Couceiros/Registo Existente/Aditamento/Informações

This topic is classified in the following rooms Famílias

Couceiros/Registo Existente/Aditamento/Informações

#52401 | ACouceiro | 24 Nov 2003 14:08

Caro José Couceiro:
Permitindo-me, unilateralmente - sem contacto algum anterior - dirigir-me à sua pessoa, não poderei deixar de o elucidar que o faço, em virtude de não ter, até à presente data, recebido qualquer resposta à minha comunicação veiculada a 14 de Novembro pºpº para o seguinte endereço net:

http://genealogia.sapo.pt/home/info.php

Consequentemente, presumindo as receptividade e atenção da sua parte, venho, com a presente, republicá-la na íntegra, reiterando o então solicitado e disponibilizando-me para o que vier ser julgado necessário, em ordem à completude dos dados já existentes.
Agradecendo toda a atenção dispensada, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos,
ACouceiro

***********************************************
Exmos Senhores:

Após pesquisar "Couceiro da Costa", no campo "pessoas", e ao visualizar os dados referentes a "Maria Constança Couceiro da Costa" ( minha -e de meus dois irmãos- parente no 3º grau da linha colateral - v.g. "Tia"[( cujo nome completo é aliás, Maria Constança Ludovina Couceiro da Costa de Sousa de Macedo (Mesquitella), casada que foi, hoje viúva de Alvaro da Costa de Sousa de Macedo (Mesquitella)], não posso deixar de fazer notar a omissão completa dos nomes dos seus dois irmãos germanos "Maria Manuela Correia Borges Couceiro da Costa de Sousa Santos" (também conhecida por alguns como MURIÇA) e "Francisco Manuel Couceiro da Costa", os três, filhos de Rufina Correia Borges e de Pedro Couceiro da Costa, sendo a primeira (Maria Manuela), minha Mãe e dos meus dois irmãos e, o segundo, igualmente, parente no 3º grau da linha colateral - v.g. "Tio" - já falecido no estado civil de solteiro, quer à data do meu nascimento, quer à dos meus irmãos.
Aproveitando o ensejo de esclarecer que os dados acima referenciados advêm do conhecimento directo, pessoal e familiar, que o signatário - António José, tal como seus irmãos mais velhos, Pedro Manuel e Constança Maria - estabeleceram e mantêm, respectivamente, quer com os já falecidos em data, relativamente, recente, quer ainda com os ainda sobrevivos, como é o caso da Senhora Dona Maria Constança Ludovina., e de seu filho Manuel Couceiro da Costa de Sousa de Macedo, (a 1ª, residindo no Lar de 3ª Idade denominado “Casa dos Lilases” e o 2º na Rua Passos Manuel, nº 24, 2º Esqº, ambas na cidade de Lisboa) permito-me desde já manifestar a minha disponibilidade para contribuir, caso assim seja entendido, para a maior completude dos dados existentes, inclusão de novos dados ou, quaisquer outros elementos julgados pertinentes.
Caso seja entendido recorrer-se à via postal para ulteriores contactos, aproveito a oportunidade para sugerir que qualquer comunicação poderá ser endereçada para António José Couceiro de Sousa Santos, residente na Alameda Padre Álvaro de Proença, Lote C-2, 9º, Dto, Lisboa, 1500-475 LISBOA, atentos o carácter oficial e, por isso mesmo provisório, do endereço "e-mail", apresentando desde já os meus melhores cumprimentos.

António Couceiro

Reply

Direct link:

RE: Couceiros/Registo Existente/Aditamento/Informações

#52462 | JCouceiro | 25 Nov 2003 00:05 | In reply to: #52401

Meu caro Primo António,

Como, evidentemente, imagina se só hoje lhe respondo é por não me ter aprecebido da sua anterior comunicação.
A todos respondo, quanto mais a um primo.

Quanto as omissões por si apontadas, também já as tinha constatado, mas o bom é inimigo do óptimo...

Relativamente aos dados familiares por si apontados, agradeço, pois não tinha conhecimento dos nomes da geração de sua mãe; aliás escrevo-lhe estas linhas tendo à minha frente um retrato de seu avô (primo direito na varonia de meu avô Diogo Vaz) com sua avó e com as filhas de ambos, e ainda mais dois rapazes que desconheço a identidade. Sua mãe, a Muriça, sem nunca a ter conhecido é como se tivesse, pois a minha avó Inês tantas a tantas vezes falada dela.
Quem conheço bem é o seu primo Manuel Mesquitela, se bem que já o não vejo há uns bons 3 ou 4 anos.

Estou assim ao seu dispôr.

Cmp.

José Couceiro da Costa

Reply

Direct link:

RE: Couceiros da Costa/Registo Existente . . .

