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues
Direct link:
Estimada Cristina Vilhena,
Estou a estudar o ramo CASTRO ligado a "Casas Novas" e que me informaram estar nas revistas 10 e 11 das "Raízes e Memórias", que em sua mensagem de 5.12.2003, disseste que havia pedido para uma amiga trazer de Lisboa.
Como resido no Brasil, em cidade interiorana, e não tenho acesso àquela revista, caso possuas as 2 revistas, peço sua especial gentileza de me informar o que ali contém sobre os Castros. Se lhe facilitar e, não lhe for causar incômodo, poderás escanear as páginas onde referir os Castros, e enviar para meu e-mail castro.genealogiaarrobabol.com.br .
Fico-lhe muitíssimo agradecido no que for possível auxiliar-me e a disposição. Fraterno abraço.
Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Nov 2024, 19:46