#52495 | ACouceiro | 25 Nov 2003 14:24 | In reply to: #52462

Caro Primo José:
Agradecendo-lhe a sua resposta e congratulando-me por ver confirmados os laços parentais que nos une, não posso deixar de lhe manifestar as minhas sinceras desculpas por uma menos cuidada forma de escrever, que o levou a pensar que, deste ou daquele modo, estaria a chamar-lhe à atenção por não ter respondido (hoje, ao tempo) à comunicação inicial, donde derivou, até agora, este breve "diálogo".
De modo algum tal ideia da minha parte. Simplesmente, ao ter "deparado" com este "site" sobre genealogia e com as concretas referências, no que ora interessa, à família Couceiro da Costa, achei que deveria apurar e, eventualmente, contribuir para a completude dos dados que se me revelaram esparsos, daí haver escrito a Mensagem para o aludido endereço, desconhecendo ainda hoje se, o mesmo, é o que deverei usar para o contactar.
Com toda a segurança sei que, através deste "Forum", pode-lo-ei contactar o que já me apraz registar.
Permitindo-me "abusar" da sua benevolência, verifiquei numa resposta a uma das comunicações da Senhora Dona Rita Cabeça Ramos, que ora transcrevo na íntegra:
"...Cara Rita:
Caso queira indicar-me a morada para onde possa remeter um pequeno trabalho que fiz e já publicado à uns anos, ficaria a saber o que eu sei sobre a ascendência do nosso avô João Couceiro Lancarote; de igual modo tb. tenho uma árvore do Francisco de Lemos e Barros com todos os elementos que possuo.
Caso queira tb enviar o assento a transcrição seguirá assim q. o receber.
Sempre ao seu dispor
Zé CC..."
-------------
...o José referia-se a um trabalho seu, publicado há uns anos, no qual, tanto quanto posso presumir, poder-se-á apurar, pelo menos parte da nossa família.
Ora bem, se é certo que desde muito novo ouvia minha Mãe falar de vários ascendentes e parentes seus, em bom rigor, nossos, o certo é que pouco ficou registado no que verbalmente me foi transmitido, daí, socorrer-me agora da sua pessoa, para, no que tange ao ramo do avô PEDRO, poder estabelecer, conhecendo, os laços parentais existentes. Assim sendo poder-me-á informar onde poderei vir a adquirir o seu "Estudo", bem como, qualquer outra monografia, em ordem a poder vir a concretizar aquele desiderato?
Por outro lado, na mensagem de resposta à minha, refere expressamente:
"...Relativamente aos dados familiares por si apontados, agradeço, pois não tinha conhecimento dos nomes da geração de sua mãe; aliás escrevo-lhe estas linhas tendo à minha frente um retrato de seu avô (primo direito na varonia de meu avô Diogo Vaz)...", o que me leva a questioná-lo sobre se se acha completamente esclarecido ou pretende quaisquer elementos adicionais (fotografias, por exemplo). Caso pretenda mais elemntos permitia-me sugerir-lhe o envio de comunicação para a morada indicada na minha 1ª mensagem, pois, tal como somos advertidos nas regras de funcionamento deste Forum, nunca saberemos quando é que os dados aqui tratados e trocados, chegarão ao conhecimento de pessoas indevidas de os terem.
Aguardando resposta, deixo-lhe os meus melhores cumprimentos
AC

Reply

Direct link:

RE: Couceiro da C - Msg Aditamento/Esclarecimento

#52497 | ACouceiro | 25 Nov 2003 14:41 | In reply to: #52462

Meu caro Primo José:
Em aditamento e na esteira da minha anterior msg das 14H24, do dia de hoje, será possível indicar-me onde, neste site ou qualquer outro lugar, poderei aceder à representação e explicação do brasão de armas de nossa família?
Mais uma vez grato pela atenção dispensada,
AC

Reply

Direct link:

RE: Couceiro da C - Msg Aditamento/Esclarecimento

#52609 | JCouceiro | 26 Nov 2003 15:56 | In reply to: #52497

Caro António,

Respondo, agora,e em conjunto, às suas duas mensagens.

Vou enviar-lhe para a sua morada cópia da fotografia de que lhe falei, assim como de um exemplar do meu trabalho sobre o Pe. António Vieira e a sua expulsão do Maranhão.

Tb. lhe remeterei uma ilustração com as armas q. os Couceiro da Costa têm usado.

Alguns elementos que gostaria de saber, pedir-lhos-ei por escrito.

Um abraço

Zé CC

Reply

Direct link:

RE: Couceiro da C - Msg

#53022 | ACouceiro | 03 Dec 2003 12:51 | In reply to: #52609

Caro José:
Por não ter acedido à sua msg mais cedo, só agora lhe respondo, agradecendo quer a disponibilidade demonstrada, quer tudo o mais que me venha a enviar para a minha morada (sendo certo que, até às presentes data e hora, ainda nada recebi, o que poderá dever-se ao volume acrescido de correspondência nesta quadra e eventuais atrasos na sua entrega), prontificando-me desde já a prestar-lhe os esclarecimentos que vier a solicitar, bem como, enviar-lhe quaisquer outros dados (fotografias, designadamente), deste ramo da nossa família.
Com um grande abraço
AntónioC

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:52

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen